Dieta

------------------------

dieta da piramide.

Dieta da Adequação: veja como fazer substituições na pirâmide alimentar
alimentos são agrupados de acordo com seus nutrientes
A pirâmide alimentar é muito importante para orientar sobre as porções permitidas e com que frequência devem fazer parte da Dieta da Adequação. Para o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, a pirâmide ainda facilita a escolha dos alimentos, agrupando-os pela composição de seus nutrientes.

Dentro de cada grupo é possível praticar substituições, respeitando as porções de cada alimento. A quantidade de porções diárias de cada grupo de alimentos é dada de acordo com o total calórico da dieta.
Grãos
1 fatia de pão
1 copo de cereal instantâneo (seco)
4 colheres (sopa) de arroz ou massa cozida

Vegetais
4 colheres (sopa) de legumes cozidos (ex.: cenoura, couve-flor, beterraba)
1 prato (sobremesa) de folhas cruas picadas (ex.: espinafre, agrião, alface)

Frutas
1 fruta média (maçã, laranja, pera)
1 pote pequeno de frutas picadas cruas, cozidas, congeladas ou enlatadas (sem calda)
1 fatia média de mamão, melão ou melancia
1 copo de suco de fruta

Leite e derivados
1 copo de leite ou iogurte
2 fatias de queijo branco
3-4 fatias de mussarela
2 colheres de sopa de queijo ralado

------------------------

A nova pirâmide da Dieta Mediterrânea.

A nova pirâmide da Dieta Mediterrânea

A nova pirâmide da Dieta Mediterrânea apresenta na base os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade na alimentação diária, e nas camadas superiores, aqueles que devem ser consumidos com moderação, reservando-se para ocasiões festivas e excecionais.

Além disso, contém indicações de carácter cultural e social, intimamente ligadas ao estilo de vida do Mediterrâneo, e reflete o número de porções aconselhado para a população adulta saudável, devendo ser adaptado às necessidades específicas de crianças, mulheres grávidas e outras condições de saúde.
-------------------------

Pirâmide Alimentar.

Pirâmide Alimentar
O objetivo da pirâmide alimentar é educar os cidadãos quanto a quantidade adequada de cada tipo de alimento a ser colocado no prato.
O conceito de pirâmide alimentar surgiu na década de 70 com o objetivo de nortear os hábitos alimentares de cada sociedade para que as pessoas pudessem ingerir porções adequadas de cada grupo de alimentos. Assim, elas poderiam ter vidas saudáveis e manter a silhueta esbelta. Então, conheça aqui um pouco sobre a pirâmide alimentar para começar a se alimentar corretamente.

Grupos de Alimentos
Na pirâmide alimentar antiga, havia 8 grupos de alimentos, sendo eles os carboidratos, as frutas, as hortaliças, o leite e seus derivados, as carnes, as leguminosas, os doces e as gorduras.

Tais alimentos eram dispostos em forma de pirâmide, sendo que os carboidratos, que vinham na base, deveriam ser os mais consumidos enquanto o topo, que continha os doces e as gorduras, teriam que ser os menos ingeridos pelas pessoas saudáveis por causa de suas funções.
As funções desses grupos eram: carboidratos eram os energéticos e tinham que ser consumidas entre 5 e 9 porções por dia. Os reguladores, formados pelas frutas, hortaliças e leguminosas, estavam no segundo e no terceiro níveis, pedindo entre 3 e 5 porções diárias.

O quarto, o quinto e o sexto níveis eram formados pelas proteínas contidas no leite e seus derivados, nas carnes e nos ovos e também nas leguminosas, que tinham o consumo variando entre 1 e 5 porções. Por fim, estavam os energéticos extras, formados pelas gorduras e doces, que precisavam ser ingeridos em menores quantidades, de 1 a 2 porções.

-------------------------

Pirâmide Alimentar Brasileira.

Pirâmide Alimentar Brasileira
Em 26 de dezembro de 2003, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulou a pirâmide alimentar brasileira pelas Resoluções RDC 359 e 360. Ela é dividida de acordo com a pirâmide antiga, ou seja, é dividida em 8 grupos principais que são empilhados em 4 andares de acordo com as suas funções: energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras.

Porém, sob a base da pirâmide, há o anúncio: "Faça atividades físicas regularmente" e no grupo dos carboidratos, avisa-se que se forem consumidos os produtos integrais, a vida será mais saudável.

A função principal das pirâmides alimentares é regular a forma das pessoas se alimentarem a fim de que tenham vidas mais balanceadas e saudáveis, aproveitando tudo o que os alimentos podem nos proporcionar de modo variado e gostoso. Por isso, não importa qual a pirâmide você escolher para se alimentar, contanto que compreenda a função de cada tipo de alimento.

---------------------------


Dieta

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info