Chá e Chás

------------------------

Chá de valeriana benefícios e como preparar.

O Chá de valeriana (valeriana officinalis) é uma planta de muita utilidade nos quadros de insônia ou outros problemas relacionados ao sono, pois ela relaxa, ajuda a dormir ou a ter uma boa noite de sono, sem a sensação de desorientação ao despertar, comum ao se usar um sonífero químico.

Chá de valeriana também é uma auxiliar poderosa para quem está tentando se livrar de algum vício, como o tabagismo, pois funciona como um ansiolítico, por isso, é especial para ser usada em casos de ansiedade e estresse.

Para aquelas pessoas que são hiperativas, não conseguem relaxar quase nunca, o Chá de valeriana atua no sistema nervoso e acalma, sendo excelente para alívio da musculatura tensionada e não interfere na concentração.
Há registros de que o Chá de valeriana já fosse usada por incas como unguento para massagens e os anglo-saxões a utilizassem como tratamento do sistema nervoso.

O Chá de valeriana também pode ser usado em casos de distúrbios da menopausa, feridas, enxaquecas, espasmos estomacais e intestinais.
Efeitos comprovados do chá das raízes desta planta

Esta é a única planta que tem seus efeitos soníferos comprovados por numerosos estudos, tendo suas raízes efeitos equivalentes aos dos medicamentos químicos, tendo a vantagem de apresentar menos reações colaterais e nenhum risco de dependência, ao contrário dos químicos.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) também reconhece as propriedades do Chá de valeriana para tratamento de ansiedade. Os efeitos dessa planta são um pouco mais demorados do que os de soníferos químicos.
Uma curiosidade é que o Chá de valeriana é conhecida popularmente como erva-dos-gatos, porque causa um efeito enlouquecedor nesses animais, deixando-os em estado de euforia ou excitamento, portanto, não é conveniente deixar a planta em contato com os gatos.
É comum a associação doChá de valeriana, através de cápsulas ou comprimidos, ao lúpulo para facilitar ainda mais o adormecimento.
O Chá de valeriana pode ser utilizada através de infusão, de tintura, de decocção da raiz, que é mais forte do que o chá de valeriana e também é comercializada em cápsulas ou comprimidos, como o medicamento Sominex.
Deve-se ter cuidado com o uso prolongado do Chá de valeriana, já que pode causar dores de cabeça ou estado de sonolência.
------------------------

Chá de valeriana Receita.

Chá para melhorar o sono e tratar insonia - Receita

O Chá de valeriana é famosa por seus efeitos sedativos, desde a Roma Antiga até a Europa Moderna, a erva dos gatos é amplamente usada para recuperar as noites de sono.

Chá de valeriana é justamente neste ponto que vamos dar a receita de hoje: Como aumentar suas horas de sono, dormir melhor e um tratamento para a insonia.

Você vai precisar para fazer oChá de valeriana:

Uma colher de chá da raiz e do rizoma (o caule) da erva dos gatos
Uma xícara de água
Modo de Preparo:

Primeiramente ferva a água. Feito isso, coloque a raiz e o rizoma da valeriana em infusão por cinco minutos e depois coe.

Posologia do Chá de valeriana.

Tomar uma xícara do chá de valeriana de uma a três vezes ao dia.

Precauções do Chá de valeriana.

Gestantes devem evitar o consumo do Chá de valeriana;
A planta tem efeito sedativo e calmante e age como um remédio alopático qualquer, tome cuidado ao utilizá-la,
Não utilize por intervalos superiores a 10 dias, e fique por 30 dias sem utilizá-la.
Outras dicas

O Chá de valeriana também é eficaz em casos de distúrbios da menopausa, enxaqueca feridas e espamos intestinais e estomacais.
-------------------------

Chá de valeriana controlar a ansiedade e o stres.

Chá de valeriana sedativo

O Chá de valeriana é um poderoso e seguro sedativo e é útil em casos de stress e ansiedade extremos.
250 ml de água a ferver
I c. Chá de valeriana de raiz de valeriana seca

Para preparar o Chá de valeriana, verta a água a ferver sobre a raiz seca e tape para evitar que os óleos essenciais terapêuticos se evaporem. Deixe em infusão durante dez minutos e coe. Beba até três chávenas por dia.

Dado o sabor forte, poderá preferir tomar cápsulas ou extracto.Tome uma ou duas cápsulas de 300-500 mg por dia, ou meia ou uma colher de chá de extracto até três vezes por dia. Atenção: O Chá de valeriana pode provocar dor de cabeça e espasmos musculares. Não exceda a quantidade recomendada nem tome por períodos prolongados.

-------------------------

Chá de valeriana.

