Chá para tosse tratamento caseiro

Um ótimo Chá para tosse caseiro para acabar com a tosse com catarro é a canela em pau.

Seu potencial curativo é aumentado quando utilizada em conjunto com o cravo da índia, limão e mel, em forma de Chá para tosse.

Receita do Chá para tosse caseiro.

Ingredientes do Chá para tosse

1 pau de canela;
3 cravos da índia;
1 rodela de limão;
1/2 litro de água
Modo de preparo

Para preparar o Chá para tosse coloque todos os ingredientes num bule e deixe ferver por 5 minutos. Espere esfriar, coe a seguir, adoce com 1 colher de sopa de mel e beba 2 chávenas deste chá por dia.

A canela e o cravo da índia são bactericidas e ajudam a eliminar os microorganismos causadores da tosse e o limão e o mel contém propriedades expectorantes, que ainda ajudam a fortalecer o sistema imune, devido ao seu alto teor de vitamina C.

O Chá para tosse só é contra indicado para bebês com menos de 1 ano de idade, pois estes ainda não podem consumir o mel. Neste caso, pode-se recorrer à mesma receita, mas sem acrescentar o mel.

Chá para tosse alérgica

O Chá para tosse alérgica é caracterizada por uma tosse seca persisitente, que não está associada a gripes ou resfriados. Neste caso, um ótimo remédio caseiro para tosse alérgica é o chá de urtiga.

Ingredientes do Chá para tosse.

1 colher de sopa de folhas secas de urtiga;
200 ml de água.
Modo de preparo do Chá para tosse.

Coloque a água numa panela e deixe ferver, quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente a urtiga. Tape a panela e espere amornar, coe e beba a seguir, podendo adoçar com 1 colher de mel. Tome 2 chávenas do Chá para tosse ao dia.

O Chá para tosse de urtiga é uma planta medicinal que contém propriedades anti-histamínicas e por isso combate as diversas alergias, sendo eficaz no combate a tosse seca, podendo ser utilizada até mesmo por crianças. Mas deve-se conversar com o pediatra antes de iniciar este tratamento para certificar-se de que se trata de um tosse com fundo alérgico.

Chá para tosse infantil.

Um ótimoChá para tosse para acabar com a tosse infantil, que persiste por mais algumas semanas após um espisódio de gripe, é o sumo da cenoura.

Basta ralar uma cenoura de tamanho médio e colocá-la num copo dentro da geladeira. Após alguns minutos, a cenoura irá largar um sumo próprio, coe e dê este sumo misturado com a mesma quantidade de mel à crianças várias vezes ao dia.

A cenoura contém altas doses de vitamina C e é antitússica, diminuindo assim as crises de tosse na criança. Este é um excelente Chá para tosse nas crianças porque além de ter propriedades antitússicas é natural e têm sabor adocicado, sendo facilmente aceite pela criança.

Chá Para Tosse receita

O Chá para tosse indicado desta receita é feito de uma planta chamada chambá, mas que, curiosamente é conhecida como Melhoral e por vezes Anador. Trata-se da Justicia pectoralis que, segundo recomendações da ANVISA tem poderes de curar tosse em adultos e crianças além de agir como expectorante e broncodilatador.

Você vai precisar para fazer o Chá para tosse:

5g (cinco colheres de chá) das partes aéreas da erva chambá
150 mL (uma xícara de chá) de água
Modo de Preparo:

Faça uma infusão como a de costume: Coloque a água para ferver e, ao chegar no ponto de fervura, desligue o fogo, só então acrescentando o chambá. Depois disso, tampe e deixe abafado por alguns minutos.

Posologia do Chá para tosse.

Beber uma xícara do Chá para tosse de duas a três vezes ao dia.

Precauções do Chá para tosse.

Evitar em caso de tratamento com anticoagulantes (ou problemas de coagulação) e analgésicos

Chá para tosse e gripe

Uma das coisas mais incomodas da gripe é a Tosse, principalmente se você estiver no trabalho, na escola ou então querendo dormir, e é justo ai que ela costuma vir castigando, quando se está tentando dormir.

Uma forma saudável, fácil e rápida de combater a tosse é através de um simples Chá para tosse, que combate o vírus e seus sintomas além de ser expectorante, na realidade o Chá para tosse é o mesmo que o chá para gripe ou resfriado, veja:

Você precisará para o Chá para tosse: 3 limões; Um pedaço de Gengibre; Cerca de 5 colheres de mel e um dente de alho, além de água.

Como fazer o Chá para tosse: Ferva um pouco de água, esprema os limões formando suco, adicione o mel, o alho e o Gengibre e em seguida derrame a água fervendo sobre, completando meia xícara.

Como beber o Chá para tosse: Tome o chá imediatamente, enquanto ele estiver quente, em seguida aqueça-se e tome o Chá para tosse sempre que a tosse vier.

Plantas para tosse

As Plantas para tosse abaixo demonstraram eficiência no combate contra a tosse, a maioria delas exerce um efeito expectorante ou desinfetante (tomilho, plantago lanceolata, pinho).

-Plantas para tosse Guaco

Verbasco, planta que age de forma expectorante, principalmente quando utilizada em chás.

