Chá para insonia

O Chá para insonia que acaba com a insônia e ansiedade

Age como tranquilizante e ajuda a combater a insônia e a ansiedade. Aprenda a prepará-lo:

Em 1 xícara (Chá para insonia) coloque 1 colher (sopa) de folhas de maracujá bem picadas. Adicione água fervente.

Abafe por 10 minutos e coe. Beba duas doses ao dia, de preferência antes de se deitar

A insonia, ausência ou falta de sono, enquanto em um estágio leve, pode deixar de ser um problema com um Chá para insonia de laranja amarga (laranja da terra - Citrus aurantium).

Este mesmo também pode ser utilizado para quadros leves de ansiedade e também como calmante. Conforme exposto aqui, este Chá para insonia está entre as recomendações.

Laranja da Terra:

Você vai precisar para fazar o Chá para insonia:

1-2 g (de uma a duas colheres de chá) de flores de laranja da terra
150 mL (uma xícara de chá) de água
Modo de Preparo:

Maceração o Chá para insonia: processo em que as partes da planta são deixadas de molho por determinado período para passar as propriedades para o meio que pode ser água. No caso das flores, em água quatro horas pode ser suficiente.
Posologia do Chá para insonia

Beber de uma a duas xícara de Chá para insonia antes de ir dormir.
Cuidados do Chá para insonia
Não deve ser utilizado por pessoas com problemas cardíacos
Respeitar a dose indicada

Chá para insonia caseiras contra a insónia

Chá para insonia indicado DICAS, INSONIAS, RELAXAMENTO
Desde os tempos mais remotos que o homem tenta aliar-se à Natureza, seja em termos de saúde como de beleza.

As infusões de ervas, os sumos e os chá para insonia continuam a ter grande procura e a serem usados como terapias no combate aos males do sono como é a insónia.

No entanto, é preciso ter em conta que o efeito pretendido na cura da insónia poderá demorar algum tempo a ocorrer, pelo que é necessário munir-se de alguma paciência.

Remontam há já muitos séculos as primeiras utilizações de plantas e flores para encontrar formas de combater a insónia, os males físicos, psicológicos e emocionais.

Aliás, numa perspectiva de entendimento do ser humano enquanto elemento constituinte e indissociável do meio envolvente, as medicinas alternativas, nas suas mais diversas disciplinas, preconizam uma relação de interdependência entre o Homem e a Natureza.

Se muitos pensam que o recurso a terapêuticas naturais para combater a insónia é coisa do passado, a verdade é que ainda hoje se reconhecem os benefícios terapêuticos das plantas e das chamadas mezinhas no combate á insónia, que só a avozinha ainda utiliza e defende, nomeadamente por parte da medicina tradicional.

Chá para insonia de Bálsamo de Limão

Consiste num calmante sedativo que pode ser preparado sob a forma de chá relaxante e combinado com ervas igualmente sedativas. Para o efeito, junte duas colheres dessas ervas e uma chávena de Chá para insonia de bálsamo de limão e, passados cinco minutos em repouso, beba. Experimente beber uma chávena de bálsamo de limão e verá como as suas noites serão mais tranquilas e ajudará assim a combater a insónia.

Chá para insonia de Alface

Pensa-se que sejam mais de 140 as variedades desta planta, cujas propriedades calmantes e sedativas a tornam indicada para o tratamento da insónia.

Chá para insonia de Camomila

O Chá para insonia de camomila é uma das mais antigas mezinhas caseiras usadas para induzir o sono e curar a insónia, pois possui propriedades calmantes.

Os óleos essenciais de camomila, recorrentes na aromaterapia, são também uma óptima opção no combate à insónia; daí que as massagens aromáticas que combinam propriedades terapêuticas dos óleos essenciais com os efeitos benéficos do toque, sejam especialmente recomendadas a quem sofre de insónia.

chás para combater a insônia e dormir melhor

Os chás de camomila, valeriana e de erva-cidreira são excelentes para combater a insônia e dormir melhor, pois possuem propriedades calmantes que ajudam a relaxar os músculos e a mente.

Normalmente estas plantas medicinais ajudam mais facilmente a tratar a insônia quando utilizadas em diariamente, de preferência cerca de 1 hora antes de deitar, para que o corpo relaxe e entre em sono profundo. Veja como preparar esse chás a seguir.
1. Chá de camomila e tília

Este chá atua sobre o sistema nervosa fazendo a pessoa ficar mais calma, sendo assim uma ótima opção contra a ansiedade.

Ingredientes

1 colher de camomila
1 colher de tília
1 colher de cravo-da-índia
1 litro de água

Como fazer: Deve colocar todos os ingredientes numa panela e ferver por aproximadamente 15 minutos, esperar que esfrie, coar e beber 1 xícara à noite, antes de dormir.

