Chá e Chás

------------------------

Chás calmantes -Chás Calmantes Para Dormir.

Os chás calmantes para dormir são capazes de relaxar o corpo e proporcionar um sono tranqüilo para as pessoas. As bebidas dessa procedência normalmente são preparadas com ervas naturais, combinando assim substâncias calmantes que tornam o ato de dormir muito mais fácil e prazeroso.

Existem diversas formas de se preparar chás calmantes, eles podem ser feitos a partir de uma única erva ou através da combinação de várias. Há pessoas que compram saches de chá e preparam em casa, mas é importante lembrar que esse tipo de bebida não tem o mesmo efeito relaxante proporcionado pelo chá com ervas naturais.

Se você está querendo desfrutar de um sono dos anjos, deve conhecer os benefícios do chá calmante e tomá-lo todas as noites antes de dormir. A bebida é uma excelente opção para se consumir durante o inverno, pois além de relaxar o corpo, também aquece o corpo de uma forma maravilhosa.

O Sete Ervas é uma receita de chá calmante que tem contribuído com o relaxamento de pessoas de todas as idades, aliviando o estresse e proporcionando uma sensação de bem-estar. Esse chá é recomendado para o banho antes de dormir. Ele combina Rosa, Alfazema, Camomila, Eucalipto, Alecrim, Hortelã e Erva doce. Todas as ervas citadas possuem propriedades que aliviam as tensões diárias e deixam o sono chegar com mais facilidade.

O banho com chá sete ervas deixa o corpo relaxado porque revigora o funcionamento do sistema nervoso e circulatório. A receita também ajuda a manter a pele saudável e contribui com o rejuvenescimento. Depois de tomar um banho com chá calmante, vale a pena apostar no preparo de uma bebida antes de dormir.

Entre os chás de ervas para dormir que melhor agem no organismo, pode-se destacar aquele preparado com camomila e erva cidreira. Essas duas plantas quando combinadas trazem vários benefícios para a saúde, além de ser um eficiente calmante natural. A camomila também consegue aliviar cólicas menstruais, gripes e qualquer outro tipo de indisposição.

Não há segredos de como fazer chás relaxantes, basta ferver a água, colocar as ervas que deseja e depois abafar a infusão. Adoce na xícara e se delicie com o sabor das combinações. Sete Ervas + chá de camomila garante um sono dos deuses.

------------------------

Três receitas de chás calmantes.

Seria bom se a vida da gente corresse sempre no ritmo regular e perfeito que se quer, não é mesmo? Mas, quem diz que as coisas são sempre como se quer? Até tiraria um pouco da graça de viver, afinal, precisamos de doses de desafio para nos superarmos, lutarmos e aprendermos a cada dia.
Mas, que o estresse e a ansiedade perturbam quando as coisas estão complicadas, ah, isso sim! Em alguns casos, outros efeitos nos derrubam, como dor de cabeça, enjôos e até diarreia e vômito por causa do nervoso!
Por isso, apesar dessas situações de nervosismo ou ansiedade, precisamos sempre ter em mente que as coisas boas não duram para sempre, mas as ruins também não! E, além disso, dispomos de muitos remédios naturais capazes de nos proporcionar alívio, relaxar um pouco e evitar que se percam noites de sono, ou que os sintomas do estresse nos atinjam.
Então, já sabe, faça um pequeno estoque de ervas e, quando a ansiedade chegar, beba uma xícara de chá, de preferência imaginando só coisas boas, pensando em outras coisas bem distantes de seu problema. Você verá o quanto isso funciona!

CHÁ CALMANTE DE ERVA CIDREIRA (melissa ou citronela)

O nome erva cidreira comumente é confundido com outro chá, que também é calmante, chamado capim limão (falsa erva cidreira ou capim cidreira). Os dois chás podem ser usados para acalmar.
- Ferva uma xícara de água, junte 1 colher de sopa de folhas de cidreira picadas e deixe em infusão, tampado por 10 minutos. Coe e tome uma xícara desse chá três vezes ao dia.
Esse chá, além de calmante, tem poder analgésico e pode ser usado para curar dor de cabeça.

