Chá e Chás

------------------------

Chá para Tratamento da Ansiedade Receita Natural.

Ansiedade mais branda é algo que todos sentimos. Seja porque esperamos algum evento importante, ou mesmo por não estar preparado ou se sentir seguros o suficiente para mantermos controlados.

Neste nível, podemos facilmente curar a ansiedade com um chá de alecrim. Vejamos a receita.

Você vai precisar de:

1 punhado de folhas de alecrim, secas ou verdes
1 xícara de água
Mel
Modo de Preparo:

Primeiramente ferva a água e, em seguida, coloque as folhas de alecrim. Tape e deixe em infusão por alguns minutos.

Posologia

Tome o chá de alecrim uma ou duas vezes durante o dia.

------------------------

Chás reduzem ansiedade e melhoram sono.

Conheça os benefícios de algumas ervas, usadas há milênios como aliadas da nossa saúde.
As ervas são usadas há milênios como aliadas da nossa saúde, como medicamentos, estimulantes ou tranquilizantes. Assim como o café, muitas pessoas acham que os chás estão entre as bebidas estimulantes. A gaúcha Carla Saueressig, especialista em chá e representante exclusiva da marca alemã Tee Gschwendner na América Latina, observa que apenas os chás que contém cafeína, derivados da Camellia sinensis, tem esse efeito. Os chás verde, branco e preto fazem parte dessa lista e devem ser evitados por quem quer se acalmar".

De acordo com Carla, existem vários outros tipos de chás bem conhecidos por seus atributos calmantes, como os de camomila, erva-doce, erva-cidreira, maracujá, alfazema, melissa e hortelã. O de erva-cidreira, por exemplo, pode ser tomado até por bebês. Esse chá é capaz de aliviar as cólicas e, servido a temperatura amena, ajuda a tranquilizar e garantir o sono do bebê", diz a nutricionista Marta Oliveira, de São Paulo, que presta assessoria nutricional para crianças.

Para os que apreciam os chás relaxantes mas gostariam de mais variedade nos sabores, Carla recomenda as misturas de ervas. Existe uma mistura chamada Boa Noite, por exemplo, que leva folhas de melissa, amora, capim-limão, lúpulo e pétalas de centaurea, girassol e rosa. Ela sugere também as misturas com frutas para tornar os chás ainda mais atraentes, sem perderem seus efeitos calmantes. Mas recomenda, neste caso, que a pessoa procure por combinações já prontas. Você pode tentar fazer em casa, mas o sabor pode sofrer alterações. Os chás prontos foram criados por especialistas e têm a dosagem correta de cada elemento, explica.
A especialista ensina que o tempo de infusão de um chá de ervas varia entre 5 a 10 minutos e frisa que deve ser em água fervida. "Os ingleses não deixam a água ferver. Eles acreditam que ela perde o oxigênio, o que não é verdade. A água deve ser fervida por uma questão de higiene e para evaporar o cloro, diz. Ainda de acordo com Carla, a forma de preparo, no caso dos chás prontos e industrializados, deve estar descrita na embalagem. É uma exigência da Anvisa, esclarece.

Confira os tipos mais comuns de chás de ervas com propriedades calmantes, algumas das quais, a exemplo do capim-cidreira, são bem fáceis de cultivar em casa, em vasos ou jardins:

- Camomila
- Valeriana
- Erva-doce
- Alfazema
- Capim-cidreira
- Alecrim
- Folha de laranjeira
- Maracujá
- Erva-cidreira
- Melissa
- Hortelã
- Melissa
- Rosa
- Eucalipto
-------------------------

Receitas de chás para curar ansiedade.

Capim-cidreira - cymbopogon citratus – calmante e digestivo

Erva-cidreira – melissa officinalis – sedativo, ajuda a dormir

Flor de laranjeira – citrus aurantium – calmante, ajuda a dormir

Folhas de maracujá – parsiflora edullis – calmante, diminui a ansiedade

Chá verde: é considerado como um dos melhores remédios naturais para a ansiedade. O chá verde fornece uma sensação de relaxamento. Já foi provado por meios científicos que o chá verde ajuda na ansiedade.

