Dietas e Dieta

------------------------

Dieta de reeducação alimentar.

Reeducação alimentar - O Segredo Revelado

Reeducação alimentar é um termo muito comentado ultimamente como o segredo para eliminar peso e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e do efeito sanfona. Mas você sabe no que consiste esse processo?

Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, nem sempre alimentos saudáveis.

Quando ficamos mais velhos ou nos deparamos com alguma doença como hipertensão, colesterol ou mesmo com o sobrepeso, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor e descobrimos que não nos alimentamos de forma balanceada.

Aí é que entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.

A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.

O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.

Mas de maneira geral podemos pontuar algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para "reeducar" a sua alimentação:

- Beba de 8 a 10 copos de água por dia;

- Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;

- Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;

- Inclua alimentos integrais no seu cardápio;

- Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;

- Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade;

- Pratique atividade física regularmente.

Agora veja um exemplo de cardápio balanceado para a sua reeducação alimentar:

------------------------

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR X DIETA.

Reeducação alimentar e dieta,no inicio do meu emagrecimento eu nem sabia oque era reeducação alimentar eu li em um fórum de comunidade que uma pessoa estava fazendo R.A, eu me perguntei oque será isso, sera que e uma dieta da moda?

curiosa pesquisei e descobri que R.A e simplesmente aprender a se alimentar corretamente de forma saudável.

Hoje em dia todo mundo fala sobre Reeducação alimentar, outro dia perguntei uma amiga você está de dieta?? e ela me respondeu não, estou fazendo reeducação alimentar.
Porém o ponto que quero debater aqui e o seguinte será que todas sabem realmente fazer reeducação alimentar?

será que essa tal R.A realmente resolve de uma vez por todas a obesidade que tanto nos atormenta?

A resposta e simples e todas nós já sabemos tanto a dieta como a reeducação alimentar só funciona se controlarmos a nossa mente, fazendo com que tanto nosso corpo ela também emagreça, oque e mais difícil no processo de emagrecimento e sem duvida o psicológico, nossa mente e gorda.

mas como faze-la emagrecer, a motivação a vontade de vencer e sem duvida o ponta pé inicial para mudar o jeito que lidamos com a comida, devemos controlar a nossa vontade e não deixar que nossa mente nos controle ou seja que a comida nos controle.

já li inúmeros casos de pessoas que fizeram a reeducação alimentar e depois de certo tempo engordaram e isso acontece também com que já fez a redução de estomago.
Quando leio alguns blogs sempre dou uma olhadinha em alguns cardápios e as vezes fico pasma, uma pessoa que quer realmente emagrecer e precisa emagrecer não pode se dar ao luxo de sair da Reeducação alimentar nem um dia se quer, ainda mais se estiver no inicio, mas sera que estou sendo muito rígida?

sabem porque, e muito simples você se esforça durante toda semana fazendo a sua alimentação saudável e tudo corre as mil maravilhas mas ai chega o fim de semana e pronto você deixa a sua mente te controlar e joga tudo pelo ralo, então na segunda feira vem a surpresa mas alguns quilinhos de presente ou nenhum peso eliminado.

você poderá até perde algum peso mas agindo dessa forma vai demorar e muito chegar ao seu objetivo, então amada deixe para comer algo que goste quando estiver mais magra, nada vai te impedir de comer um pedaço de uma torta ou comer uma fatia de pizza, tudo com moderação e belas escolhas, ninguém engorda de um dia para o outro.

outro erro muito comum e se entupir de alimentos diet e light achando que não vai engordar puro engano, a maioria dos produtos diet e light e ricos em sódio contribuindo para te deixar inchada, de preferencia sempre aos naturais sua saúde agradece.

