Chá e Chás

------------------------

Chá verde para que serve.

Todo mundo conhece ou já ouviu falar sobre o chá verde, mas será que todo mundo sabe mesmo pra que serve?

Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento. Outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.

O chá verde é uma erva milenar de origem na China e Japão e suas propriedades, aroma e sabor, vem atraindo consumidores que buscam seus benefícios antioxidantes e de feito emagrecedor acelerando o metabolismo e por ser um ótimo diurético e um excelente laxante natural, desintoxica e facilita a digestão.

Ele é antioxidante - evita a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células - é um conjunto de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e das enzimas que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e surgimento de inúmeras doenças, ou seja, combate ao câncer e ao envelhecimento.

Atualmente, é consumido em todo mundo e é caracterizado pelos benefícios trazidos ao organismo, principalmente no quesito emagrecimento.
Estudos mostram que a combinação de cafeína e polifenóis (substância antioxidante), presentes no chá verde, aumentam a termogênese (taxa pela qual as calorias são queimadas) e o gasto total de energia.

O chá verde elimina até 2,5 quilos por semana e acelera em 25 vezes a queima dos pneuzinhos.

As conclusões foram tiradas de um estudo feito nos Estados Unidos. Os autores descobriram uma verdadeira relação entre o chá verde e a perda de peso e gordura abdominal - a barriguinha saliente!

No resultado da pesquisa as pessoas que tomaram seis xícaras de chá por dia eliminaram o dobro de quilos e 25 vezes mais gordura abdominal do que as pessoas que beberam só refrigerante diet.

A boa notícia é que combinado a hábitos alimentares saudáveis, o chá verde tem grande poder emagrecedor, porque facilita a queima de gordura, pois diminui em cerca de 40% a absorção da gordura dos alimentos consumidos.

Para ter um efeito ainda maior, o ideal é praticar 30 a 40 minutos de exercícios leve a moderado por dia - basta uma caminhada - e seguir um cardápio pouco calórico.

Outros estudos mostram que o consumo de extrato de chá verde podem melhorar o desempenho e resistência das pessoas que praticam esportes regularmente.

Outras substâncias presentes no chá, como as catequinas, contribuem para o equilíbrio dos níveis de insulina e cortisol. Esses hormônios estão envolvidos com a estocagem de gordura na barriga.

Essa você vai gostar: Pesquisas mostram que o chá verde melhora a ação da peptina, conhecida como hormônio antifome. Muito bom!

Em 1999, o American Journal of Clinical Nutrition dos EUA publicaram um estudo mostrando que pessoas que consomem chá verde queimam mais calorias do que outras pessoas, devido ao aumento da taxa metabólica, sendo indicado para ser incluído em dietas para perda de peso.

Os benefícios à saúde não param por ai, além de combater doenças, o chá verde faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2.
Faz bem para a pele, pois tem altas concentrações de antioxidantes, substâncias que atuam contra as rugas precoces.

Veja aqui como preparar seu chá:

A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

Para deixar o chá verde mais gostoso você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos seus efeitos terapêuticos.

Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.

Recomendação: A única contra-indicação é para grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite. Se estiver usando algum medicamento também é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde.

Os efeitos colaterais apresentados são insônia e ansiedade, por isso tome antes das 17 horas. Esses efeitos são causados em função da quantidade de cafeína presente na erva.

Lembre-se sempre consultar seu médico para saber sobre seu estado de saúde atual e leia as instruções de como preparar e ingerir o chá no rótulo do produto.

------------------------

Chá verde também proporciona benefícios para a pele.

O chá verde é um chá popular no Japão e na China e também tem sido utilizado pelo ocidente. O chá verde recebe este nome, pois ele não sofre oxidação durante seu preparo, diferentemente com o que ocorre com o chá preto.

Seu modo de preparo é diferenciado dos chás tradicionais, a água não deve estar fervendo para o preparo deste chá, pois desta forma cozeria as folhas fornecendo um sabor amargo, seu tempo de infusão também não deve ser superior a três minutos.

O chá verde apresenta propriedades antioxidantes que auxiliam no combate ao câncer e envelhecimento, já por possuir essa característica antioxidante, consegue evitar a ação das moléculas de radicais livres, que são responsáveis por degenerar as células.
O chá verde também contribui para a diminuição do colesterol ruim, (LDL) devido à presença de taninos, fortalecendo as artérias e veias, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas e circulatórias.

Apresenta também bioflavonóides e catequinas, essas substâncias são capazes de bloquear alterações celulares que são responsáveis por darem origem aos tumores. Este chá também apresenta propriedades diuréticas, é rico em manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitaminas B1 e B2.