Chá Valeriana: O extracto de valeriana tem sido o tratamento de escolha para a ansiedade e insónia em todo o mundo. É um sedativo e analgésico. Útil no tratamento de insónia. Valeriana tomada antes de deitar ajuda na prevenção de ataques de pânico durante a noite.

Coloque uma colher de chá de raiz de valeriana em um litro de água e deixe ferver durante dez minutos. Coe e adicione mel a gosto. Beba um copo por dia antes de dormir.

Chá camomila: Um calmante suave. Também ajuda a resolver uma dor de estômago. Ferva um chá e acrescente mel a seu gosto.

Receita de como fazer chá de alecrim contra ansiedade

Receita de como fazer chá de alecrim contra ansiedade

Você vai precisar de:

1 punhado de folhas de alecrim, secas ou verdes
1 xícara de água
Mel
Modo de Preparo:

Primeiramente ferva a água e, em seguida, coloque as folhas de alecrim. Tape e deixe em infusão por alguns minutos.

Posologia

Tome o chá de alecrim uma ou duas vezes durante o dia.

-------------------------

Chás para ansiedade.

Ansiedade
Várias infusões podem ser utilizadas como calmantes naturais, agindo no sistema nervoso central, baixando a ansiedade (sintoma que costuma desencadear a compulsão à comida).

O especialista recomenda camomila (Matricaria chamomile), alecrim (Rosmarinus officinalis), melissa (Melissa officinalis), hortelã (Mentha piperita), capim-limão (Cymbopogon citratus), jasmim (Jasminum officinalis) e anis (Pimpinella anisum).

Mas não misture muitas plantas se você não conhece bem as ervas e não sabe quais serão os efeitos em seu organismo.

Algumas plantas com ações digestivas podem auxiliar no funcionamento do intestino
Na lista das plantas conhecidas como digestivas estão o hibisco (Hibiscus sabdariffa), psilium (Plantago psyllium), a cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana), a zedoária (Curcuma zedoaria) e fucus (Fucus vesiculosus).

---------------------------

Chá para combater a ansiedade.

Se você está se sentindo ansioso e tenso, experimente essas duas receitas caseiras que têm o poder de fazer relaxar.

Você precisa de

Flores de camomila
Mel
Leite quente 1 maço
1 colher (sopa)
1 xícara (cafezinho)

1 Compre um maço de flores de camomila florescidas e com bom perfume.

2 Em uma panela, coloque ¼ do maço de flores de camomila para uma xícara de água.

3 Leve ao fogo.

4 Quando estiver fervendo, desligue o fogo, tampe a panela e deixe por alguns minutos.

5 Tome bem quente.

6 À noite, tome uma xícara (cafezinho) de leite quente com uma colher (chá) de mel.

Importante

• Beba o leite com mel pouco antes de dormir, já que o leite tem efeito relaxante e provoca sonolência.
• Tome o chá de camomila lentamente, assim você sentirá o agradável sabor das flores e obterá o efeito calmante desejado.

------------------------------

Chás Contra Ansiedade- Como Fazer.

A ansiedade é caracterizada por um estado constante e difícil de controlar, no qual a pessoa fica preocupada sem necessidade, também provoca angustia, intranqüilidade, medo, desassossego provocando assim um mal estar e uma tensão constante. Normalmente as pessoas ansiosas sentem opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, muitas vezes um sentimento de apreensão desagradável acompanhado de sensações físicas como vazio no estômago. Para as pessoas que sofre de ansiedade, o mais indicado é que tome chás de ervas que são ótimos calmantes e ajuda a controlar a ansiedade, como por exemplo, chás de capim cidreira, for de laranjeira, erva cidreira, folhas de maracujá, camomila e muitos outros. Se você é ansiosa e deseja fazer um simples chá de alecrim contra a ansiedade, veja como fazer aqui:
Chá de alecrim.

Você vai precisar de um punhado de folhas de alecrim, secas ou verdes juntamente com uma xícara de água e mel
Modo de Preparo: Primeiramente ferva a água e em seguida coloque as folhas de alecrim.

