Chá e Chás

------------------------

Receita de chá para emagrecer.

Receita de chá emagrecedor para você preparar em casa

Verde, preto, branco, de camomila, erva cidreira, erva doce e hortelã. Estes são os chás mais consumidos no Brasil. Além da variedade de sabores, a bebida não contém gorduras nem calorias e apresenta nutrientes importantes para a saúde, pois favorecem as funções do organismo. Basta escolher o sabor e aproveitar a bebida para se aquecer nos dias frios.

O conhecido chá verde possui efeito antioxidante, sendo capaz de neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti Lívia Nogueira, a bebida ajuda, ainda, na prevenção de doenças cardíacas e circulatórias, ativa o sistema imunológico, auxilia na desintoxicação do organismo e na prevenção de cáries dentárias. "O chá verde é um aliado das dietas de emagrecimento, pois diminui a absorção de gorduras pelo organismo", afirma Lívia.

Além de atuarem também como antioxidantes, os chás branco e preto ajudam a promover o fluxo sanguíneo saudável, prevenindo o acúmulo de gordura nas artérias. Já o chá de camomila e de erva cidreira são utilizados como calmantes. A camomila auxilia na digestão e no alívio de cólicas menstruais e o chá de hortelã, com ação refrescante, estimula a digestão. Já a erva-doce ajuda a aliviar irritações no estômago.

De acordo com a nutricionista, o chá natural, feito a partir da planta, traz mais benefícios à saúde do que o chá vendido em sachê, já que este contém diversas partes da planta, o que prejudica sua eficácia. Os famosos chás preto, branco e verde são encontrados, normalmente, na forma de folhas desidratadas e contêm os mesmos benefícios dos naturais.

Confira a receita de chá para reduzir medidas e melhorar a saúde:

Chá emagrecedor
Chá verde – 1 colher (chá) das folhas
Chá preto – 1 colher (chá) das folhas
Gengibre – 1 colher (chá) de gengibre ralado
Canela – 1 unidade de canela em pau
Ferva os ingredientes em um litro de água e beba ao longo do dia. Todos os ingredientes auxiliam na queima de gorduras.

------------------------

Chá de abacaxi ajuda a emagrecer.

Com apenas 40 calorias por copo, o chá de abacaxi é diurético, dá adeus à retenção de líquidos e, de quebra, afina a cinturinha. Anote a receita e aproveite

Ingredientes
- Cascas de ½ abacaxi (cortadas em pedaços menores)
- ½ abacaxi (cortado em cubos pequenos)
- 1,2 litro de água
- 1 sachê de chá-preto
- Adoçante sucralose a gosto

Modo de fazer
Ferva as cascas em 1 litro de água, por aproximadamente 10 minutos. Espere esfriar e descarte-as (opção mais leve) ou bata-as no liquidificador e coe (opção mais forte e mais nutritiva e eficiente). Reserve. Prepare o chá-preto adicionando ao sachê os 200 ml de água fervente e espere esfriar. Misture essas duas preparações somente quando ambas estiverem na temperatura ambiente. Depois disso, acrescente o abacaxi cortado e o adoçante a gosto e leve para gelar.
-------------------------

Dicas de chás que ajudam emagrecer até 8kg receitas infaliveis!.

Ficar em forma, com o corpo esbelto e a barriga chapada. Sonho? Não quando pensamos em ter uma alimentação balanceada, uma rotina de exercícios físicos e, acima de tudo, quando apostamos nos aliados certos. Os chás, por exemplo, podem ajudar a emagrecer! Confira as receitas:
SECA TUDO
Misture, na mesma proporção, as seguintes ervas: hibisco, bugre, cavalinha, fucus, cáscara-sagrada, pau-tenente e chá verde. Ferva todas elas em 1 litro de água. Coe e tome 4 vezes ao dia
2 SACIA A FOME POR MAIS TEMPO
Prepare um suco com 5 cm de raiz de gengibre e ¼ de limão. Adicione ½ litro de água, 1 pitada de noz moscada, 4 cravos-da-índia e 1 canela em pau. Deixe ferver por alguns minutos e ele estará pronto para ser consumido. Beba 30 minutos antes das principais refeições.
3 ACABA COM A RETENCAO DE LIQUIDOS
Ferva 2 colheres de sopa de ramos frescos de cavalinha picados e ½ litro de água. Tome duas xícaras de chá por dia
4 ELIMINA A GORDURA
Corte 1 berinjela e deixe mergulhada em 1 litro de água na geladeira por uma noite. Na manhã seguinte, coe e misture a parte líquida com o suco de 2 limões. Tome durante o dia.
5 ELIMINA TOXINAS
Em uma xícara de água quente, coloque 1 colher de chá de folhas secas de chá verde. Tampe e deixe descansar por 3 minutos. Coe e tome 4 xícaras por dia.
6 REDUZ INCHACO
Leve ao fogo, 2 colheres de chá de folha seca de hamamélis e 1 xícara de chá de água. Quando começar a ferver, marque mais dois minutos e, só então, desligue o fogo. Coe e tome 1 xícara por dia, sem adoçar
7 ACELERA O METABOLISMO
Ferva 1 colher de sopa de cabelo de milho em 1 litro de água. Coe e beba 4 xícaras por dia.
8 DIMINUI A BARRIGA
Ferva 2 colheres de sopa de folhas e raízes frescas de salsa, 1 colher de sopa de sementes frescas de erva-doce e 1 litro de água. Coe e tome 1 xícara a cada 6 horas.