O chá verde também proporciona benefícios para a pele, quando em creme, melhora o sistema de defesa das células contra os raios UVB, contribuindo desse modo para a prevenção do câncer de pele. Devido à presença de tanino, apresenta propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser utilizados para a limpeza de peles oleosas. O chá verde também contribui para a queima de gorduras corporais, auxiliando no emagrecimento.

Porém deve-se ter cautela em ingerir o chá verde, já que o consumo exagerado deste produto pode ocasionar alguns efeitos colaterais devido à presença de cafeína como: palpitações, batimentos cardíacos irregulares, inquietação, irritabilidade, nervosismo, dores de cabeça, vômitos e diarréia.

Mulheres grávidas devem evitar o uso de chá verde, pois este pode causar defeitos no tubo neural do feto devido à presença de cafeína.
O chá verde é uma bebida saudável mais desde que consumido de maneira moderada, o exagero da bebida pode trazer sérios problemas a saúde.
-------------------------

CHÁ VERDE: PARA QUE SERVE MESMO?.

Muito se fala no poderoso Chá Verde, mas você sabe realmente para que ele serve?
Seguem alguns dos muitos benefícios do Chá Verde:

- Ele é indicado para o emagrecimento, porque acelera o metabolismo;

- Beber chá verde reduz o risco de diferentes tipos de câncer;

- Diminui a pressão sanguínea;

- A ingestão regular de chá verde mantém a sua pele brilhante;

- É rico em antioxidantes que são agentes antirradicais livres, eles ajudam no combate ao cancro, na redução do envelhecimento e na eliminação de gorduras acumuladas;

- Ótimo na redução do colesterol mau (LDL), isto porque é rico em tanino, uma substância que fortalece as artérias e veias e previne doenças cardiovasculares;

- Auxilia nos tratamentos de gripe, bronquite e pneumonia;

- Previne a formação de pedras na vesícula e nos rins;

- Previne cáries dentárias e gengivite;

- É também um excelente diurético.

-------------------------

CHÁ VERDE, Beneficios, Como Preparar, Para que Serve.

O chá verde é feito a partir das folhas de Camellia sinensis, as mesmas folhas de que é feito o chá preto, a única diferença é que o chá verde utiliza folhas menos oxidadas. O verdadeiro significado do termo chá é a bebida feita pela infusão de folhas de Camellia sinensis, e somente dessas folhas, apesar do termo hoje em dia, ser utilizado para descrever qualquer infusão de folhas e frutas.
Os Benefícios do Chá Verde

Inúmeros estudos sobre os benefícios do chá verde indicam que ele auxilia na prevenção de algumas doenças como o câncer. Também foi apontado que o consumo de chá verde aumenta a proporção do bom colesterol(HDL) em relação ao mau colesterol(LDL).
Em 1999, o American Journal of Clinical Nutrition dos EUA publicaram um estudo mostrando que pessoas que consomem chá verde queimam mais calorias do que outras pessoas, devido ao aumento da taxa metabólica, sendo indicado para ser incluído em dietas para perda de peso.
Outros estudos mostram que o consumo de extrato de chá verde podem melhorar a performance e resistência das pessoas que praticam esportes regularmente.
Como Preparar o Chá Verde

Na hora de preparar o chá verde, não exagere na dose da erva. Use 1 col. (sopa) rasa para 1 litro de água – fica menos amargo. Só depois que você se acostumar ao sabor, acrescente mais uma colher para a mesma quantidade de água.

Preparar o chá verde com uma outra erva (fresca ou em saquinho) também melhora o sabor. Pode ser erva-cidreira, hortelã, erva-doce. Ferver a água com um pedaço de casca de abacaxi ou de manga é outra tática para deixar o chá mais gostosinho. Ou, ainda, pingue algumas gotas de limão no chá pronto.

Beber o chá verde em jejum é muito sacrifício? Troque de horário. Deixe para consumi-lo meia hora antes das refeições e duas horas depois. Ou seja, evite tomar o chá de estômago vazio ou muito cheio, diminuindo o risco de sentir enjôo ou azia.
Para que serve o Chá Verde?

O chá verde apresenta propriedades antioxidantes que auxiliam no combate ao câncer e envelhecimento, já por possuir essa característica antioxidante, consegue evitar a ação das moléculas de radicais livres, que são responsáveis por degenerar as células.