Emagrecer requer sacrifícios de sua parte, e se sua vontade realmente e emagrecer, tenha força para trocar seu refrigerante favorito por um suco natural, troque a farinha branca pela integral, esqueça os sanduíches engordativos e os doces, nada e melhor que recuperar a sua auto estima, nada e mais gostoso que que se olhar no espelho e se sentir bonita em uma roupa.

não deixe que seus problemas te afundi na obesidade, aprenda a se amar e amar o seu corpo.

a hora de mudar e agora,nada de deixar para ano que vem ou para segunda feira, comece já.

dietas da moda até funciona mas em curto prazo e ainda detona a sua saúde, reeducação alimentar só funciona se for feita corretamente não pense que comer de tudo e para você comer tudo que quer, se quer emagrecer trate de mudar a sua alimentação realmente e se privar por um tempo de coisas que te engorde.

e para sempre tenha em mente que uma vez gorda sera gorda para sempre, mesmo em um corpo magro você terá que sempre esta monitorando a sua alimentação pois bastará um deslize e você verá o ponteira da balança subir.

Emagrecer não e tarefa fácil, mas não e impossível, só você e mais ninguém pode mudar isso, a sua força está dentro de você.

Busque sempre por ajuda e motivação mas nunca desista, se tropeçar levante a cabeça e força não pare, A SUA FÉ A SUA DETERMINAÇÃO E FORÇA,te levará ao sucesso de um corpo magro e saudável.

-------------------------

Dieta ou Reeducação alimentar?

Muitas vezes nos sentimos atraídos por dietas que parecem fazer milagres, que prometem um emagrecimento rápido e aparentemente fácil.

A cada semana a tentativa é por uma nova dieta, porém, estas não são tão inofensivas e podem trazer riscos a nossa saúde.

Muitas destas dietas são elaboradas por profissionais não capacitados, ou são tão restritivas, que colocam o organismo em uma situação de risco nutricional.

Muitas não obtém sucesso porque depois de um tempo a pessoa desiste, fica cansada com a monotonia de comer sempre a mesma coisa e assim retorna aos antigos e prejudiciais hábitos alimentares recuperando o peso novamente famoso efeito sanfona.

Partindo do princípio de que ninguém consegue viver de dieta sempre e que fazemos parte de uma sociedade que supervaloriza a alimentação, incorporando o alimento às manifestação de hospitalidade, eventos e comemorações, além da relação direta da alimentação com as emoções, como lidar com a vida social de uma forma saudável?

Surge então um conceito interessante: a Reeducação Alimentar, um processo de mudanças de hábitos e a conscientização do que faz bem. Uma forma de trabalho que tem como objetivo unir a parte nutricional com o aprendizado e a gastronomia.

Com pequenas mudanças na conduta alimentar, já é possível consumir alimentos saudáveis e saborosos.

No processo de reeducação a pessoa se conscientiza de grande parte de seus erros alimentares e acaba compreendendo o que precisa ser mudado.

Embora seja um processo gradual, é possível obter um emagrecimento de sucesso, além de incorporar hábitos muito mais saudáveis a sua vida.

Outro ponto interessante é que neste método não há restrição total de nenhum nutriente e não há grandes proibições.

A individualidade de cada um é respeitada, assim como seus hábitos, preferências, cultura e características sócio-econômicas, já que quanto mais próximo de sua realidade mais fácil será o processo de mudança.

Um nutricionista lhe ensinará a realizar trocas saudáveis na alimentação, além de oferecer dicas e receitas saborosas e com excelente valor nutricional, deixando para trás a ideia de que tudo que é bom engorda, ou que alimentos saudáveis não são saborosos.

Portanto, reeducar-se implica em conhecimento dos alimentos, orientação por parte de um profissional capacitado, vontade de mudar hábitos e principalmente disciplina já que é um processo a ser mantido por toda a vida.

-------------------------

Dieta e reeducação alimentar.

As dietas têm sido consideradas o caminho mais óbvio para a redução da gordura corporal.

Muitos dos aproximadamente 30 bilhões gastos anualmente nos EUA na perda de peso se refere a venda de programas, livros e produtos alimentícios designados para diminuir a ingestão calórica de pessoas com sobrepeso.

Restrições calóricas radicais como as praticadas em SPAS e as encontradas nas famosas dietas da moda podem ser um método rápido para promover uma perda inicial de peso mas normalmente não são efetivas para a manutenção do peso.

