Dietas e Dieta

------------------------

Dieta de nutricionista.

Capa Saúde e Nutrição
DIETA CRIADA POR NUTRICIONISTA GARANTE PERDA DE 6 KG EM 2 SEMANAS
por Tamirys Collis

Perder peso não é tão difícil, complicado mesmo é conseguir manter a boa forma. E foi pensando nisso, que a nutricionista inglesa Fiona Kirk elaborou uma dieta que promete eliminar de 4 a 6 quilos em duas semanas e ainda ensina como manter o peso ideal por um longo período. O plano alimentar fez tanto sucesso que foi tema do livro "2 weeks in Fast Lane Diet", lançado por ela na Inglaterra.

Diferente das dietas da moda, que excluem certos tipos de grupos alimentares, como carboidratos, ou, muitas vezes, até fazem restrições severas, o plano alimentar elaborado por Kirk não é radical e não tem como objetivo ficar contando calorias. Ele foi criado com base em pesquisas e na própria experiência da especialista.

Pesquisas apontam que entre 85 e 95% das pessoas que fazem dieta acabam recuperando peso dentro de cinco anos. Por isso, a nutricionista estudou os hábitos alimentares e estilo de vida das pessoas bem-sucedidas (por volta de 5 a 15% das entrevistadas), que conseguiram alcançar seus objetivos de perder peso e manter a boa forma. Todas essas pesquisas resultaram no plano alimentar elaborado por Fiona.

Vale lembrar que as mulheres têm aproximadamente 34 bilhões de células de gordura, enquanto os homens 25 bilhões, e quando engordamos não significa que ganhamos novas células. O que acontece é que as células já existentes se expandem e conseguem crescer cerca de cinco ou seis vezes o tamanho normal, como se fosse uma bexiga cheia de água. E para emagrecer, essas células precisam murchar e encolher. O plano alimentar da nutricionista é baseado na descoberta de que alguns alimentos podem acelerar este processo de "esvaziamento" das células de gordura.

Veja quais são os nutrientes que podem ajudar a queimar gordura e não podem faltar na sua dieta:

Cálcio - Evidências científicas apontam que uma dieta rica em cálcio permite a queima de mais calorias por dia. O que acontece é que o cálcio liga-se aos ácidos biliares e aumenta a quantidade de gordura excretada através do intestino. Isso significa que ao invés de armazenar a gordura, ela é excretada em maior quantidade. Alimentos ricos em cálcio: queijos, iogurtes, peixes, como salmão, espinafre e brócolis;

Ômega 3 - Encontrado em peixes, grão de bico, abacate e nozes, estudos sugerem que ômega 3 pode contribuir para a perda de peso. Isso porque ajuda manter os níveis de açúcar no sangue, inibindo o armazenamento de caloria como gordura, estimulando a glicose a ser armazenada nas células musculares, não nas de gordura e aumentando a termogênese, que é a produção de calor pelas céelulas dentro do corpo e que faz com que a gordura seja utilizada como combustível e as calorias queimadas;

Carboidratos fermentáveis - São alimentos como feijão, milho, lentilha, arroz integral e aveia. Eles estão associados a armazenar pouca gordura após as refeições;

Astaxantina - é um carotenóide de coloração avermelhada e um dos principais antioxidantes presentes em organismos marinhos como algas e peixes. É ele que dá a cor rosada ao salmão, camarão e lagosta. Estudos apontam que a astaxantina aumenta o uso de gordura como fonte de energia e acelera a queima de gordura durante o exercício.

A ideia é que esses alimentos, que comprovadamente ajudam a queimar gordura, sejam incluídos no cardápio das pessoas que querem perder peso e manter os bons resultados por um longo período.

