Dietas e Dieta

------------------------

kefir emagrece.

Kefir: o alimento do bem que emagrece
Semelhante ao iogurte - só que ainda mais poderoso para o corpo e a saúde - essa bebida probiótica virou mania. Detalhe: é de graça!

Nas prateleiras dos supermercados, uma enorme variedade de bebidas e iogurtes ricos em substâncias que prometem regular o intestino e promover uma série de benefícios ao organismo faz o maior sucesso entre consumidores antenados, como a apresentadora Ana Hickmann. Ex-gordinha - chegou a pesar 78 kg e a usar manequim 48! - a loira é adepta desses produtos na hora de espantar a fome e manter a forma. Segue até uma receita caseira: "Bato iogurte desnatado com o pó da gelatina, coloco na geladeira e depois devoro como se fosse uma mousse."

Mal sabe ela que dá para fazer em casa um iogurte ainda mais potente a partir do cultivo de uma colônia de organismos vivos - leveduras, lactobacilos e outras bactérias. É o chamado kefir. "Com mais de 40 microorganismos, esse alimento probiótico regula o intestino, além de melhorar o sistema imunológico e de ser rico em nutrientes que colaboram para o bom funcionamento do corpo", explica Neide Rigo, nutricionista paulista que consome os grãos há cerca de cinco anos.

Apesar de não haver muitas pesquisas científicas sobre o alimento, quem o ingere freqüentemente - recomenda-se cerca de 100 ml por dia - garante que, além de estimular o funcionamento do intestino, ele combate alergias e até herpes, reforça a disposição física e ainda contribui para secar os quilos extras.

O mais curioso é que não há como encontrá-lo no mercado ou em loja de produtos nacionais. "No Brasil não se consegue comprar os grãos. A melhor forma de adquiri-los é através de cultivadores, que os fornecem gratuitamente", conta a nutricionista.

------------------------

kefir A história do grão.

A história do grão
Acredita-se que o kefir tenha surgido há séculos no Cáucaso, nordeste da Rússia, a partir da fermentação casual do leite. Desde então, ele vem sendo cultivado em casa e passado de mão em mão. Há dois tipos de kefir: o de leite (mais comum e estudado) e o de água (sensível, é difícil de criar. Receita: uma colher - sopa - do grão e três de açúcar mascavo em um litro de água mineral. Fechar hermeticamente e esperar fermentar por um dia).

Alimento benéfico
O kefir é produzido pela combinação de leite com uma mistura de fungos e lactobacilos. "Ele é rico em vitaminas B12, B1 e K, cálcio, fósforo, ácido fólico e magnésio, entre outros nutrientes", conta Neide Rigo. Apesar de não haver contraindicações, quem tem qualquer problema de saúde deve consultar um médico antes de aderir ao hábito de tomar a bebida diariamente.

Onde conseguir
Você não conhece ninguém que possa lhe fornecer os grãos? Recorra aos doadores existentes na internet ou nas comunidades do Orkut. O kefir se multiplica rapidamente - em uma semana ele chega a dobrar de tamanho!
-------------------------

Dicas para iniciantes do kefir.

Dicas para iniciantes

• O kefir pode ser cultivado em qualquer tipo de leite - integral, desnatado, longa-vida... "Quem quer perder peso deve optar pelo desnatado", aconselha a nutricionista.

• A bebida é semelhante à coalhada fresca e pode ser consumida pura ou adoçada com açúcar, adoçante ou mel. Ela combina também com cereais e ainda batida com frutas naturais ou congeladas.

• Uma vez por semana, enxágüe os grãos em água mineral. Atenção: o cloro da água da torneira pode matar o kefir!

• Só use objetos de vidro, plástico ou madeira para mantê-lo. Ele é sensível a objetos de metal.

• Se o pote for hermeticamente fechado, ocorrerá uma maior fermentação alcoólica. Não perderá as propriedades, mas o gosto ficará mais forte.

• Em temperatura ambiente, o kefir fica pronto para o consumo em aproximadamente 12 horas. Quem não for consumi-lo diariamente pode armazenar o iogurte na geladeira por até três dias.

• Se os grãos apresentarem cor estranha - diferente da típica, que é branca - ou cheiro ruim, jogue-os fora. • Com o cultivo, ele se multiplicará - hora de doar os grãos em excesso. Uma colher (sopa) é o necessário para começar uma nova criação.

• Quando for viajar ou não puder cuidar dos grãos - ou até mesmo enjoar do kefir - basta deixá-lo no freezer. Se quiser consumi-lo ou cultivá-lo novamente, bastará descongelá-lo.

-------------------------

az mal ingerir os grãos de kefir?

Faz mal ingerir os grãos de kefir?

