Chá e Chás

------------------------

Como preparar o chá verde.

Deixe o chá assentar adequadamente. Quando o chá verde não é adequadamente feito pode ter um sabor muito amargo, por vezes imbebivel. Se possível, use folhas invés dos saquinhos de chá. Ferva a àgua até que comece a borbulhar muito ligeiramente, remova a àgua do lume e aguarde 30 a 60 segundos antes de usar, para que possa arrefecer um pouco. Deite-a num recepiente, vertendo a àgua sobre uma colher de sopa cheia de chá verde, deixe assentar durante pelo menos 5 minutos, depois remova as folhas.

2- Coloque o chá acabado de fazer num bule. Idealmente, deve lavar o bule com àgua quente antes de colocar o chá, para que o chá não arrefeça com a temperatura do bule em si.

3- Quando colocar o chá em multiplas chávenas faça-o em terços, isto porquê a primeira vez que verter o chá este será mais fraco que a última, uma vez que o chá "assenta", para que o sabor seja igualmente distribuido entre cada chavena encha cada uma até um terço e vá rodando. A este método chama-se "verter ciclicamente".

4- Beba o chá verde sem qualquer açucar, leite, ou outros aditivos, o chá verde têm um sabor muito robusto, e se feito adequadamente possuí um sabor delicioso e p´roprio. Se sempre esteve habituado a chá adoçado, irá ter que se habituar inicialmente ao sabor forte do chá verde, não desista, experimente algumas chavenas antes de decidir.

Como saber se consegui preparar o chá adequadamente?
Se tiver um paladar muito azedo, ou a àgua estava demasiadamente quente ou não deixou o chá assentar durante muito tempo.
Se tiver um sabor muito fraco, use mais folhas e deixe assentar mais um minuto.
Sirva o chá como é servido tradicionalmente pelos Chinesês, com bolinhos secos de arroz. Isto porque o sabor dos mesmos não compete com o sabor do chá . Esta é uma das formas adequadas de como preparar chá verde.

------------------------

Dica de como preparar o chá verde a partir da erva.

1. Na hora de preparar o chá verde, não exagere na dose da erva. Use 1 col. (sopa) rasa para 1 litro de água – fica menos amargo. Só depois que você se acostumar ao sabor, acrescente mais uma colher para a mesma quantidade de água.

2. Preparar o chá verde com uma outra erva (fresca ou em saquinho) também melhora o sabor. Pode ser erva-cidreira, hortelã, erva-doce. Ferver a água com um pedaço de casca de abacaxi ou de manga é outra tática para deixar o chá mais gostosinho. Ou, ainda, pingue algumas gotas de limão no chá pronto.

3. Beber o chá em jejum é muito sacrifício? Troque de horário. Deixe para consumi-lo meia hora antes das refeições e duas horas depois. Ou seja, evite tomar o chá de estômago vazio ou muito cheio, diminuindo o risco de sentir enjoo ou azia.

4. Você está tomando algum medicamento? Não o beba o chá sem consultar seu médico.

É crescente a preocupação do consumidor com a saúde. Isso explica o constante investimento da indústria alimentícia em pesquisas de produtos mais leves e saudáveis. O que o consumidor ainda não sabe – e as indústrias esquecem de avisar – é que na lata de aço o alimento não tem conservantes químicos, o que vai diretamente ao encontro das novas tendências de consumo.

Quem cresceu ouvindo que enlatados são sinônimos de conservantes vai se surpreender. Na lata de aço o alimento não tem conservantes químicos, diferentemente do embalado em pet

É crescente a preocupação do consumidor com a saúde. Isso explica o constante investimento da indústria alimentícia em pesquisas de produtos mais leves e saudáveis. O que o consumidor ainda não sabe – e as indústrias esquecem de avisar – é que na lata de aço o alimento não tem conservantes químicos, o que vai diretamente ao encontro das novas tendências de consumo.

Hoje as latas são fabricadas dentro de altíssimos padrões de tecnologia e qualidade, atendendo a todas as necessidades dos mais exigentes consumidores. Uma dona-de-casa preocupada com o bem-estar de sua família deve saber,
por exemplo, que o atum em lata leva óleo vegetal,
sal e é cozido dentro da latinha de aço sem qualquer
aditivo. Ou que o óleo de soja embalado em aço não
precisa de nenhum conservante químico, diferentemente do embalado em PET, que precisa de aditivos químicos para tratamento para a coloração e proteção contra a ação da luz, que oxida o alimento.

