Chá e Chás

------------------------

Chá para gordura no figado.

Nada como um chazinho para aquece o corpo, relaxar e... emagrecer! Devemos aproveitar o frio e as festas de agora para incluir a bebida na nossa dieta e queimar as gorduras.

Se fizermos um mix de algumas ervas, e logicamente baixarmos as calorias consumidas, perderemos uns bons quilos.

Vamos falar de algumas plantas que devidamente preparadas podem ajudar nas funções redutora de peso, desintoxicante, digestiva, diurética e calmante. Ao ingerir alguns destes chás vamos eliminar as gorduras e as toxinas. Todos sabemos que alguns chás, mexem no nosso metabolismo, uns mais do que outros.

Isso quer dizer que o famoso chá verde e as tradicionais carqueja, cavalinha, laranja-amarga e erva-principe (capim-limão) têm realmente o poder de eliminar os excessos da silhueta

Em alguns casos, as ervas são ricas em fibras, e ao serem ingeridas dão a sensação de enfartamento, dai o seu efeito redutor, como as algas marinhas e as sementes de linhaça .

Não podemos esquecer o efeito diureticos de alguns chás, que vão promover a drenagem de líquidos diminuindo o peso, como centelha asiatica, a barba de milho e o jasmim

A dieta equilibrada tem de ter os cinco nutrientes essenciais:

carboidratos,

vitaminas,

proteínas,

gorduras,

minerais.

Aminoácidos essenciais (proteína), que são necessários para a construção das células, especialmente os músculos.

Ácidos graxos (um tipo de gordura essencial) são necessários para a construção das paredes celulares e cérebro.

Vitaminas e minerais são necessários para muitas funções do organismo.

Qualquer dieta para emagrecer que falhar em prover as necessidades mínimas desses nutrientes pode ameaçar a saúde. Se você não praticar actividade física, mesmo uma simples caminhada ( 15 minutos para lá, 15 minutos para cá), será pouco provável o emagrecimento com saúde e boa qualidade de vida.

Não há chá que resolva isso, se entretanto conjuga-lo com uma dieta pobre em açucares e em gorduras o resultado é sem dúvida muito melhor.

Os chás que ajudam a reduzir o apetite , previne o colesterol: Alfafa, Alcachofra, Carqueja, Chapéu de Couro,Graviola,Salsaparrilha,Beringela; estimulam a circulação sanguinia:Carqueja, Guaraná, Ginkgo-Biloba,Ginseng activa o metabolismo para emagrecer: Carqueja Amarga, Cáscara Sagrada, Graviola, Alcachofra, Boldo do Chile , Centella Asiática, Erva de Bugre , e pronovem a drenagem de liquidos: Abacateiro, Barba de Milho, Cavalinha,Pata de Vaca, Carqueja Amarga, Dente de Leão, Salsaparrilha e são antioxidantes: Ginkgo-Biloba .

------------------------

A GORDURA EXCESSIVA NO FÍGADO.

O acúmulo de gordura no interior dos hepatócitos é um mecanismo natural, utilizado para estocar energia. A quantidade de energia acumulada na gordura é muito maior que no açúcar ou na proteína, podendo fornecer ao animal grande quantidade de energia nos momentos de necessidade.

O fígado mantém dois grandes estoques de energia: a gordura e o glicogênio, que é uma glicose alterada para ser estocada. Quando permanecemos em jejum e o nível de açúcar no sangue diminui, hormônios enviam sinal ao fígado para transformar o glicogênio em glicose e manter o organismo funcionando. Se a falta de comida persistir, a gordura começa a ser utilizada, mas este processo é mais demorado.

A esteatose hepática, em si, não é uma doença, mas reflete uma doença metabólica. Infelizmente, por um motivo ainda desconhecido, o organismo desencadeia uma inflamação contra os hepatócitos com acúmulo de gordura, que são gradualmente destruídos. Dependendo da intensidade desta destruição, isso pode levar à formação de fibrose (cicatrizes) que vão se acumulando e progredindo até a formação de nódulos, o que caracteriza a cirrose.

