Dietas e Dieta

------------------------

Dieta dos pontinhos.

Dietas de pontos emagrecem duas vezes mais do que as convencionais

Pesquisa apontou que o método é eficaz por combinar boa alimentação, exercícios e apoio

A revista britânica The Lancet, uma das mais conceituadas publicações da área médica no mundo, divulgou recentemente uma surpreendente pesquisa que apontou que o programa de pontos, disseminado por empresas como a Vigilantes do Peso, gerou resultados até duas vezes mais eficazes em pessoas com sobrepeso e obesidade quando comparado com os métodos de emagrecimento convencionais.

No estudo, os chamados "programas convencionais" correspondiam aos tratamentos básicos para a obesidade oferecidos por profissionais de saúde.

Esses programas tinham como base as diretrizes nacionais para o combate da obesidade nos diferentes países onde foi realizada a pesquisa. Na maioria dos casos, isso se traduzia no aconselhamento individual por parte de um especialista no assunto.

O bem-sucedido programa se dá devido a uma mistura do sistema de pontos com um poderoso grupo de apoio. O porta-voz oficial do Vigilantes do Peso atribui essa diferença de resultados ao programa diferenciado de assistência total ao cliente.

- Nossa proposta se apoia em quatro pilares: alimentação saudável, atividade física regular, aprendizado de habilidades cognitivas associadas ao emagrecimento duradouro e apoio. Ao longo dos anos, evidências têm demonstrado consistentemente que o método funciona para muitas pessoas.

O poder do programa de pontos está em fazer uma verdadeira e duradoura reeducação alimentar, que possa ser absorvida em sua totalidade e mantida por toda a vida.

Conheça a dieta da atriz Juliana Paes após a gravidez
Prove risoto que não atrapalha a dieta
Saiba se você consegue manter a dieta no boteco
Novo Super-Homem faz dieta de 5.000 calorias
Dietas fazem células do cérebro se canibalizarem

Cíntia Cercato, endocrinologista do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, afirmou que os bons resultados da dieta dos pontos referem-se à liberdade que o paciente tem em poder escolher quais alimentos poderá comer durante o dia.

- Enquanto os programas de emagrecimento convencionais restringem os alimentos, o de pontos ensina o paciente a se controlar e a fazer boas escolhas.

Neste tipo de programa há pontos para todos os tipos de comida, inclusive pizzas, bolos, tortas e massas. É um método que entende que ninguém ficará sem comer em festas e restaurantes só porque está de dieta.

Cíntia ainda comenta a importância dos grupos de apoio ao longo do processo.

- Os grupos são essenciais para fazer o apoio do programa de emagrecimento. Os pacientes do sistema de pontos registram tudo o que comem e por isso se controlam melhor.

O programa dos pontos não fica restrito somente aos alimentos, ele se estende aos exercícios físicos. Alguns tipos de atividades podem se tornar pontos, e por isso auxiliam o paciente a criar um déficit na contagem diária.

A endocrinologista esclareceu também que os pontos ensinam o paciente a compensar e balancear a combinação imbatível de emagrecimento: atividade física e boa alimentação.

O sistema do Vigilantes do Peso e outros que usam os pontos como forma de controle conscientiza o paciente, ensinando-o a fazer escolhas inteligentes. E exatamente neste livre-arbítrio alimentar que mora o sucesso.
------------------------

Regime dos Pontos.

Regime dos pontos ou dieta dos pontos é uma ótima opção para quem quer perder peso sem colocar sua saúde em risco e sem abrir mão de comer aquilo que gosta.

O regime ganhou um destaque notório após ser adotado com sucesso entre várias pessoas famosas como o jornalista Willian Boner.

Basicamente o que você precisa fazer para adotar o regime dos pontos é diminuir a ingestão dos alimentos. O mais interessante é que você pode por exemplo, intercalar entre um doce e uma verdura, uma comida mais pesada com uma leguminosa etc. O mais importante é não estourar os pontos.

Base da Dieta do Pontos

* Para emagrecer é preciso comer menos calorias do que se gasta.
* Pode-se comer qualquer coisa desde que seja de forma moderada.
* Há um limite de calorias para cada indivíduo.
* É preciso contar os pontos ao invés de calorias ou quantidade.

Como calcular os pontos

Um ponto vale 3,6 calorias. As mulheres devem somar 300 pontos diários e os homens 400 pontos.

Modelo de cardápio

Café da manhã;
* 1 xícara de café de leite desnatado ccm adoçante = 12 pontos
* 1 torrada integral = 10 pontos
* 1 fatia de queijo light = 15 pontos

Lanche da manhã
* 1 banana (prata) = 20 pontos

Almoço
* Óleo para preparo = 15 pontos
* Salada de agrião e tomate = 0
* 1 colher de sobremesa de azeite = 13 pontos
* 2 colher de sopa de arroz = 20 pontos
* 2 colher de sopa de lentilha = 10 pontos
* 1 filé de 100 gramas de pescada no vapor = 20 pontos
* 1 colher de sopa de abóbora refogada = 10 pontos
* 1 barra de chocolate de 25 gramas = 43 pontos

Lanche da tarde
* 1 pote de iogurte desnatado = 25 pontos
* 1 colher de sopa de cereal matinal light = 15 pontos

Jantar
* Óleo para preparo = 15 pontos
* Salada de alface, salsão e rúcula = 0
* 1 colher de sobremesa de azeite = 13 pontos
* 1 filé de 100 gramas de frango grelhado com 1 fatia de mussarela e 1 fatia de tomate = 65 pontos
* 1 gelatina diet = 0
-------------------------

O que é a dieta dos ponto.

Nesse tipo de dieta, a pessoa controla os pontos ao invés das calorias. Cada ponto corresponde a cerca de 3,6 calorias (300 pontos = 1080 kcal).

A quantidade de pontos a ser consumida por dia é determinada de acordo com a altura, sexo, idade, hábitos alimentares e de atividade física do indivíduo.

Quais são as vantagens da dieta dos pontos ?

Uma das vantagens da dieta dos pontos é praticidade e comodidade, já que a pessoa pode comer de tudo desde que não ultrapasse o limite de pontos.

Além disso, a tabela da dieta dos pontos é mais fácil de ser utilizada do que memorizar o número de calorias de cada alimento.

Outro fator que pode ser positivo é que, como a pessoa tem liberdade para comer o que gosta desde que não ultrapasse o limite de pontos, há maiores probabilidades dela não abandonar a dieta.

Quais são os aspectos negativos da dieta dos pontos ?

Para que a dieta dos pontos seja seguida de forma correta é preciso ter um controle rigoroso de tudo o que come.

Além disso, um aspecto criticado na dieta dos pontos é que ela focaliza apenas a quantidade de calorias, deixando de lado a preocupação com uma dieta balanceada como demonstrada na Pirâmide Alimentar.

Nutricionistas alertam que uma dieta desbalanceada, onde há falta de nutrientes essenciais, pode ocasionar a fome oculta.
-------------------------


Dietas e Dieta

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info