Chá para sinusite Remédio caseiro

Um excelente Chá para sinusite caseiro para a sinusite são as inalações de vapor com camomila, de duas a três vezes por dia.

Produzem um alívio rápido em gripes, resfriados, congestões nasais e sinusites frontais, seja ela aguda, crônica ou alérgica.

Ingredientes:

6 colheres de chá de flores de camomila;
1 a 2 litros de água fervente
Modo de preparo o Chá para sinusite:

Coloque a camomila numa taça com a água fervente. Espere esfriar um pouco, coloque uma toalha na cabeça e então coloque o rosto sobre a taça inalando o vapor do chá.

É importante respirar o vapor do Chá para sinusite mais profundamente possível durante ao menos, 10 minutos e repetí-la 2 vezes ao dia durante a crise, e fazer uma lavagem nasal com água morna e sal também ajuda a retirar a secreção presa nas fossas nasais.

Sinusite tem cura?

A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais que provoca dor e incômodo, mas felizmente a sinusite tem cura.

Para alcançá-la o que se deve fazer é seguir o tratamento recomendado pelo médico que deve incluir retirar totalmente o líquido infectado com o auxílio do inalações de vapor, toma de antibióticos e mucolíticos, e ingerir bastante água para fluidificar ainda mais a secreção, facilitando a sua retirada.

Em caso de sinusite alérgica, o médico deverá considerar a toma de anti-histamínicos.

Tratamento natural para sinusite

Uma das formas de combater os sintomas da sinusite é através de um tratamento natural feito à base de lavagens nasais com solução salina.

Basta compra numa farmácia uma solução salina própria para sinusite e introduzi-la numa das narinas, deixando que o líquido saia pela outra narina, enquanto prende a respiração.

Esta técnica irá ajudar a eliminar a secreção do nariz e dos seios paranasais, sendo uma importante forma de tratamento da sinusite que não tem contra indicações.

Remédio para sinusite

Alguns exemplos de remédio para sinusite são Sinutab que é uma combinação de drogas que aliviam os sintomas da sinusite ou a Amoxiclina, que pode ser usado no tratamento da sinusite na gravidez e a Azitromicina, mas estes só devem ser utilizados sob orientação médica.

Em alguns casos o melhor remédio para tratar a sinusite é o antibiótico

O que é sinusite

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

Os seios da face dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuem o peso do crânio, o que facilita sua sustentação. São revestidos por uma mucosa semelhante à do nariz, rica em glândulas produtoras de muco e coberta por cílios dotados de movimentos vibráteis que conduzem o material estranho retido no muco para a parte posterior do nariz com a finalidade de eliminá-lo.

O fluxo da secreção mucosa dos seios da face é permanente e imperceptível. Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite.

Sintomas

As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

a) Sinusite aguda

Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

b) Sinusite crônica

Os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.

Acessos de tosse são particularmente frequentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.

Recomendações

* O mais importante é diluir a secreção para que seja eliminada mais facilmente;

* Na vigência de gripes, resfriados e processos alérgicos que facilitem o aparecimento de sinusite, beba bastante líquido (pelo menos 2 litros de água por dia) e goteje de duas a três gotas de solução salina nas narinas, muitas vezes por dia. A solução salina pode ser preparada em casa.

* Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (9 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz;

* Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções;

* Evite o ar condicionado. Além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face;

* Procure um médico se os sintomas persistirem. O tratamento inadequado da sinusite pode torná-la crônica.

A Cura ou quase da Sinusite

Este é um remédio caseiro indicado somente para adultos.

Uma advertência é que: caso o nariz tenha tido sangramento ou esteja ferido, o correto é não fazer uso deste método de tratamento e sim consultar um médico especialista no assunto.

É bom ter uma certa higiene com os utensílios e produtos a serem misturados pois a má manipulação poderá acarretar sérios problemas afinal você irá aspirar líquido.

