Chá e Chás

------------------------

Chá para cistite: COMO TRATAR NATURALMENTE

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga Cistite ou os rins (pielonefrite).

Outros microorganismos também podem provocar cistite.

Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à Cistite. No entanto, ela é prevalente nas mulheres porque as características anatômicas femininas favorecem sua incidência.

A uretra da mulher, além de muito mais curta do que a do homem, está mais próxima do ânus. Nos homens, depois dos 50 anos, o crescimento da próstata e a conseqüente retenção de urina na bexiga podem causar Cistite.

5 truques para aliviar os sintomas da cistite

As mulheres são mais propensas a infecções urinárias, também chamdas de citites, pois têm a uretra mais curta, permitindo que bactérias alcacem a bexiga com maior facilidade. Uma causa comum para a infecção é a ingestão insuficiente de líquidos. Outra é o resfriado da bexiga, ou seja, ficar sentada durante muito tempo sobre superfícies frias ou não torcar roupas de banho úmidas imediatamente.

Aprenda alguns truques contra as necessidades urgenes de urinas e as dores causadas por esse mal:

1 – Chá de ervas quente ajuda na limpeza da bexiga e alivia as dores.

2 – Sucos cítricos, como o de mirtilo ou groselha, baixam o pH da uria e dificulta a reprodução de bactérias.

3 – Mastigar 1 colher (sopa) de sementes de abóbora três vezes ao dia ajuda a aliviar as dores.

4 – Salada fresca de agrião e urtiga tem efeito diurético e elimina bactérias do organismo.

5- O calor ajuda a aliviar as dores agudas: coloque uma almofadinha de sementes aquecida entre as pernas e/ou sobre a bexiga.

Se a infecção não demonstrar nenhuma melhora após 3 dias, consulte um médico imediatamente.

fonte: livro O melhor da Sabedoria Popular

------------------------

Aprenda a fazer Chá para cistite

A Cistite é um problema causado na bexiga por bactérias localizadas no intestino, como a Escherichia Coli. Este micro-organismo também pode ser encontrado nas fezes.

Em situações especiais, ele acaba migrando para a região perineal e, após se multiplicar, vai para a uretra, infeccionando a bexiga. Apesar de atingir tanto o público feminino quanto o masculino, a cistite é mais comum entre as mulheres, por causas anatômicas.

Cistite Tuberculosa

Ainda existe a Cistite tuberculosa, causada pelo bacilo de Koch, e a provocada por fungos, mais frequente em pacientes imunodeprimidos (pacientes portadores do vírus HIV ou sob tratamento de quimioterapia). Além disso, quem se submete a radioterapia em órgãos pélvicos (útero, próstata) pode desenvolver um tipo de inflamação que é conhecido como cistite rádica.

Causas e dores

De um modo geral, pessoas com este tipo de problema apresentam dores na hora de urinar. Consequentemente, algumas acabam prendendo a vontade de ir ao banheiro, pois têm medo de que o incômodo seja ainda maior. Agindo desta forma, a situação acaba se complicando e ficando mais acentuada.

A pessoa afetada sente queimação ao urinar; pode ocorrer mau cheiro e em alguns casos a urina pode apresentar sangramento sendo necessário procurar um médico imediatamente.

Tratamento com chás

Para combater esta doença, você pode apostar nos chás diuréticos, que são indicados para limpar o canal da urina e amenizar a cistite.

Um tratamento bastante utilizado é o chá de quebra pedra, feito com ervas naturais.

A bebida que oferece bons resultados é preparada a partir de uma xícara (chá) de água fervente e uma colher (sopa) de folhas fatiadas de jatobá.

Modo de preparo

É preciso juntar as folha com a água, abafar e deixar ficar morna. Você pode utilizar outros tipos de ervas, como folha de Cabreúva e Douradinha do Campo.

Fique atento

Entretanto, caso o problema persista por muito tempo, você deve procurar um médico. A cistite pode ser tratada com base no uso de antibiótico. Já a do tipo não infecciosa possui um tratamento mais complexo.

Neste caso, os remédios mais utilizados são analgésico, mio relaxante, anestésico locais, anti-inflamatório e antiespasmódicos. O consumo de água também é importante para prevenir esta doença.
-------------------------

Chá de cavalinha para cistite.

