Chá e Chás

------------------------

Chá verde como tomar.

Chás que emagrecem

Tire as dúvidas sobre o modo de preparo o chá elaborado com ervas que ajudam a eliminar a retenção de líquidos e afinar a silhueta

Chá que emagrece: qual a sua dúvida?

Ele já virou curinga na dieta de quem quer emagrecer. Chá verde, chá amarelo, chá branco, e, recentemente, até o chá mate entrou para a lista das ervas que ajudam a eliminar a retenção de líquidos e a emagrecer. Você tem alguma dúvida sobre como preparar e usar a bedida? Agora é a hora de resolver essas questões:
Qual o jeito certo de preparar?
Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.

E a medida ideal da erva e da água?
O ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá.

Dá para deixar o chá mais gostoso?
Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor das ervas mais amargas, sem interferir nos efeitos terapêuticos. Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde, por exemplo. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.

Existe algum segredo para armazenar a erva?
Em local seco, fechado e ao abrigo da luz.

------------------------

COMO TOMAR O CHÁ VERDE?

Chá quente nas refeições ou após as mesmas

O sabor é amargo, mas logo você vai descobrir que o sacrifício de beber algumas xícaras de chá verde todos os dias vale a pena. Só para começar a lista de benefícios: ajuda a secar gordurinhas.
É sério! Essa bebida milenar (e tão na moda atualmente) tem o poder de emagrecer. E existe comprovação científica. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos de gordinhos.

Os dois seguiram um cardápio de baixa caloria. Mas só o primeiro bebeu de seis a oito xícaras de chá verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram 4% a mais de gordura que o grupo que passou longe do chá. A explicação é que a bebida tem ação lipolítica.

Não só isso: O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori, especializada em fitoterapia e colaboradora da Associação Paulista de Nutrição.
Mas não vale dar um ou dois golinhos – você tem de se comprometer a, diariamante, tomar pelo menos cinco xícaras. E, é claro, seguir ainda um cardápio orientado por nutricionista. A combinação chá verde + dieta pode fazer você emagrecer até 5 quilos em 15 dias!

Outros poderes
Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostraram que também faz bem para a pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces.

Outra pesquisa, desta vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos.

O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. Substâncias como as catequinas e os bioflavonóides são capazes de impedir alterações no DNA das células, o primeiro passo para o desenvolvimento de um câncer, diz Vanderlí.
Um teste de laboratório apontou mais um efeito positivo do chá verde: melhora a memória. Mas os estudos para comprovar mais esse efeito estão só no começo.
-------------------------

O jeito certo de fazer e mais, como preparar o chá verde.

É muito fácil preparar o chá verde, mas há alguns segredinhos importantes para você preservar os princípios ativos da erva. Vamos lá: Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo.

Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
Gostinho bom
Dá, sim, para deixar o chá verde mais gostoso. Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos efeitos terapêuticos da Camellia sinensis. Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.
Mais alguma pergunta?
Especialistas respondem às principais dúvidas sobre o uso do chá verde.
Quantas xícaras de chá devo beber por dia para emagrecer? De cinco a seis xícaras. Se você quiser ir além, fique à vontade.

Segundo o clínico geral e fitoterapeuta Miguel Mussi, do Centro de Terapias Integradas, no Rio de Janeiro, o consumo do chá verde é milenar e não há notícias de efeitos colaterais, a não ser em quem tem sensibilidade à cafeína presente na composição.
Qual a temperatura e o horário ideais para se beber o chá? Em jejum, o ideal é tomar o chá morno – cai melhor no estômago vazio.

Nos demais horários (lanches da manhã e tarde, meia hora antes ou duas depois das refeições principais), tome-o na temperatura que você preferir – quente, frio ou gelado –, desde que tenha sido feito da maneira adequada. E se você tiver insônia, tome a última xícara no máximo até as 17 horas.
Posso adoçar o chá verde? Sim, mas use uma quantidade pequena de mel (uma colher de chá) ou de estévia. Açúcar e adoçantes químicos prejudicam o poder do chá de desintoxicar o organismo, dificultando a perda de peso.
O chá de saquinho funciona?

