Dietas e Dieta

------------------------

Receitas para dietas.

Aprenda as lições que valem a pena de seis dietas da moda

No Dia do Nutricionista, profissionais absolvem o que tem de bom na dieta da sopa, da proteína e outras

A promessa é realmente tentadora: perder os quilos que incomodam de forma prática e rápida. Quem nunca se rendeu ou ficou pelo menos intrigado com as famosas dietas da moda? Se funciona? A grande maioria dos especialistas garante que o resultado ?imediato? não se sustenta por muito tempo.

O segredo não é deixar de comer determinado grupo de alimento, e sim balancear todos, sempre com moderação, explica o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrição, em São Paulo.

Mas até mesmo as dietas restritivas podem ensinar boas lições para um plano de reeducação alimentar. Por isso, nesse Dia do Nutricionista, comemorado hoje (31), um time de especialistas entrega o que vale a pena aprender com elas. Confira.

Dieta Atkins

Assim é chamada a dieta que proíbe o consumo de qualquer carboidrato e permite a ingestão à vontade de gorduras e proteínas. O ponto positivo dela é que aos excluir os carboidratos da dieta, você é forçado a descobrir novas fontes de proteínas, além do trivial.

Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, é muito comum pensar que as proteínas existem apenas nas carnes e nos derivados do leite, o que não é verdade. Investir em grãos como soja, castanha, chia e gergelim é uma ótima maneira de consumir proteínas sem a companhia das gorduras saturadas, por exemplo.

Ovos, leite desnatado, queijos magros e peixes também são alimentos fonte de proteína e amigos de qualquer dieta saudável, aponta Roberto Navarro.

Por outro lado, a lista de desvantagens dessa dieta é longa. Esse tipo de dieta está relacionada ao mal-estar, tontura e cansaço, já que são os carboidratos os responsáveis por dar energia ao nosso corpo, diz a nutricionista Cristina Grandjean, do Spa Fazenda Igaratá.

Além disso, o excesso de gordura e proteínas ingerido pode sobrecarregar o fígado, que terá trabalho extra para digerir tantos alimentos.
------------------------

Receita Sopa creme de palmito com queijo.

Sopa creme de palmito com queijo

Essa receita de sopa creme de palmito com queijo faz parte da matéria Barriga Lisa e Delineada (ed. 285)

Ingredientes
4 unidades médias de palmito em conserva
1 cebola pequena
1 dente de alho
3 col. (sobremesa) de alho-poró
½ col. (sopa) de margarina vegetal light
1 e ½ xíc. (chá) de leite desnatado
1 col. (sopa) cheia de maisena
2 col. (sopa) de requeijão light
1 col. (chá) de noz-moscada
1 col. (chá) de sal
¼ de col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem
2 col. (sopa) de queijo parmesão ralado light

Modo de fazer
Lave bem os palmitos e corte em pedaços. Pique a cebola, o alho e o alho-poró. Refogue na margarina as três unidades de palmitos com a cebola e o alho por alguns segundos.

Deixe esfriar e bata no liquidificador com o leite, a maisena, o requeijão, a noz-moscada e o sal. Retorne ao fogo baixo até engrossar, acrescente a outra unidade do palmito cortado, misture e desligue o fogo.

Sirva adicionando o azeite e o queijo ralado.
-------------------------

Dieta da sopa emagrece 8 kg em 1 mês.

A grande sacada da dieta da sopa está no jantar: uma única receita de sopa que pode estar acompanhada por diferentes tipos de saladas.

A dieta da sopa promete tudo que você sempre sonhou: desinchar, emagrecer e endurecer. Quem não sonha com um regime com essas promessas todas? Pois você pode conseguir esse resultado, sim, com o cardápio de 6 dias preparado pela nutricionista Viviah Andrade, da Clínica Più Bella (RJ).

O papel da dieta da sopa é secar a silhueta, já que ele não tem gordura e controla os hormônios femininos, fazendo com que o corpo não retenha líquidos, além de manter seios, pernas e bumbum durinhos e no lugar.