Essas dietas normalmente promovem uma perda substancial de água e de massa muscular (na ausência de um aumento da atividade muscular).

Algumas pessoas toleram essas dietas por algumas semanas ou meses, mas a grande maioria as abandonam, retornam a sua alimentação habitual e recuperam o peso perdido.

Reeducação Alimentar - Palavras - chave para o sucesso!

Para a manutenção da diminuição do peso conseguido é imprescindível que haja uma mudança de hábitos alimentares que podem ser obtidos através de uma Reeducação Alimentar cujo objetivo compreende adequar a ingestão dos diversos grupos de alimentos gerando um equilíbrio nutricional.

O emagrecimento em velocidade moderada é mais efetivo e seguro, apesar do compreensível desejo das pessoas pela perda de peso rápida.

Em geral, o peso que é rapidamente perdido (mais do que 500 g a 1000 g por semana) é mais rapidamente recuperado e provavelmente é mais recuperado do que na perda de peso mais gradual.

O equilíbrio da Pirâmide

Na ilustração abaixo temos a Pirâmide dos Alimentos, composta por todos os grupos de alimentos, tendo como objetivo demonstrar as porções recomendadas de cada por ordem de prioridade de consumo.

Observamos na base da pirâmide, os alimentos ricos em carboidratos, seguidos pela ingestão de frutas e verduras principais fontes de vitaminas e minerais, acima temos os alimentos fontes de proteína de origem animal (completas) e por último as gorduras e os açúcares, que devem ter uma ingestão bastante restrita.

---------------------------

Da dieta à reeducação alimentar: algumas

A dieta estava presente nas mais variadas temáticas e propósitos que iam 461
desde as tradicionais – dieta da lua, dieta das proteínas – oferta de produtos
para o emagrecimento – refeições prontas, medicamentos, aparelhos esportivos,
receitas light, informações sobre patologias e sua relação com dieta; como também
críticas às dietas rigorosas, como as realizadas pela Associação de Estudos para a
Obesidade (ABESO), e sites que resistem à estética da magreza, como a Associação
Brasileira dos Gordinhos, e outros que se conformam como um movimento de
proteção do direito ao sabor, como o Slow Food.

Deste vasto universo, foram
selecionados sites que fornecem programas de emagrecimento, considerados os
mais populares, a saber: CyberDiet, Emagrecendo, Perca Gordura, Sempre em
Forma, Good Light e Dieta Diet.

Uma parte do estudo destinou-se a descrever e analisar alguns elementos
estruturantes desses sites (SANTOS, 2007). Partindo da análise dos discursos
apresentados nesses programas, o texto reflete primeiramente sobre a transição do
conceito de fazer dieta para o conceito de reeducação alimentar, destacando algumas
estratégias utilizadas pelos programas.

Em seguida, nesta construção de uma nova
disciplina alimentar, discute-se sobre a ressignificação do comer e da comida

Uma nova disciplina alimentar?

Nos sites estudados, transparece uma possibilidade de corte que contrapõe o
conceito do fazer dieta e o conceito de reeducação alimentar.

Este último entra
no cenário das práticas educativas em alimentação e nutrição nos anos 1990,
juntamente com outros termos menos populares, como reabilitação alimentar
e aconselhamento alimentar.

Também foi encontrado um site com estratégias
de reprogramação mental para emagrecer.

A mensagem da Associação Brasileira
para o Estudo da Obesidade (ABESO) é clara neste sentido: Diga não às dietas
e sim à reeducação alimentar.

Quando você entra em regime alimentar, há sempre a implicação de que, cedo ou tarde,
irá terminá-lo. Se você fizer isso, pode ter certeza que sua gordura vai voltar, e geralmente uns quilinhos a mais de bônus.

É claro que regimes são extremamente chatos e não se
adequam ao dia-a-dia. Ao invés de tentar um regime severo e chato por toda a vida, que tal mudar seus hábitos alimentares e dar início a Reeducação Alimentar?