O chá verde também contribui para a diminuição do colesterol ruim, (LDL) devido à presença de taninos, fortalecendo as artérias e veias, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Apresenta também bioflavonóides e catequinas, essas substâncias são capazes de bloquear alterações celulares que são responsáveis por darem origem aos tumores.

Este chá também apresenta propriedades diuréticas, é rico em manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitaminas B1 e B2.
O chá verde também proporciona benefícios para a pele, quando em creme, melhora o sistema de defesa das células contra os raios UVB, contribuindo desse modo para a prevenção do câncer de pele.

Devido à presença de tanino, apresenta propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser utilizados para a limpeza de peles oleosas. O chá verde também contribui para a queima de gorduras corporais, auxiliando no emagrecimento.
Chá Verde em Cápsulas

A cápsula é uma boa opção para quem não tolera o sabor da erva, pois conserva todas as suas propriedades", revela a nutricionista Patricia Quintella, do Centro Médico Richet, do Rio de Janeiro. E o melhor: combinando a incrível erva com um cardápio enxuto e balanceado, dá para secar até 5 kg em um mês!
Como e quanto tomar:

Quanto: a quantidade ideal de consumo é 500 mg por dia, de 1 a 3 vezes por dia, dependendo da quantidade de erva em cada cápsula. Evite tomá-las antes de dormir, pois, como contêm cafeína, podem atrapalhar o sono.
Onde: você encontra as cápsulas de chá verde na loja BANCA SAUDÁVEL de produtos naturais e integrais, farmácias e farmácias de manipulação.
Chá verde Para Emagrecer

A eficácia de bebida já foi comprovada por diversos estudos, como um publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition, que concluiu que a ingestão de chá verde estimula a perda de calorias e a oxidação de gordura e, por isso, tem o potencial para influenciar no peso e na composição corporal das pessoas.

O endocrinologista do Hospital das Clínicas e presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade), Márcio Mancini, afirma, contudo, que a ciência ainda não comprovou, em estudos com pessoas, o poder emagrecedor do chá verde e de seus similares. Mancini diz também que a ciência não encontrou indícios de que a bebida possa trazer riscos para a saúde, embora o chá contenha substâncias como a cafeína. Mancini explica que o café pode ser mais perigoso do que o chá verde para quem não pode fazer o uso da substância.

O médico ressalta que o chá, sozinho, não é capaz de promover o emagrecimento. Como exemplo, Mancini cita a população japonesa, que há milênios consome a bebida. Depois que os japoneses ocidentalizaram sua dieta, eles engordaram, mesmo continuando a ingerir o chá verde em grande quantidade, diz.

---------------------------

Para Que Serve o Chá Verde então?.

Além de todos os benefícios já conhecidos pelo povo, provenientes dos chás em geral, o chá verde ainda possui algumas características peculiares, como por exemplo, a ajuda para o emagrecimento.

Isso porque o chá verde contribui para o aceleramento do organismo levando assim o organismo a perder calorias um pouco mais rapidamente, assim como é o funcionamento do café.

Além disso, esse chá ainda possui algumas substâncias ditas antioxidantes que contribuem para uma manutenção de uma pele saudável, isso porque essas substâncias impendem as ações dos radicais livres, um dos responsáveis pelo envelhecimento da pele e pelo câncer epidérmico.

Mais um benefício ainda em estudos nos Estados Unidos é se esse chá realmente previne a proliferação de algumas bactérias como a H. pylori, bactérias essas que causam gastrite.

Independente disso, mal não faz de bebê-lo em poucas quantidades diárias.

------------------------------

Chá Verde – O que é e para que serve ?.

O que é e de onde vem ?
O Chá Verde é originário da China e acredita-se que o seu uso se extende a mais de quatro mil anos, em sua fórmula contem vários antioxidantes e é muito consumido no mundo inteiro.

O que ele faz ?
Green tea is a remarkable substance that is utilized by the body in many ways.
O chá verde é usado pelo corpo através de vários meios.
- Tem sido usado para melhorar a flora intestinal.

- Aumenta os níveis de antioxidantes no corpo com apenas uma dose.
- É um ótimo agente para perda de peso, ajuda a promover a queima de gordura.

Quem precisa de Chá Verde e quais os sintomas de deficiência ?
Todos podem se beneficiar com o uso de chá verde, tanto as pessoas com desejo de perda de peso como pessoas que desejam melhorar a saúde.

Quanto eu devo tomar e quais seus efeitos colaterais ?
Até hoje não foram encontrados efeitos colaterais para esta substância e a dosagem varia de produto para produto, sempre cheque as indicações e modo de uso de cada produto.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info