CHÁ CALMANTE DE MARACUJÁ

Ferva uma xícara de água, junte: 1 colher de sobremesa de folhas de maracujá, 1 colher de sobremesa de melissa (ou erva cidreira) e deixe em infusão por alguns minutos. Tome uma xícara, três vezes por dia.
CHÁ CALMANTE DE CAMOMILA
Todos conhecemos o poder calmante deste chá! É um dos mais usados quando se trata de acalmar os nervos, além de muitas outras aplicações.
Ferva uma xícara de água, coloque o chá de camomila, pode ser 'in natura', com sementes, flores e folhas, ou até os comprados em caixas.
Deixe em infusão por cinco minutos, coe, se for necessário, e beba.
Pode ser bebido várias vezes ao dia.
Este chá, além de tranquilizar, acalma os sintomas estomacais que possam vir do estresse, como dor de estômago ou enjoos.
-------------------------

CHÁS CALMANTES PARA DORMIR BEM.

Está com problemas para dormir? Ou apenas quer relaxar mais profundamente nessa noite? Confira três receitinhas de chás que são verdadeiras fórmulas antiinsônia
Nada melhor do que uma boa xícara de chá antes de ir para a cama. A receita é do tempo das nossas avós, mas continua sendo uma das melhores pedidas para quem quer relaxamento profundo e sono tranquilo.

Naturais e saborosos, os chás são consumidos como bebidas terapêuticas desde sua invenção, na China da Dinastia Han, há mais de 2 mil anos.

O de camomila ainda é o mais usado contra a insônia, mas quem quiser variedade pode escolher, também, entre os de maracujá, verbena, erva-doce e laranja.

A seguir, a especialista Patrícia de Moraes, coordenadora da A Loja do Chá, em São Paulo, mistura esses ingredientes e ensina a preparar algumas infusões pra lá de calmantes.

Laranja com hortelã marroquina
Junte dois gomos de laranja ou tangerina, duas colheres (de café) de chá de hortelã marroquina e deixe em infusão por 5 minutos, com água pré-fervida. Depois, é só coar e servir em seguida.

Maçã com camomila
Pegue duas fatias de maçã seca, duas colheres (de café) de chá de camomila e deixe em infusão por 5 minutos com água pré-fervida e coe antes de servir. Se precisar improvisar, experimente usar casca de maçã em vez da fruta seca.

Maracujá com pêssego e mel
Misture chá de pêssego e de maracujá com um pouco de cravo e canela e coloque em infusão com água pré-fervida. Depois de deixar descansar por 5 minutos, coe, adoce com mel e aproveite!

-------------------------

Calmantes, Chás e Alimentos contra Estresse.

As ervas e chás são utilizados há milhares de anos pelo ser humano para acalmar e conseguir relaxar.
Existem várias ervas que você pode usar para relaxar, vários alimentos até desconhecidos da população (pois originam-se nas Florestas) e a melhor solução é buscá-los e tentar inseri-los em sua dieta, principalmente quando se está passando em um período bastante nervoso.
Não deixe de ler também: Como controlar o Stress, Stress? Que tal escrever e Benefícios da caminhada que pode acalmar e diminuir o Stress.
Os Calmantes Naturais que auxiliam no Estresse
Muitos nunca ouviram falar no poder dos calmantes naturais e então correm para comprar remédios, alguns muito fortes denominados de "tarja preta" e outros grupos ainda tentam de tudo para acabar com o estresse ocasionado quando tentam abandonar entorpecentes como a maconha ou outras químicas que acarretam muitos danos à saúde.
Conheça agora algumas dicas de calmantes naturais e alimentos que podem ser inseridos na sua dieta para melhorar sua atividade cerebral e dar mais vivacidade no seu dia-a-dia:

MulungúUtilizado como emoliente, diurético e sonífero, o Mulungú promove um sono tranquilo, profundo e restaurador com doses a partir de 5g. É ainda um agente curativo e considerado planta sagrada.