1 . O que é gordura no fígado?
Muitas pessoas possuem figado com grande quantidade de gordura e não sabem. Oexame é detectado através da ultrasonografia total do abdome. Não é necessáriamente uma doença de obesos. Existem vários graus ( 1º, 2º, 3º). Após o 2º grau, e persistindo o problema , pode causar cirrose ( que é uma doença que não tem cura) e somente um transplante salva o paciente da morte.

Os sintomas nem sempre se manifestam. Pessoas que não fazem uso de álcool também podem possuir esteatose hepática. O uso do álcool dificulta a volta da normalidade do fígado.
O depósito de gordura no fígado recebe o nome de esteatose hepática: infiltração de gordura no fígado.

Essa gordura no fígado pode provocar reações clínicas como dor e desconforto abdominal; portanto, sempre é bom realizar exames de rotina (mesmo que não tenha nenhum sintoma), pois muitas pessoas acabam descobrindo que tem essa doença ao fazer exames ultrasonográficos. Outros descobrem que tem a doença ao fazer exames para investigar dor abdominal ou aumento do tamanho do fígado.

2 . Quais os sintomas da esteatose no fígado?
Aproximadamente metade das pessoas com esteatose tem dor abdominal (sensação de peso no abdômem) geralmente desagradável .
Casos mais avançados podem ter sintomas mais intensos, no entanto, a esteatose muitas vezes não apresenta sintomas, sendo descoberta apenas em exames de rotina (exames de sangue, ultrasonografia etc.).

3 . Por que ocorre gordura no fígado (esteatose hepática)?
A causa mais comum é a obesidade: muitas pessoas acima do peso tem infiltração de gordura no fígado.
Essas pessoas podem apresentar sintomas digestivos relacionados a esteatose ou outras doenças digestivas comuns em obesos. Assim, muitos obesos tem sintomas de esofagite de refluxo, tais como azia, queimação no peito ou sensação de líquido que volta para a garganta.
Muitos diabéticos tem esteatose, cujos sintomas podem vir associados aos da diabete.
Pessoas que fazem uso freqüente de álcool também fazem parte do grupo de risco. Algumas vezes essas pessoas podem até chegar a ter hepatite por álcool, cirrose alcoólica etc.
4 . Como diagnosticar e tratar a esteatose (gordura no fígado)?
Além do exame clínico bem feito, o médico muitas vezes recorre a exames laboratoriais. Nos casos de dor abdominal ou desconforto abdominal, deve-se excluir outras causas como doenças do estômago e intestinos. Quando existe uma causa para a esteatose, deve-se corrigi-la para que haja melhora.
-------------------------

Gordura no fígado:cuidados e remédios naturais.

Informações sobre GORDURA NO FÍGADO:
O fígado é um órgão que sofre calado e quando este é mal tratado pela ingestão abusiva de alimentos gordurosos, pode ser acometido por uma doença muita perigosa conhecida como gordura no fígado, e sendo uma doença silenciosa, assintomática, é perigosa e até mesmo fatal. O acúmulo de gordura no fígado, mesmo sem ingestão alcoólica, pode causar cirrose e, em alguns casos, até mesmo câncer de fígado.

A mera presença de gordura excessiva no fígado não é um problema grave. O tratamento visa eliminar a causa ou tratar o distúrbio subjacente.

Conheça Duas maneiras de evitar gordura no fígado:

Diminuir a ingestão de álcool (o álcool pode diminuir a atividade do metabolismo e secreção de gordura, levanto a condição de fígado gorduroso);

Vigiar a dieta (desnutrição e dieta pobre em proteínas podem resultar no acúmulo de gordura no fígado).

Tratamentos caseiros através de remédios naturais e cuidados
- A maioria dos casos de acúmulo de gordura no fígado se deve a obesidade. A redução gradual de peso no decorrer do tempo, reduzirá o aumento de tamanho do fígado.

- Reeducação alimentar, evitar alimentos gordurosos e/ou industrializados. Caminhada. Todo o resto é panacéia.

- O uso constante de berinjelas, ajuda a diminuir o colesterol e reduz a ação das gorduras sobre o fígado.

- Em jejum pela manhã tome 250 ml de suco de tomate, e ao longo do dia, além da alimentação mais cuidada, isenta de gorduras e açúcares em excesso, tome 3 xícaras de chá de alface (80g/litro de água) ou de chapéu de couro (20g/litro de água).