Já ouviu falar dessa plantinha? Ela pode ajudar (e muito) você a ter noites de sono mais tranquilas

Que algumas ervas e plantas são grandes aliadas para nossa saúde, não é novidade. Mas existe uma delas, pouco divulgada, que tem um poder eficiente para quem não consegue dormir direito e, muitas vezes, acorda mais cansado do que quando pegou no sono.
A Valeriana, uma planta típica da Europa e já cultivada no Brasil, tem efeito sedativo e ajuda o sistema nervoso a relaxar.

Você encontra em forma de erva para o preparo do chá ou em cápsulas. Para quem gosta da bebida (ainda mais nos dias frios!), aqui vai uma receita para tomar um pouco antes de dormir.

Além disso, a Valeriana contém antioxidantes que combatem o envelhecimento das células do nosso organismo. É natural, não vicia e não tem contraindicações", conta a especialista em ervas medicinais, Christy Westen, de Nova Iorque.
Ingredientes
250 ml de água
1 colher (chá) de raiz de valeriana seca (vendida pronta)
Modo de preparo
Ferva a água, já com a planta, por cerca de 10 minutos. Deixe a tampa da chaleira fechada para manter as propriedades. Coe e sirva quente. O ideal é não adoçar.

---------------------------

Chá de valeriana ou Valeriana officinalis.

O nome da valeriana origina da palavra latina "valere", que significa saúde.
Esta erva já era conhecida pelos Anglo-saxões no tratamento do sistema nervoso em caso de sobreexcitação. Os Incas serviram-se dela como unguento para massagens.

A raiz da valeriana é conhecida pelas suas qualidades relaxantes e calmantes.
Efeitos
A raiz de valeriana é muito usada para relaxamento dos músculos e como ligeiro tranquilizante. A erva pode ter efeitos positivos no sistema nervoso central. É usada contra a anxiedade e o esgotamento.

A raiz de valeriana é usada frequentemente contra a insónia. Ajuda a adormecer mais rapidamente, sem causar uma sensação de desorientação ao despertar. Esta erva é especialmente útil a pessoas que são tão hiperactivas que não conseguem relaxar. A valeriana acalma todos os tipos de stresse, mas não interfere no poder de concentração.
Muitos estudantes usam a erva durante o período de exames.

Por favor toma em atenção que para algumas pessoas pode demorar 2 a 4 semanas antes de se notarem melhoras nos padrões do sono e na disposição. Uma dosagem alta dá-te a sensação de "flutuar no ar".

Uso
A valeriana pode ser usada como chá. Junta algumas colheres de sopa a meio litro de água e deixa ferver em lume brando por 5 minutos numa panela tapada. Deixa arrefecer e bebe com um pouco de mel.

Outra maneira de usar a valeriana é preparar 50 gramas como descrito acima. Deixa o chá evaporar lentamente até restar um resídio grosso. Este pode ser usado em pequenas doses.

Quando misturada com lúpulo a valeriana dá um potente chá para induzir o sono.

O pó de valeriana pode ser misturado com iogurte ou sumo.

Aviso
Para algumas pessoas esta erva tem um efeito estimulante em vez de relaxante. Neste caso não deve ser usada.

O uso intensivo e longo pode causar dores de cabeça e inquietação.

Restrições de envio
Por favor verifica se este produto é legal no teu país. Não podemos enviar este produto para Finlândia.

------------------------------

Valeriana conhecida também como valeriana das botica.

A valeriana,conhecida também como valeriana-das-botica, valeriana selvagem ou erva dos gatos é uma erva medicinal da família das valerianáceas. Esta planta de floração cor-de-rosa pode alcançar 1 metro de altura. Ela pode ser encontrada em estado selvagem, mas é uma planta de cultivo, devido ás suas propriedades terapeuticas.

Propriedades

Calmante e soporífera

Indicações

Transtornos de origem nervosa (agitação, Insônia, fobia do palco, hipertensão arterial)

Modo de uso

Apenas as suas raízes são utilizadas em forma de chá, tintura ou extrato.

Chá: Acrescente 1 colher de chá de raíz picada, para cada xícara de chá. Ferva a água, acrescente a raiz e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Coe e tome ainda morno.

Tome três xícaras ao longo do dia nos casos de agitação e insônia ou hipertensão arterial. Nas situações de estresse tome o chá meia hora antes da exposição.

Os preparados com a raíz desta erva são amargos e possuem um odor muito intenso e característico, porém podem ser encontrados comprimidos de valeriana nas farmácias com cheiro neutro.
------------------------

Erva contra a insônia

Quando a luz vai embora e o dia termina, o cérebro produz substâncias que avisam o corpo que a hora de dormir chegou. É uma complexa mudança química que determina a qualidade do sono.