-------------------------

Chá para Emagrecer eliminar gordura.

Está gordinha(o) e gostaria de perder peso? Confira a receita deste chá de folhas que vai te ajudar a eliminar gordura.

O chá de folhas da árvore da azeitona é três vezes mais eficaz do que o chá verde: você perde 6 quilos e 10% da circunferência abdominal. Saiba como fazer esse chá, a Abril te ensina a fazer a receita.

Chá de folhas da árvore da azeitona
Considerado 300% mais poderoso que os chás verde, possui quase o quadrúplo (!) de potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco. Segundo pesquisas realizadas pela Universidade Metodista de Piracicaba, tais elementos garantem alto poder antioxidante e estimulam o metabolismo a eliminar gordura.

Diferencial do chá
Mais do que ajudar na eliminação dos quilos extras, o chá de oliveira age especialmente nas gorduras acumuladas na região abdominal. Assim, ao ingerir de três a quatro xícaras dele por dia, a pessoa consegue, num prazo de dois a três meses, reduzir em até 10% sua circunferência abdominal e perder, em média, 6 kg. Desde que, claro, combinando a bebida com uma alimentação saudável.

Receita – Como preparar o chá?
Ferva um litro de água (não use alumínio). Ao levantar fervura, despeje um punhado (o tamanho da sua mão) de folhas secas de oliveira. Ferva mais um minuto, deixe esfriar e coe.
Faça um chá fresco sempre a cada dia.
Não use adoçante.
Você pode também diversificar o sabor do seu chá adicionando algumas folhas de hortelã ou cascas de abacaxi. Isso não altera seus benefícios!
Onde achar
Você acha o chá em casas de produtos naturais ou grandes mercados. Ligue para (11) 2976-2763 e pergunte onde encontrar a erva na sua região. Custa cerca de R$ 2 a embalagem com 30 g (rende uns nove litros).

Contra-indicação
Gestantes e lactantes não devem consumir a bebida.

---------------------------

Cha para Emagrecer Gengibre.

Chá de Gengibre para Emagrecer

O chá de gengibre é diurético, o que auxilia a reduzir a retençao de liquidos e ajufa a emagrecer;

INGREDIENTES:

1 litro de água
Gengibre descascado e picado (cerca de 6 cm)

COMO PREPARAR:
coloque o gengibre para ferver na água por 2 minutos, depois de fervido, desliguar o fogo e tapar o caneco durante 15 minutos, depois é só coar e guardar na geladeira.

COMO USAR:

Beber 5 xicaras por dia , sempre após das refeições.

Obs: Pode beber quente ou frio.

------------------------------

RECEITA Chá Mate para reduzir colesterol, diabetes e provocar emagrecimento.

Chá Mate reduz colesterol ruim, diabetes e provoca emagrecimento - Globo Repórter

Nesta sexta-feira o globo repórter falou das propriedades da erva mate no combate ao coleterol, diabetes, envelhecimento e obesidade.

Tomar chá mate é comprovado em laboratório que está trazendo saúde para seu corpo.
Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, durante 3 anos, investigaram as propriedades e efeitos da erva mate.
250 voluntários com problemas de diabetes e colesterol participaram da pesquisa.