Prova do efeito do tipo de embalagem no alimento é a atual discussão sobre os males do filme plástico de PVC, que em contato com alimentos gordurosos pode causar câncer e infertilidade. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou estudo recente que revela a presença de substâncias tóxicas acima do índice permitido nos filmes plásticos.

Para quem cresceu ouvindo que os enlatados são sinônimo de conservantes e sempre foi alertado para não comer esse tipo de alimento pode ser surpreendente descobrir que a lata é a melhor opção em termos de saúde e segurança. Quem diria que comprar na feira o legume fresco e cozinhá-lo na sua própria casa é menos saudável que sua versão enlatada? Pois é: a verdade é que o alimento na lata conserva melhor os nutrientes. Se os mesmos legumes forem cozidos no "fogão lá de casa", esses nutrientes perdem-se na fervura.

Pesquisadores de todo o mundo têm estudado as vantagens das latas de aço. Pesquisa divulgada recentemente pela Universidade de Cornell, dos Estados Unidos, comprovou que os alimentos em embalagem de aço conservam mais propriedades nutritivas. O aço também é barreira contra a luz e o oxigênio, que destroem ou comprometem a integridade de diversos nutrientes.
-------------------------

Como Preparar Chá Verde rápido?.

Não pense que o chá verde pode ser preparado de qualquer jeito. É essencial saber o método de preparo exato para conservar suas propriedades benéficas. Aprenda a preparar o chá verde da maneira correta!
Preparo:
Coloque a água (sem nada) para esquentar e assim que esquentar, apague o fogo. Deve-se esquentar até começar aparecer aquelas bolinhas de ar na água, sem deixar ferver. Desligue em seguida. Use sempre água filtrada. Acrescente a erva do chá verde e abafe com uma tampa por 5 minutos. Deixe a infusão descansar durante esse tempo. Depois é só pegar a sua caneca preferida, coar e beber!
Siga sempre essas orientações de preparo, de tempo e de quantidade de erva chá do verde e de água. Os especialistas aconselham a medida de duas colheres de sopa de erva para um litro de água. Você pode usar também o saquinho de chá, seguindo a proporção de água recomendada pelo fabricante do chá verde. Há quem diga que o chá que vem em saquinho possui qualidade um pouco inferior.

Se você preparar dessa maneira, poderá extrair uma maior quantidade de polifenóis do chá verde que contém um alta concentração de antioxidantes.
O melhor é não adicionar leite ou açúcar. Em sites internacionais, recomendam que não adoce o chá, pois pode fazer com que seus benefícios sejam reduzidos. Se quiser adoçar, adoce com mel ou açúcar mascavo porque são naturais. No Japão, o chá verde é tomado sem nada.

O chá verde deve ser bebido lentamente em pequenas quantidades de cada vez, com paciência. Sinta o sabor, assim como os japoneses fazem. Uma coisa interessante é que no Japão, há lugares que o chá verde é moído até se transformar em um pó fino, prepara-se da mesma forma e, em seguida, usa-se uma espécie de batedor de madeira especial para misturar a solução. Quando o pó parece todo dissolvido, o chá está pronto para ser bebido.
Não reaqueça a bebida! O aconselhável é fazer a quantidade que vai beber e consumir logo em seguida. Beba de três a seis xícaras por dia.
Para uma melhor qualidade no preparo do chá verde, sempre cheque o prazo de validade do chá verde. A erva do chá verde deve ser armazenada longe da luz e em local seco e fresco. Com isso, você garante a preservação de suas substâncias benéficas.

-------------------------

Como Preparar Chá Verde da melhor maneira.