-Com ampla ação, a carqueja exerce ação benéfica sobre o fígado e intestinos, auxiliando no tratamento de doenças digestivas em geral.

- O uso da maçã excita a ação do fígado.

-------------------------

Gordura no fígado?? Misturinha de Detox já!.

Como foi o final de semana de vocês??? O meu foi ótimo, pois pela primeira vez no ano, não tinha nada pra fazer e finalmente consegui descansar!

Nossa vida é tão corrida, que não conseguimos aproveitar o final de semana! Um absurdo da modernidade, não????

Hoje vou deixar uma dica simples, mas muuuuuito preciosa!!!!

Serve tanto para quem está intoxicado, ou seja, está saindo de uma temperada de festas ou orgias alimentares em casa mesmo (rsrsrsrsr), ou quem tem gordura no fígado e precisa eliminar!

Depois vou escrever um post só sobre gordura no fígado, pra você entender bem o porquê de mantê-lo saudável e livre de gordura e toxinas! Mas por enquanto, vamos à dica preciosa!

Misturinha de chá de dente de leão + chá de hortelã!

O dente de leão é específico para o fígado!!! É realmente maravilhoso! Meu marido já virou fã!!! Quase todo sábado ele precisa tomar, acredita??? rsrsrs Quem conhece a figura, sabe que adora comer, então, a esposa nutricionista dá uma ajuda! hahahaha

O único problema é que amargo... aliás, se não for amargo não funciona para o fígado sabia??? Os fitoquímicos dessa planta explicam essa reação na boca/estômago/fígado!

Então, para melhorar e não ficar tão insuportável, eu coloco chá de hortelã! Ele é digestivo e dá um sabor incrível!

Mas atenção: não pode ser de saquinho! Tem que ser a erva mesmo!! Já falei sobre isso aqui.
E se você achar as folhas orgânicas, é melhor!

A Mãe Terra, tem um chá de hortelã que é delicioso! Sei que não posso indicar, mas não aguento!!! Quando é bom, tem que ser dito, né????

Como ele é orgânico, é muuuuito mais gostoso e refrescante!!!!

Como fazer:
Coloque 1 colh de chá de cada erva para 1caneca grande de água. Tampe a xícara e deixe em infusão por 5 min. Coe e sirva em seguida.

---------------------------

ALIMENTOS PODEM LIMPAR O FÍGADO DOS EXAGEROS.

Alguns nutrientes não podem faltar na dieta porque tem a função de limpar o fígado, eles agem como se fossem garis do organismo. Um deles é o enxofre, presente principalmente nos vegetais escuros como couve, brócolis e agrião. O suco verde, que contém agrião e couve, pode ser tomado duas vezes ao dia.

Aminoácidos como a leucina, encontrado nas carnes magras e castanha do Pará, E a cisteína da lentilha, do feijão branco e do grão de bico também fortalecem as enzimas limpadoras e ajudam a regenerar o fígado.

Consumir as frutas que tem potencial antiinflamatório e alimentos de coloração arroxeada, como repolho roxo ou a beterraba também ajudam o fígado mais limpo.

Alimentos que tem alcalóides como a rúcula, almeirão, mostarda e agrião são desintoxicastes. A substância também está nos chás: chapéu de couro, carqueja e boldo. Acrescente ao chá, canela que acelera o metabolismo e reduz o açúcar no sangue, um cardápio bem vindo para quem exagerar no carnaval

Um dia que você bebeu um pouco a mais, está com um pouco de dor de cabeça, mal estar, procure consumir durante dois dias estes alimentos, que já ajuda a recuperar pra ter um dia melhor e uma disposição melhor durante a semana.

Veja o cardápio para limpar o organismo:

Café da manhã:
- suco de limão com couve - meia folha de couve pra 1 copo de suco de limão. O limão é apenas o veículo pra couve. Por ser verde escura, a couve tem vitamina b6, magnésio e ácido fólico, elementos que agem como regeneradores hepáticos.

- pão sem miolo - o fígado é o responsável pelo metabolismo mecânico. Quanto mais carboidrato a pessoa ingerir, mais trabalho o fígado vai ter. Quando o órgão está adoecido, ele fica mais fraco. Portanto, a ingestão de carboidratos cansa o fígado e acaba prejudicando-o.