Geralmente, o chá de saquinho traz várias partes da planta, como folhas e talos. Isso diminui a concentração dos princípios ativos da erva e o efeito acaba sendo apenas aromático", diz Vanderlí.
Posso tomar cápsula no lugar do chá? Ao contrário do saquinho, a cápsula costuma ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial. Portanto, só deve ser usada se houver a indicação de um profissional (endrocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista) de sua confiança.

O chá preto e o banchá têm o mesmo efeito do chá verde? Todos os três são extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis. A diferença é que o chá preto e o banchá passam por processos diferentes de torrefação e fermentação que reduzem os benefícios da erva, especialmente no caso do chá preto.

O banchá oferece benefícios mais próximos ao do chá verde e tem o sabor mais suave.
Dá para fazer o chá horas antes de consumí-lo?

O ideal é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo.

Depois disso, as perdas são consideráveis, explica Vanderlí. Então, para facilitar a dieta, prepare de uma só vez a quantidade de chá necessária para um dia, e coloque-o numa garrafa térmica ou jarra de vidro ou inox (evite recipientes de plástico ou alumínio) dentro da geladeira.
Existe algum segredo para armazenar a erva? Em local seco, fechado e ao abrigo da luz.
Tem alguma contra-indicação? Sim. Grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite. Se estiver usando algum medicamento também é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde.

-------------------------

Chá verde faz a barriga sumir rápido.

Não, você não leu errado. Essas foram as conclusões de um estudo feito nos Estados Unidos. Os autores descobriram uma (ótima) relação entre o chá verde e a perda de peso e gordura abdominal -- a tal barriguinha.

O resultado da pesquisa foi este: as pessoas que tomaram seis xícaras de chá por dia eliminaram o dobro de quilos e 25 vezes mais gordura abdominal do que as pessoas que beberam só refrigerante diet. Mas que milagre é esse, gente?

Combinado a hábitos alimentares saudáveis, o chá verde tem grande poder emagrecedor, porque facilita a queima de gordura, explica a nutricionista Cristiane Novatto, da Clínica Dicorp, do Rio de Janeiro. O chá verde traz muitos outros benefícios à saúde.

Ele desintoxica o organismo, facilita a digestão, previne contra o envelhecimento precoce, reduz o colesterol ruim e melhora a memória, completa a especialista. Para ter um efeito ainda maior, o ideal é praticar 20 minutos de exercícios leves por dia -- basta uma caminhada -- e seguir um cardápio pouco calórico.

Chá verde: O que se sabe e o que se diz

O que se diz dele: emagrece, combate os radicais livres, melhora o sistema imunológico, reduz o risco de doenças cardíacas, diminui o colesterol ruim e ajuda a prevenir o câncer
O que os estudos científicos provaram até agora: ele de fato contém substâncias, como a cafeína, que aceleram o metabolismo, o que emagrece. Mas tal aceleração é insignificante.

Uma pessoa que consome 1 500 calorias e toma quatro xícaras de chá verde por dia vai perder, em um ano, no máximo 2 ou 3 quilos. Um estudo feito por americanos do Instituto de Pesquisas em Prevenção ao Câncer revelou que certos componentes do chá atuam na redução do câncer de próstata. Trata-se, no entanto, de uma pesquisa pequena, com apenas 26 homens

A melhor hora de tomá-lo: pela manhã ou entre uma refeição e outra. Não se deve tomar o chá verde imediatamente antes ou depois das refeições porque ele tem substâncias que diminuem a absorção de ferro no organismo. Mas a bebida pode acompanhar doces leves, como uma torta de maçã ou um bolo caseiro
Como prepará-lo: ferva a água e espere cerca de treze minutos até que ela alcance uma temperatura de aproximadamente 70 graus. Para 1 litro de água, misture de cinco a seis colheres de sobremesa rasas de chá. A infusão deve ser de um a três minutos.

