Chá e Chás

------------------------

Chá de tanchagem.

Chá de tanchagem usa-se toda a parte aérea da planta, ou seja, as folhas e aquele pedúnculo. Basta macerar e colocar em água fervente 2 colheres de sopa em um litro de água e esperar até esfriar o Chá de tanchagem. Coe e está pronto o Chá de tanchagem. Lave muito bem antes em água corrente, pois a tanchagem é muito rasteira e acumula terra e areia com facilidade. É um excelente cicatrizante. Para aftas, esse chá em bochechos, é um grande remédio! Boa sorte!
PLANTA TANCHAGEM
Também conhecida como transagem ou Chá de tanchagem, esta é uma planta vivaz, com um tufo de folhas grandes, longipecioladas, inteiras ou de bordos levemente ondulados, ovaladas, percorridas com nervuras curvilíneas. Originária da Europa e citada em antigos escritos como uma planta que entrava no preparo da maioria dos remédios medicinais. Era considerada sagrada pela tradição anglo-saxã.
As suas flores são pequenas, branco-amareladas, agrupam-se em espigas de até 40 cm de comprimento.

Descubra as propriedades e os beneficios da planta medicinal Tanchagem ou Chá de tanchagem, tambem conhecida por tanchagem maior e para que serve. Nome cientifico: (Platango major).

O Chá de tanchagem maior Possui propriedades adstringentes. As folhas em infusão usam-se como cicatrizantes; combate diarreias, problemas gastrointestinais e dores de dentes, desinflama os gânglios, pára os catarros dos brônquios, e inflamações da boca e garganta.

As folhas limpas e escaldadas em água a ferver sobre feridas ou úlceras são cicatrizantes; usa-se também contra a lepra, mordeduras de cão e queimaduras.

Em banhos sentados usa-se contra o excessivo fluxo da mulher (leucorreia).
As folhas como emplastro curam feridas, fístulas e hemorróidas. A infusão de folhas usa-se para estancar hemorragias nasais, em caso de retenção de líquidos e para eliminar a tosse e as mucosidades. Há mais de 120 variedades de platango. É adstringente.

As folhas e espigas tomadas em cozimento são excelentes para curar algumas afecções hepáticas e estomacais. É uma planta desinflamatória.

------------------------

CHÀ DE TANCHAGEM INDICAÇÕES TERAPÊUTICA.

Afecções das vias respiratórias como boca e garganta,
infecções, gota, excesso de ácido úrico no sangue e úlcera gástrica.
É adstringente,
Combate inflamações nos ouvidos
nos olhos,
nas gengivas,
na garganta,
nas amígdalas,
na faringe,
no estômago,
nos Intestinos,
nos rins,
na bexiga,
gripes, apendicite, inflamações,
Contra a conjuntivite,
hemorróidas,
problemas urinários,
Auxilia contra diarréia,
cólica infantil,
febres intestinais,
Cura feridas.
São estes alguns dos beneficios da planta tanchagem. Tenha uma vida positiva.
-------------------------

Propriedades e beneficios da tanchagem.

A tanchagem (Platango major) tem propriedades adstringentes. O chá das folhas serve como cicatrizante; combate diarreia, problemas gastrointestinais e dores de dentes; desinflama os gânglios; faz parar o catarro dos brônquios e desinflama boca e garganta. As folhas limpas e escaldadas em água fervente aplicadas sobre feridas ou úlceras são cicatrizantes e servem também contra lepra, mordida de cão e queimaduras. O chá morno também serve para banho de assento em caso de leucorreia.

As folhas como emplastro curam feridas, fístulas e hemorroidas. A infusão de folhas serve para estancar hemorragias nasais, em caso de retenção de líquidos e para eliminar a tosse e as mucosidades.

As folhas e espigas tomadas em cozimento são excelentes para curar algumas afecções hepáticas e estomacais. É uma planta desinflamatória.

Usa-se toda a parte aérea da planta, ou seja, as folhas e o pedúnculo. Basta macerar e colocar em água fervente duas colheres de sopa em um litro de água e esperar esfriar. Coe e está pronto. Lave muito bem antes em água corrente, pois a tanchagem é muito rasteira e acumula terra e areia com facilidade.

É um excelente cicatrizante. Para aftas, esse chá em bochechos é um grande remédio.