As imprudentes dietas ditadas pela moda falham quase sempre. Por isso, emagrecer de uma maneira natural é a melhor e mais segura alternativa hoje.

Desde as dietas de elevado teor de proteínas, as de baixo teor de gorduras, das dietas das fibras ou de
um só alimento até combinações estranhas e refeições de leite batido.

As pessoas que querem perder peso seguem uma multiplicidade de conselhos confusos. Na maior parte dos casos esses conselhos são inofensivos - muitos são tão impraticáveis ou antisociais que ninguém consegue segui-los por muito tempo -, mas, em alguns casos, podem ser perigosos para a saúde ou até levar a pessoa a aumentar o peso.

Felizmente, emagrecer não implica seguir as dietas da moda ou padrões absurdos de alimenta-
ção. Com uma alimentação equilibrada de alimentos naturais, pobres em gorduras e
açúcar, a maior parte das pessoas consegue perder peso com segurança e de maneira
simples, estabelecendo padrões saudáveis de alimentação para a vida inteira.

Nos casos de algumas pessoas, a mudança para uma alimentação de baixo teor de gorduras e açúcar obriga apenas a pequenos ajustes em seus hábitos alimentares. Para outras, significa uma mudança radical permanente.

Pode ser necessário algum tempo para que a pessoa se habitue às mudanças, mas os efeitos em termos de saúde, o aumento de vitalidade e a perda de peso constituem um poderoso incentivo para insistir, mesmo que ocorram deslizes ocasionais.

Nossa intenção é lhe convencer de que para emagrecer você deve mudar seus hábitos
alimentares através da reeducação e esquecer a palavra DIETA

------------------------------

Dicas de como começar a Reeducação Alimentar e modelo de cardápio!

O primeiro passo para começar a sua R.A é saber que a Reeducação Alimentar te permite comer de tudo, inclusive chocolate para aqueles dias que só as mulheres sabem o que eu estou falando, dietas muito restritivas podem até fazer você perder peso rapidamente, porém, depois dessa dieta restritiva você vai voltar a mesma alimentação de antes e todos aqueles kilos que foi perdido retornam e muitas vezes a pessoa engorda mais ainda. Conhecido como Efeito Sanfona!!!

Antes de começar oriento a vocês procurarem um Nutricionista, e recuse qualquer tipo de medicamento, mais para frente farei um Post a respeito disso, o nutricionista irá te passar a dieta que mais se adquada ao seu gasto diário, irá solicitar exames etc…

Mas antes mesmo de ir ao Nutricionista vou deixar dicas que para mim foram muito valiosas:

- Comer de 3 em 3 horas mesmo que não estiver fome.
Você já ficou longos períodos sem comer e quando foi se alimentar deu aquele descontrole total e você comeu e quando acabou ainda sentia fome, mas depois de 15 minutinhos você se sentiu empaturrado e percebe que comeu além da conta?

Pois então, para evitar esse tipo de situação é que devemos comer de 3 em 3 horas, mas com moderação e com disciplina, não adianta comer chocolate, bolo, pizza.
Quando você também fica longos períodos sem se alimentar seu metabolismo começa a trabalhar em ritmo lento para economizar energia.

- Evite ou corte (no meu caso eu cortei, só como quando eu vou comer fora e não tem outra opção) FRITURAS, REFRIGERANTES (esqueça os diets, lights, zeros, H2o é refrigerante também, por isso esqueça, e procure não tomar nada que tenha gás), DOCÊS e troque o Açucar pelo Adoçante, nem adianta fazer cara feia ein, “tô vendo daqui sua cara de nojo”, depois de uma semana você se acostuma com o gostinho, e para aqueles que quiserem algo mais docinho use o Adoçante de Stevia. Atenção não use o adoçante em excesso!!!

- Consuma pelo menos 3 vezes ao dia frutas, legumes e verduras. Eles funcionam como uma vassourinha e ajudam a ir no banheiro;

- Tome água, no mínimo 2 litros (de preferência gelada) Você sabia que quando você bebe a água gelada, você leva o seu metabolismo a trabalhar um pouquinho mais rápido, porque seu corpo trabalha para estabilizar a temperatura.
- Troque os pães de massa branca tipo francês e até o de forma (massa branca) pelos integrais e de preferência com grãos tipo linhaça e cereais, também ajudará na hora de ir no banheiro.