Os povos antigos das montanhas do Cáucaso, além de tomar o iogurte, também costumavam ingerir os grãos e o resultado era uma longevidade com boa qualidade de vida. Recomenda-se não ingerir mais que 1 colher de sobremesa de grãos por dia, para evitar desconfortos gastrointestinais, mas isso depende muito da reação de cada organismo.

Qual a quantidade diária de iogurte (ou suco) de kefir que se deve ingerir? Quanto mais, melhor?

O indicado é 1 litro por dia, mas junto com outros alimentos. Não é correto alimentar-se apenas com Kefir ou usá-lo na maior parte da dieta, deixando de lado outros alimentos. Bom senso é sempre fundamental, pois como todo e qualquer alimento, consumido em excesso, o kefir pode fazer mal ou até desencadear uma reação alérgica a um dos nutrientes.
É preciso ter em mente que o Kefir não é um remédio milagroso q promete a cura de todos os males, ele apenas promove uma desintoxicação no organismo e isso se reflete em bem-estar, auxiliando na prevenção e controle de doenças.

---------------------------

Kefir emagrece?

Kefir emagrece?

Kefir ajuda, mas sozinho não vai resolver o problema. Não há milagres nesse caso! Além do uso diário do kefir, de preferência com uma acidez acentuada, é necessária uma dieta equilibrada, alguma atividade física e a ingestão de muita água. Beber Kefir pelo simples fato de querer emagrecer, pode ser decepcionante.

- É correto utilizar muitos grãos para pouca água ou leite, durante a fermentação?

Muitos grãos em pouco espaço dificultam a proliferação. Além disso, irão produzir um iogurte ou suco muito ácido, com sabor bastante forte, o que poderá provocar irritação no intestino.

- Mulheres grávidas podem utilizar kefir?

Inicialmente, não há problema algum. Para a maioria das gestantes, o kefir auxilia o combate à prisão de ventre, diminuindo o inchaço, as hemorróidas e a azia, mas isso irá depender do organismo de cada pessoa, cada um reage de uma forma.

------------------------------

O Kefir de água emagrece?

O Kefir de água emagrece?
Autora: Gladis Franck da Cunha
Na internet encontramos vários textos sobre os efeitos benéficos do Kefir de água, entre eles consta o emagrecimento. Após uma utilização diária por quase oito meses cheguei a uma conclusão sobre tal efeito, que acho importante compartilhar.

Já há alguns anos havia recebido um texto sobre o Kefir de água, no qual lhe eram atribuídos muitos efeitos benéficos podendo curar vários tipos de doenças, algumas das quais foram descritas de maneira muito imprecisa, apenas denominando o nome do órgão.

O texto afirmava que o Kefir podia curar: doenças nervosas (?), esclerose (?), doenças do estômago (?), substituição do sangue (?), cobreiro e herpes, fígado (?), rins (?), bexiga (?), tumores internos (?), infarto cardíaco, intestinos (?), diarréia, anemia, catarro dos brônquios, erupções cutâneas. Ou seja, seu uso, aparentemente, eliminaria a necessidade de médicos e hospitais.

Apesar de reconhecer o exagero do texto, fiquei curiosa em experimentar tal maravilha. Porém, somente anos mais tarde, em dezembro de 2007, recebi uma amostra de Kefir de água de uma aluna de estágio, que achou, pelo meu jeito de ser, que eu gostaria desse produto. Ela supôs corretamente, pois eu já queria experimentar havia tempo.

A forma de preparo estava escrita num papelzinho, mas ela salientou que ao procurar por "Tibicos" no Google eu encontraria informações mais detalhadas. De fato, encontrei textos mais bem elaborados, mas que ainda assim atribuíam ao Kefir de água ou tibicos muitas qualidades, entre as quais destacava: "alívio do reumatismo, artrite, enxaquecas, reabilita a potência dos olhos e elimina a catarata, cura obesidade, queimando gorduras, evita a calvície, alivia e melhora doenças cardíacas, cura bronquite, asma, elimina a tosse, diminui cálculos renais, além de baixar o colesterol, entre outros benefícios".
------------------------

os benefícios do Kefir podemos citar.

os benefícios do Kefir podemos citar:
• Tratamento e prevenção de prisão de ventre e diarréia;
• Tratamento da ansiedade e da depressão;
• Tratamento da candidíase;
• Tratamento de inflamações intestinais;
• Tratamento de alergias;
• Controle da acidez estomacal;
• Tratamento de bronquite;
• Tratamento de tuberculose;
• Controle do colesterol;
• Tratamento de reumatismo e osteoporose.
Esses são somente alguns dos benefícios encontrados no Kefir, o Kefir, beneficia também: cabelos, pele, fígado, rins, próstata e sistema nervoso. Não de se espantar porquê é considerado um presente.
Onde encontro o Kefir?
O kefir, como disse anteriormente NÃO DEVE ser comercializado. Existem várias comunidades que doam, compartilham, afinal esse é o propósito do Kefir.
------------------------------


Dietas e Dieta

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info