Chá e Chás

------------------------

Chá para prisao de ventre.

Sabe aquelas receitinha caseiras da vovó para combater prisão de ventre? Na maioria das vezes elas funcionam! Os chás para prisão de ventre são excelentes, eles servem como laxantes. Muitas vezes é fácil se cuidar com o auxílio da medicina alternativa e claro, alguns cuidados básicos na alimentação! Veja esta receita de chás para prisão de ventre, composta por ervas medicinais que ajudam a regular a digestão:
50 g de folhas de sene
15 g de sementes de erva-doce trituradas
15 g de flores de sabugueiro
10 g de flores de camomila
Misture os ingredientes e cubra 1 colher (chá) dessa mistura com 1 xícara de água fervendo. Deixe agir por 5 minutos, coando depois. Beba 1 xícara do chás para prisão de ventre feito na hora três vezes ao dia.

3 tipos de Chá contra Prisão de ventre

Os chás são ótimos aliados em muitos casos e por isso trouxemos três tipos de chá que ajudam na prisão de ventre!
Nosso organismo funciona como uma incrível máquina que precisa de todas as peças em perfeitas condições para que todo o processo ocorra da melhor maneira, porém algumas vezes alguma parte de nós não está muito bem e isto pode afetar outras áreas do nosso organismo. Um dos problemas mais frequentes entre as pessoas é a prisão de ventre, porém existem alguns chás que podem ajudar você a resolver este problema.

A prisão de ventre pode ser desencadeada por diversos motivos como stress e má alimentação que faz com que você tenha problemas para evacuar e isto lhe trará desconfortos, inchaços e até mesmo cólicas.

Então, um dos tratamentos da prisão de ventre, além de comer mais fibras e alimentos saudáveis é tomar chá para que o intestino volte a funcionar corretamente. Pesando nisso, separamos três receitas de chás para você fazer na sua casa e finalmente resolver este desconforto.

3 tipos de Chá contra Prisão de ventre
Chá 01
Você vai precisar de: Cene e Cáscara sagrada.

Para cada1 litrode água adicione 2 colheres (sopa) de cada erva, ferva entre 5 e 10 minutos em fogo baixo com o recipiente tampado. Desligue e deixe abafado por mais 5 ou 10 minutos.

Coe e deixe em recipiente que não seja alumínio ou plástico, pois atua na propriedade do chá. Guardar em recipiente de vidro, inox ou cerâmica.

Chá 02
Você vai precisar de 5 ameixas secas, ½ xícara de chá de água e 3 colheres de chá de mel.

Deixe as ameixas de molho na água por 3 horas. Em seguida, retire os caroços e amasse-as com um garfo. Volte às ameixas na água, acrescente o mel e misture bem. Tome 3 colheres (sopa) por dia.

Chá 03
Agora vamos falar de outros chás que podem ser comprados e que fazem muito bem para combater a prisão de ventre que são: Boldo, malva, sabugueiro e carqueja. Estas ervas podem ajudar e muito, porém é preciso ver se elas realmente servem para o seu caso.

Usando esses chás, você pode acabar com todo o desconforto e dores que a prisão de ventre acarreta, porém se isto não resolver, o mais indicado é que você vá ao médico para que as medidas certas sejam tomadas e este problema seja totalmente resolvido.

------------------------

Chás para prisão de ventre

Os chás possuem várias funções benéficas ao organismo e alguns deles regulam a atividade intestinal, diminuindo a prisão de ventre.

Cerca de um em cada cinco brasileiros sofre com prisão de ventre, desconforto que pode ser eventual ou persistente e é sinal evidente do funcionamento irregular do intestino, causando outras complicações no organismo. Quando as fezes ficam por muito tempo no intestino grosso ocorre uma absorção de enzimas pela mucosa intestinal que sobrecarregam o sistema enzimático do fígado, além de deixar as fezes mais endurecidas, pois a mucosa intestinal tende a absorver a água, deixando as fezes ressecadas. Por conta disso, são indicados vários tipos de chás que melhorar o trânsito intestinal:

chá de Camomila da Alemanha (1)

Além de diminuir a prisão de ventre, é um chá antialérgico e anti-inflamatório, diminui cólicas menstruais, é um ótimo sedativo usado para dores musculares, combate gripes e resfriados.

Batata de purga (2)

Pouco conhecido, o chá atua melhorando a constipação intestinal crônica e problemas eventuais relacionados à prisão de ventre.