Indicações terapêuticas tanchagem

Afecções das vias respiratórias, como boca e garganta.
Infecções, gota, excesso de ácido úrico no sangue e úlcera gástrica.
Inflamações nos ouvidos, nos olhos, nas gengivas, na garganta, nas amígdalas, na faringe, no estômago, nos intestinos, nos rins, na bexiga.
Gripes, apendicite, inflamações, conjuntivite, hemorroidas, problemas urinários,
Diarreia, cólica infantil, febres intestinais, feridas.

Há relatos de cura de ferida no útero e de HPV. Nesse caso, tomar o chá de tanchagem com chá de alfavaca durante quatro meses e a cada duas semanas fazer ducha vaginal com o chá de morno para frio. Essa receita também serve para câncer de colo de útero.

-------------------------

TANCHAGEM ou Plantago major L.

INDICAÇÕES TANCHAGEM
Depurativa, diurética, antibacteriana.
Combate tosses e bronquites.
Indicada também em casos de ardor de estômago, diarréia e disenteria.
Usada em gargarejos para dor e inflamação de garganta.
Contém mucilagem (protetora intestinal e uterina).
Como tem propriedades cicatrizantes, suas folhas frescas maceradas são usadas contra picadas de abelhas, irritação de pele, úlceras, queimaduras e sangramento de pequenos cortes.
MODO DE FAZER O CHÁ de TANCHAGEM
Coloque em infusão, em um litro de água fervente, duas colheres de sopa da erva. Deixe levantar fervura, desligue o fogo e abafe por dez minutos. Coe. Tome duas a três xícaras ao dia.

---------------------------

Chá de Tanchagem uma infusão benéfica.

O chá de tanchagem, Plantago Major, tem inúmeras propriedades e é um dos chás medicinais mais usados em nosso país e também em outros, como a Índia e Estados Unidos, sendo que existem mais de duzentas espécies pelo mundo.
A plantinha rasteira, facilmente encontrada, pode ser utillizada completamente, desde as folhas, as flores e até a raiz e possui vitaminas, minerais, como ferro, potássio, fósforo, cálcio e outros elementos constitutivos, sendo usado, inclusive, na culinária, em bolinhos, refogados, omeletes e recheios de massas.
Possui propriedades antibacteriana, cicatrizante e tonificante, por isso, é ótimo para tratar acne e outros problemas de pele, como feridas, queimaduras, sangramentos de pequenos cortes e irritações de pele, sendo aplicado diretamente sobre as lesões, em forma de emplatros, com as folhas bem lavadas e socadas.
As compressas de tanchagem servem para aliviar:
terçóis ,
conjuntivites,
picadas de insetos, como as de abelhas.
Além disso, o chá, pela infusão das folhas serve para tratar afecções de garganta, entre outros bucofaringeanas e gastrintestinais.
As sementes, usadas em infusão, deixadas em maceração da noite até o dia seguinte, servem como laxante suave se bebido em jejum.
Veja um resumo das propriedades da tanchagem

Adstringente, antidiarréica, analgésica, anti-hemorrágica, antiinflamatória, antimicrobiana, anti-reumática, bactericida, cicatrizante, emoliante, expectorante, descongestionante, digestiva, diurética, hemostática, laxativa leve, oftálmica, sedativa, tônica, etc.
INDICAÇÕES: Aftas, ácido úrico, acne, anemia, afecções hepáticas, amigdalite, angina, apendicite, azia, catarros pulmonares, câncer, cistite, cólicas, debilidade, conjuntivite, cravos, diarreia, disenteria, edema necrótico, distúrbios renais, enxaquecas, disúria, hemorragias, icterícia, gastrite, problemas de gengivas, irritações nos olhos, inflamações, picadas de insetos, irritações de pele pós-sol, queimaduras, laringite, resfriado, terçol, conjuntivite, úlceras, nefrite, etc.
CONTRA-INDICAÇÕES: na gestação; quando há problemas de constipação e fezes ressecadas; também pode causar alergia devido ao pólen; já houve casos de choque anafilático por causa do uso das sementes de tanchagem; pode causar arritmia e parada cardíaca.

------------------------------

Plantago major L. - TANCHAGEM.

Nome científico Plantago major L.

Família: Plantaginaceae.

Sinônimos botânicos: Plantago borysthenica (Rogow.) Wissjul., Plantago dregeana Decne., Plantago latifolia Salisb., Plantago major b. borysthenica Rogow., Plantago major fo. scopulorum Fries, Plantago officinarum Crantz.

Outros nomes populares: cinco-nervos, erva-de-orelha, sete-nervos, plantagem, tanchagem-maior, tansagem, tansagem-maior, tranchagem, tranchás, transage, transagem. planten mayor (espanhol), grand plantain (francês), great plantain (inglês), piantaggine maggiore (italiano).