Regras da dieta:

- Evitar carboidratos ricos em amido depois das 18h, exceto se você pratica exercício físico à noite. Dê preferência ao arroz integral, batata doce, quinua;
- Consumir legumes e salada durante o almoço e jantar;
- Coma a cada duas ou três horas para evitar fome excessiva durante o dia e comer sem controle nas refeições;
- Evite carboidratos brancos, como arroz, macarrão e pão, porque eles dão energia a curto prazo e fornecem poucos nutrientes;
- Faça, pelo menos, 30 minutos de exercícios todos os dias, de preferência pela manhã que é quando você queima gordura de forma mais eficiente;
- Beba água a cada duas horas. Isso porque cada reação química no corpo extraída dos nutrientes dos alimentos que estimulam a queimar gordura precisam de água para dar resultado

------------------------

Nutricionista revela segredos de consultório para a dieta deslanchar.

Seguir um cardápio especialmente montado por um nutricionista é uma mão na roda quando o objetivo é reorganizar a alimentação e, de quebra, perder alguns quilinhos.

Faça uma avaliação nutricional gratuita e receba um cardápio ideal para você. Além de apontar quais alimentos não podem faltar no seu prato, os especialistas em boa alimentação conhecem todas as artimanhas para a dieta deslanchar.

Pedimos para a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, desvendar todos os segredos que garantem o sucesso do seu programa de emagrecimento. Tome nota e veja o ponteiro da balança descer com a maior facilidade.

Opte pelos carboidratos complexos Existem dois tipos de carboidratos: simples e complexos. Entre os participantes dos carboidratos simples, estão glicose, lactose, frutose, sacarose e lactose. Já os complexos são formados pelos amidos e fibras alimentares , inicia a explicação Roberta. (Você sabe qual o papel dos carboidratos?).

 

Ela diz que por serem compostos por pequenas éculas, os carboidratos simples são absorvidos mais rapidamente. Quanto mais refinado o alimento, mais rápido ele será absorvido. Por isso, alimentos ricos em farinha de trigo branca e açúcares, como doces, bolos e tortas, devem ser evitados , alerta a nutricionista. Enquanto isso, os carboidratos complexos garantem uma sensação de saciedade maior.

Sabendo por quais carboidratos optar, então, é possível retardar o aparecimento da fome. Segundo a especialista do Minha Vida, o segredo é investir nos alimentos ricos em carboidratos complexos como pães e arroz na suas versões integrais.

Conte com um cardápio virtual
Se você ainda está dando os primeiros passos da reeducação alimentar, a melhor maneira de fazer sua dieta deslanchar é saber exatamente o que você precisa comer em cada refeição e ter opções de substituição.

Um menu montado por programas alimentares oferecidos por sites, como o programa Dieta e Saúde, se destaca neste quesito. Conheça mais sobre nossos programas alimentares). Cardápios disponibilizados na internet informam como deve ser uma alimentação balanceada, baseada em determinada recomendação calórica , explica a especialista. Mais uma facilidade deste tipo de ferramenta é oferecer opções para você substituir refeições sem errar nos grupos alimentares.

Para que o instrumento seja eficaz, Roberta lembra que é importante ser participativo, mantendo contato com a equipe nutricional do programa alimentar. Eles esclarecem qualquer eventual dúvida que você tenha. Além disso, quanto mais familiarizado com o programa, mais fácil atingirá seu objetivo , incentiva.

Cerque-se de aliados
Pense em uma situação de emergência: bateu aquela fome entre uma refeição e outra e você precisa recorrer à sua despensa ou geladeira. Nelas, seria melhor encontrar opções de lanchinhos saudáveis ou tortas, chocolates e salgadinhos? Certamente, estar munido de aliados da dieta facilita sua vida e faz você eliminar os quilinhos extras deforma mais prática. (Acerte na hora de encher o carrinho).

Confira a lista de alimentos imprescindíveis na sua cozinha, montada pela especialista.

