Dietas e Dieta

------------------------

fazer caminhada emagrece.

11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente
Ela controla a pressão, diabetes, protege contra demência e ainda emagrece
Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. O Minha Vida reuniu 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se:
Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.

------------------------

Deixa o pulmão mais eficiente.

Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

"A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador", explica.

Combate a osteoporose

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

Esteira
"Na fase inicial da perda de massa óssea, a caminhada é uma boa maneira de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando o quadro já é de osteoporose, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença", diz o fisiologista da Unifesp.
-------------------------

Afasta a depressão.

Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. "Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando", explica Paulo Correia.

Aumenta a sensação de bem-estar

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.

-------------------------

Correr e Caminhar Emagrece?

Correr e Caminhar Emagrece?
Pessoas com sobrepeso ou sedentárias tendem a ter um baixo nível de condicionamento físico. Isto acontece devido a falta de exercícios ao longo do tempo, que faz com que os músculos e o sistema de energia percam a eficiência. Por esta razão, muitos exercícios parecem intensos quando se inicia um programa de exercícios para a perda de peso.

Correr e caminhar não são apenas ótimos exercícios para manter a saúde, mas também para ajudar a controlar o peso. Muitas pessoas que tentam emagrecer fazem exercícios que acreditam ser eficientes para queimar calorias e se perguntam por que depois de algumas semanas quase não se vê nenhum resultado. A perda de gordura leva tempo, é importante ter força de vontade e pensar que, além da estética, praticar exercícios trará inúmeros benefícios para a sua saúde.

Para perder peso, é importante começar com um exercício que queime calorias e que também ajude a dar mais energia, para que outros exercícios possam ser realizados, a fim de acelerar a perda de peso. Caminhar e correr são, provavelmente, os melhores exercícios para começar a perder peso.

---------------------------

Benefícios da Caminhada.

Benefícios da Caminhada

Mesmo que uma caminhada não queime tantas calorias quanto uma corrida ou musculação, por exemplo, basta saber os seus benefícios:

Queima Calorias;
Melhora a saúde e o condicionamento físico;
Aumenta os níveis de energia;
Reduz os riscos para a saúde.
Além disso, a caminhada:

É Fácil de praticar;
É uma forma de se divertir com os amigos;
Não necessita de nenhum equipamento.
Correr ou Caminhar?

Há diversos tipos de exercícios para escolher, os mais simples e eficazes são caminhar e correr. Mas qual é o melhor para você? Primeiramente, é preciso levar em consideração o seu preparo físico, se você é sedentário, sem dúvidas, a caminhada será a melhor opção. A corrida é como um segundo estágio, pois é mais indicada para quem tem um preparo melhor.

Ambos exercícios oferecem benefícios para a saúde, melhoram a pressão arterial, colesterol, dão força, resistência óssea e massa muscular. Mas se seu objetivo for a perda de peso, a corrida é a forma mais eficiente. O seu impacto, além de fazer emagrecer, ainda ajuda a esculpir suas pernas e bumbum.
Perca Peso com a Caminhada ou Corrida

A energia que você queima durante a caminhada ou corrida depende do seu peso, velocidade e experiência. Uma pesquisa feita por uma universidade americana teve um resultado surpreendente, mesmo horas depois de caminhar, uma pessoa continua a perder calorias. Isso acontece porque o exercício aumenta a respiração, circulação e ativa os músculos, e, com isso, acelera o metabolismo.

O tempo indicado de caminhada é de 2 horas e meia por semana, que podem ser divididos entre os 5 dias úteis da semana (30 minutos por dia), ou 3 vezes por semana (50 minutos por dia)

------------------------------

Caminhada – Benefícios.

Caminhada – Benefícios
Emagrece. A caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbio. Queima calorias e, conseqüentemente, ajuda no controle do peso.
- Auxilia no controle do colesterol e da diabete. A caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL). Além disso, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo.
- Melhora o humor. Deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, pois garante a oxigenação do cérebro e, se feito com freqüência, libera a endorfina, que também é chamado de hormônio do bem estar, promovendo uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida. Além disso, você pode usar o tempo da caminhada para refletir sobre seus projetos, sua vida.
- Deixa os ossos mais fortes. As atividades físicas tornam os ossos mais fortes, especialmente a caminhada, já que o grande trabalho se dá nos membros inferiores que sustentam todo o peso do corpo.
- Fortalece os músculos. Fortalece principalmente os músculos dos membros inferiores e isso pode contribuir, inclusive, a ter uma postura melhor, corrigindo aqueles vícios de má postura e sendo vital para quem sente dores na coluna. É importante ficar atento para a forma correta de se caminhar.
- Melhora a respiração. A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e conseqüentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.
- Aumenta a circulação do sangue. Isso contribui para o controle da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes.
- Melhora a imunidade do corpo. Exercícios feitos regularmente influenciam na imunidade do organismo.
- Ajuda a dormir melhor. A caminhada, assim como a maioria das atividades físicas, pode contribuir para uma boa noite de sono, inclusive para aquelas pessoas que possuem problemas de insônia.
- Diverte. Isso mesmo! Depois que a caminhada torna-se um hábito, você se diverte praticando-a, além de poder fazer novas amizades "de caminhada" e faz você se sentir mais relaxada e mais animada para as outras tarefas da sua vida.

------------------------

Elíptico ou Esteira, qual emagrece mais?

MOTIVOS PARA COMEÇAR A CAMINHAR JÁ!
1) NÃO EXIGE EQUIPAMENTO: Um par de tênis, short, camiseta e só!

2) EMAGRECE: É preciso caminhar com ritmo e manter uma regularidade mínima de 3 vezes por semana + reeducação alimentar.

3) AUMENTA O FÔLEGO: Quando você mexe o corpo, todo organismo responde e se adapta para suprir as necessidades do esforço = ganho de condição física.

4) PREVINE VÁRIAS DOENÇAS: Pesquisas mostram que quem caminha 30 minutos todos os dias reduz as chances de doenças cardíacas, osteoporose, pressão arterial, acidente vascular cerebral e previne eficazmente a depressão.

5) MODELA AS PERNAS: A musculatura das pernas é bem solicitada durante a caminhada e o resultado? Coxas firmes e panturrilhas trabalhadas.

6) EVITA RUGAS: Na caminhada há um aumento de antioxidantes, retardando o aparecimento de rugas. Lembre-se de sempre usar filtro solar, ok?!

7) MELHORA A QUALIDADE DO SONO: Quem faz caminhada regularmente com intensidade média, pega no sono mais facilmente e acorda menos à noite.

8) GARANTE DISPOSIÇÃO: Atividade física garante a produção de endorfinas e serotoninas, gerando bem estar e mantendo a disposição pra tudo!

9) EXERCITA A CABEÇA: A prática de exercícios físicos melhora muito a capacidade mental, uma vez que aumenta a oxigenação do cérebro.

10) AMPLIA O CÍRCULO DE AMIZADES: Tem gente que adora caminhar só. Mas a caminhada além dessa independência lhe dá a oportunidade de conhecer muitas pessoas e formar um grupo.
------------------------------


Dietas e Dieta

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info