Anis estrelado (3)

Bastante indicado para problemas com gases, atua na melhora do sistema digestivo e consequentemente no trânsito intestinal. O anis estrelado também apresenta propriedades terapêuticas relaxantes, usado por pessoas que sofrem de insônia.

Boldo do Chile (4)

O chá diminui gases, ajuda nas funções digestivas e melhora o trânsito intestinal. O boldo também aumenta a secreção da bile, é diurético e ajuda a eliminar os cálculos renais.

Também entre os chás indicados está o poderoso chá de cáscara sagrada, que tem função diurética e é usado contra a obesidade e hiperglicemia além dos chás de dente de leão, carqueja, jalapa, funcho, malva, losna, macela, manjericão, melissa, pariparoba, pata de vaca e outros. Os chás devem ser ingeridos diariamente, mas é indicado intercalar entre uma erva e outra, não utilizando a mesma por mais de 15 dias seguidos. Além disso, é indicado ingerir alimentos ricos em fibras diariamente, não se esquecendo de ingerir bastante água.
-------------------------

Chá de ameixa para prisão de ventre.

O chá de ameixa é um excelente remédio caseiro para prisão de ventre . Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: 3 ameixas pretas e 1 xícara de água.

Para preparar este chá é fácil, basta amassar as ameixas pretas e coloca-las em uma xícara com água, o próximo passo é cobrir a solução, que deve descansar durante toda a noite. Na manhã seguinte, o chá deve ser fervido e bem misturado.

Os indivíduos com prisão de ventre devem tomar o chá de ameixa em jejum e comer a polpa da fruta cozida.

A chá de ameixa além de diminuir os sintomas da prisão de ventre é uma excelente fonte de vitamina A e C, fortalece o sistema imunológico e abaixa os níveis de mau-colesterol no organismo.

A ameixa pode também ser consumida fresca em dietas de emagrecimento porque além de nutritiva tem poucas calorias.

-------------------------

Medidas naturais para acabar com a prisão de ventre.

Pelo menos um, em cada cinco brasileiros, tem dificuldades eventuais ou persistentes na função intestinal. Prisão de ventre para os leigos, constipação intestinal para a medicina, o fato é que, quando o intestino não funciona adequadamente, acontece muito desconforto, além de prejuízos à saúde. Ficando por mais tempo no intestino, há mais absorção de toxinas pela mucosa intestinal que acabam sobrecarregando os sistemas enzimáticos do fígado. As fezes ficam mais endurecidas, porque a mucosa intestinal também absorve água demais, tornando-as ressecadas, gerando dor e desconforto no momento da evacuação.

Substâncias tóxicas como compostos sulfurados e nitrogenados gerados por bactérias no interior intestino, ficam mais tempo em contato com a mucosa intestinal. Essas substâncias são carcinogênicas, ou seja, podem causar câncer de intestino. As fezes duras e ressecadas tornam a pressão no interior do intestino muito grande, propiciando o aparecimento de herniações da mucosa, na forma de sacos, chamados de divertículos.
Esses últimos, depois que aparecem, podem causar dor, inflamação e até uma infecção séria. Por isso todos sabem da importância de ter um intestino saudável. Mesmo assim prisão de ventre continua sendo um dos problemas mais freqüentes que as pessoas enfrentam.

Vale a pena recordar as orientações da medicina natural para tratar e prevenir a constipação intestinal. Sabemos que as fezes precisam ficar hidratadas para ficar com uma consistência boa para serem expelidas. Por isso, para começar, é recomendável beber 6 a 8 copos de água por dia. A alimentação é fundamental. Evitar excessos de alimentos que prendem o intestino como batata, arroz branco, inhame, carnes, canela, maçã, goiaba e banana e a primeira estratégia a ser adotada. Em seguida é fundamental comer muita fibra. A fibra absorve a água que você está bebendo, fazendo um bolo fecal elástico e suave para ser impulsionado pelo tubo digestivo, facilitando sua eliminação.

Coma muita fibra

Para comer bastante fibra, é preciso fazer várias pequenas mudanças na alimentação. Os cereais, devem ser trocados de comuns para integrais. Uma sugestão é comer granola de manhã, arroz integral e massas à base de trigo integral nas outras refeições. São excelentes fontes de fibras, as folhas, como alface, couve, bertalha, espinafre, chicória e mostarda, e as verduras com talo como brócolis, couve-flor e palmito. Há um tipo de fibra, chamada de mucilagem, que é particularmente boa para o intestino, porque tem muita afinidade pela água. Por isso, ao ser colocada em contato com água, ela forma uma mistura que parece um gel, que lubrifica o intestino e facilita a progressão do bolo fecal. Alimentos como quiabo, tomate, beterraba, aspargos, berinjela e aveia, entre outros, são ricos em mucilagem. É sempre recomendável associar alimentos com mucilagem às outras fibras alimentares, para melhorar sua eficiência.