Depois deixe descansar por alguns minutos. Prontinho! Coloque o mel e tome duas vezes por semana.
------------------------

chá e exercício que acalmam e controlam a ansiedade.

Excesso de estímulos, conflitos e um cotidiano cheio de compromissos deixam os nervos em tensão permanente. O resultado? Ansiedade, medo, insônia… O equilíbrio pode ser retomado com a ajuda de chás, mistura de perfumes e até um exercício calmante.

Exercício calmante

1- Sente-se em uma cadeira com a coluna reta e os pés no chão ligeiramente separados. Mantenha os braços para baixo.

2 – Ao inspirar o ar pelo nariz, erga os braços para o lado e, sobre a cabeça, una as palmas das mãos, enquanto se levanta energicamente.

3 – Vire as mãos d emodo a pressionar as palmas das mãos uma contra a outra. Abra a boca e abaixe os braços pela lateral. Sente-se novamente, devagar, e expire o ar.

4 – Espere alguns segundos e repita o exercício (dez vezes no total).

Outros 'remédios caseiros:

- Para um banho de ervas cheiroso e relaxante, cozinhe 100 g de flores de camomila, 100 g de tília e 100 g de lavanga em 2 litros de água por 30 minutos. Coe e adicione à água do banho. Ouça música enquanto relaxa…

- Óleo de sândalo dissipa medos e ansiedade. Para fazer uma massagem, misture 3 gotas do óleo com 1 colher (chá) de óleo de amêndoas, massageando ombros, pescoço, braços e pernas.

- Para acalmar os nervos e garantir uma noite de sono repousante, encha um saquinho de linho com flores de lúpulo e coloque debaixo do travesseiro.

- Contra a ansiedade, misture 1,5 litro de leite e 6 colheres (sopa) de suco de limão (ou vinagre branco), acrescente 2 colheres (sopa) de açúcar e beba ao longo do dia.

Dicas extraídas do livro O melhor da Sabedoria Popular, Seleções.
------------------------

Chás que emagrecem de verdade.

Os chás que emagrecem destacam-se por serem diuréticos, eficazes na eliminação da gordura e combatem a retenção de líquidos. Alguns chás que emagrecem também ajudam a controlar a ansiedade.
O Chá pode ajudar a perder peso através da eliminação de gorduras. Estes chás ajudam a combater a retenção de líquidos e a controlar a ansiedade (um dos principais factores para que muitas pessoas abusem no consumo de alimentos calóricos).
Uma dieta baseada em chás deve ser acompanhada por uma dieta rica em legumes, hortaliças e frutas.
Descubra como essa bebida ajuda a perder peso aqui no Cuidando do Corpo.

Lista de Chás que Emagrecem

Cabelo-de-Milho – Acaba com a retenção de líquidos e inflamações na bexiga
A retenção de líquidos na bexiga é um dos fatores que causam inchaço e a sensação de que estamos com uns quilinhos a mais.

Camomila – Ameniza a ansiedade e ajuda a diminuir o apetite.
A camomila é um remédio caseiro poderoso. Por seu efeito calmante, diminue a ansiedade que leva tanta gente a comer em excesso.

Chapéu-de-couro – Diurético, auxilia na eliminação de toxinas e gorduras.
O chapéu-de-couro é uma das plantas mais famosas do universo fitoterápico. Graças ao seu poder diurético, também é apreciado em dietas.

Dente-de-leão – Deixa a pela mais bonita e combate a celulite.
O chá de dente-de-leão tem sabor amargo, mas é diurético e diminui a retenção de líquidos no organismo, dando a sensação de leveza.

Erva-doce – Tranquiliza e controla a ansiedade.
Como a erva-doce tem ação calmante, pode ser uma boa alternativa para controlar a ansiedade durante o regime, ajudando a amenizar a vontade comer.

Chá-verde – Queima calorias e gorduras mais rapidamente.
O chá-verde é rico em propriedades medicinais e faz muito bem a saúde. Seu uso também tem sido bastante indicado para perder peso.

Recomendamos que visite o seu médico ou nutricionista  antes de iniciar qualquer dieta com chás que emagrecem.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info