Chá e Chás

------------------------

Planta Medicinal Chá de Tansagem .

ACÇÃO – INDICAÇÃO – PROPRIEDADE do CHÀ DE TRANSAGEM

Chá de Tansagem Diuréticas, para edemas, acúmulo de líquido na barriga e infecção urinária.
Uricosúrica, reduz o ácido úrico, na gota.

Chá de Tansagem anti-diarréica, mesmo agudas. Antiinflamatória, nas inflamações das mucosas
da boca e faringe, olhos e conjuntivites.

Expectorante, em casos de asma e bronquites com secreção. Cicatrizante, de

úlceras crônicas e feridas.

MODO DE USAR Chá de Tansagem
De 9 a 15 g, em decocção e infusão: 4 xícaras de chá ao dia.
De 900 a 2.800 mg, em pó.
De 60 a 100 gotas de tintura divididas em duas vezes ao dia.
De 100 a 450 mg de extrato seco, dividido em duas vezes ao dia.

Como as pessoas estão a chegar aqui:
tansagem
cha de tansagem
transage
cha de tanchagem é bom para que

------------------------

TANCHAGEM Resumo.

Tanchagem (transagem): planta medicinal utilizada em caso de tosse, para desinfetar as vias respiratórias, ela pode ser encontrada em infusão (chá), cápsula ou xarope.

Nomes
Nome em português: Tanchagem, transagem, plantago
Nome latim: Plantago lanceolata
Nome inglês: plantain
Nome francês: Plantain lancéolé, plantain ou oreille de lièvre
Nome alemão: Wegerich
Nome italiano: piantaggine

Família
Plantaginaceae

Constituintes
Glicosídeos iridóides, mucilagens, taninos.

Partes utilizadas
Folhas secas

Efeitos da tanchagem
Antitosse, anti-inflamatório, béquico, expectorante, antisséptico externe, antimicrobiana e antibiótico.

Indicações da tanchagem
Tosse (seca ou produtiva).

Efeitos secundários
Desconhecemos

Contra-indicações
Desconhecemos

Interações
Desconhecemos

Preparações à base de tanchagem

- Infusão de tanchagem (chá de tanchagem)

- Xarope de tanchagem

- Cápsula de tanchagem

Onde cresce a tanchagem ?
A tanchagem cresce na Europa.
Quando a tanchagem é colhida ?
-Observações
Esta planta medicinal é bastante útil em caso de tosse. Você pode fazer o seu remédio à base de tanchagem, como um xarope, em casa, ou você pode comprá-lo já pronto em farmácia. O seu efeito béquico (que cura a tosse) já está mais do que comprovado. Os compostos desta planta (iridóides) são eficazes em caso de tosse produtiva.
-------------------------

Tanchagem propriedades Medicinais Receita.

Tanchagem propriedades Medicinais Receita
A tanchagem (Plantago ssp, Plantago major), também conhecida como transagem, é uma planta vivaz, com um tufo de folhas grandes, longipecioladas, inteiras ou de bordos levemente ondulados, ovaladas, percorridas com nervuras curvilíneas. As suas flores são pequenas, branco-amareladas, agrupam-se em espigas de até 40 cm de comprimento.

Tanchagem

Nomes Populares:

Língua de vaca
Plantago
tanchagem
tansagem
tranchagem
transagem
Propriedades:

É adstringente,
Combate inflamações nos ouvidos
nos olhos,
nas gengivas,
na garganta,
nas amígdalas,
na faringe,
no estômago,
nos Intestinos,
nos rins,
na bexiga,
Contra a conjuntivite,
hemorróidas,
problemas urinários,
Auxilia contra diarréia,
cólica infantil,
febres intestinais,
gripes,
apendicite,
inflamações
Cura feridas
Precauções

O polén pode causar alergia e
as sementes podem irritar a mucosa gástrica
Fonte Wikipedia.

-------------------------

TANSAGEM Plantagináceas.

Descrição : Da família das Plantagináceas, tambêm conhecida como transagem, tanchagem maior, plantagem, sete nervos. Planta anual vivaz, que cresce pouco, atingindo 30 centímetros de altura, sem caule, com folhas oval-arrendondadas, carnosas e moles, quase pecíolo. As folhas nascem em torno de um eixo, ao nível do solo, formando um tufo circular, e ficam distendidas sobre o solo, como as plantas dos pés, o que deu origem ao nome ciêntífico Plantango. As flores brancas, rosadas ou esverdeadas, nascem ao longo desse eixo, e formam espigas eretas e alongadas, entre as folhas. As sementes, de preferência em solos úmidos, férteis e de clima temperado, sendo a época mais favorável os meses de setembro a dezembro, para o palntio. No Brasil adaptou-se tão bem que vegeta espontaneamente em quase todo o país, principalmente em jardins e gramados, pomares, beiras de estrada e junto aos muros. Desenvolve-se mais intensamente em locais abertos, como em solos cultivados e pastagens. A colheita das folhas deve ocorrer nos meses de agosto e março e as semetnes separam-se da espiga no fim do verão,quando estão bem maduras.
Habitat: É originária das regiões frias da Europa, tendo se espalhado por todo o mundo.