Kratom
Kratom é uma árvore nativa da Ásia cujas folhas exercem efeitos sedativo-euforiantes, sendo mais aproveitada no tratamento do estresse, insonia, fadiga e como relaxante muscular. É ainda aplicado no tratamento de dependentes químicos de opiáceos e outras substâncias, visto sua capacidade de reduzir tais sintomas.

Maracujá Doce
O Maracujá-Doce é uma erva que atua como depressor inespecífico do sistema nervoso central, sendo ainda diurético, sedativo, tranqüilizante e medicinal.

Maracujá-de-veado
O Maracujá-de-veado é uma uma das mais apreciadas espécies de maracujá, além de possuir uma fruta extremamente doce, tem ainda altos teores de substâncias medicinais. Atua como depressor inespecífico do sistema nervoso central, sendo ainda diurético, sedativo, tranqüilizante e medicinal

Kava-Kava
Um ansiolítico natural considerado poderoso como o Valium, porém sem seus efeitos colaterais. É usado ainda no tratamento de problemas como angústia nervosa, estados de tensão, agitação, ansiedade e insônia. Estudos farmacológicos demonstram que os princípios ativos da kawa kawa – as kavalactonas – promovem um efeito relaxante nos músculos, particularmente útil em estados de tensão.

---------------------------

Chás calmantes..

O sono é extremamente importante para a qualidade de vida e a disposição para aproveitar o tempo acordado, além de ser essencial a longo prazo para a saúde.

Porém apesar de querer muitas pessoas tem dificuldade para dormir e acabam tendo que recorrer a remédios fortes, os famosos "tarja preta", que podem trazer muitos problemas como o vício no remédio ou algum tipo de prejuízo à saúde.

Uma solução que cada vez mais é procurada são os remédios fitoterápicos e também os chás calmantes, utilizando ingredientes naturais como alimentos ou plantas presentes no cotidiano de todos, e que não trazem prejuízos à saúde além de serem baratos e encontrados facilmente.

Se você busca um calmante natural para dormir e enfim ter uma boa noite de sono, nós vamos te dar dicas de chás calmantes para dormir que ajudarão você a ter o descanso que tanto procura!

A primeira dica é o chá de Valeriana. Essa planta é usada há tempos por seus efeitos para combater a insônia, pois age como um sedativo natural relaxando e induzindo o sono. Em geral a parte utilizada nos chás é a raiz da planta, que você encontra pronta para comprar.

Na hora de fazer, coloque 250ml de água em uma chaleira com 1 colher de chá da raiz que você comprou pronta, e deixe ferver por 10 minutos, daí é só coar e tomar ainda quentinho sem adoçar. No caso da Valeriana, se você toma algum tipo de medicamento é indicado antes consultar um médico, e o chá dessa planta não é indicado para gestantes.

Outra opção de chá muito conhecida é o chá de camomila, que tem propriedades calmantes e pode sem encontrado muito facilmente em mercados por todo o Brasil, assim como algumas das outras opções de chá, como o chá de erva-cidreira e capim-limão.

Se no entanto você prefere usar a planta ao invés do chá industrializado, para fazer o chá ferva 250ml de água com duas colheres da planta escolhida e deixe por 10 minutos também, coando e tomando sem adoçar.

Nossa última dica de chá é o de flor de maracujá, conhecido também como "passiflora". Nesse caso você pode preparar uma infusão, colocando a água para ferver e depois apagando o fogo e acrescentando a passiflora e deixando na chaleira fechada por 10 minutos.

Com essas dicas de chás calmantes para dormir você dormirá melhor e mais tranquilo! Bons sonhos!

------------------------------

Chá calmante receita.