---------------------------

Estudos confirmam: Chá verde é benéfico à saúde.

O chá verde contém altas concentrações de antioxidantes que possuem efeitos protetores conhecidos. Tem recebido muita atenção ultimamente, conforme os cientistas começaram a identificar seus benefícios para doenças cardíacas, câncer, obesidade, entre outras.

O chá verde é mais do que uma agradável bebida. O crescente consumo do chá verde pode disparar mecanismos bioquímicos que afetam nossa saúde.

Um trabalho realizado por Dulloo e colegas, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura. O consumo desse chá produz termogênese (criação de calor) e maior gasto de energia e gorduras em humanos.

Um segundo estudo conduzido por Erba, publicado no Journal of Nutrition, avaliou o efeito dos compostos do chá verde em danos oxidativos, causados pelo tratamento com ferro em cultura de células leucêmicas humanas. Os resultados apontaram para o fato de o chá proteger as células dos danos. Ingestão crescente de chá verde pode auxiliar na redução dos danos oxidativos associados a vários processos de doenças.

Hoje, cientistas criam "alimentos funcionais", modificando as propriedades dos alimentos existentes para promover funções fisiológicas específicas. O desafio para o futuro está na determinação de funções benéficas de vários alimentos naturais, possibilitando a escolha de alimentos conforme as necessidades de cada um.

Bolo de chá verde e limão

Aí está uma receita de doce, mais precisamente um bolo, para se fazer utilizando o chá verde como ingrediente. A imagem é meramente ilustrativa, hehe! Segue abaixo a receita:

Ingredientes:
4 ovos médios
200ml de iogurte natural
150ml de óleo de canola
4 colheres (sopa) de chá verde passado no processador
1 pacote de gelatina sabor limão
300g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
120g de açúcar

açúcar de confeiteiro e suco de limão para cobertura

Modo de fazer:
Peneire a farinha com o fermento.
Unte e enfarinhe uma assadeira média ou forre com papel manteiga.
Preaqueça o forno a 180oC.

Coloque os ingredientes secos numa vasilha: chá verde, gelatina, farinha e fermento. Bata bem os ovos com o açúcar,o iogurte e o óleo no liquidificador. Despeje na vasilha com ingredientes secos e misture bem. Despeje na forma e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito. Desenforme e deixe amornar.
Misture o açúcar de confeiteiro com suco de limão até formar uma pasta mole. Espalhe sobre a superfície do bolo e espere endurecer.

------------------------------

chá verde tem alguma restrição para tomá-lo?

A princípio não existe nenhuma contra-indicação para o consumo moderado (não mais que três xícaras) desse tipo de chá ou de outros à base de ervas durante a gestação, já que, quando industrializados, sua composição é bastante diluída.

"O que não pode é fazer manipulação caseira de produtos naturais", explica o ginecologista Mário Burlacchini. Ou seja, nada daquela história de ir passar o fim de semana na casa da tia no interior e trazer um monte de plantas para "fabricar" chá em casa depois, ou atacar a barraca de ervas da feira.

Alguns médicos acreditam que o chá verde, apesar de suas conhecidas propriedades benéficas à saúde devido ao seu alto teor de antioxidantes, possa prejudicar os níveis de ácido fólico no corpo da gestante. E o ácido fólico é um nutriente essencial para a prevenção de defeitos no tubo neural do bebê em desenvolvimento.

Além disso, assim como os outros tipos de chá e o café, o verde também contém cafeína, cujo consumo deve ser limitado na gravidez.

Há também mulheres que tendem a exagerar no consumo de líquidos e com isso têm menos apetite para alimentos nutritivos mais benéficos à saúde da gestante e do bebê. Por último, lembre-se de que os chás podem dificultar a absorção do ferro dos alimentos, o que pode favorecer o surgimento de anemia.
------------------------

CHÁ VERDE.

