Chá e Chás

------------------------

Chá para dor de barriga caseiro.

Um excelente Chá para dor de barriga caseiro é o chá de erva doce fortificado, porém se a dor de barriga tiver um padrão e voltar, é importante procurar um médico para diagnosticar o motivo da dor de barriga.

Entretanto este Chá para dor de barriga é um excelente remédio caseiro para aliviar a dor de barriga.

Chá de erva doce para dor de barriga

Ingredientes do Chá para dor de barriga:

4 folhas de louro
1 colher de chá de camomila
1 colher de sopa de erva doce
300 ml de água
Modo de preparo o Chá para dor de barriga:

Coloque 4 folhas de louro, 1 colher (chá) de camomila, 1 colher (sopa) de erva doce e 1 copo de água (300ml) numa panela e deixe ferver por aproximadamente cinco minutos. Coe e beba o equivalente a uma xícara de café a cada 2 horas enquanto a dor de barriga se mantiver.

Durante uma dor de barriga é normal que o indivíduo não queira comer nada, mas saltar as refeições não é indicado, por isso recomenda-se uma alimentação leve, à base de saladas cruas, legumes e frutas.

------------------------

Dor de Barriga.

Na maior parte dos indivíduos, a dor de barriga é constantemente causada pela ingestão de alimentos impróprios para o consumo, como os estragados ou fora do prazo de validade. Mas a dor de barriga também pode ser causada por alguma virose, alergia alimentar, apendicite, sintomas de problemas no fígado, gases ou até mesmo cólicas menstruais ou cólicas intestinais.

O que fazer para dor de barriga

Em caso de dor de barriga o que se pode fazer é descansar, tomar um remédio para a dor como o Buscopan e tomar um chá para dor de barriga como o de erva doce, por exemplo. Mas é fundamental descobrir o que está causando a dor de barriga e assim eliminá-la.

O Buscopan irá atuar na dor, diminuindo este incomodo e a erva cidreira irá ajudar a limpar o organismo, facilitando a digestão e a eliminação dos resíduos tóxicos.

Mas se a dor de barriga for acompanhada de febre, mal estar, diarreia, ou for aumentando gradativamente, deve-se ir ao médico para identificar a sua causa e assim iniciar o tratamento específico.
-------------------------

Dor de barriga frequente.

A dor de barriga é uma situação frequente na população em geral, mas ter dor de barriga frequentemente não é normal e é preciso investigar. Uma preciosa dica é anotar num papel tudo o que o indivíduo comeu ou bebeu no dia em que a dor de barriga iniciou. Assim fica mais fácil identificar se a dor de barriga está relacionada à alimentação ou não.

Alimentos mal conservados, os enlatados cuja lata estava amassada, os que já estavam a muito tempo na geladeira ou abertos fora dela, assim como os sanduiches e frituras que se compra na rua são os que mais frequentemente causam dor de barriga e diarreia, e por isso devem ser evitados.

Remédio para dor de barriga

O melhor remédio para dor de barriga são os analgésicos e beber bastante água de côco, especialmente se a diarreia estiver presente. Não é recomendado tomar remédios que prendam o intestino, em caso de diarreia, pois o próprio organismo deve encarregar-se disto.

Outra recomendação importante para o tratamento da dor de barriga é evitar o consumo de alimentos ricos em fibras, e é preciso beber a mesma quantidade de água que foi perdida na diarreia a fim de evitar a desidratação.

Alguns bons analgésicos são a Dipirona; Paracetamol e o Dorflex. Estes podem ser comprados sem receita médica, mas o indivíduo deverá ler atentamente a sua bula antes de ingerí-lo.

-------------------------

Mais um Chá para dor de barriga.