Bem, devo advertir, de antemão, que não sou médico nem curandeiro, apenas um empresário que usou esta receita e ficou completamente curado da sinusite. Também não quero polêmica com ninguém.

principalmente com médicos! Só usa quem quer! Tenho 48 anos e a minha sinusite era das brabas... me diziam que era bom água morna com sal; que eu deveria usar; que uns médicos cubanos tinham receitado para várias pessoas na minha cidade, etc.

mas não usava. Ía a médicos, tirava uns raio X, tomava antibióticos fortes... Melhorava mas depois voltava tudo de novo (e tome-lhe sofrimento).

O pior é que, muitas das vezes, ela aparecia junto com uma gripe que, para curá-la era muito trabalhoso. Um dia o meu dentista me vendo atacado por ela, me disse que uma cliente dele tinha sido curada com ´ água morna e sal ` receitada por um médico alemão.

Daí, senti um pouco mais de segurança e resolvi usar... Atenção para a receita: 1) Pega-se um copo comum, cheio até a linha, de água morna (filtrada). Mistura-se um pouco de sal de cozinha (1/2 colher rasa de chá).

Em seguida, já na pia, com a cabeça abaixada, tampe uma das narinas e aspire (e não cheirar) rapidamente pela outra narina a água morna salgada e, em seguida, cuspa. Repita a mesma operação com a outra narina e assim você vai fazendo até acabar a água do copo.

Faça 03 (três) vezes ao dia (manhã, tarde e noite) com insistência e constância. O remédio irá, aos poucos, dissolver a secreção (ou catarro) cristalizada nos seios nasais. Provavelmente você irá, durante o dia, expelir muita sujeira pelo nariz.

Com o tempo (isso depende de cada caso mas, em dias, já se vê o resultado) a secreção que saía vai se reduzindo como também se reduz as quantidades de aspirações de água morna salgada bastando uma única vez ao dia até não expelir nem sentir mais nada.

Nota: Caso apareçam sintomas de gripe será facilmente neutralizada com chás e remédios comuns.

Para quem tem sinusite mas não está atacado: repita os passos (1) apenas 01 (uma) vez ao dia.

Inalação para Sinusite receita

Uma boa alternativa para quem sofre de sinusite é fazer inalações antes de deitar-se a fim de evitar o congestionamento nasal. Aqui veremos uma fácil receita a base de eucalipto para estas inalações.

Eucalipto

Você vai precisar de:

1 punhado folhas de Eucalipto
3 Colheres de Sopa de Sal Grosso
1 litro de água
Modo de Preparo:

Ferva as folhas de Eucalipto na água por cinco minutos juntamente com as colheres de sal grosso.

Posologia

Antes de se deitar, faça inalações. Não beba água, nem tome friagem após as inalações

Chá para Sinusite preparo rápido

Ingredientes Chá para Sinusite

1/2 colher de sopa de Tanchagem
1/2 colher de sopa de Boldo do Chile
1 xícara de água fervente quente
Acompanhe as novas receitas no Twitter
Conheça a nossa página no Facebook

Modo de preparo Chá para Sinusite

Misturar as duas ervas e colocá-las na garrafa térmica, inserir a água fervida bem lentamente e fechar por 10 à 15 minutos.

Informações adicionais Chá para Sinusite

Coar e tomar o Chá para Sinusite quente enquanto estiver em crise;
Adulto: tomar de 3 à 5 xícaras por dia do Chá para Sinusite;
Crianças: maior de 1 ano de idade 1/4 de xícara, três vezes ao dia

Tratamento para Sinusite

Agrião • Suco das folhas e talos diluído. Aquecer e tomar 250 ml à noite antes de deitar-se. Adoçar com mel de abelhas.
Alho • Torrar 6 dentes de alho, inalar a fumaça e deixar que a coriza escorra, esvaziando as cavidades da face.
Cebola • Ralar a cebola e aplicar compressa com duração de 30 minutos, nos locais atingidos.