Todos conhecemos os benefícios saudáveis provenientes do chá verde – um chá de origem chinesa caracterizado pelo seu sabor fresco e suave. Para além de um paladar especial, o chá verde está recheado de poderosos antioxidantes, o que requer que a sua preparação seja perfeita, para se poder desfrutar em pleno tudo aquilo que o chá verde tem para oferecer.
O MELHOR RECIPIENTE
A arte de preparar o chá começa com o recipiente escolhido para ferver ou aquecer a água, ou seja, utilizar o micro-ondas para este efeito é desaconselhado. No caso específico do chá verde pode optar por uma chaleira ou, como é importante assegurar que a água não ferva efetivamente, uma pequena panela ou chaleira sem testo é o ideal.
CHÁ VERDE EM FOLHA OU SAQUETA?
É essencialmente por motivos práticos que escolhemos o chá em saqueta em detrimento de folhas de chá, mas a verdade é que estas últimas não dificultam em nada a preparação de um chá, nem diferem muito em termos de preço. No caso do chá verde, a diferença está, sem dúvida no sabor: enquanto as saquetas são preparadas com sobras das folhas de chá verde, o chá verde avulso é composto por folhas inteiras, o que confere um maior e melhor paladar a qualquer chávena de chá. Se optar por preparar um chá verde em saqueta, siga as instruções constantes da sua embalagem.
A QUANTIDADE DE CHÁ
Embora qualquer embalagem de chá contenha informação acerca da quantidade de folhas necessárias para preparar um chá, regra geral, o chá verde requer uma colher de chá para cada chávena. O paladar mais ou menos intenso de um chá verde consegue-se através do tempo de infusão, mas pode também fazer experiências com a quantidade de folhas que coloca no seu chá. É importante não utilizar as mãos para pegar nas folhas de chá verde, recorrendo sempre a uma colher.
A TEMPERATURA DA ÁGUA
A temperatura da água é o elemento mais importante no que toca à preparação de um chá verde. Com características muito próprias, o sabor e o aroma de um chá verde sublime dependem de uma água que não esteja nem muito quente, nem muito fria. Se adicionar água a ferver às folhas do chá verde, esta irá "estragar" as suas melhores qualidades e o resultado será um chá muito amargo. Se adicionar água demasiada fria às folhas do chá verde, esta não terá a temperatura suficiente para delas extrair toda a potencialidade do seu paladar. Regra geral, a temperatura ideal da água utilizada para preparar um chá verde deve rondar os 60°C e os 85°C, ou seja, quando pequenas bolhas começam a formar-se no fundo da chaleira. Se aquecer demasiado a água, deixe-a arrefecer um pouco antes de a deitar sobre as folhas do chá.
O TEMPO DE INFUSÃO
O tempo de infusão é outro fator chave na preparação correta de um chá verde, uma vez que a delicadeza das suas folhas necessita de muito pouco tempo de infusão – entre 1 e 3 minutos apenas – caso contrário pode azedar. Dois minutos de tempo de infusão parece ser o consenso no que toca a preparar uma chávena de chá verde exclusivamente voltada para o sabor; mas se pretende beneficiar, acima de tudo, da ação antioxidante do chá verde, então o tempo de infusão já sobe para 5 minutos.

É claro que o tempo de infusão influencia o sabor de um chá e a apreciação desses sabores pode variar de pessoa para pessoa. Para além disso, diferentes tipos de chá verde requerem diferentes tipos de infusão, por isso, confira sempre as indicações presentes na embalagem. E, claro, não há nada como fazer experiências. Quando em dúvida, saiba que quanto mais fria estiver a água utilizada para preparar um chá verde, mais tempo de infusão é necessário.
OUTRAS RECOMENDAÇÕES
Durante o tempo de infusão, não mexa as folhas do chá, deixe-as simplesmente repousar. Se for um chá verde de elevada qualidade, as folhas irão assentar no fundo da chávena, o que permite beber o chá sem as retirar. Se preferir retirar as folhas antes de beber o chá, vaze o chá para outra chávena, utilizando um passador próprio para o efeito, de forma a recolher as folhas.

Se quiser reduzir a quantidade de cafeína presente no chá verde faça o seguinte: depois de aquecida a água, verta-a sobre as folhas de chá, mas apenas o suficiente para as cobrir; deixe repousar durante 20 segundos e retire; adicione a quantidade de água habitual e prepare o chá verde como o costume.
Se aprecia chá verde gelado, é importante duplicar a quantidade de folhas que normalmente utiliza, uma vez que a água proveniente do gelo irá diluir o sabor.
Por norma, as mesmas folhas de chá verde podem ser utilizadas para preparar uma segunda chávena de chá e, embora esta apresentará níveis mais baixos de cafeína e antioxidantes, não perderá nada em termos de sabor.

Existem vários tipos de chá verde, por isso, se aprecia este género, vai experimentando e saboreando… não se esqueça, porém, que no que toca à preparação de um chá verde, o equilíbrio é tudo.

---------------------------

RAZÕES PARA VOCÊ TOMAR CHÁ VERDE.

Nos últimos anos uma miríade de estudos têm se dedicado a descobrir os diversos efeitos positivos desta bebida verde de mais de cinco mil anos, no corpo humano.

Se você beber entre duas a seis xícaras de chá verde por dia - caso a infusão seja feita corretamente - poderá acumular inúmeros benefícios para a sua própria saúde que, no final das contas, pode resultar em aumento significativo da sua longevidade e qualidade de vida.