- Iogurte de frutas light: além de conter poucas calorias, é um alimento rico em cálcio.
- Frutas: uva, morango, melancia, melão, ameixa. A variedade delas se compara com a quantidade de nutrientes que todas oferecem. O baixo valor calórico é somado à praticidade delas, que duram até uma semana na geladeira. Fazer delas sucos naturais é mais uma variação saudável.
- Legumes: crus, cozidos ou grelhados, eles são práticos de serem preparados e ótimas opções para matar a fome. Ricos em vitaminas e minerais dão uma força para a dieta e turbinam a saúde.
- Verduras: todas as folhosas apresentam baixíssimas calorias. Junto com os legumes, elas vêm bem a calhar no jantar.
- Barrinhas de cereais: campeãs da praticidade, elas servem não só para o lanche em casa, como também no escritório ou na academia.

Estipule metas incentivadoras
Nada de se cobrar demais e criar expectativa excessiva em cima da balança. O truque certeiro é traçar pequenas metas ao longo do emagrecimento. Uma pessoa que deseja perder 10 quilos pode estipular datas para eliminar dois quilos por vez. Conforme for alcançando tais objetivos, conquista o incentivo para seguir adiante, rumo à meta final , exemplifica Roberta Stella.
Atente para as armadilhas deste segredo, porém. A nutricionista lembra que as conquistas não devem ser recompensadas com alimentos muito calóricos como presentes. Um excesso alimentar coloca todo o esforço em risco , lembra. (13 maus hábitos que azaram sua dieta).

Além das calorias, controle o índice glicêmico
Você pode ainda não estar muito familiarizado com ele, mas o índice glicêmico é mais um indicador nutricional que pode te dar uma força na hora de eliminar uns quilinhos. Um programa alimentar com redução de calorias e baseado em alimentos com baixo índice glicêmico é um bom meio para perder peso , garante Roberta.

O índice mede a velocidade com que os níveis de insulina aumentam em resposta à rapidez com que a glicose entra na corrente sangüínea. Em outras palavras, o índice revela a velocidade com que cada alimento será absorvido pelo organismo.

Divididos em baixo, médio e alto índice glicêmico, os alimentos mais indicados para quem está de dieta são aqueles que retardam a sensação de fome. Ou seja, os de baixo índice glicêmico, como frutas, verduras e legumes. Saiba mais sobre índice glicêmico e confira a tabela com os valores dos alimentos .

Mas, atente ao inconveniente do truque. Alimentos ricos em gordura podem apresentar um baixo índice glicêmico, já que o tempo de esvaziamento gástrico é maior , alerta a especialista. Por isso, é fundamental aliar a observação de índice glicêmico às outras características nutricionais dos alimentos, como qualidade dos nutrientes e número de calorias.
-------------------------

Dicas de dieta da nutricionista da Fergie e da Drew Barrymore!.

Quando o assunto é dieta, eu tenho várias fraquezas - uma delas é massa, principalmente agora no inverno. Estava lendo uns blogs e sites por aí e parei num artigo pequeno com dicas de Kim Snyder, nutricionista de famosas como Fergie e a Drew Barrymore.

Não gosto de fazer dieta, gosto de comer certo e o programa da Kim é assim. Ela é brilhante.

Aqui vão as dicas de Snyder pra um corpinho melhor — que pode resultar numa pele melhor!

Nunca deixe de comer aquela saladinha que oferecem de entrada nos restaurantes. E coma em casa, também! A salada é mais saudável que outros tipos de entrada e, além disso, as fibras dos vegetais crus vão ajudar na sensação de saciedade e prevenir a comilança na refeição principal.

Não beba líquidos durante as refeições, porque isso pode prejudicar a digestão. Prefira tomar água antes e depois de comer.

Coma frutas quando estiver de estômago vazio, ou antes das refeições, nunca como sobremesa.

Tome pró-bióticos, como os yakult, porque ajudam a controlar a vontade de comer açúcar e melhoram sua pele.