Chá de valeriana

O chá de valeriana pode ajudar a dormir melhor se for tomado antes de dormir, pois esta planta medicinal tem propriedades calmantes, sendo muito eficaz no combate ao estresse e ansiedade.

Como fazer: Ferver 1 litro de água e acrescentar 1 colher de sopa de valeriana, deixando repousar por 5 minutos, coar e tomar a seguir.

Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira têm propriedades calmantes e, por isso, ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Como fazer: Ferver 1 litro de água e acrescentar 1 colher de sopa de erva-cidreira, deixando repousar por 5 minutos, coar e tomar a seguir.

Chá para insônia na gravidez

Uma boa receita de chá para insônia na gravidez é o de alface, pois ele possui propriedades calmantes que podem ser utilizadas nesta fase da vida, sem trazer qualquer dano ao bebê.

Como fazer: Ferver 1 xícara de água com 3 folhas de alface picadas durante 3 minutos.

Esperar esfriar, coar, adoçar com mel e tomar a seguir.

Além de mulheres grávidas, esse chá também é indicado para crianças com mais de 6 meses de vida.

É normal as grávidas terem insônia no primeiro e no terceiro trimestre da gravidez, devido as alterações hormonais.

Quais os melhores remédios caseiros para curar a insônia

Um ótimo remédio caseiro para insônia é tomar um chá tranquilizante cerca de 30 minutos antes de ir dormir, como o chá de erva-cidreira, lúpulo, valeriana ou maracujá porque eles favorecem o sono, ajudando a adormecer melhor.

Além de tomar o chá recomenda-se só deitar na cama quando for dormir, ter a luz apagada e não ter a televisão, o computador ou o celular ligados por perto, para que o cérebro perceba que está na hora de descansar.

Segue-se uma lista de como fazer 6 remédios naturais que podem ajudar a combater a insônia:
1. Chá de erva-cidreira para combater a insônia

Um ótimo remédio caseiro para insônia é tomar o chá de erva-cidreira, porque esta planta medicinal possui propriedades que acalmam e relaxam o organismo proporcionando uma melhor qualidade de sono.

Ingredientes

2 colheres (chá) de folhas de erva-cidreira;
500 ml de água fervente.

Modo de preparo

Coloque a erva-cidreira num bule e cubra com água fervente. Tape, deixe ficar morno, coe a beba a seguir, de preferência um pouco antes de ir dormir.

Chá de lúpulo para combater a insônia

Um outro bom remédio caseiro para insônia é tomar o chá de lúpulo, pois ele possui ação calmante sendo muito eficaz para induzir o sono.

Ingredientes

1 colher (de chá) de lúpulo;
1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o lúpulo à água fervente e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Coe e tome a seguir.

Chá de valeriana para combater a insônia

Um bom remédio caseiro para insônia com valeriana é tomar o chá desta planta medicinal, pois ela possui propriedades calmantes e soporíferas.

Ingredientes

1 colher de chá de raíz de valeriana;
1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Acrescente a valeriana na água fervente e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Coe e tome ainda morno.

Chá de maracujá para combater a insônia

Um ótimo remédio caseiro para insônia com maracujá é tomar o chá preparado com as folhas do pé de maracujá porque ela possui maior concentração de substâncias calmantes, que ajudam a induzir o sono.

Ingredientes

6 g de folhas secas do pé de maracujá;
1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e, quando esta estiver a borbulhar, desligar o fogo e adicionar de as folhas e deixar descansar por 10 minutos. Coar e tomar a seguir, de preferência antes de ir dormir.

Suco de maçã para combater a insônia

A erva-cidreira, a camomila e a maçã possuem propriedades sedativas e juntos atuam como um ótimo remédio natural para insônia, que não tem contraindicações nem efeitos colaterais.

Ingredientes

1 maçã;
1/2 copo de água ou 1 xícara de chá de camomila;
3 folhas frescas de erva-cidreira;
1 colher de mel.

Modo de preparo

Bater tudo no liquidificador e beber a seguir.

Todos estes chás são úteis para combater a insônia, mas para potencializar os seus efeitos, recomenda-se só deitar na cama quando for dormir, ter a luz apagada e não ter a televisão, o computador ou o celular ligados por perto para que o cérebro perceba que está na hora de descansar.

Xarope de ervas para combater a insônia

Uma outra receita é preparar um xarope:

Ingredientes

3 colheres (sopa) de erva-cidreira;
1 colher (chá) das raízes da valeriana;
1 xícara de chá de mel de laranjeira.

Modo de preparo

Coloque as ervas num recipiente de vidro e cubra com o mel. Tape bem e deixe descansando por 12 horas.

De seguida, amasse bem as ervas com ajuda de um pilão ou com o cabo da colher de pau, para extrair ao máximo seus óleos essenciais, coe e tome 3 colheres de sopa desse xarope antes de ir deitar para dormir.