Dietas e Dieta

------------------------

legumes que ajudam a emagrecer.

Conheça os alimentos que ajudam a emagrecer
Determinados alimentos ajudam a perder os quilinhos extras. Saiba quais são eles e ainda siga um cardápio para entrar em forma se alimentando muito bem.
Seja sincera: toda vez que você pensa em emagrecer, vem à sua mente a frase "tenho que fechar a boca"? Na ânsia de conquistar o corpo perfeito, muita gente recorre a métodos apelativos, como por exemplo jejum prolongado ou remédios que prometem fazer a fome sumir.

Mas tanto extremismo acaba resultando em mais apetite e reservas desnecessárias de energia — sim, quando ficamos horas sem comer, nosso organismo entende que é preciso "guardar" combustível para se manter e normalmente estoca gordura. Sem contar que chegamos à próxima refeição com uma fome de leão, pondo tudo a perder.

Como saúde e boa forma andam de mãos dadas, o ideal é adotar hábitos sadios para se sentir bem e garantir um acordo com a balança. "Temos que acabar com essa mania de contar calorias, o que importa é o valor nutritivo dos alimentos e o que nos trazem de bom — desde o prazer de saboreá-los até os benefícios reais para o nosso corpo", defende a nutricionista Amélia Duarte, de Salvador (BA). Resumindo: algumas opções podem ser nossas aliadas no dia-a-dia.

------------------------

Os amigos da silhueta.

Os amigos da silhueta

No cardápio de quem quer perder peso não podem faltar os itens termogênicos (como pimenta, gengibre, vinagre de maçã, chá verde e café) e digestivos (como grãos integrais, legumes, frutas e verduras ricos em fibras). "Os termogênicos produzem calor e por isso aumentam a temperatura corporal. Para neutralizar esse efeito, o organismo reage acelerando o metabolismo e queimando calorias", afirma Viviah de Andrade, personal nutri da Clínica Più Bella, do Rio de Janeiro. O processo digestivo também faz o corpo despender energia. Quanto mais difícil for a digestão, maior o gasto calórico. "Por meio dessa escolha alimentar é possível perder de dois a três quilos em um mês", garante Viviah. "É preciso aprender a comer de forma balanceada, o que inclui até mesmo suas escolhas favoritas — ainda que sejam chocolates e massas. Sabendo dosar a quantidade, é possível perder peso e manter por muito tempo. Atividade física também é importante", lembra Adriana Kobayashi, da Equilibrium Healthy Food, de São Paulo.

Campeões do ranking

Confira a lista dos alimentos que ajudam a perder calorias:

Pimenta-de-caiena (pimenta vermelha)
Um trabalho do Instituto Politécnico de Oxford (EUA) mostrou que esse fruto aumenta o metabolismo em 20% e evidencia sua propriedade de retirar gordura das artérias. Uma boa opção é consumi-la com legumes refogados.
Quantidade sugerida: ½ colher (chá), duas vezes ao dia.

Gengibre

Sua ingestão freqüente também acelera o funcionamento do corpo. As propriedades estão mais ativas na raiz fresca, mas ela pode ser usada crua, refogada ou em forma de chá. Sugestão: bata no liquidificador com aipo, laranja, maçã, banana.
Quantidade sugerida: 1 pedaço de 2 cm, três vezes ao dia.
-------------------------

Alimentos ricos em fibras ajudam a emagrecer, diz nutricionista.

Alimentos ricos em fibras ajudam a emagrecer, diz nutricionista
Karin Honorato destaca leguminosas, grãos, farelos e vegetais.
Ela alerta para o consumo moderado de carboidratos integrais (pães e arroz
A nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (23) sobre a importância dos alimentos ricos em fibras na dieta do emagrecimento. Ela destaca que as fibras são uma classe especial de nutrientes.
Entre os alimentos ricos em fibras Karin cita as leguminosas – soja, grão de bico, lentilha, ervilha e feijão –; os carboidratos integrais – pão, massas e arroz integral; os grãos e farelos – aveia, amaranto, semente de linhaça; e os vegetais – frutas, verduras e legumes.
Para a nutricionista, um adulto deve consumir em média de 25g a 30g de fibras por dia, o equivalente a uma xícara cheia de grãos de soja, que tem 20g de fibras a cada 100g; ou uma concha de grão de bico (17g); uma concha de lentilha ou ervilha (13g); e o feijão (cerca de 11g). A nutricionista ressalta a importância das leguminosas na dieta. "Além de terem também proteínas e outros nutrientes, esses alimentos ajudam você a aumentar o índice de fibras e com isso, abaixar o nível de açúcar, abaixar o nível de gordura, melhorando glicose e colesterol"

-------------------------

Sobre os carboidratos integrais .