Um ótimo chá para dor de barriga é o de erva cidreira, que irá facilitar a digestão, mas existem outras plantas medicinais indicadas para o tratamento da dor de barriga, tais como:

Losna;
Camomila + macela ou
Aloe vera.
Para preparar o chá basta colocar 2 colheres das folhas secas da planta medicinal escolhida e cobrir com uma xícara de chá de água fervente. Tape, deixe esfriar, coe e beba a seguir, de preferência sem açúcar, que atrapalha a digestão.

O chá deve ser consumido logo após o seu preparo, e a dose indicada é de até 3 xícaras por dia.

---------------------------

Chás que aliviam a dor de barriga.

Todos nós já passamos por uma dor de barriga, seja uma daquelas graves, de causar calafrios e receio de não chegar ao banheiro a tempo, seja uma simples, onde o desconforto e a dor nos deixam inquietos.
A dor de barriga pode ter motivos simples, como o aumento de gases no intestino, ou mais sérios, como uma intolerância alimentar ou a ingestão de alimentos estragados. Quando há um quadro assim, o normal é que ocorram cólicas, enjôos, às vezes vômito e diarreia.
Este problema, após medicado, deve passar em até 24 horas. Não passando, um médico deve ser procurado, já que outros problemas mais sérios do que os alimentares podem ser a razão para o mal-estar. Gestantes, por exemplo, não devem ficar com dor de barriga, pois pode ter a ver com sua gravidez e não intestinos, por isso, deve procurar seu médico obstetra rapidamente.
O tratamento pode ser feito de forma muito natural, com chás à vontade para hidratar e tratar a causa da dor e desconforto, também água de coco é excelente nesses casos, pois hidrata, repondo os sais minerais perdidos em caso de diarreia e vômito.
Veja alguns chás para dores de barriga

Chá de boldo: trata o fígado, em casos de intoxicação alimentar;
Chá de camomila: acalma o estômago e relaxa, aliviando cólicas e enjôos;
Erva doce: em casos de flatulência;
Endro: também ajuda a aliviar a dor e enjôos;
Macela: é excelente para tratar o fígado e aliviar as dores;
Hortelã: alivia enjoos e cólicas.
Receita de chá de erva doce "turbinado" para a dor de barriga

Ponha em uma panela: 300ml de água, 4 folhas de louro, 1 clh (chá) de camomila e 1 clh (sopa) de erva doce e ferva alguns minutos.
Beba uma xícara de café a cada duas horas enquanto estiver com dor de barriga.

------------------------------

7 chás que facilitam a digestão.

Conheça alguns chás que ajudam na hora da digestão

Alfavaca Ocimun selloii

Propriedades
Seu chá atua basicamente no estômago. Elimina gases, além de prevenir gastrite e vômitos.
Preparo
Em 1 xícara, bote 1 colher de sobremesa de folhas e flores. Adicione água fervente. Abafe com um pires por 10 minutos e coe. Beba antes das principais refeições.

Sálvia Salvia officinalis

Propriedades
Ela estimula a produção de enzimas que participam da digestão, especialmente no estômago. Gestantes, porém, devem evitá-la.
Preparo
Ponha 1 colher de sobremesa de folhas e flores em 1 xícara de chá e adicione água fervente. Abafe com um pires por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara duas vezes ao dia.

Alecrim Rosmarinus officinalis

Propriedades
As substâncias dessa planta protegem a parede do estômago e aceleram a digestão. Além disso, cortam dores de cabeça provocadas por refeições que simplesmente caíram mal. Gestantes devem passar longe.
Preparo
Ponha em 1 xícara 1 colher de sobremesa de folhas e flores picadas. Adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara antes ou após as principais refeições.

Limão taiti Citrus limonum

Propriedades
Seus princípios ativos estimulam a produção de secreções gástricas. Além disso, é uma boa fonte de vitamina C e pectina, um tipo de fibra, que contribuem para a proteção e a recuperação do aparelho digestivo.
Preparo
Bote em 1 xícara de chá 1 colher de sobremesa de folhas secas picadas e da casca ralada. Adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome logo após as principais refeições.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info