Frutas que fazem o intestino funcionar

Além dos tradicionais, ameixa e mamão, muitas outras frutas ajudam a fazer funcionar o intestino, incluindo figo, uva, laranja, tangerina, damasco, caqui, pêssego, jabuticaba, morango, nêspera, abacate, tamarindo, abacaxi e manga. É sempre bom comer pelo menos uma a duas frutas que ajudam o intestino, todos os dias. Ainda na alimentação vale ressaltar o papel dos laticínios fermentados, que ajudam a repor a flora intestinal normal composta de bactérias, chamadas de lactobacilos. Essas bactérias reduzem a formação de compostos tóxicos no intestino, além de estimular a peristalse, ou seja, os movimentos fisiológicos do intestino que impulsionam as fezes. Pessoas que tem redução da flora intestinal normal desenvolvem sintomas digestivos, incluindo prisão de ventre. Lactobacilos podem ser encontrados no iogurte natural, mas também existem na forma de alimentos funcionais, como o Yakult ou em cápsulas.

Chás que normalizam o intestino

Muitos chás podem ajudar a normalizar o intestino. Entre uma grande posibilidade de chás podemos citar: o boldo (Peumus boldus), carqueja (Bacharis trimera), transagem (Plantago major), alcachofra (Cynara scolimus), malva (Malva officinalis), bardana (Arctium major), agoniada (Himathathus lancifolius) e sabugueiro (Sambucus nigra). Podemos misturar dois ou três desses chás para ter um composto mais eficiente. Existem plantas usadas como chá para prisão de ventre, que possuem substâncias conhecidas como antraquinonas, tais como o sene (Cássia angistifolia) ou a babosa (Aloe vera). Essas plantas podem ser usadas pontualmente para um episódio mais intenso de constipação, mas não para o dia-a-dia, porque fazem mal ao intestino dessa maneira.

Hidrocolonterapia

Para aqueles que são resistentes a todos esse cuidados citados, existe um tratamento chamado de hidrocolonterapia. Nele o intestino recebe uma série de lavagens, em intervalos regulares (em geral a cada 15 dias), fazendo com que recupere a sua capacidade de reagir e recuperar seus movimentos normais – a peristalse. A hidrocolonterpia ainda ajuda a eliminar bactérias ruins, e com isso vai permitir a renovação da flora intestinal.

Existem ainda outras alternativas para as pessoas resistentes, e que não gostam das lavagens intestinais de rotina. Massagem na barriga, e exercícios abdominais estimulam a peristalse que impulsiona as fezes com mais eficiência, ajudando a normalizar o ritmo intestinal. Várias medicinas tradicionais como acupuntura, homeopatia e medicina ayurvédica possuem tratamentos específicos para constipação intestinal, que podem ser associados às medidas básicas, para tratar as pessoas mais resistentes.

Atenção!
Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento

---------------------------

Prisão de Ventre 27 receitas naturais.

1 - URUCUM - INGREDIENTES: 2 colheres de sopa das sementes picadas / Água - 2 Copos.
PREPARAÇÃO: Ferver durante 20 min. em recipiente tampado - Coe - Beber 3 Xícaras de chá ao dia.

2 - FRUTA DO CONDE - INGREDIENTES: 2 Colheres de sopa da raiz picada do fruto do conde / 2 copos de Água / Mel.
PREPARAÇÃO: Ferver durante 15 Min. em recipiente tampado - Beber 3 Xícaras de chá ao dia, Adicionando 1 colher de sopa de Mel

3 - CÁSCARA SAGRADA - INGREDIENTES: 2 Colheres de sopa da casca picada de Cáscara Sagrada / 2 copos de Água
PREPARAÇÃO: Ferver por 20 min. em recipiente tampado - Coe. Beber 2 xícaras de chá ao dia, pela manhã e noite.

