Dietas e Dieta

------------------------

Dieta: nutricionista dá dicas para não sentir fome.

Coma devagar
Os sinais de saciedade são exercidos por substâncias químicas liberadas pelas células do trato digestivo que, como hormônios, são liberados na corrente sanguínea e alcançam os centros cerebrais que regulam fome e saciedade. Quando comemos muito rápido, simplesmente não damos tempo para que isso ocorra ou quando essas substâncias alcançam o cérebro, já estamos com o estômago muito cheio.

2
Faça refeições em intervalos regulares

Ao pular uma das refeições, passamos mais de seis horas sem nos alimentar e isso, simplesmente, inviabiliza uma próxima refeição normal. O jejum prolongado faz com que todos os sinais de fome sejam acionados e não sejamos seletivos na escolha da próxima refeição. Além disso, ao comermos a cada três horas, conseguiremos ter saciedade mais precoce e reduzimos tranquilamente o volume das refeições diárias.
3
Faça refeições balanceadas

Nada de abolir os carboidratos do jantar, nada de comer somente salada e grelhado no almoço, mas também nada de comer apenas carboidratos. A explicação é simples: a composição balanceada de uma dieta melhora o tempo de digestão e absorção dos alimentos, tornando mais prolongada a saciedade, uma vez que reduz a velocidade do esvaziamento gástrico.
4
Consuma alimentos integrais e ricos em fibra

Vale a pena mudar para o pão e o arroz integral, comer saladas e frutas ricas em fibras, adicionar grão de bico ou feijão às saladas e utilizar cereais integrais em lanches. Os alimentos ricos em fibras reduzem o esvaziamento gástrico, aumentando assim o tempo de saciedade após a refeição.
5
Evite ingerir refeições volumosas

Estas refeições condicionam nossa saciedade a uma ingestão sempre de grande volume de alimentos, fazendo com que só nos sintamos satisfeitos quando nosso estômago estiver muito cheio. Isso acaba por criar um hábito de comer muito e só sentir saciedade quando ultrapassamos os limites.
6
Não esqueça da salada!

Geralmente, quando partimos diretamente para o prato principal, ingerimos um maior volume de alimentos. A saciedade depende também do volume do alimento. As saladas, além de ricas em fibras, aumentam o volume do bolo alimentar e reduzem parte da fome com a qual iniciamos o prato principal. Isso pode ser facilmente exemplificado com as massas. Quando ingerimos um belo prato de saladas, antes do espaguete no domingo, precisamos de muito menos massa para sentirmos satisfeitos.
7
Saciedade é treino e equilíbrio

Isso é perceptível nos casos de ansiedade, quando passamos a ter maior necessidade de grandes volumes de alimento. A ansiedade não nos permite saborear o alimento, nem sentir saciedade.É preciso exercitar equilíbrio e calma para fazer nossas escolhas alimentares e para nos sentirmos saciados com elas.
8
Não troque refeições por doces

Esse comportamento resulta em desnutrição por falta dos alimentos básicos e fome crônica, uma vez que os doces são rapidamente absorvidos e elevam a produção de insulina, hormônio que reduz o tempo de saciedade, resultando em sensação de fome precoce.
9
Evite o comportamento beliscador

Ingerir pequenas porções de alimentos, várias vezes ao dia, compromete a saciedade, já que quem tem esse comportamento nunca tem fome suficiente para comer uma refeição completa, mas também nunca está totalmente sem fome para recusar guloseimas. Esse modelo alimentar gera uma falta de saciedade crônica e a ingestão de grandes volumes de pequenas porções de alimentos, que, quando somadas resultam em muito mais calorias do que se ingere nas refeições convencionais.
10
Alimente-se após praticar atividades físicas

É preciso comer carboidratos até 2 horas depois do exercício físico para que ocorra a reposição de glicogênio muscular. Neste momento dê preferência aos carboidratos integrais, pois liberam glicose de forma mais lenta, justamente o que o corpo precisa para a reposição do glicogênio; e proteína de origem animal.

Sugestões para o pós-treino:
Sanduíche de pão integral com queijo branco e peito de peru ou ainda arroz integral, carnes magras grelhadas, assadas ou cozidas, legumes, ou ainda, se estiver longe do horário de alguma refeição, coma 1 barra de cereais e 1 iogurte natural desnatado.

------------------------

Dieta dos 4Kg por mês indicada por nutricionista.