O chá de cavalinha é um ótimo remédio caseiro para cistite. Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: 3g de ervas secas de cavalinha e 200 ml de água.

Preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta colocar a água no fogo, e quando esta se encontrar em ponto de fervura adicionar as folhas secas de cavalinha.

O chá deve permanecer em infusão por aproximadamente 10 minutos, após esse tempo retire-o do fogo e está pronto para ser bebido. O indivíduo com cistite deve beber o chá várias vezes ao dia.

A cavalinha é uma planta medicinal da família das Equissetáceas que diminui os sintomas da cistite devido as suas propriedades diuréticas.

As folhas secas de cavalinha podem ser encontradas facilmente em farmácias ou em lojas de produtos naturais. -------------------------

Chá para Cistite receita.

A cistite, popularmente conhecida como infecção urinária, é na verdade uma inflamação na bexiga, geralmente causada por bactérias. O problema é bastante comum, principalmente entre as mulheres, e causa dores, febre e dificuldade para urinar. A inflamação está relacionada a diversos fatores, como uso de medicamento e má higienização das partes íntimas.

Alguns remédios naturais ajudam a combater os sintomas da cistite. Inclusive, nós já ensinamos algumas receitas eficientes aqui no Receita Natural, como o chá para infecção urinária e o chá para inflamação na bexiga. Hoje ensinaremos você a preparar outro chá para cistite, que ajuda a eliminar a dor ao urinar.

Uva Ursi

Você vai precisar de:

25 g de folhas de bétula
30 g de raiz de alcaçuz
45 g de folhas de uva ursi
Modo de Preparo:

Misture todas essas ervas em uma vasilha grande e com tampa. Na hora de preparar o chá, pegue 1 colher (café) da mistura e adicione em 1 xícara (chá) de água. Deixe em infusão por 5 minutos, coe e tome ainda morno.

Posologia

Você pode tomar até 1 litro do chá por dia, em pequenas quantidades de cada vez.

Cuidados

Lembre-se de ingerir bastante água ao longo do dia e cuide bem de sua higiene pessoal. Dessa forma você pode prevenir o aparecimento da cistite.

---------------------------

Chás são indicados para quem sofre de Cistite.

A cistite é uma inflamação na bexiga, causada por bactérias presentes no intestino.

Geralmente o principal sintoma apresentados costuma ser a dor, ardência ao urinar ou aumento da freqüência de micção e febre.

Por causa da dor, algumas pessoas passam a interromper o ato de urinar logo nos primeiros jatos. Desse modo, a bexiga não é esvaziada e sente-se vontade de urinar frequentemente.

Segundo o Farmacêutico e Bioquímico, Dr. Marcos Stern, "para combater a Cistite (inflamação da bexiga e da uretra), é bom beber chás diuréticos que ajudam a limpar o sistema urinário."

Como exemplos, o doutor cita:
- Chá de Douradinha do Campo, infusão das folhas da planta;
- Chá de Quebra-Pedra, que pode ser feito com toda a planta e
- Chá da folha de Cabreúva.

Lembre-se de consultar o médico regularmente.

------------------------------

EU TENHO UMA CISTITE, QUE DEVO FAZER ?.

1.
Em primeiro lugar, desde os primeiros sintomas da cistite, beba bastante líquido. Tente beber diretamente um litro de água, de suco de cranberry, ou experimente chás de plantas medicinais que ajudam a combater a cistite. Beba mais um litro das bebidas mencionadas durante o resto do dia (total: dois litros por dia).

2.
Em seguida, procure um medico para realizar testes de analise de urina. Graças à ajuda de algumas tirinhas possivel confirmar se trata-se ou não de uma cistite. Apos detectadar as bacterias responsáveis pela cistite, ele irá prescrever anti-inflamatórios para acalmar a dor.

Você pode comprar em uma farmácia, tirinhas que possibilitam efetuar um teste que permite confirmar a presença de bactérias e glóbulos brancos na urina. Se o resultado do teste for positivo, a pessoa deverá consultar um medico para que este prescreva o uso de antibioticos.

3.
Por fim, você pode complementar a terapia tradicional (antibióticos) com remédios base de plantas. Beba, por exemplo, várias vezes ao dia, suco de cranberry.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info