4 - SENE - INGREDIENTES: 2 COLHERES DE SOPA DAS FOLHAS FATIADAS DE SENE / ÁGUA - DOIS COPOS.
PREPARAÇÃO: DEIXE EM CONTATO VINTE MINUTOS EM RECIPIENTE TAMPADO - COE - BEBER 2 XÍCARAS DE CHÁ AO DIA, UMA XÍCARA DE MANHÃ E OUTRA A NOITE.

5 - GENCIANA - INGREDIENTES: PEGUE DUAS COLHERES DE SOPA DA RAIZ PICADA DE GENCIANA / ÁGUA - DOIS COPOS
PREPARAÇÃO: FERVER DURANTE VINTE MINUTOS EM RECIPIENTE TAMPADO - COE. BEBER 3 XÍCARAS DE CHÁ AO DIA

6 - FIGO - INGREDIENTES: PEGUE DUAS COLHES DE SOPA DAS FOLHAS FATIADAS DA FIGUEIRA / ÁGUA - DOIS COPOS
PREPARAÇÃO: DEIXE EM CONTATO VINTE MINUTOS EM RECIPIENTE TAMPADO - COE. BEBER 3 XÍCARAS DE CHÁ AO DIA

7 - Outras Plantas Indicadas:
Alcaçuz, Altéia, Aniz, Batata de Purga, Camomila da Alemanha, Capuchinha Grande, Caruru Bravo, Fedegoso, Mamona (azeite), Mancá, Pinhão Paraguaio, Sensitiva.

ABUTUA -ALFAVACA - ESPINHEIRA SANTA - ARTEMÍSIA - DAMIANA - DENTE DE LEÃO - ASSA FÉTIDA - FUNCHO -JAMBOLÃO - LÚPULO - ALCAÇUZ MARAVILHA - FUMARIA - JURUBEBA - RUIBARBO - FRÂNGULA - CARDO SANTO - PORANGABA - BABOSA - CUTIEIRA - AGAR-AGAR.
8 - Laxativos de peso: Farelo, Linhaça.
9 - Purgantes: Vagens de Sena, Aloés.
10 - Mamão, de manhã cedo, com sementes.
11 - Abóbora com mel ou rapadura - passar no liquidificador com água e tomar 10 ou 15 dias, todas as noites
12 - mel - 1 colher, num copo d'água, à noite.
13 - Ameixa (Prunus domestica): maceração em água, por uma noite; 3 ameixas pretas, para 1 xícara de água; no dia seguinte, ferver por 2 minutos e tomar lentamente, em jejum.

14 - Contra Cólicas e Prisão de Ventre:
Faça uma infusão com 1 xícara (café) de folhas de Hortelã (Mentha crispa L.) picadas, para meio litro de água. Tomar uma xícara de chá, seis vezes ao dia.

15 - Simpatia para curar prisão de ventre:
Faça um chá de cebola roxa e tome a gosto. Você vai começar a eliminar os gazes presos.

16 - Prisão de ventre (intestinos) - Baseado em Paracelso:
Causa: Recusa de relaxar sobre velhas idéias; mesquinhez. Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.*
Cura: Eu relaxo o passado, generosamente permito que a vida flua através de mim
17 - Tomar:
1 copo de iogurte
1 colher das de sopa de farelo de trigo
1 colher das de sopa de aveia grossa
1 colher das de sopa de gergelim
1 colher das de chá de levedura de cerveja
3 ameixas pretas
1 fatia de mamão formosa
1 colher das de chá de boldo torrado
Adoçar com mel ou melado
(Bater no liquidificador)

18 - Farinha de sabugo de milho para melhorar a prisão de ventre
Modo de fazer:
Limpe o sabugo de milho, tirando os grãos e conservando o sabugo. Corte o sabugo em fatias finas e leve ao forno para secar. Triture no liquidificador e use a farinha para produzir biscoitos.

19 - Para um bom funcionamento dos intestinos, beba em jejum, 1 copo de água misturado com uma colher de mel.

20 - Tome suco de batata com suco de limão, pois a batata e o limão regulam o aparelho digestivo.

21 - Plantas que ajudam a evacuar: bardana, batata-purga, chicória, babosa, sene, mil-em-rama e taiuiá.
Em casos graves faça uma lavagem intestinal e procure assistência médica.

22 - Purgante:
Rala-se o coco, apura-se o óleo, toma-se, pois ele trará a defecação. No dia deve-se guardar dieta".
Porém, a defecação para que seja bem feita deve-se tomar cuidado, afirma a "benzinheira" . Esta defecação "arrasta a doença".