A sopa emagrecedora é o igrediente secreto da dieta porque é leve, não sobrecarrega a digestão, normalmente mais lenta no período noturno, e seus ingredientes, entre outros benefícios, atuam positivamente no combate ao mau colesterol. A dieta da sopa tem efeito diurético, ajuda no funcionamento do intestino, prolonga a sensação de saciedade, estimula a produção de proteína (ideal no combate da flacidez), acelera o metabolismo e melhora a circulação. Resumindo: dieta da sopa é tudo de bom.

Turbinada na saúde
O plano alimentar tem 1.200 calorias e é rico em vitaminas e minerais, o que significa que quem segui-lo estará satisfazendo todas as necessidades diárias nutricionais. Ou seja, mais saúde com menos peso.

De quebra, ele ainda ajuda a manter o bronzeado e previne o envelhecimento precoce. A pessoa pode perder até 2 kg por semana e 8 em 30 dias. Para que os resultados apareçam é preciso malhar, alerta a especialista.

Um drible na fome
Se o estômago roncar você pode lançar mão de um truque esperto para garantir a saciedade. Basta consumir, meia hora antes das refeições, 1 pote de gelatina de ágar-ágar — o pó é vendido em casas de produtos naturais e deve ser preparado conforme as instruções da embalagem.
-------------------------

Dieta da sopa emagrece e elimina a celulite.

Quem disse que você precisa terminar a estação mais fria do ano brigando com a balança? É possível emagrecer até 7 quilos com a dieta da sopa. O segredo? Investir em receitas leves, deliciosas e nutritivas. Hummm.

Todo mundo sabe que, à noite, o gasto energético do organismo é muito menor. Por isso mesmo, esse é o período ideal para apostar na dieta da sopa. Em versões mais incrementadas, como as que você vai aprender a fazer aqui, a sopa substitui sem prejuízo nutricional uma refeição leve e completa.

E olha só que boa notícia: a dieta da sopa é mais eficaz para driblar a fome e a compulsão do que um grelhado com salada, dupla consagrada nas dietas de emagrecimento.

"Como é servida quentinha, a sopa aquece o corpo assim que cai no estômago, antecipando as mensagens de saciedade enviadas ao cérebro. Isso diminui muito o risco de exagerar à mesa", garante Fernanda Fagali, nutricionista do Spa Bella Vita (SP). Outra vantagem das sopas é que elas normalmente acumulam menos calorias e gorduras do que outros pratos tradicionais ou sanduíches, na mesma porção.

O valor calórico médio das sopas indicadas neste cardápio é de 200 calorias, em quatro conchas do alimento, ressalta Vanessa Franzen Leite, nutricionista (RS), que elaborou este menu espertíssimo para quem quer perder peso com muita saúde. Conheça-o a seguir!

Sabor de mais, calorias de menos
A dieta das sopas é uma excelente solução para quem não consegue persistir em dieta nenhuma simplesmente porque não abre mão do sabor. Afinal, estamos falando de um alimento pra lá de versátil, que permite as mais diversas combinações. "Às vezes, basta retirar ou agregar apenas um ingrediente à receita e o gosto muda completamente", explica Vanessa Leite.

A nutricionista se esmerou para compor um cardápio equilibrado, com 1.100 calorias diárias, que é de dar água na boca! Além das sopinhas convencionais, ela foi atrás de receitas incrementadas, com um toque gourmet! É o caso da sopa cremosa de brócolis que leva manjericão e lascas de castanha-do-pará e do creme de abóbora com gengibre e cravo-da-índia.

+ nutrição

Sopa e salada: antes ou depois do prato principal?
Calorias de pratos de sopa
Só experimentando para ver o quanto é bom! De quebra, Vanessa também incluiu no menu receitas de sopas que vão acelerar ainda mais o processo de emagrecimento.