- queijo branco - como opção para colocar no pão, o queijo branco sustenta bem a vontade do salgado. Poderia, também, ser uma geléia sem açúcar. O recomendável é não colocar manteiga ou margarina, que têm muita gordura e acabam prejudicando o fígado.

- chá - de chapeu de couro com casca de mãça e canela, ou chá verde, ou chá de maçã. A canela é remédio para diminuir insulina. A maçã, além de anti oxidante, suavisa o sabor.

Lanche:
castanhas ou frutas - 4 castanhas ou 6 amêndoas - são fontes dos ômegas 3 e 6, que são importantes para fortalecer o sistema imunológico e servem como anti inflamatório. As frutas são sempre boas opções de lanche. O ácido presente na maçã, por exemplo, é um composto anti inflamatório. O suco da maçã é regenerativo.

almoço:
salada com folhas escuras - repolho, almeirão , brócolis, agrião, rúcula, alface , mostarda, couve e espinafre são alimentos que tem enxofre. Esses alimentos possuem substâncias que vão limpar as vias do seu corpo. O fígado produz uma enzima que limpa o corpo, mas ela só a produz quando o corpo ingere enxofre (couve flor, brocolis, couve, couve de bruxelas são bons exemplos). Feijão branco ou lenetilha ou grão de bico - estes alimentos possuem colina. O elemento ajdua na limpeza do fígado. Possuem, também, taurina. A substância é destoxificante. Ela varre as toxinas.

- carne branca ou peixe - a sardinha é uma fonte de ômega 3. Sibstituir a carne vermelha por carnes brancas ou peixe é uma boa ideia porque o fígado tem muito trabalho na digestão das carnes vermelhas. O processo de metabolização da carne branca é mais leve, exige menos esforço do órgão.

Lanche da tarde:
chá e biscoito integral - maçã com canela, chá verde. Não são recomendados chás muito misturados, ou chás que incentivam o funcionamento do intestino ou, ainda, para perder peso.

Jantar:
- o jantar pode ser uma repetição do que foi ingerido pela manhã. Sanduíches com pasta magra (de ricota, por exemplo). O sanduíche pode ser feito com pão sírio. Ele é mais leve que o pão de sal. Leva menos farinha e, portanto, tem menos carboidrato, sendo conveniente para o fígado. Quem quiser outra opção pode fazer uma sopa de lentilha, de grão de bico, de cenoura ou, ainda, de espinafre ou couve.

------------------------------

Ervas para derreter a gordura!.

Ao incluir na dieta as plantas medicinais adequadas, você emagrece sem esforço. E o melhor: a dieta das ervas dá direito a quebrar o regime uma vez por semana!

De segunda a sábado você se esforça para emagrecer. Aí, vem o almoço em família no domingo e você ganha de volta os quilinhos perdidos... Que tal provar a dieta dos seis dias com oito ervas? Funciona assim: uma vez por semana você tem o direito de sair um pouco da linha - pode até comer uma massa! Nos outros seis dias, você recorre ao poder emagrecedor da cavalinha, do hortelã, da camomila e de mais cinco ervas.

O fitoterapeuta André Rezende garante: ao incluir no cardápio as ervas medicinais adequadas (na hora e na quantidade certas), ao longo da semana, você pode quebrar a dieta no domingo sem prejuízos. Mas é claro que você não vai enfiar o pé na jaca de uma só vez no domingo, né?

Tenha bom-senso. Coma de tudo um pouco para não botar o regime a perder, orienta Rezende. Durante a semana, não vale consumir refrigerantes, doces, frituras, salgadinhos e queijos amarelos, lembra Rezende. Mas ninguém precisa passar fome!. Alimente-se de modo saudável e aproveite o poder dos chás e medicamentos naturais para eliminar gorduras.

No domingo, coma o que quiser. No café da manhã, pão francês com frios. No almoço, uma massa. Depois, não se prive de comer uma bela sobremesa. Para isso, vale a pena cumprir à risca a dieta durante a semana. Confira o cardápio que Rezende elaborou, especialmente para AnaMaria, com as quantidades e os horários que você deve consumir de cada uma das oito ervas. E emagreça já!

Durante a semana, não vale consumir refrigerantes, doces, frituras, salgadinhos e queijos amarelos. Mas também não precisa passar fome.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info