Frutas
Maçã • Refeições exclusivas 3 vezes por semana. Veja no link.
Laranja • Suco natural. Tomar 250 ml, 4 vezes ao dia, adoçado com mel de abelhas. Acrescentar 10 gotas de própolis.
• Refeições exclusivas 3 vezes por semana. Veja no link.

Plantas
Buchinha-do-norte • Chá (10 g para 1 litro de água). Aspirar o chá e deixar que a coriza escorra, esvaziando as cavidades da face.
Eucalipto • Inalações sobre o vapor do chá de eucalipto (30 g de folhas para 1 litro de água). Veja no link.

Outros Tratamentos
Geoterapia • Compressa de argila na região lombo-ventral com duração de 2 horas.
Hidroterapia • Banho de assento com chá de carqueja e eucalipto (80 g para 1 litro de água), com duração de 20 minutos. Veja no link.
• Banho vital com duração de 20 minutos. Veja no link.
• Fazer banho de sauna com vapor de eucalipto 2 vezes por semana, com duração de 15 minutos. Não é recomendável às pessoas que sofrem de pressão baixa. Veja no link.
Mel de Abelhas • Mastigar pedaços de favos de mel durante o dia.

Chá natural para tratamento da sinusite

A sinusite, uma inflamação dos seios da face, acomete muitas pessoas de forma crônica ou aguda, causando sintomas muito incômodos.
Os seios da face são cavidades que servem para aquecer o ar que inspiramos, dão ressonância à voz e diminuem o peso do crânio. Estas cavidades são revestidas com mucosas parecidas com a do nariz, com glândulas produtoras de muco que retém materiais estranhos introduzidos através das vias aéreas e cílios que levam esses materiais ao nariz para eliminá-lo.

Esse fluxo de muco é permanente e imperceptível, mas, se houver alguma alteração anatômica, infecção ou alergias que causem inflamação na mucosa, e possibilitem a instalação de algum germe, a sinusite se instala.
Sintomas da sinusite

Os sintomas diferem um pouco entre as formas crônica ou aguda:
+ AGUDA: há dor de cabeça na região da face onde se encontra o seio comprometido, podendo ser uma dor forte, pulsante, em pontada ou uma sensação de peso na cabeça. Comumente há obstrução nasal e presença de secreção amarelada ou esverdeada, podendo apresentar-se sanguinolenta e dificulltando a respiração.

Também são comuns a febre, a coriza, cansaço, tosse, dores musculares e perda de apetite.
+ CRÔNICA: são os mesmos sintomas, mas variam em intensidade e, pode não ocorrer febre ou dor nos seios da face. O principal sintoma é a tosse, que geralmente é noturna e piora quando a pessoa deita, já que a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais, irritando as vias aéreas e provocando a tosse.

Os acessos de tosse costumam acontecer pela manhã e durante o dia chegam a desaparecer, voltando a ocorrer ao deitar-se.
A sinusite pode ser tratada, além dos medicamentos que costumam ser prescritos pelo médico, através de certas medidas caseiras, como pingar a solução salina no nariz várias vezes ao dia e fazer inalações com vapor de ervas.

Também alguns chás podem ser muito bons no tratamento da sinusite.
Confira uma receita de chá para ajudar a melhorar os sintomas da sinusite

INGREDIENTES:
1/2 colher de sopa de tanchagem;
1/2 colher de sopa de boldo do Chile;
1 xícara de água fervente.
PREPARO DO CHÁ: Ferver a água e colocar numa garrafa térmica sobre as ervas, deixando-a fechada por quinze minutos. Coar e beber nos momentos de crise de sinusite.
POSOLOGIA:
ADULTOS: beber de três a cinco xícaras ao dia;
CRIANÇAS: maiores de um ano de idade, dar 1/4 de xícara, três vezes ao dia