Constituintes químicos: ácido ascórbico, ácidos benzóico, ácidos carboxílicos fenólicos, ácido cítrico, ácido hidroxicinâmico, ácidos orgânicos (ácido clorogênico, ácido ursólico; ácido silícico), alcalóides (plantagonina, indicaína), alantoína, apigenina, arabinogalactano, aucubina, b-sitosterol, catalpol, colina, cumarina, enzimas (emulsina e invertina), esculotina, escutelareína, fitoquinona, flavonóides (baicaleína, apigenina, hispidulina, luteolina, nepetina, escutelareína, ácido sinárgico, plantajosídeo), heterosídeos ((0,37%)aucubigenina), loliólido, lignanos 3,5-dihidroxicinamato de metila, ácidos cumárico, ferúlico e cafêico, plantamajosídeo, plantamosídeo, verbascosídeo e siringina), glicosídeos de aucubina, glucomanano, histamina, indicaina, lignanos 3,5-dihidroxicinamato de metila, ácidos (cumárico, ferúlico e cafêico), p-hidroxibenzóico, plantamajosídeo, plantamosídeo, verbascosídeo e siringina), loliólido, luteolina, metilcatalpol, monoterpenos (asperulosídeo, aucubina, glicosídeos de aucubina, melitosídeo e geniposídeo), mucilagens, mucopolissacarídeos, oleanólico, óleo essencial (0,2%), pectina, p-hidroxibenzóico, plantagonina, polifenóis, resina, rhamnogalacturonano, sais de potássio (0,5%), salicílico, saponinas, taninos (5,7%), triterpenos (b e g-amirina, amirina e catapol), vitaminas A, C e K. As sementes contém: antraquinonas, galactose, glicose, xilose, arabinose, rhamnose, ácidos galacturônicos, planteose, plantabiose, sacarose, frutose, óleos voláteis e fixos, tanino, pectina, sais minerais, enxofre, citrato de potássio.

Propriedades medicinais: adstringente, analgésica, antidiarréica (folha), anti-hemorrágica, antiinflamatória, antimicrobiana, antipirética, anti-reumática, antiulcerogênica, béquica, anti-hemorroidária, antitabagismo, bactericida, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, emenagoga, emoliente, expectorante, hemostática, laxativa leve (sementes), oftálmica, resolutiva, sedativa, tônica, vulnerária.

Indicações: acne, ácido úrico, aftas, afecções hepáticas, amigdalite, anemia, angina, apendicite crônica, azia, bronquite, câncer, catarros pulmonares, cistite, cólica infantil, conjuntivite, cravos, debilidade, diarréia, disenteria, distúrbios renais, disúria, edema necrótico, enxaquecas, epistaxe, espinhas, estomatite, faringite, febres intestinais, flebite, feridas, fissura no bico dos seios, furunculoses, gastrite, gengivas fracas, gengivite, gota, hematuria, hemoptise, hemorragias, icterícia, impurezas na pele, irritações nos olhos, inflamações (bucofaringeanas, dérmicas, gastrintestinais e das vias respiratórias), irritação na pele pós-sol, infecções, laringite, litíase urinária, nefrite, obstipação, parotidite, paludismo, picadas de insetos, prostatite, psoríase, queimaduras, resfriado, sinusite, terçol, tosses, traqueobronquite, tumores, úlcera gástrica, úlceras intestinais, uretrite crônicas, varizes.

Parte utilizada: folhas (suco na primavera, na floração), raiz (todo ano), sementes maduras (estação seca).

Contra-indicações/cuidados: constipação e fezes muito ressecadas e durante a gestação.
Pode causar arritmia e parada cardíaca, reações alérgicas e irritações. O pólen é propagador da polinose (alergia). Há casos de choque anafilático com sementes de tanchagem.