Pinho, planta que age de forma expectorante, principalmente quando utilizada em chás. (muito eficaz)

Eucalipto, planta eficaz quando utilizada em chás, gotas, xarope ou óleos (muito eficaz).

Erva-doce (funcho), planta de ação expectorante, utilizada em chás.

Raiz de altéia, planta de ação expectorante, utilizada em chás.

Hera-terrestre, planta expectorante à venda sob forma de remédio pronto (nunca faça o seu próprio remédio à base de hera!)

Malva, planta medicinal utilizada para tosse seca ou dor de garganta. Disponível em xaropes, balas ou chás.

Cetraria islândica, planta utilizada para a tosse seca e dores de garganta, utilizada em chás ou balas.

Tanchagem, planta de ação desinfetante e expectorante, eficaz contra tosse e outras infecções na boca e garganta, utilizada em chás e xarope contra a tosse.

Pulmonária, planta de ação expectorante e emoliente, eficaz contra a tosse, utilizada em chás. (uma das mais eficazes).

Alcaçuz, planta de ação expectorante, utilizada em chás, balas ou xarope.

Tomilho, planta de forte ação desinfetante, utilizada em chás, xaropes contra a tosse ou óleos. (muito eficaz)

2. Remédio caseiro Chá para tosse

Aqui estão dois chá par tosse muito eficazes para tratar da tosse. São dois xaropes :

- xarope de alho

- xarope de broto de pinheiro (muito eficaz)

- xarope de guaco

- xarope de sabugueiro

- xarope de tomilho

- xarope de transagem

Contra a tosse mais próxima da bronquite, os emplastros abaixo podem ter um efeito favorável :

- cataplasma de batatas

- cataplasma de mostarda

Alívio da tosse seca

A tosse seca ou tosse não-produtiva (sem expectoração) pode ter origem, por exemplo, alérgica, neurótica ou inflamatória.

Irritação e comichão na garganta são sintomas que acompanham uma tosse seca, o que a torna ainda mais incomodativa.

Existem xaropes que permitem acalmar uma tosse seca até esta cessar, mas se a pudermos acalmar com métodos caseiros naturais, melhor… e mais barato!

Da próxima vez que for alvo de uma tosse seca irritativa, experimente triturar umas 3 ou 4 cenouras no liquidificador com dois copos de água. Coe essa água, junte-lhe meio copo de mel e leve ao lume durante dez minutos. Tome cinco colheres de sopa por dia desse xarope caseiro.

á agora, vai-lhe sobrar muita cenoura ralada… não a deite fora, guarde e aproveite para algum cozinhado.

Para além da toma desse remédio caseiro, faça por beber muita água para manter a garganta sempre húmida.

Existe um motivo especial para ter escrito este artigo hoje… é que desde ontem que estou com tosse seca e optei por este método para a acalmar. Não tem efeito milagroso e o alívio a tosse seca não é imediato, mas nota-se que a tosse vai acalmando toma após toma.

Atenção: se a tosse seca persistir durante vários dias, se lhe surgir febre ou tiver dificuldade em respirar, deve recorrer ao seu médico.

A Tosse

Tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como consequência de um processo irritativo. Em muitos aspectos, esse reflexo é benéfico, pois ajuda a expulsar secreção ou corpos estranhos.

Há dois tipos de tosse: a tosse seca e a tosse produtiva. É a presença ou não de muco que estabelece a diferença. Na tosse produtiva a secreção se movimenta e é eliminada; na seca, esse catarro parece não existir. É importante avaliar se a tosse é, realmente, seca ou se a secreção não flui por desidratação ou tratamento incorreto.

A Tosse pode ser sintoma de muitas doenças: do resfriado comum ao câncer de pulmão.

Sintomas

Os sintomas associados à Tosse podem ajudar a esclarecer sua causa. São eles: secreção nasal (coriza), sensação de secreção que escorre do fundo da garganta, chiado no peito ou falta e ar, queimação no estômago e gosto amargo na boca, tosse com sangue (casos mais raros).

Causas da Tosse.

O fumo é a principal causa de Tosse, porque aumenta o volume de muco produzido pelos brônquios; causa irritação física e química das mucosas; destrói os cílios que cobrem o revestimento interno dos brônquios; facilita o acúmulo de material estranho às vias aéreas.

Outras causas importantes da Tosse são a sinusite, principalmente em crianças, a síndrome do gotejamento pós-nasal, a asma, o refluxo gastroesofágico, as infecções respiratórias, a bronquite crônica e os medicamentos para controle da hipertensão.

Diagnóstico da Tosse.

É de suma importância estabelecer o diagnóstico diferencial da causa da Tosse. Para tanto, além do exame clínico e do levantamento do histórico do paciente, alguns exames de laboratório e de imagem podem ser absolutamente necessários.

Outro dado importante para o diagnóstico é o aspecto da secreção da tosse produtiva. Quando é aquosa e clara, está geralmente associada a alergias, infecções virais das vias respiratórias superiores, asma ou irritações provocadas pelo fumo.

Secreção mais espessa, de coloração amarelada ou esverdeada, pode indicar bronquite, sinusite ou pneumonia. As cores marrom e vermelha indicam presença de sangue e sugerem irritações graves, como pneumonia, tuberculose ou câncer de pulmão.