Receita do Mate:

2 colheres (sopa) de mate tostado
350ml de água

Colocar a água em uma chaleira. Quando ela começar a chiar é o momento de usar a água, pois não deve deixar ferver.
A água precisa ficar em torno de 90 graus.
Colocar o mate em um copo e acrescentar a água em 90 graus.
Tampar o copo com um pratinho e deixar descansar por uns 10 minutos.

Os voluntários tomaram da seguinte forma:

1 litro de chá por dia feito com mate tostado dividido em 3 xícaras 10 minutos antes ou durante as principais refeições.

Ele tem um sabor um pouco amargo, mas com o tempo você se acostuma.

Usar a erva verde ou tostada, usar o chá quente ou gelado... de todas as formas a erva mate mantém as propriedades que combatem o coleterol e a diabetes, mas os pesquisadores não sabem dizer a proporção da redução já que os testes foram feitos apenas com o chá tostado e quente consumido junto com as principais refeições.
A pesquisadora Brunna Boaventura informa que a erva mate junto dos alimentos vai inibir a absorção do colesterol.
O organismo vai absorver menos gorduras.

O coordenador da pesquisa da UFSC Edson Luis da Silva, informa que também potencializa o efeito do remédio porque os dois possuem efeitos diferentes. Enquanto o medicamento diminui a produção de colesterol pelo organismo, o mate diminuia absorção do coleterol nos alimentos.
Ele também informa que o mate acelera o metabolismo podendo provocar emagrecimento.

A erva mate, tem um número de propriedades antioxidantes ainda maior que o chá verde.

A pesquisadora Graziela Klein informa que o mate baixa a glicose e consequentemente melhora o diabetes. Reduz as complicações causadas pela diabetes como doenças cardiovasculares, problemas na visão, doenças renais, problemas nos nervos.

A principio qualquer pessoa pode fazer uso do erva mate, mas algumas pessoas mais sensíveis pode apresentar efeitos colaterais como dor de estomago, irritação na boca, insônia e taquicardia.
------------------------

Receita de chá verde para emagrecer

6 colheres (sopa) de ervas de chá verde (banchá)

maçã verde para decorar

3 colheres (sopa) de mel

1 maçã verde média

Coloque 1.200 ml de água numa panela e leve ao fogo por 9 minutos, ou até ferver. Retire do fogo, incorpore as ervas, tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos. Em seguida, coe o chá, usando uma peneira sobre um recipiente com tampa.

Tampe e leve à geladeira por 2 horas. Passado esse tempo, lave a maçã, parta ao meio, elimine o pedúnculo e as sementes com o miolo.

Pique e coloque no liquidificador. Acrescente o chá gelado e o mel e bata por 1 minuto. Distribua o chá nos copos e decore com maçã verde.
------------------------

CHÁ EMAGRECE MESMO?.

Já é comprovado que existem algumas ervas que são utilizadas para fazer chás que favorecem o processo de emagrecimento, por terem propriedades diuréticas, desintoxicantes, laxativas e que diminuem a ansiedade, além de acelerar o metabolismo e a queima de gordura.

Mas, se você está interessado em emagrecer e busca no chá a solução de seus problemas vá com calma: existem chás específicos para a tarefa, e eles não tomam o lugar de alguns alimentos. A bebida deve ser unida à alimentação saudável, pois só assim o corpo terá os nutrientesque ele precisa ? como fibras, carboidratos e vitaminas. Portanto, o uso do chá deve servir como um complemento.

ALGUNS CHÁS QUE AJUDAM A EMAGRECER E FAZEM BEM À SAÚDE:

- CHÁ VERDE E CHÁ BRANCO: possuem altas concentrações de antioxidantes, acelera o metabolismo, ajuda a diminuir o tecido adiposo. Estudos também demonstram um aumento no gasto calórico.

- CAVALINHA: rica em sílica, potássio e cálcio, possui excelentes propriedades digestivas, depurativas e diuréticas;

- HORTELÃ, CAPIM-LIMÃO, CAMOMILA, MELISSA E JASMIM: geralmente indicados como calmantes, para relaxar e para que haja uma diminuição na ansiedade.

- CHÁ-MATE: possui algumas substâncias que os chá verde e branco também possuem (polifenóis do grupo das catequinas).

OS FAMOSOS: CHÁ VERDE E CHÁ BRANCO

Segundo a nutricionista Cibele Crispim, apenas o chá verde não resolve. "Se o consumo desses chás não estiver associado a uma dieta saudável e controlada em calorias, não resolve".