Kim Snyder também é conhecida pelo seu smoothie desintoxicante, feito de frutas e vegetais.
Suas clientes são viciadas na bebida, chamada de Smoothie Verde Brilhante. Snyder jura que a bebida ajuda até a diminuir olheiras (e dizem que tem um gosto melhor do que a gente pensa).

Ela sugere que você beba o smoothie no café da manhã e como lanche da tarde. A receita pede ingredientes orgânicos:

No liquidificador, misture 1 1/2 copos de água com 1 pé de alface picada e 3/4 de folhas de espinafre. Adicione 1 pêra e 1 maçã picadas, e 3 ou 4 pedaços de aipo. Liquidifique. Depois que estiver bem misturado, adicione um pouco de salsa ou coentro picados, a gosto. Por fim, adicione 1 banana picada e suco de meio limão, liquidifique novamente e está pronto.

Olha, qdo eu fiz a dieta no início desse blog, eu tomava os tais probióticos e a dieta tava dando mto certo. Só não vingou pq eu fiquei doente...

As dicas são mto boas. Acho que vou seguir todas. Agora, esse smoothie... acho que não.
E vc? O que tem feito pra perder os quilinhos a mais?
-------------------------

DIETA DOS PONTOS.

Par receber diariamente um cardápio balanceado e iniciar sua reeducação alimentar, assine o Bem Leve e tenha dicas nutricionais online à sua disposição

Dieta da lua, do abacaxi, da sopa, dos três pulinhos... sempre tem alguém pronto para indicar aquela receitinha mágica para acelerar a perda de peso, não é mesmo? Como cada um que conta aumenta um ponto, as fórmulas milagrosas ganham novos ingredientes e conseguem sempre espaço nas capas de publicações (nem sempre confiáveis.

Foi assim que a Dieta dos Pontos, um método que dá notas para cada tipo de alimento em vez de levar em conta apenas suas calorias, se tornou popular e conquistou adeptos. Mas será que dá para confiar?

O principal problema é que, depois que se mostra uma maneira de emagrecer, abre-se espaço para que cada pessoa altere a forma de seguir a dieta. Mesmo que a nutricionista responsável afirme que o cardápio só pode ser seguido por uma ou duas semanas, há quem passe a adotar dietas restritivas como estilo de vida.

Doenças como hepatite, anemia, desnutrição e hipovitaminose carência de vitaminas estão intimamente relacionadas com a má alimentação. Até distúrbios normalmente ligados aos obesos, tais como hipertensão e diabetes, também podem atingir as pessoas que vivem eternamente de dieta.

Segundo a nutricionista Thais Siqueira, a Dieta dos Pontos é baseada em um cálculo das necessidades energéticas diárias da pessoa. Esse total de calorias é dividido por um valor padrão – em torno de 3,6 – que é equivalente a 1 ponto. a partir daí, é possível chegar ao total de pontos que a pessoa precisa por dia.

Parece bom, não? A questão é que, como não está regida pelos princípios da reeducação alimentar, a Dieta dos Pontos pode virar uma arapuca para a saúde. "Não leva em conta a qualidade da alimentação: o que interessa são apenas as calorias ingeridas no dia. Para facilitar, são estabelecidos pontos para todos os alimentos baseados também apenas nas calorias de cada alimento, explica.

Já deu para perceber como é fácil se perder no meio tantas facilidades?

Funciona assim: se uma pessoa precisa consumir 26 pontos diariamente, ela pode tanto equilibrar a alimentação e comer de forma saudável, quanto passar o dia ingerindo doces e frituras dentro da cota.

Quem segue direitinho a quantidade de pontos estabelecida pode até emagrecer, mas não necessariamente perderá gordura, afirma Thaís. Como consultora de nutrição, eu não recomendaria este tipo de dieta de forma alguma. Não é possível comparar um bombom com muitos bagos de uva, por exemplo.

O tipo de caloria é diferente, o bombom fornece muita gordura, o que não acontece com as uvas. No entanto, elas não poderiam ser consideradas substitutas na dieta dos pontos, explica a nutricionista, sócia-administrativa da Dhamma Consultoria em Nutrição, Saúde e Alimentação.