A sopa vitaminada dá um up no metabolismo, por causa da cúrcuma e das ervas frescas de sua composição. Já a sopa anti-inflamatória, como o nome sugere, reduz os marcadores inflamatórios e a resistência à insulina, colaborando para o emagrecimento, já que essas duas condições estão relacionadas com o aumento da gordura corporal, explica a especialista. Com tantas vantagens, só não começa já esta dieta quem não quer mesmo emagrecer!

Tá na mão!
Se você pensou em facilitar a vida e trocar as sopinhas caseiras por aquelas de pacote, que é só misturar e mandar brasa, pode tirar o seu cavalinho da chuva ou talvez o seu carrinho da gôndola!

Os alimentos industrializados, como é o caso dessas sopas, têm um alto teor de sódio e gorduras trans, que podem acarretar um aumento nos níveis de pressão e colesterol, além de provocar a retenção de líquidos no organismo, alerta Andréa Uzeda, nutricionista da Clínica Dicorp (RJ).

+ receitas

Sopa-creme de cenoura, frango e gengibre
Sopa de legumes com quinua
Além disso, estamos falando de produtos que levam corantes, conservantes, entre outros aditivos químicos.

Isso sem falar na quantidade reduzida de vitaminas e minerais que elas trazem, em comparação às sopas caseiras, complementa Raquel Maranhão, nutricionista da Clínica BeSlim (RJ). Por isso mesmo, as tais sopas prontas devem ser consumidas esporadicamente e, nessas ocasiões, é imprescindível ­ficar com as versões light.

"Para aquelas mulheres que não têm tempo de cozinhar todos os dias, o melhor é preparar a sopa de sua preferência e congelar no freezer em potes pequenos, para ir consumindo aos poucos, sugere Andréa Uzeda.

O tempo pelo qual a sopa poderá ­ficar congelada varia de acordo com os ingredientes utilizados, mas geralmente varia entre um e quatro meses.
---------------------------

Dieta da sopa: receitas de sopas que emagrecem.

Para que ficar com o básico se você pode preparar, em instantes, um prato mais sofisticado e, principalmente, muito mais gostoso?

Aí vão algumas receitas de sopa que fogem totalmente do convencional e que certamente vão conquistar você. Elas fazem parte da matéria No Inverno, Emagrecer é Sopa

Sopa de brócolis e castanha-do-pará
Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 110 cal.

Ingredientes
1 cebola picada
1 maço de brócoli picado
1 col. (chá) de azeite de oliva
2 col. (sopa) de arroz cru integral
1 caldo de galinha light diluído em 1 litro de água
1 col. (chá) de manjericão
6 castanhas-do-pará em lascas

Modo de fazer
Refogue a cebola e o brócoli no azeite, junte o arroz e regue com o caldo de galinha. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Retire, espere amornar e bata no liquidificador com o manjericão. Volte à panela para aquecer e salpique a castanha-do-pará na hora de servir.

Sopa cremosa de abóbora e gengibre
Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 108 cal.

Ingredientes
1 cebola picada
1 pitada de cravo-da-índia em pó
1 col. (sopa) rasa de gengibre fresco ralado
1 col. (chá) de azeite de oliva
2 talos de salsão picados
6 pires (chá) de abóbora cortada em cubos
1 litro de caldo de legumes
½ xíc. (chá) bem rasa de creme de leite light

Modo de fazer
Refogue a cebola, o cravo-da-índia e o gengibre no azeite. Junte o restante dos ingredientes e deixe cozinhar até que a abóbora amoleça e o líquido reduza um pouco. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte à panela com o creme de leite para aquecer.

Sopa vitaminada
Rendimento: 1 porção
Calorias por porção: 217 cal.

Ingredientes para o caldo básico
1 col. (sobremesa) de óleo
1 e ½ cebola picada
3 dentes de alho
4 bifes pequenos bem picadinhos de carne magra (coxão mole, patinho) ou
peito de frango
1 cenoura em cubos
1 xíc. (chá) de abóbora (moranga ou japonesa) sem casca, cortada em cubos
1 nabo sem casca cortado em cubos
2 litros de água fervente
Noz-moscada ralada a gosto
Sal a gosto

Modo de fazer
Em uma panela grande, aqueça o óleo e refogue a cebola com o alho e, em seguida, a carne (ou frango). Acrescente a cenoura, a moranga e o nabo e refogue por mais alguns minutos.