A valeriana atua em uma das fases mais importantes, no chamado sono de ondas lentas, aquele que no dia seguinte dá a sensação de descanso.
A neurologista Dalva Poyares, especialista em distúrbios do sono, pesquisou a valeriana e passou a receitar o medicamento em casos de insônia leve e a pacientes que precisavam se livrar do vício em remédios para dormir.

Primeiro, a valeriana não causa dependência. Segundo, é segura. Mesmo se usada durante o dia, como um tranqüilizante leve, ela nao altera o desempenho e não causa sonolência diurna excessiva. E terceiro, os efeitos colaterais são raros.

Ela é muito bem tolerada, ressalta a especialista. O ideal é ter a prescrição de um médico, que inclusive pode conhecer quais comprimidos são melhores, orienta.

O exame do sono serve para mostrar qual é o problema. O da advogada Maria da Penha eram as interrupções que transformavam o sono em uma seqüência de cochilos. É difícil para uma pessoa que dorme sete horas acordar 46 vezes. Na realidade, eu passava a maior parte do tempo acordada, comenta ela.

A valeriana trouxe o sossego. Graças ao remédio retirado da natureza, Maria da Penha fez as pazes com o travesseiro e redescobriu o prazer de sonhar.
------------------------

Chá de valeriana DESCRIÇÃO.


Chá de valeriana bastante estudada e com resultados clínicos evidentes; tem demonstrado uma eficácia terapêutica na ansiedade e como estimulante cerebral.
É uma planta medicinal muito antiga, como é recordado pelo seu nome científico, derivado do latim valere, ter saúde.

INDICAÇÃO: Chá de Valeriana >>> Sedativo, calmante, histeria, perturbações da menopausa, insônia crônica, estresse, dermatoses pruriginosas, perturbações cardíacas de origem nervosa e cãibras.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de chá da raiz e do rizoma picados em 1 xícara de água fervente. Abafe por 5 minutos e coe.

COMO BEBER: Tome 1 xícara de chá, de 1 a 3 vezes ao dia

Resumo
Valeriana: planta medicinal com efeito sonífero e calmante. É encontrada mais comumente sob forma de chá (infusão) ou comprimidos.

Nomes
Nomes em português: Valeriana, erva-dos-gatos
Nome latim: Valeriana officinalis
Nom inglês: valerian
Nome francês: valériane
Nome alemão: Baldrian
Nome italiano: valeriana

Família : Valerianaceae

Constituintes: Óleo essencial, valepotriate.

Partes utilizadas : Raiz da valeriana, rizoma da valeriana.

Efeitos da valeriana
Sedativo, calmante, antiespasmódicas, sonífero (redução do tempo que a pessoa leva para adormecer e aumento da duração do sono), relaxante, anticonvulsionante.

Indicações da valeriana
A planta é indicada para quem sofre de problemas relacionados ao sono: insônia (pode ajudar a adormecer e também poder melhorar a qualidade do sono), ansiedade, estresse, epilepsia, e para quem está parando de fumar.
Efeitos secundários
Uso prolongado: dores de cabeça, sono.
Leia a bula: na compra de um medicamento, sempre leia a bula e peça conselhos a um especialista.

Contra-indicações
Leia a bula: na compra de um medicamento, sempre leia a bula e peça conselhos a um especialista.

Interações
Leia a bula: na compra de um medicamento, sempre leia a bula e peça conselhos a um especialista.

Preparações à base de valeriana

- chá de valeriana (infusão de valeriana)

- decocção de valeriana (mais forte que o chá de valeriana)

- comprimidos de valeriana (por exemplo no Brasil: Sominex)

- cápsulas de valeriana

- tintura de valeriana (a tomar sob forma de gotas)

Observações
- A raiz da valeriana é uma das únicas plantas medicinais comprovadas por numerosos estudos, como possuidora de um efeito sonífero real em inúmeras pessoas (cerca de 40% reagem a esta planta e conseguem um efeito sedativo).

Esse número é idêntico à maioria dos soníferos químicos (de síntese). No entanto, a vantagem da valeriana é que ela tem menos efeitos colaterais que outros medicamentos soníferos de síntese, tais como benzodiazepinas (que geram forte dependência).

- A valeriana é reconhecida pela OMS devido às suas virtudes contra a ansiedade. É necessário informar também que a valeriana não possui a mesma rapidez de resultado que os soníferos de origem química, isto é, o efeito sonífero da valeriana, leva um tempo para agir.

Finalmente, ressaltemos que a valeriana pode exercer um efeito excitante ou de euforia em gatos, por isso, o nome popular erva-dos-gatos (sinônimo da valeriana). Portanto, evite deixar a planta próxima a um gato, do contrário, ele pode vir a enlouquecer.

A valeriana pode ser utilizada em associação (em geral, em comprimidos ou cápsulas) com o lúpulo para facilitar o adormecimento.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info