Peq. Almoço ( 8 h)- 1 chávena leite magro mimosa c/ bifidus activos com café e 2 bolinhas adoçante + 3 bolachas maria torrada ou de aveia

Meia-manhã (10 h)- 2 chávenas de chá

12h - 1 peça de fruta ou um iogurte magro com bifidus activos

Almoço (13 h) - Sopa de legumes + Prato ( 120gr carne / peixe + saladas ou legumes) ao fim de semana pode-se acompanhar com 3 colheres de arroz ou massa ou 1 batata 80 gr

Meia-tarde ( 15 h) - 1 peça de fruta ou 1 iogurte magro

18 h - 2 chávenas de cha/1 chávena de leite magro com café + meio pão torrado ou 2 bolachas maria/aveia

Jantar - Sopa de Legumes + 1 peça de fruta

Ceia (22 h )- 2 chávenas de chá / 1 chávena de leite magro com café + 2 bolachas maria / aveia

Fruta - todas menos banana, uvas, melão, meloa, diospiros
Não comer frutos Secos

Não comer fritos
Pode-se comer cozidos, grelhados, estufados e assados no forno sem molhos
beber de água o que não beber em chá até prefazer 2,5 lt

-------------------------

Nutricionistas comentam dieta.

Adepta da alimentação regrada, a peoa pega pesado na malhação

A apresentadora Penélope Nova anda exibindo suas curvas impecáveis durante a participação na quinta edição do reality A Fazenda (Record).

Para ter o corpo tão definido, a peoa combina malhação pesada com alimentação regrada e extremamente rígida.

Um dos nutrientes indispensáveis no seu cardápio diário são os carboidratos. Frutas e alimentos ricos em fibras também são presentes no seu dia a dia.

Além disso, a morena costuma comer de três em três horas.

A nutricionista Grace Marina Vieira Nin, da academia Runner (unidade Paulista), afirma que a peoa segue pelo caminho correto, mas alerta para os tipos de carboidratos que devem ser consumidos.

— É melhor que se dê preferência aos integrais. O carboidrato simples é absorvido muito rapidamente pelo corpo, aumentando o nível de insulina. A longo prazo, isso pode acarretar até em diabetes.

Grace ainda ressalta a importância da ingestão de três a quatro frutas por dia e da hidratação, com uma média de consumo de dois litros de água por dia .

Nesta segunda-feira (16), Penélope chegou a surtar com Felipe Folgosi por ele ter insistido em fazê-la provar um doce. A peoa não entende o porquê de algumas pessoas se incomodarem com os seus hábitos saudáveis.

A nutricionista Caroline Bernardino, do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMeNutri), da UNESP, não condena a apresentadora.

— Se ela quer ganhar massa muscular, é correto ela cortar o doce. O açúcar é um alimento vazio e não acrescenta em nada neste processo. Se ela já come uma grande quantidade de carboidratos, mão há necessidade de adição de doce.

Segundo Caroline, o processo de hipertrofia - ganho/aumento de massa muscular - deve ter como base uma dieta rica em proteínas e carboidratos complexos.
-------------------------

Médica e nutricionista de famosas revelam o segredo da barriga lisinha.

Dez entre dez mulheres querem uma barriga reta, durinha e, se possível, bem desenhada.

Há vários anos estudando a relação entre os nutrientes dos alimentos e o equilíbrio bioquímico do organismo, a cardiologista Heloísa Rocha e a nutricionista Marcella Amar, prepararam um guia completo para quem está disposta a tornar esse sonho realidade.

O livro Dieta Seca-Barriga, escrito em parceria com a revista Boa Forma e lançado pela Editora Abril, revela as estratégias que a dupla de experts recomenda às suas pacientes – entre elas as globais Deborah Secco, Juliana Paes e Isis Valverde. O guia já está à venda nas principais bancas e livrarias de todo o Brasil.

Dividida em três partes, a publicação traz listas de alimentos que aceleram a queima de gordura abdominal e com opções que combatem a inflamação nas células, deixando o organismo menos resistente à perda de peso.

Os cardápios estão separados em dois tipos: um para quem quer perder peso e barriga e outro para quem quer secar só a barriga.

Exercícios específicos para deixar o abdômen firme e definido compõem a segunda parte do livro.

São revelados os cinco abdominais mais eficientes, além de aulas com bola e um programa de power caminhada.

O livro traz, ainda, depoimentos de algumas das famosas que frequentam o consultório da cardiologista.
---------------------------

Nutricionista francês quer divulgar dieta polêmica no Brasil

O nutricionista francês Pierre Dukan, autor de bestsellers sobre dietas, disse estar surpreso com o problema de excesso de peso no Brasil, sobretudo entre os jovens, e sugere moderação no consumo de feijão com arroz.

O feijão com arroz faz bem para a saúde quando se tem uma atividade física importante. Mas mesmo quem não tem problema de peso deve reduzir um pouco o consumo, disse Dukan, autor de Eu Não Consigo Emagrecer, traduzido em 14 línguas, em entrevista à BBC Brasil.

INFOGRÁFICO:
Calcule o seu Índice de Massa Corporal

Já para as pessoas sedentárias, esses alimentos resultam em acúmulo de calorias, afirma o nutricionista, que visitou São Paulo no início deste mês. Ele sugere que as pessoas com problemas de peso deveriam evitar essa combinação básica da alimentação brasileira.