Ingredientes

- 2 xícaras (chá) de água filtrada
- 1 colher (chá) de capim limão
- 1 colher (chá) de maracujá
- 1 colher (chá) de melissa

Preparo

Ferver a água, desligar o fogo e acrescentar as ervas. Deixar abafado por cerca de 5 minutos. Coar as ervas e servir em seguida.

Rendimento: 02 porções
Valor Calórico por porção: não contém quantidade significativa de calorias.

O capim limão, o maracujá e a melissa são ervas que apresentam propriedades calmantes, auxiliam no combate a insônia. Quando combinadas neste chá potencializam-se estes efeitos. Consuma antes de dormir para ter uma boa noite de sono.
------------------------

Calmantes Naturais.

Calmantes naturais são muito usados para o combate da ansiedade, stress e irritação causado pelo o dia-a-dia agitado. Durante o dia, somos sujeitos à ansiedade e estresse desnecessários, causados por maus hábitos que se tornam rotina com o decorrer dos dias.

Para combater os males da mente, os médicos costumam receitar remédios como os ansiolíticos, que barram a ansiedade e ajudam a tratar certos tipos de depressão. O perigo é o exagero na hora de recomendar esse tipo de tratamento: entre 2006 e 2010, a venda dos famosos "tarja preta" aumentou 36% no Brasil. Ou seja, a população está mais estressada.

Como alternativa para esse uso excessivo, que pode causar sérios efeitos colaterais e até dependência, alguns apontam para os fitoterápicos, que são feitos com plantas e agem de forma semelhante às drogas sintéticas. Quem nunca ouviu o conselho de tomar chá de camomila para se acalmar?

Na hora de comprar fitoterápicos, procure ficar atento ao rótulo do produto. Nele, há o número de registro da ANVISA. Para ser registrado, o remédio deve passar por testes que comprovam sua eficácia, segurança e qualidade.

Plantas Fitoterápicas

Passiflora, valeriana e erva de São João: esse trio é bastante utilizado pela indústria farmacêutica em fórmulas que tratam casos de depressão leve a moderada. As três plantas contêm substâncias que atuam nos neurônios e diminuem a atividade do sistema nervoso, relaxando o indivíduo.

Em casos em que a ansiedade não é tão grave, um chazinho com plantas pode ser um grande aliado.

Melissa: Também conhecida como erva-cidreira, tem óleos essenciais que acalmam levemente. Tem efeito sedativo, calmante, espasmolítico, digestivo e sonífero.

Camomila: A composição da camomila é formada por tanino, cânfora, ácido antêmico e um óleo essencial escuro muito utilizado no tratamento da gota, problemas de circulação, reumatismo e inflamações. Esta flor pode ser usada dentro do travesseiro no combate à insônia, estresse e ansiedade devido a seu papel calmante natural.

Erva-de-São-João : A eficácia da erva de São João foi comprovada por um estudo do Centro de Medicina Complementar de Munique, que apontou que a erva tem efeito superior ao do placebo e similar aos medicamentos antidepressivos em depressões leves e moderadas.

A utilização da erva de São João não deve ser feita sem orientação médica, especialmente em associação com outros medicamentos. As plantas medicinais funcionam como remédios e por isso não podem ser ingeridas arbitrariamente. Para ter o efeito do chá antidepressivo, tome 3 xícaras do chá por dia.

Passsiflora: Essa espécie de maracujá ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão. Ação relaxante e antidepressiva, analgésica, antiespasmódica, hipotensora e sedativa. Esta planta medicinal também induz o sono e o relaxamento muscular.

Valeriana: Suas propriedades são extraídas da raiz. O uso da valeriana como calmante natural faz com que haja redução do nervosismo, e proporciona uma noite reparadora de sono.

O tratamento fitoterápico tem demonstrado cada vez mais a sua eficácia. Como qualquer tratamento, requer antes um diagnóstico correto da doença para que a planta utilizada seja eficaz. Vale a pena lembrar que as plantas também tem efeitos colaterais. Consulte sempre um médico para saber a dosagem correta para o seu caso.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info