O chá branco possui as mesmas propriedades do verde, pois é tirado da mesma planta (Camelia sinensis), mas apresenta maior poder antioxidante e termogênico (transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação).

Porém, estas diferenças aparecem por causa do modo de produção, como explica Mariana, ?Para a obtenção do chá verde, brotos e folhas são colhidos e colocados para secar ao sol. Em seguida, as folhas são submetidas ao vapor (fumegadas), enroladas e voltam a ser secas por mais dois dias, em média. Já para o chá branco, somente os brotos mais jovens, ainda cobertos por uma penugem branca, são colhidos?.

Na produção do chá branco, os brotos secam naturalmente, sendo menos processados que as folhas do chá verde, garantindo maior concentração de polifenóis. E para manter sua cor característica, retiram-se da árvore apenas os botões fechados.

MITOS E VERDADES SOBRE CHÁS

As nutricionistas Mariana Duro e Cibele Crispim selecionaram alguns mitos e verdades sobre os chás. Fique atento e acabe com suas dúvidas:

VERDADES

1. A utilização de vegetais no auxílio ao tratamento de doenças, conhecido como fitoterapia, é uma forma de tratamento natural, porém, se mal utilizada, pode causar sérios danos ao organismo.

2. Utilize somente plantas que tenham fundamentação científica. Ou seja: que suas propriedades tenham sido estudas e comprovadas pela ciência, em uso medicinal e terapêutico.

3. As ervas não devem ser preparadas em utensílios de metal, pois causam alterações em seus princípios ativos e no seu sabor.

4. Os recipientes indicados são os de vidro, louça ou esmalte.

5. Os chás não devem ser consumidos 24 horas após sua preparação. Passado este período, entram em fermentação.

6. Também não deve ser utilizado o mesmo tipo de chá por mais de 30 dias seguidos, pois o organismo vai responder cada vez menos às substâncias benéficas.

7. Além do verde e branco, o chá mate possui alta concentração de antioxidantes, associados em vários estudos à diminuição do risco de câncer e de doenças cardiovasculares.

MITOS

1. Consumir uma alimentação rica em gordura, carboidratos simples, sem fibras e sem restrições de quantidades e tomar chá emagrecedor (diuréticos, laxativos, que aceleram o metabolismo) que fará com que haja perda de peso.

É mentira porque... A ingestão dos chás com a finalidade de perda de peso tem que ser aliada à uma alimentação equilibrada e saudável.

2. Tomar chá verde após as refeições ajuda a perder peso

É mentira porque... O chá verde realmente faz com que haja queima de gordura, no entanto, deve ser consumido longe das principais refeições (almoço e jantar), pois ele compete com a absorção de alguns nutrientes como o ferro, por exemplo.

Achei muito interessante esta matéria e resolvi postar alguns tópicos, embora ja tenha colocado algumas destas informações anteriormente, é válido sempre lembrar.

-------------------------

receita de chá emagrecedor e benefícios a saúde.

Uma das lutas mais sacrificantes que existe ocorre contra a balança. Perder peso não é fácil, e estar acima dele também é um martírio para muitas pessoas.

Dentre tantas dietas que existem contra a obesidade, vou ensinar uma que é bem eficaz. Ela envolve o consumo de um chá feito á base de gengibre. Tal infusão diminui o apetite e gera uma sensação de saciedade.

Confira uma receita de chá de gengibre para emagrecer e prepare-a em sua casa:

Ingredientes para fazer o chá emagrecedor:

- 5 cm de raiz gengibre
- ½ litro de água
- 1 pitada de noz moscada
- 4 cravos-da-índia
- ¼ de limão
- 1 canela em pau

Modo de fazer o chá emagrecedor:

Prepare um suco de gengibre e limão, depois o adicione em um recipiente com a água e os demais ingredientes. Ferva o chá por alguns minutos e com isso ele estará pronto para o consumo.

Outros benefícios do gengibre são:

- Estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco.
- Na medicina ayurvédica trata obesidade, possui ação na doença asmática, resfriados, slipada (elefantíase) e rinite crônica.
- Poderoso anticoagulante.
- Trata problemas digestivos, circulatórios e dores articulares.
- Excelente remédio para enjôo ou náuseas.
- Fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca.
- Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.
- Na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta.
- Combate os gases intestinais (carminativo), vômitos, rouquidão; tônico e expectorante.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info