Todo ano os cientistas descobrem novas propriedades em alimentos que antes não eram levados tão a sério. Vilões da boa forma ontem podem virar aliados da vida saudável amanhã, claro que em quantidade limitada.

Café, abacate, ovo e chocolate já passaram por pesquisas que encontraram efeitos positivos para o organismo. Por isso, quando, há cerca de dois anos, o chá verde surgiu como o novo queridinho da dieta, muita gente aderiu sem pensar. Mas você sabe tudo que essa plantinha pode fazer por você?

Apesar de tudo que já foi dito, ainda pairam muitas dúvidas no ar. Afinal, tudo na vida tem prós e contras, não é mesmo? Poucas pessoas sabem que o chá verde possui cafeína, que em excesso pode provocar dores de cabeça, distúrbios do sono e hipersensibilidade. Por isso, saber o quanto tomar, em quais momentos do dia e de que maneira é essencial para a saúde.

Para esclarecer mais sobre o assunto, entrevistamos duas especialistas em nutrição, Raquel Maia Chaves e Thais Siqueira de Moraes, sócias-proprietárias da Dhamma Consultoria em Alimentação. 

1) Quais são os benefícios do chá verde para a saúde?
O chá verde é rico em catequinas, um tipo de flavonóide com propriedades antioxidantes. Elas são “seqüestradoras” de radicais livres, substâncias prejudiciais ao organismo. Uma pesquisa realizada na Universidade de Tohoku (Japão) mostra que a erva é eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares e de determinados tipos de câncer. Seus compostos fortalecem as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. 

2) Qual é a quantidade ideal a ser consumida por dia (em xícaras de chá)?
Ainda não existe um consenso sobre o assunto. Especialistas em fitoterapia apontam que quem bebe cinco xícaras por dia tem 16% menos chance de desenvolver doenças cardíacas. Há uma corrente que defende a ingestão diária de um litro de chá verde (seis ou sete xícaras) para obter o mesmo efeito e ainda prevenir o câncer. Essa dose é limite e não deve ser ultrapassada, pois o excesso pode causar efeitos colaterais, como insônia e manchas nos dentes.

3) É verdade que não é bom beber chá verde após às 17h? Por quê?
Os chás tipo mate, preto e verde são bebidas estimulantes, por isso devem ser evitados no período da noite.

4) Há contra-indicações quanto ao consumo?
Assim como qualquer outro alimento que possua cafeína, o chá verde deve ser evitado por pessoas hipertensas, agitadas ou com problemas cardíacos. 

5) A versão em cápsulas pode ser consumida sem ordem médica? 
A cápsula é uma boa opção para quem não tolera o sabor do chá, pois conserva todas as suas propriedades antioxidantes. A quantidade ideal de consumo é 500 mg, de uma a três vezes por dia. Mesmo tratando-se de um produto natural, essa versão deve ser consumida com orientação médica. As cápsulas são contra-indicadas para gestantes, mulheres que estejam amamentando e pessoas com disfunções na tireóide, insônia ou que façam uso de anticoagulantes.

6) Há problema em consumir chá verde misturado com outros sabores?
Essa tática é válida para deixar o chá verde mais gostoso e não altera suas propriedades terapêuticas. Combiná-lo com outras ervas, como cidreira, hortelã e erva-doce é uma boa opção. Outra alternativa é misturar cascas de frutas à bebida pronta, como abacaxi, manga ou maçã,

7) É melhor beber chá verde quente ou gelado?
Não faz diferença, a questão principal é prepará-lo da maneira correta. Ponha água para ferver e, assim que surgirem as primeiras bolhas de ar, apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar. O ideal é usar duas colheres de sopa para um litro de água, mas comece com apenas uma colher até se acostumar com o sabor do chá.

Receita com chá verde gelado: Suco de abacaxi, hortelã e chá verde:

Ingredientes:
1/2 abacaxi picado em cubos
1 litro de chá verde gelado
1 xícara de açúcar mascavo
10 folhas de hortelã

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, coe e sirva com cubos de gelo.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info