História: É chamada rei-dos-caminhos pois não respeitando fronteiras se difundiu por todos os países. Faz parte da Farmacopeia Homeopática.

Partes utilizadas : Raiz, folhas e sementes.

Origem : Europa, hoje espalhada em diversos países da Ásia, África, América, sendo conhecida como o rei do caminho, pois tem a capacidade de burlar as fronteiras e se introduzir em todas as regiões do mundo.

Plantio : Multiplicação: por sementes ou mudas do rizomas; Cultivo: em hortas como a alface; Colheita: durante a floração (ano todo).

Modo de Conservar : As folhas e as sementes são secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Conservar em sacos de papel ou de pano.

Propriedades : Depurativa, hemostática, béquicas, emoliente, expectorante, antitussígena, tônica, cicatrizante, diurética, antiinflamatória e anti-séptica.

Uso pediátrico: Afecções respiratórias: amigdalite, faringite, traqueíte, tosse, catarro, bronquite; Inflamações: otite, parotidite, gengivite, estomatite; Febres intermitentes; Diarreias Afecções da pele: dermatoses, picadas de inseto; Anemia, debilidade; Constipação intestinal: como laxante.

Uso na gestação e na amamentação: Planta segura.

Indicações : O suco puro pode ser usados em bochechos para apressar a cicatrização da gengiva em casos de cirurgia e extrações de dentes. O emplasto da planta macerada combate a inflamação. Para uso interno, pode ser usada como diurético, e junto com guaco para combater tosses com catarro.

Principios Ativos : Monoterpenos iridòides: aucubina (rinanantina), catapol e asperulosídeo; Mucilagens: glucomannas, arabino-galagtano, ramnogalacturonano; Flavonóides: diglicosí-deo-6,8-apigenina, glicoronídeo-7-luteolina, xilose, galactose; ácidos orgânicos: clorogénico, neocloro-gênico, galacturônico, actenosídeo (verbascosídeo); Taninos; Saponinas; Sais minerais: potássio, cálcio, ferro; Vitami-na C; Colina; Alcalóides: noscapina; Petina; Hidroxicumarina: aesculetina; Ácido silícico; Sementes: 105 de óleo amarelo de sabor a óleo de nogueira, amarelo; Antraquinonas.

Modo de usar :

Laxante; depurativo: em 1 copo, coloque 1 colher de sopa de sementes e adicione água fervente. DEixe em maceração por 1 noite e coe. Tome 1 copo de manhã, em jejum.

Afecções da pele, acnes, cravos e espinhas : coloque 2 colheres de sopa de folhas picadas em 1 copo de água. Leve ao fogo , deixe ferver durante 15 minutos e coe em um pano, espremendo bem o resíduo. Adicione ao líquido obtido, 1 colher de sopa de mel. Miture bem, aplique com um chumaço de algodão sobre a pele, no local afetado, 2 vezes ao dia.

Queimaduras; feridas; picadas de insetos : lave muito bem as folhas frescas e enxigue. Em um pilão, coloque 3 colheres de sopa de folhas picadas. Amasse bem, adicione 1 colher de sobremesa de glicerina e misture. Espalhe sobre um pano, gaze ou um chumaço de algodão e aplique sobre o local afetado, de 1 a 2 vezes ao dia.

Amigdalite, faringite,traqueíte,estomatite,gengivite,desintoxicante das vias aéreas dos fumantes : em 1 xícara de chá, coloque 2 colheres de sopa de folhas picadas em pedaços bem pequenos e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, espere amornar e coe. Faça gargarejos, de 2 a 3 vezes ao dia.

Prostatitte : coloque 5 colheres de sopa de folhas picadas em 1 litro de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Adicione à água morna do banho, e faça banhos de assento com duração de 15 a 20 minutos, 2 vezes ao dia.

Posologia: Adultos: 1 colher de sopa de sementes maceradas por 1 noite em 1 copo de água quente, tomadas em jejum, como laxante ou depurativo; 8g de planta inteira fresca Acolhe-res de sopa para 1 xícara de água) em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos meneres que 12hs, em uso interno para afecções respiratórias, intoxicações, dores, inflama-ções; Para o colutório a dose é triplicada. O uso constante do colutório faz regredir completamente as inflamações recidivas das amígdalas; Para banhos de assento nas prostatites, a dose é de 60g para cada litro de água, por 20min. 2 vezes ao dia; As folhas podem ser maceradas a seco ou vaporizadas para compressas tanto para afecções da pele quanto para dores; hemorróidas. Também se pode utilizar o suco. Este mesmo procedimento pode ser usado para instilar 3 gotas do liquido levemente amomado no ouvido ou frio como colírio; As folhas tenras podem ser consumidas junto com saladas verdes. Crianças tomam de 1/6 a '/2 dose.

Farmacologia: O estrato Ifluido e o suco fresco provaram ter efeito bactericida. A aucubigenina (auoubina hidrolisada) e uma saponina antimicrobiana respondem por seu efeito bacteriostático; Aumento na coagulação sanguínea foi comprovado e também há relatos de um efeito de epitelízacão; A planta demonstrou efeito positivo nas infecções do trato respiratório.

Toxicologia: Sem toxidade nas doses recomendadas.

---------------------------

Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info