Dieta

------------------------

dieta para criança.

Criança não deve fazer dieta', diz médico americano
Crianças com sobrepeso não devem ser fazer dieta, de acordo com o médico clínico-geral Richard White, da Divisão de Medicina Interna e Medicina da Família da Clínica Mayo, em Jacksonville, Flórida (EUA).

Para ele, apesar de os pais não serem os únicos culpados pelos altos índices de obesidade infantil, é fundamental que a família adote um estilo de vida saudável para ajudar os filhos.

O IBGE mostrou aumento de mais de 200% na incidência de sobrepeso entre crianças de cinco a nove anos nas últimas três décadas. Para especialistas, o quadro brasileiro é comparável à epidemia de obesidade nos EUA.

Em entrevista à Folha, White fala sobre estratégias para prevenir o sobrepeso entre crianças.
Crianças com sobrepeso ou obesidade podem fazer dieta para emagrecer?

Richard White - Elas não devem fazer regime como os adultos, exceto em circunstâncias extremas. É melhor encorajar os pais a adotar um estilo de vida saudável, incluindo alterações nos tipos e nas quantidades de alimentos oferecidos às crianças. Com mudanças certas e atividade física regular, a maioria das crianças será capaz de chegar a um IMC (índice de massa corporal) saudável aproveitando o potencial de crescimento.

Quais são os riscos de a criança fazer dieta restritiva?

O principal problema são as deficiências de nutrientes e de vitaminas importantes para o crescimento. A dieta só deve ser indicada em caso de IMC muito alto ou quando há evidência clínica de pressão alta ou colesterol.

------------------------

Crianças de dieta: como fazer sua filha ficar saudável sem sofrimento.

Crianças de dieta: como fazer sua filha ficar saudável sem sofrimento
Jujuba, bananada, pipoca, cocada, queijadinha, sorvete, chiclete, sundae de chocolate...". Apesar de Marisa Monte cantar "não é proibido", é sempre bom evitar. As guloseimas açucaradas e gordurosas são as grandes vilãs da alimentação, tanto para adultos quanto para crianças. Mas são elas que têm maior dificuldade em trocar as delícias engordativas e saborosas pelas mais saudáveis.
— Se a criança tem a motivação dentro de casa, com os pais comendo frutas e saladas, ela vai entrar no mesmo esquema. Não tem jeito: se passar a infância obesa, fatalmente será um adulto obeso — alerta a nutricionista Simone Costa, indicando os alimentos mais nocivos à dieta delas: — Refrigerante e biscoito recheado são os piores, com certeza. Sugiro trocar por suco de fruta e cookies integrais. E o bolo confeitado e recheado pode ser substituído pelo simples.
Nessa luta constante por hábitos saudáveis, reforça Simone, o "é proibido" fica de fora:
— Isso só vai gerar revolta. Equilíbrio é essencial. Nos fins de semana, pode-se abrir uma concessão ou outra.
Com 10 anos, Mariana Torquato, estava 13 quilos acima de seu peso ideal e pré-diabética. Sob orientação médica, a mãe, Paula, equilibrou sua alimentação, eliminando o açúcar, o excesso de carboidratos, as comidas gordurosas e as frituras: "Ela também reaprendeu a comer peixe e verduras. E, com a ajuda da ginástica artística, voltou à boa forma em seis meses. Mariana encarou todo o processo com maturidade".

-------------------------

Alimentação Saudável para Crianças.

Alimentação Saudável para Crianças
3) O leite e seus derivados são fontes muito importantes de cálcio. Entre 500-600 ml por dia é a dose recomendada para estas idades.

● Não tenha medo de dar à sua criança leite gordo. O leite meio-gordo pode ser dado a partir dos dois anos de idade, desde que a dieta geral contenha energia suficiente.

● O leite pode ser uasdo em bebidas, cereais, pudins e molhos

● Queijos curados, queijo fresco ou em creme e iogurtes podem ser excelentes substitutos do leite

● Acrescente queijo ao puré de batatas, pudins flã, esparguete, pratos de ovos, etc

● Utilize queijo em torradas e tostas

● Experimente dar à sua criança um iogurte como sobremesa ou snack entre as refeições

4) Carne, peixe e outras alternativas devem ser consumidos duas vezes por dia

● Bifes de vaca, peru, galinha, carne de porco, empadas de carne, esparguete à bolonhesa ou almôndegas são boas opções.

● Muitas crianças preferem que a carne seja macia e húmida, servida com um molho

● Sardinhas, salmão ou atum esmagados, carnes frias ou patés, são muito bons em sanduíches.

● O peixe num molho branco ou de queijo é muito nutritivo.

● Utilize ovos como acompanhamento, sejam cozidos, estrelados, mexidos ou omoletes.

● Use leguminosas na dieta da criança, como lentilhas, ervilhas, feijão e grão

5) Alimentos "gordos" e guloseimas, incluem azeite, óleos vegetais, açúcar, biscoitos, bolos, chocolate, gelados e sumos. Estes alimentos não devem ser dados em demasia à criança, já que podem comprometer o apetite para outros alimentos mais nutritivos.

Complementarmente, alimentos doces podem contribuir significativamente para cáries dentárias e outros problemas relacionados.

Tente limitar a quantidade de doces que a sua criança come. Ofereça-lhe um doce no final das refeições como sobremesa em intervalos regulares de modo a satisfazer o desejo por açúcar.

-------------------------

Quanto exercício uma criança deve fazer?

Quanto exercício uma criança deve fazer?

Recomendamos 60 minutos por dia de atividades físicas.

Elas precisam aderir a um programa de atividade física regular, como aulas em uma academia ou na escola?

Encorajo os pais a envolverem seus filhos em aulas de esportes, mas entendo que isso não é viável para todas as famílias. Existem alternativas criativas que as famílias podem fazer para se tornarem mais ativas, como dançar ou fazer uma caminhada. As crianças também podem participar de brincadeiras simples, como correr ou pega-pega.

Quando a criança está com sobrepeso, como o pai deve agir? Ele deve falar para o filho que ele está gordo?

Os pais devem falar sobre o que é um peso saudável. Tento não usar o termo "gordo" ou "gordura" porque muitas vezes carrega estigmas sociais e pode ser mais prejudicial do que útil para a criança. É melhor sempre colocar a ênfase na saúde e no impacto que o hábito e as escolhas de estilo de vida podem ter sobre a saúde.

---------------------------


Dieta

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info