Dukan - que desenvolveu, em 2002, a famosa dieta baseada apenas no consumo de proteínas na fase inicial - já escreveu cerca de 20 livros e afirma ter vendido 9,5 milhões de exemplares em dezenas de países, sendo quase a metade na França.

Presença no Brasil
Após ter conquistado o mercado editorial francês em 2010, ocupando os dois primeiros lugares da lista de livros mais vendidos do país (todas as categorias literárias reunidas), Dukan se prepara para reforçar sua presença no Brasil.

Em maio, diz ele, será lançado no Brasil um livro ilustrado de receitas que acaba de sair na França, e também um site com treinador de emagrecimento online, que prevê uma dieta personalizada e acompanhamento diário (o site já existe no Brasil, mas esse serviço ainda não está disponível).
A partir de junho chegará ao mercado brasileiro sua linha de produtos alimentícios, como biscoitos, barras de cereais e farelo de aveia, já vendidos na França.

Críticas
O problema da obesidade de jovens vem aumentando na França e preocupa as autoridades, mas ele diz achar que no Brasil o fenômeno seria mais grave. Fiquei com a impressão que os jovens brasileiros comem bastante feijão, arroz e feculentos (como a batata) e também consomem mais açúcar do que os adolescentes na França, diz ele.

Dukan afirma também ter ficado surpreso com o excesso de peso dos jovens no Brasil, que parecem mais gordos do que seus pais.

A dieta Dukan seria seguida por celebridades como a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, da Grã-Bretanha, a cantora Jennifer Lopez ou ainda o candidato socialista às eleições presidenciais francesas, François Hollande, cuja nova silhueta foi amplamente comentada no país.

Mas o regime - que começa com uma fase de ataque para perder alguns quilos rapidamente com o consumo apenas de proteínas durante um período - também é alvo de inúmeras críticas. Especialistas franceses têm afirmado que a dieta pode causar sérios riscos à saúde, como aumento do colesterol e problemas cardiovasculares.
A dieta não é baseada na tradicional contagem de calorias e defende a ideia de que as pessoas podem comer o quanto quiserem, embora devam consumir apenas os alimentos definidos para cada etapa.

Na segunda fase da dieta, as pessoas podem passar a comer também legumes e, na terceira, são incluídas frutas e pequenas porções de pães e massas integrais.
Um estudo da agência francesa para a Segurança Alimentar afirma que quem faz a dieta de Dukan consome mais do que o dobro da quantidade diária de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Segundo o estudo, esse regime também resulta na carência de vitamina C e de fibras.

Dogma e popularidade
Dukan rebate as críticas afirmando que as dietas baseadas na ingestão de menos calorias do que a média diária se tornaram um dogma e que ele é contestado por não seguir essa receita. Meu método recomenda o consumo apenas de proteínas e legumes por um período curto. Eles são o fundamento da natureza humana. No início, o homem só se alimentava basicamente dessa forma.

O nutricionista diz ainda que é preferível sofrer o inconveniente de uma deficiência temporária, de vitaminas, por exemplo, do que ter doenças bem mais graves ligadas à obesidade.
Após as críticas, Dukan fez adaptações à dieta, que foi reforçada em relação aos legumes. Ele argumenta que o método está em constante evolução há anos.

Acusações
No início do ano, ele foi alvo de outra grande polêmica na França. Em seu livro Carta Aberta ao Presidente, publicado em janeiro, Dukan defende a ideia de que os estudantes que tenham mantido seu peso em uma determinada faixa entre os 15 e 18 anos de idade ganhem pontos na prova chamada Bac, uma espécie de vestibular na França.

A sugestão foi interpretada como uma forma de discriminação contra as pessoas com excesso de peso, suscitando inúmeras críticas. Minha proposta foi deformada. Mas atingi meu objetivo de chamar a atenção para o problema da obesidade dos jovens na França, disse à BBC Brasil.

Nesta semana, o nutricionista foi alvo de duas queixas prestadas pela Ordem dos Médicos da França e pela ordem parisiense da categoria, que alegam que Dukan não respeitaria os códigos éticos da profissão. A organização afirma que um médico deve pensar na repercussão de seus comentários e diz que a proposta feita no livro não leva em conta os problemas de jovens obesos ou anoréxicos.

A Ordem dos Médicos também acusa Dukan de fazer promoção pessoal e utilizar a medicina com fins comerciais.

Na quarta-feira, ele afirmou ser perseguido e disse também já ter enviado à Ordem dos Médicos, há três meses, sua decisão de encerrar o atendimento em seu consultório parisiense para se dedicar às suas outras atividades. Agora sou um médico aposentado. Estou livre, declarou.

O nutricionista, que diz comer principalmente salmão, tomate, chicória, erva-doce, nozes e iogurte, continuará fazendo palestras pelo mundo e reforçando suas atividades em inúmeros países, como o Brasil.
------------------------------


Dietas e Dieta

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info