A nutricionista Flávia Ramos, consultora do Bem Leve, também reprova a dieta: "A pessoa pode até perder peso, mas não vai reeducar seus hábitos. A tendência depois que acaba a Dieta dos Pontos é que se volte a comer como antes, o que leva ao efeito sanfona. Além disso, pode haver uma neurose na contagem de pontos que também não é nada saudável.

Para uma nutrição de qualidade, é preciso evitar alimentos gordurosos, dar preferência aos grãos integrais e consumir muitas frutas, verduras e legumes, além de buscar um equilíbrio entre a ingestão dos nutrientes.

Não vale a pena pôr a saúde em risco. Fazer dieta sem orientação, deixando de lado os princípios da reeeducação alimentar, pode causar aumento do perfil lipídico do sangue, o que eleva as taxas de colesterol e triglicerídos, um perigo para o coração.

Falta de qualidade alimentar provoca mau humor, fraqueza e fadiga. Quem acha mais fácil seguir o método de pontos deve ter acompanhamento com um nutricionista ou médico de confiança, finaliza Thais, que também é especialista em Obesidade e Emagrecimento.
---------------------------

Nutricionista revela regime de Juliana Paes.

Após gravidez, atriz fez dieta sem glúten para perder peso

Mesmo sem se preocupar em perder peso rapidamente apos dar à luz seu primeiro filho, Pedro, em dezembro de 2010, neste ano a atriz Juliana Paes desfilou com silhueta bem mais enxuta. Tudo graças à dieta sem glúten elaborada pela nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia.

Em junho deste ano, Andrea conversou com o R7 sobre o regime da atriz. Na entrevista, a nutricionista contou que o objetivo do regime era desinflamar o organismo, antioxidar, colocar as células para queimar gordura, limpar o sangue e, principalmente, o intestino.

- No cardápio estão presentes carboidratos com baixa carga glicêmica (pouco teor de açúcar), muitos grãos, fibras, frutas e, principalmente, proteínas magras – peixe, frango e ovo.

Do menu de Juliana foram eliminados os alimentos que geravam inflamação no organismo dela.

- O glúten possui dificuldade para ser digerido. Ele cola no intestino, aumentando as bactérias e impedindo absorção de muitos nutrientes, já que são as paredes as responsáveis por esta captação.

A má absorção de alguns componentes pode dificultar a produção de serotonina, que dá a sensação de felicidade, podendo modificar o paladar e, principalmente, a vontade de comer doces.
------------------------------

Melhores dietas indicadas por top nutricionistas.

O nutricionista é um especialista em comida e nutrição. Mas não faça de você mesma sua própria nutricionista, ou seja, sempre que for iniciar um novo regime ou dieta deve-se procurar orientação e acompanhamento de um profissional.

Hoje em Dia trás uma as melhores experiências dietéticas registradas por alguns dos mais renomados nutricionistas dos Estados Unidos. Baseadas em seus conhecimentos em experiências com milhares de pacientes, eles nos deram algumas dicas importantes e surpreendentes. Confiram!

Coma somente quando você tiver três coisas: prato, mesa e cadeira. Quando você come com um prato, sentada em uma mesa, você estará mais cuidadoso e irá naturalmente comer menos e sentir-se mais satisfeita. Isso significa que deve-se evitar comer na frente da geladeira, deitada ou dirigindo!.
Dawn Jackson Blatner, nutricionista, autor de The Flexitarian Diet

Nunca diga nunca. Em vez de cortar ou rejeitar sua comida preferida completamente, tente um plano de alimentação balanceada. Eu olho para essas comidas usualmente, "algumas vezes e raramente.