Junte a água fervente, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Espere esfriar, retire a carne ou o frango (reserve para outras preparações) e adicione a noz-moscada. Bata no liquidificador e reserve.
------------------------------

Confira as receitas das dietas dadas por doutor Filippo Pedrinola no programa de Eliana.

No programa deste domingo, 28 de fevereiro, Eliana recebeu o doutor Filippo Pedrinola para falar da dieta da moda o Detox. Saiba mais:

DETOX

Smoothie desintoxicante:

Como fazer:

• 1 maçã, sem o núcleo, sem casca e cortada
• meia xícara de água filtrada
• meia xícara de gelo
• 1 limão sem casca
• 1 cm de gengibre descascado e cortado

Bata todos os ingredientes no processador e beba imediatamente

Água de coco aromatizada:

Como fazer:

• 50g de uva verde (um cacho pequeno)
• 1 carambola
• 50g de abacaxi
• 1 limão fatiado
• 1 ramo de hortelã
• 250 ml de água de coco
• gelo a vontade

Pique o abacaxi e corte a carambola formando estrelas. Corte o limão em fatias bem fininhas. Coloque as frutas em uma jarra, acrescente o gelo e adicione a água de coco.

Suco de pólen

Como fazer:

• 3 laranjas
• 1 figo
• 5g de pólen
• Descasque o figo e bata no liquidificador com o suco de laranja e o pólen.

Suco de talos de agrião

Como fazer:

• 200 ml de água
• 1 limão fatiado com cascas
• 100g de talos de agrião
• gelo a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um líquido homogêneo. Coe e sirva.

+ Confira as Dicas Incríveis de Sueli
------------------------

Qual Dieta você prefere: dos shakes ou das proteínas?

Alimentos mascaram açúcar e você exagera no consumo

Até doces com fama saudável escondem valores que causam estrago na dieta

Essa dupla é velha conhecida de quem entra em dieta: optar por grelhados para reduzir o consumo de gordura e evitar doces para não exagerar no açúcar.

Enquanto a primeira tarefa depende quase que exclusivamente de disciplina, a segunda reserva algumas pegadinhas. Você sabia, por exemplo, que o ketchup é rico em açúcar? E que a gelatina não é sobremesa das mais saudáveis?

A maior parte das pessoas não sabe que, assim como doces podem ter altas taxas de sódio, como é o caso do refrigerante, salgados podem ter grande quantidade de açúcar", afirma a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo.

A seguir, listamos opções aparentemente saudáveis ou que, muitas vezes, não aparentam levar açúcar na composição, mas que podem ser o obstáculo que atrapalha sua meta de emagrecer.

Para que a comparação fique clara, tomaremos como parâmetro um pedaço de 100 gramas de bolo de chocolate. A quantidade total de açúcar desse alimento é de cerca de 40 gramas. Todos os valores apresentados nesta reportagem foram retirados das Tabelas de Composição Nutricional dos Alimentos Consumidos no Brasil do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Suco natural

O suco natural é, de fato, saudável, mas devemos lembrar que para fazer um copo de suco precisamos de várias frutas, afirma a nutricionista Cátia. Assim, o segredo para não extrapolar na quantidade de açúcar e de calorias é moderação.

Prefira ainda sucos de frutas que têm grande quantidade de água, como a melancia e o melão. Por fim, evite acrescentar açúcar.

Aprenda a apreciar o açúcar da própria fruta, afirma a profissional. Para exemplificar a quantidade de açúcar, separamos o suco de goiaba.

100 g de suco de goiaba (pouco menos do que metade de um copo) = 14,81 g de açúcar
------------------------------


Dietas e Dieta

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info