- Evite o excesso de carboidratos após as 18 horas.

Fazendo algumas trocas você vai mudar sua alimentação paulatinamente e seus hábitos, faça trocas inteligentes, troque o leite integral pelo desnatado, presunto por peito de peru, queijo mussarela por queijo branco frescal light, doces por barrinhas de cereais depois vou criar um tópico dando dicas de produtos que tenho experimentados e são muito gostosos.

ATENÇÃO: Você tem que se conscientizar que hoje em dia, os restaurantes, padarias, casa de lanches, não dispõe de muita variedade de comidinhas saudáveis por isso sempre que for sair leve um KIT SOBREVIVÊNCIA, toda vez que eu vou viajar ou vou sair eu levo meu kitzinho, contendo suco (de soja light), barrinha de cereal, biscoito tipo club social (tem o da Nestlé que é muito bom e é integral, da embalagem verdinha), fruta, enfim, assim se você for comer em algum lugar e não tiver nada saudável para sua Reeducação alimentar você não terá que sair do seu cardápio. DICA MUITO IMPORTANTE.

É muito importante você anotar tudo que comeu durante o dia, sei que a correrria do dia a dia é grande, mais somente assim você saberá ao certo quantas calorias tem ingerido por dia, compre um caderninho de bolso com uma canetinha. Quando você visitar o nutricionista leve para ele avaliar.

Agora eu vou deixar aqui abaixo um modelo do cardápio, lembrando que este é o meu cardápio, aos poucos aprendi a modificar, a contar calorias e adaptar ele, mais seu médico nutricionista vai te indicar o melhor para você, o meu cardápio é 1200 calorias de base.
Antes disso, não venha com essa história que não tem tempo para comer, programe-se, o que é mais importante todos seus afazeres ou seu corpo?

Lembre-se que és o TEMPLO DO ESPIRITO SANTO, afinal, quando te dá vontade de ir ao banheiro você não para tudo e corre para o banheiro, então não existe desculpa, se você não programar sua alimentação sua Reeducação não vai funcionar!

DISCIPLINA É ESSENCIAL!!!

CAFÉ DA MANHA – ENTRE 6:00 ÁS 7:00 HRS
- 2 fatias de pão integral Plus Vitta com grãos
-1 fatia fina de queijo branco
-1 fatia de peito de peru
-1 copo de café com leite desnatado e adoçante
Se você ainda não se sentir saciado coma metade da metade (deu para entender) de um mamão ou meia maça.

LANCHE DA MANHÃ – 10:00 HRS
ATENÇÃO NÃO PULE ESSA REFEIÇÃO MESMO QUE NÃO ESTEJA SENTINDO FOME, LEMBRA O QUE LEMOS LÁ EM CIMA NÉ…
ESCOLHA SOMENTE UMA OPÇÃO ABAIXO
- UMA FRUTA (NÃO MUITO CALÓRICA) OU
- UMA BARRA DE CEREAIS OU
- UM COPO DE SUCO NATURAL COM ADOÇANTE OU SUCO DE SOJA LIGHT

ALMOÇO – ENTRE 12:00 AS 13:00 HRS
- 3 COLHERES DE SOPA DE ARROZ (AQUELA COLHER PEQUENA EIN GENTE, NÃO É COLHER DE SERVIR NÃO É DE SOPA RISOS)
- 2 COLHERES DE SOPA DE FEIJÃO
- 3 COLHERES DE SOPA DE LEGUMES COZIDOS OU CRUS (CENOURA, CHUCHU, COUVE, REPOLHO ETC)
- SALADA DE ALFACE, TOMATE, CEBOLA (EU COMO A VONTADE)
ATENÇÃO FIQUE ATENTA COM OS MOLHOS DE SALADAS PRONTOS, PROCURE FICAR LONGE DELES POIS TEM MUITAS CALORIAS, OPTE PELO TRADICIONAL, SAL MODERADO, VINAGRE E AZEITE.
- UMA PORÇÃO DE CARNE, DE SEMPRE PREFERENCIA A CARNES BRANCAS, FRANGO ASSADO OU COZIDO (NUNCA FRITO POIS VIRA UMA BOMBA), PEIXES, PODE SER UM BIFE (COZIDO OU FRITO NA ÁGUA COM CEBOLA (DEPOIS VOU DAR A RECEITINHA)).
PODE SE COMER UMA GELATINA LIGHT DE SOBREMESA (APENAS UMA PORÇÃO EIN GENTE)