Esta é, sem dúvida, a lista mais completa já compilada sobre os benefícios desta agradável bebida esverdeada, apreciada por bilhões de pessoas pelo orbe.

chá verde Na boca
O seu dentista vai negar até o fim, mas a verdade é que o chá verde parece ter efeito inibidor em bactérias que temos na boca combatendo o mau hálito, dor de garganta e cáries. O mesmo estudo mostrou que o chá verde poderia combater também vírus presentes na boca.

chá verde Previne e pode "bloquear" o câncer

Substâncias contidas no chá verde previnem a oxidação das células e combatem os radicais livres sugerindo que ele é capaz de prevenir todos os tipos de câncer. Um estudo em ratos mostrou que o chá verde pode prevenir câncer de cólon em mais de 50% dos casos.

Mas caso o tumor apareça há 80% menos chance de ele ser maligno e seu crescimento também é mais limitado. Cinco ou mais xícaras de chá verde por dia podem cortar pela metade a chance de surgimento de câncer de próstata avançado. Extrato de chá verde também mostrou que pode aumentar a quantidade de enzimas que combatem as células cancerosas.

O chá verde pode ajudar em muitos tratamentos contra o câncer e também previne câncer de estômago. O risco de mortalidade é menor para mulheres com câncer de mama que consomem os antioxidantes do chá verde. Compostos existentes no chá também se mostraram eficientes contra câncer de pâncreas, de esôfago, pulmão, pele...

Ajuda a dormir melhor

Um estudo mostrou que o chá verde pode neutralizar os efeitos neurológicos negativos da apnéia. Ela está ligada ao surgimento de várias outras doenças, dificuldades cognitivas e risco de acidentes. A causa parece estar ligada ao fato de que o chá verde ajuda a evitar a oxidação (e morte) dos neurônios durantes os episódios de falta de oxigênio causado pela apnéia.

chá verde Reduz o risco de derrame

Mulheres que bebem cinco ou mais xícaras de chá verde por dia tem até 62% menos chance de morrer de derrame. Para homens o risco cai para 42%. Mas as diferenças podem residir no fato do estudo haver sido feito com mais voluntários masculinos que fumavam do que mulheres.

chá verde Previne e retarda doença de Alzheimer

As mesmas substâncias que parecem prevenir o câncer no chá verde evitam que se forme uma proteína que cria placas no cérebro e levam à demência chamada de doença de Alzheimer. Experimentos mostraram redução de 54% no acúmulo das placas no cérebro de roedores. Este efeito ocorre, pois compostos presentes no chá verde inibe a atividade de uma enzima que destrói a acetilcolina, uma importante substância encontrada nos neurônios.

chá verde Previne e reduz artrite

Substâncias químicas contidas no chá verde podem bloquear a enzima que destrói cartilagem e leva à dolorosa artrite. O chá deveria ser bebido como profilático para evitar a doença, segundo médicos.

Combate a AIDS

Cientistas japoneses descobriram que um componente químico do chá verde pode evitar que o HIV se conecte a células saudáveis do sistema imunológico evitando que o vírus se espalhe e que destrua as células imunológicas.

chá verde Protege contra doença de Parkinson

Doença de Parkinson é causada pela perda de neurônios produtores de dopamina, que controla os movimentos. Os antioxidantes do chá verde, ao reduzir a oxidação dos neurônios estariam contribuindo para a redução do avanço e prevenção da doença.

chá verde Bom para o coração

Doença cardíaca é a maior causa de mortes em todo o mundo. Um estudo recente descobriu que o chá verde melhora o fluxo sanguíneo e a habilidade de relaxamento das artérias. Estudos também mostraram que o chá verde ajuda a manter saudáveis os níveis de colesterol.

Antienvelhecimento

Os flavonóides contidos no chá verde são conhecidos lutadores contra o envelhecimento. Ao evitar a oxidação celular, mantém as células vivas por mais tempo. O chá verde também combate os radicais livres a inflamação causada pela exposição à luz solar. Devido aos mesmos efeitos antioxidantes, o chá verde possivelmente retarda o processo do envelhecimento da pele em geral como o surgimento de rugas, bolsas sob os olhos, manchas na pele, etc. Estudos mostraram que cremes com chá verde levam a melhorias significativas na elasticidade da pele.

É "mais saudável" que beber água

O chá verde não apenas hidrata você da mesma maneira que a água faz, mas também traz a você todos os benefícios para a saúde que mencionamos acima, e possivelmente alguns outros ainda não descobertos. Mas é claro que você não deve adicionar açúcar para evitar ganhar peso.