Sobre os carboidratos integrais ela ressalta e o consumo deve ser feito com moderação. Ela destaca a diferença entre o arroz branco e o integral: o primeiro tem 2g de fibra em uma colher cheia de servir, já o segundo tem até 7g.
Já os grãos e farelos, Karin destaca que alguns possuem mais fibras solúveis, "que formam um gel, para que essa fibra também tenha probabilidade de levar gordura e açúcar do sangue". Outras fibras possuem também a probabilidade de aumentar as fezes, fazendo com que os alimentos ruins sejam retirados do organismo, segundo a nutricionista.
Frutas, legumes e verduras possuem fibras nos caules, nas folhas, nos talos e nas sementes de todos os vegetais. Ela destaca a goiaba como a campeã em fibras, além da mexerica e pêra e o abacate.
Leguminosas e frutas são mais ricas em fibras solúveis e grãos e farelos fibras insolúveis, de acordo com Karin. Ela ressalta a importância do consumo de água para a dieta de emagrecimento.

---------------------------

Legumes que ajudam a emagrecer

Legumes que ajudam a emagrecer
Conheça alguns legumes que ajudam a emagrecer. Esses alimentos são grandes aliados para queimar calorias e perda de peso de maneira saudável.
Os legumes são alimentos que possuem uma grande fonte de vitaminas, minerais, fibras e hidratos de carbono. Neles há uma quantidade muito pequena de proteínas e gorduras. Alguns possuem compostos fundamentais para a saúde do organismo apresentando características antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas, antivirais e anticancerígenas.

Para aqueles que desejam perder peso, os legumes são os maiores aliados, pois conseguem suprir as necessidades do organismo e ainda ajudam a queimar calorias. Não é necessário parar de ingerir outros alimentos, o ideal é ingeri-los em pequenas quantidades. Além disso, os alimentos calóricos podem ser substituídos por legumes e verduras, que possuem pouca gordura e caloria e ainda proporcionam saciedade.

------------------------------

Outras propriedades dos legumes.

Outras propriedades dos legumes

Uma planta ou parte de uma planta que é consumida é considerada como legume. Os cogumelos são considerados legumes, mesmo pertencendo ao reino biológico dos fungos. Eles podem ser consumidos crus ou cozidos, como a cenoura, o pimentão e o aipo, enquanto outros, como a batata, são tradicionalmente consumidos cozidos.

Os legumes são ricos em carotenoides, substâncias que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Assim, pessoas que ingerem mais verduras e legumes durante o dia possuem uma excelente digestão, evitando a sensação de cansaço e moleza após as refeições.
------------------------

Legumes que ajudam a emagrecer.

Legumes que ajudam a emagrecer

Por se tratarem de alimentos que possuem baixo teor de gorduras e calorias, os legumes em geral podem auxiliar de alguma maneira no emagrecimento.

Aipo: alimento rico em cálcio, potássio e vitaminas A e C. Possui propriedades dietéticas e também hidratantes. Auxilia na eliminação de toxinas e gases intestinais.
Aspargo: possuem vitaminas A e C, cálcio e ferro. Por serem pobres em calorias e hidratos de carbono, são indicados para as pessoas que querem perder peso ou manter o peso.
Brócolis: é rico em vitaminas A e C, sais minerais (potássio, cálcio, ferro, selênio, cromo e fibras). Possui propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Ajuda no bom funcionamento do intestino, auxiliando na perda de peso.
Cenouras: possuem vitaminas A, C, E, fibras, betacaroteno, ferro, cálcio, potássio e zinco. Contém propriedades que ajudam no emagrecimento, alívio da azia, além de serem excelentes para o estômago e o sistema digestivo.
Couve-galega: rica em vitamina C, cálcio, ferro, caroteno e fibras. Possui baixa quantidade de gordura e baixo teor calórico, ajudando no emagrecimento.
Chicória: contém vitamina A, B, C e D, potássio, betacaroteno e folatos. Ajuda na prevenção de anemias e osteoporose. Excelente para dietas de emagrecimento.
Nabo: excelente fonte de vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fibras e betacaroteno. É muito eficaz no tratamento de problemas intestinais. Reduz o colesterol, previne diabetes e obesidade.
Repolho: rico em vitamina A, C, potássio, cálcio e fósforo. Ajuda a eliminar toxinas do sangue, estimula a digestão, auxilia na queima de gorduras, previne o diabetes e o colesterol.
------------------------------


Dietas e Dieta

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info