LANCHE DA TARDE ENTRE 15:00 E 16:00 HRS
REPETE SE O LANCHE DA MANHA, EU SEMPRE DOU PREFERÊNCIA DE COMER A BARRA DE CEREAIS PELA MANHÃ
NESTE HORÁRIO NORMALMENTE EU TOMO CAFÉ COM LEITE DESNATADO (PORQUE GOSTO MUITO) RISOS

JANTAR – ENTRE 18:00 ÁS 19:00 HRS.
SIGA O MESMO CARDÁPIO DO ALMOÇO, FAZENDO VARIAÇÕES PARA NÃO ENJOAR, EU COMO NÃO CONSIGO JANTAR FAÇO UM LANCHE REFORÇADO mais ou menos assim
- 2 fatias de pão integral Plus Vitta com grãos
-1 fatia fina de queijo branco com1 fatia de peito de peru ou por um filezinho de frango
- Alface, tomate e cebola
-1 copo de café com leite desnatado e adoçante pode trocar por um suco de soja light ou um suco natural.
FICA UM SANDUBA DELICIOSO!!!
CEIA – ENTRE 21:00 ÁS 22:00
- 1 Danone Corpus Light (tem mais ou menos 60 calorias) quando estou com muita fome, mais muita fome eu pego 1 Danone Desnatado e pico uma maça misturo e coloco um pouquinho de adoçante, fica sensacional, maravilhoso, mais é só para aqueles dias que sei que vou dormir um pouquinho mais tarde.
------------------------

SAIBA O QUE FAZER: DIETAS OU REEDUCAÇÃO ALIMENTAR.

O QUE REALMENTE FUNCIONA

A única atitude que realmente funciona para perda de peso é reeducação alimentar. Se alimentar de forma saudável e sem exageros requer mudança nos hábitos de vida, disciplina, consciência da importância de ser saudável e abdicação de alguns prazeres exagerados à mesa.

Dietas são seguidas por pessoas que querer perder peso num determinado momento ,mas não acontece a mudança de hábitos e costume e isso dificulta a manutenção do peso .Em 99% dos casos ,se não há mudança de mentalidade ,hábitos e costumes,o peso que se perdeu com o uso de uma dieta qualquer ,voltará facilmente em menos de 1 ano.

Não importa a quantidade de peso que se perdeu ,você irá sempre recuperá-lo .
Para que seus objetivos sejam alcançados em relação ao seu peso ,será necessário algumas mudanças de comportamento ,hábitos ,pensamentos e atitudes.Veja que a perda de peso vai muito além do alimento que comemos .

O corpo perfeito se conquista a cada dia ,com disciplina ,hábitos alimentares saudáveis e força de vontade .

A MUDANÇA
Procure um especialista e elabore um plano de emagrecimento e comece a colocar em prática.Procure levar uma vida saudável ,pratique actividade física. Este modo diferente de viver e a mudança de atitudes com relação a sua alimentação irá fazer toda a diferença em sua vida (digo em todas as áreas)...

Reeducação alimentar é um modo diferente que as pessoas encontraram para se alimentar e com isso ganhar mais saúde ,perder peso ,ter mais disposição e o melhor ,nunca mais precisar de fazer dietas ,pelo fato de que os kilinhos a mais ,não serão mais problemas .
------------------------------


Dietas e Dieta

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info