SAIBA COMO PREPARAR UM EXCELENTE CHÁ VERDE

De que adiantam todas estas dicas se você não gosta do sabor extremamente amarra-goela do chá verde? Se o sabor do chá verde é insuportável assim, você está fazendo algo muito errado ao prepará-lo. A maneira correta de preparar chá verde é pela infusão:

Deixe a água no fogo até começar a juntar minúsculas bolhas de ar, logo antes da fervura.
A temperatura ideal é de 70 a 80oC.
Nesse ponto coloque a água no recipiente onde a infusão será efetuada e mergulhe a erva.
Deixe a infusão correr por, no máximo, cinco minutos e coe a erva.
Beba o antes possível, sem pressa.

Infusões mais demoradas levarão à liberação excessiva do tanino contido na erva, uma substância amarga. Segundo especialistas a água muito quente ou a infusão muito longa podem levar à evaporação, ou quebra, das substâncias salutares presentes na erva e o efeito benéfico da sua xícara poderia ser reduzido.

A infusão deve resultar em uma bebida de cor verde clara com sabor suave.

Ah! Existem muitos chás por aí (inclusive de saquinhos) que se intitulam "chá verde", mas só tem mato. Se não houver a erva Camelia sinensis, não é chá verde. Compre sempre erva de boa procedência.

------------------------------

Aprenda a fazer um coquetel emagrecedor de chá verde.

De acordo com pesquisas, o chá verde estimula o metabolismo e ajuda no emagrecimento. Esta receita com o ingrediente, retirada do livro "A Dieta dos Sucos" (Publifolha, 2011), da chef Christine Bailey, também inclui maça, limão e gengibre, ingredientes, que, segundo a publicação, podem ajudar a manter a saúde cardíaca, aliviar o estresse e amenizar problemas digestivos.

Emagreça e fique mais saudável com A Dieta dos Sucos.

A obra apresenta 100 receitas de sucos e vitaminas para serem usadas em três linhas de dieta. Os programas, que também definem os capítulos, são Fim de Semana Concentrado, para quem quer perder os quilinhos a mais rapidamente, Semana de Sucos, com o objetivo de desintoxicar, causar a perda de peso e aumentar a vitalidade, e Sucos Para Toda a Vida, que tem como finalidade cultivar a saúde e a boa forma.

Veja como fazer o coquetel de chá-verde.

Coquetel de chá-verde

Este poderoso purificador e protetor irá turbinar seu corpo para o dia e acelerar a eliminação de toxinas. Estudos mostram que o chá-verde estimula o metabolismo e a capacidade o organismo de queimar gorduras, resultando em menos acúmulo de gordura na região abdominal. Fica delicioso quente ou gelado.

3 maçãs
1 limão descascado
1 cm de gengibre
150 ml de chá-verde, quente ou gelado

Centrifugue as maçãs com o limão e o gengibre. Misture com o chá-verde.

Benefícios à Saúde

O chá-verde contém antioxidantes saudáveis, incluindo flavonóides e catequinas, que ajudam a manter a saúde cardíaca e podem proteger contra o câncer. O tanino é benéfico para problemas digestivos, enquanto a teanina pode aliviar o estresse e melhorar a atenção. O gengibre ajuda a circulação e a saúde digestiva.
------------------------

Como Fazer Chá Verde

O chá verde é uma excelente bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde. Mas se você não estiver familiarizado com algumas técnicas básicas, você pode acabar com um chá cheio de folhas, amargo ou forte demais. Aprenda como fazer uma xícara de chá verde perfeita.

Determine quantas xícaras de chá você pretende fazer. A medida comum é: 1 colher de chá (5 g) de folhas de chá verde para cada xícara de água. Essa medida faz uma xícara de chá.

Meça a quantidade desejada de chá e coloque em um coador próprio ou em uma peneira.

Coloque a água em uma panela e leve ao fogo para esquentar, até que atinja 80ºC. Você pode usar um termômetro culinário para medir a temperatura ou, caso não tenha um em sua casa, simplesmente tirar a água do fogo quando perceber que ela está prestes a começar a ferver.

Posicione o coador na boca de uma caneca ou xícara.

Adicione a água quente na caneca, despejando-a por cima das folhas de chá.

Deixe as folhas em infusão por cerca de 2-3 minutos. Cuidado para não deixar mais tempo do que isso, senão o seu chá ficará ligeiramente amargo.

Retire o coador da caneca.

Espere esfriar um pouco e aproveite uma deliciosa caneca de chá verde!
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info