Mas não há nada como um "nunca". Se você se alimenta durante seu dia com vegetais, frutas, grãos integrais, proteínas de soja e poucas gorduras, um pouco de queijo ou um pedaço de chocolate não vai prejudicar em nada sua dieta.
-Ellie Krieger, nutricionista, autora de So Easy: Luscious Healthy Recipes for Every Meal of the Week and host of Food Network's "Healthy Appetite"

Pense antes de beber. O número de calorias em coquetéis pode realmente descontrolar toda sua programação dietética e manter-se em vários dias no seu corpo. Escolha drinques simples como uma dose de vodka e três de suco de frutas como uva, laranja ou cereja e sem açúcar, pois você não quer sair com uma pança do bar, quer garotas?
-Carolyn O'Neil, nutricionista universitária, co-autora de The Dish on Eating Healthy and Being Fabulous!

Preocupações e multi-tarefas enquanto está comendo pode ser prejudicial, especialmente se você está tentando perder peso. Pense em comida como nutrição, combustível e algo agradável. Se é hora da refeição, então faça aquele momento como realmente hora da refeição, pelo menos por 10 minutos.

Pare e examine o que você está comendo. Saboreie cada mastigada. Pessoas que fazem isso sempre sentem-se satisfeitas por mais tempo e com menor quantidade de comida, além de atingirem suas metas dietéticas de uma forma mais rápida.
-D. Milton Stokes, PhD em Nutrição, consultor do Conselho de Connectituct e co-autor of Flat Belly Diet for Men.

Você já ouviu isso um monte de vezes, mas porque isso é realmente necessário. Comece seu dia com um bom café da manhã. Você não pode movimentar seu carro sem gasolina, e você não pode movimentar seu corpo sem comida!
-Keri M. Gans, nutricionista, consultora de Nutrição, palestrante, e autora de The Small Change Diet

Faça sempre lanches como mini refeições. Combine barrinhas de proteínas com complexos de carboidratos, incluindo grãos integrais, pães, frutas e vegetais para se sentir saciada por um tempo maior entre as refeições.
-Elizabeth M. Ward, nutricionista, autora de Expect the Best, Your Guide to Healthy Eating Before, During, & After Pregnancy.

Coma castanha no começo do dia para economizar calorias no final. Um estudo mostrou que mulheres que incluíram um punhado de amêndoas no início do dia como parte de sua dieta de calorias controladas, perderam mais peso e permaneceram sem eles por mais tempo do que as que não fizeram.

Pesquisadores pensam que amêndoas, possivelmente devido suas fibras, devidamente mastigadas e sua gordura saudável, ajudam a produzir mais o hormônio da satisfação, o que ajuda a manter sua sensação de satisfeita por mais tempo.
-David Grotto, nutricionista, autor de 101 Optimal Life Foods

Troque espaguete por espaguete de abóbora. De pouquinho em pouquinho você evita 180 calorias e ajuda na entrada de potássio para seu organismo, contra a retenção de líquidos e também contra a pressão alta, assim como em grande quantidade de vitamina A, a que melhor ajuda contra o envelhecimento e para o sistema imunológico.
-Cynthia Sass, nutricionista, co-autora The Ultimate Diet Log

Quer cortar as calorias do tempero de sua salada pela metade?

Misture igualmente a quantia do seu molho pronto para salada com uma rica porção de vinagre balsâmico. Se você não gostar da coloração escura, como marrom escuro, você pode usar vinagre balsâmico branco. Para molho asiático de gengibre, deve-se cortar calorias com vinagre de arroz.
-Bonnie Taub-Dix, nutricionista, especialista palestrante nacional da Associação Americana de Dietas e Perdas de peso de Nova York.

Obedeça sua voz da consciência quando ela diz para você parar se já está satisfeita e para você comer se sentir fome.

Nós devemos frequentemente comer quando o relógio diz que é a hora e saber parar quando o prato que nos servimos já está vazio.
-Tara Gidus, nutricionista, A Diva" da Dieta na TV e no The Daily Buzz.
------------------------


Dietas e Dieta

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info