23 - Lavagem de sal torrado:
Pegar uma colher de sal bem limpo. Põe-se num caco" (panela de barro) e torra-se.
Quando ele começa estalar põe-se numa bacia bem limpa e ferve-se menos de um litro d'água e se põe aí com o sal.
A lavagem está pronta.
Coloca-se no irrigador e se dá o chá-de-bico. Serve para dores internas, para prisão de ventre".
A informante diz: descarregar toda a podridão parada nos intestinos".
Faz a lavagem tíbia (mais ou menos morna). Muitas vezes usa-se para mulher que vai dar a luz.
Serve até mesmo para facilitar o parto, porque facilita a saída da criança.
Serve também para a febre (refere-se ao tifo, que diz téfi).

24 - Prisão de ventre: (dor interna) "Toma-se o purgo leite com o chá de arruda".
Fonte: Medicina Rústica

25 - o chá verde é recomendado para quem tem prisão de ventre, mas não pode ser o de saquinho, tem que ser a folha mesmo.
Para 300ml de água uma colher de sopa do chá verde, mas como o gosto é muito amargo eu costumo adicionar um pouquinho de erva doce.

26 - O próprio chá mate brasileiro que conhecemos também ajuda, mas os dois não devem ser consumidos mais que duas xícaras por dia, principalmente depois das 17 horas por causa da teína (componente da cafeína).

27 - Ainda tem a folha de boldo, é excelente.
Quando preciso tomo duas xícaras dele, mas devem ter cuidado as mulheres que estão gestantes ou as que estão tentado engravidar.. .

ADVERTENCIA

1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.

2- Evite o uso de recipientes de alumínio.

3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).

4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.

------------------------------

Chá Laxante - Prisão de Ventre.

Para curar a prisão de ventre, nada melhor do que um bom chá laxante, que é natural e faz bem a saúde. São várias as receitas de chá laxante, todas fáceis de fazer.
Dependendo da nossa alimentação, podemos ter problemas como prisão de ventre, algo que é desconfortante e deve ser cuidado. Existem diversos remédios que são vendidos em farmácias, chamados de laxantes, e servem para desobstruir o intestino, e facilitar as funções normais do organismo.

Porém existem também soluções naturais para esse problema, são várias as receitas de chá laxante, ideias para serem usadas nessas ocasiões. Além de serem mais baratos, esses remédios são naturais e fazem efeito melhor a saúde, confira abaixo algumas dessas receitas de chá para prisão de ventre.

Chá de Folha de Sene

Ingredientes
50 g de folhas de sene
15 g de sementes de erva-doce trituradas
15 g de flores de sabugueiro
10 g de flores de camomila
Modo de Preparo
Misture os ingredientes e cubra 1 colher (chá) dessa mistura com 1 xícara de água fervendo. Deixe agir por 5 minutos, coando depois. Beba 1 xícara do chá feito na hora três vezes ao dia.
Chá de Carqueja
Ingredientes
2 colheres de sopa de folhas de Carqueja
500 ml de água
Modo de Preparo
Primeiro triture as folhas de carqueja, após isso devem ser adicionadas a água para que sejam fervidas juntas. O próximo passo é tampar o recipiente e deixa-lo descansar por 5 minutos.

Modo de Uso
O chá de carqueja deve ser tomado de 2 a 3 vezes por dia, é preciso ter precaução pois o excesso desse chá pode causar problemas digestivos.

Chá de Ameixa
Ingredientes
3 ameixas pretas
1 xícara de água
Modo de Preparo
Para preparar este chá é fácil, basta amassar as ameixas pretas e coloca-las em uma xícara com água, o próximo passo é cobrir a solução, que deve descansar durante toda a noite. Na manhã seguinte, o chá deve ser fervido e bem misturado.

Modo de Uso
Os indivíduos com prisão de ventre devem tomar o chá de ameixa em jejum e comer a polpa da fruta cozida.

Chá de Frângula
Ingredientes
5 gramas de cascas secas de frângulas
400 ml de água
Modo de Preparo
Primeiramente as cascas de frângulas devem ser cortadas de maneira bem fina, e colocadas para ferver. O chá deve ferver por aproximadamente 10 minutos após atingir o ponto de ebulição. O próximo passo é retira-lo do fogo e filtra-lo.

Modo de Uso
Após descansar por 2 horas, o chá está pronto para ser bebido. Indivíduos com prisão de ventre devem beber uma xícara de chá de frângula antes de cada refeição.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info