Modo de usar:
- folhas na alimentação: bolinhos, refogados e ensopados; em carnes, arroz e feijão, omeletes, pastéis, rocambole salgado e empanados.
- decocção de 15 a 20g/dia (folhas) ou 9 a 15g/dia (sementes). Uso geral.
- decocção para gargarejo e emplaustros para tratamento de úlceras, hemorróidas e ferimentos: ferver 60 g de folhas e/ou raízes em 1 litro de água. Fazer gargarejos para afecções bucofaringeanas.
- infusão das sementes: adicionar 1 colher das de sopa de sementes em 1 copo de água fervente. Deixar 1 noite em maceração e tomar no dia seguinte, em jejum, como laxante suave.
- infusão das folhas: uma xícara das de cafezinho de folhas frescas picadas em ½ litro de água. Tomar 1 xícara de chá a cada 6 horas para o tratamento de infecções bucofaringeanas e 1xícara a cada 8 horas para problemas gastrintestinais. 30 g de folhas para 1 litro de água. Tomar 3 a 4 xícaras ao dia.
- tintura: 1 colher sopa, 4 vezes ao dia. Tintura mãe: 30 gotas, 3 vezes ao dia.
- cataplasma: colocar as folhas frescas amassadas sobre feridas (cicatrizante).

Algumas espécies do gênero: Plantago.

Se você tem dúvidas quanto ao significado de alguma das palavras usadas nesta página consulte no Glossário.

Não comercializamos mudas de plantas, ervas, cascas, raízes, sementes, tinturas, etc., nem produtos manufaturados, somente fitoterápicos registrados na ANVISA, dos fabricantes Herbarium, Phytomare, Nutryervas, Austen e Cuesta, os quais encontram-se disponíveis em nossa loja virtual www.fitoterapica.com.br/loja/default.asp.

Como usar o BUSCADOR (existente no topo do cabeçalho, do lado direito):
Para localizar qualquer planta ou palavra no site, o ideal é procurar através do buscador freeFind "Procura neste site", existente no canto superior-direito do site, pois:
a) um mesmo nome popular pode se referir a várias plantas diferentes.
b) uma mesma espécie (planta) pode ter vários nomes populares ou científicos.
c) para um mesmo mal ou doença existem várias plantas indicadas.
Salientamos que as buscas de termos com mais de uma palavra devem estar entre aspas. Ex.: "viola odorata".
d) ao obter o resultado da busca, faça sua escolha e CLICK com o mouse sobre o LINK (em azul) da planta ou produto que você deseja informações. A página específica se abrirá automaticamente.

ALERTAS sobre o Uso de Plantas e Ervas Medicinais:

1 - As plantas e ervas medicinais, mesmo sendo medicamentos naturais, podem intoxicar, cegar, provocar coma e até matar!
2 - Todas as plantas têm mais de um princípio ativo. Algum dos princípios ativos pode ser contra indicado para o usuário.
3 - As informações deste site têm apenas os fins educacional, de pesquisa e de informação. Elas não devem ser usadas para diagnosticar, tratar, curar, mitigar ou prevenir qualquer doença muito menos substituir cuidados médicos adequados.
4 - Consulte sempre um especialista!
5 - Tome cuidado especial ao manusear ervas e as mantenha longe das crianças.
------------------------

Tanchagem propriedades Medicinais Receita

A tanchagem (Plantago ssp, Plantago major), também conhecida como transagem, é uma planta vivaz, com um tufo de folhas grandes, longipecioladas, inteiras ou de bordos levemente ondulados, ovaladas, percorridas com nervuras curvilíneas. As suas flores são pequenas, branco-amareladas, agrupam-se em espigas de até 40 cm de comprimento. (Fonte: Wikipedia).

Tanchagem

Nomes Populares:

Língua de vaca
Plantago
tanchagem
tansagem
tranchagem
transagem
Propriedades:

É adstringente,
Combate inflamações nos ouvidos
nos olhos,
nas gengivas,
na garganta,
nas amígdalas,
na faringe,
no estômago,
nos Intestinos,
nos rins,
na bexiga,
Contra a conjuntivite,
hemorróidas,
problemas urinários,
Auxilia contra diarréia,
cólica infantil,
febres intestinais,
gripes,
apendicite,
inflamações
Cura feridas
Precauções

O polén pode causar alergia e
as sementes podem irritar a mucosa gástrica.
------------------------

Existem mais de 200 espécies de tanchagem.

Tanchagem é uma erva daninha frequentemente encontrada na natureza e sendo uma erva de clima tropical, pode ser cultivada confortavelmente nos gramados do quintal ou jardins.

A tanchagem é usada há séculos como uma panacéia, um medicamento cura-tudo. As folhas, sementes e raízes têm sido usados ​​como um, antídoto anti-bacteriano, a antitoxina, adstringente, anti-inflamatória, anti-séptico, antitussígeno, cardíaca, emoliente, diurético, expectorante, hemostática , laxante, oftalmológicas, cataplasma e vermífugo.

Os nutrientes presentes em tanchagem incluem beta-caroteno, vitamina B1, vitamina C, vitamina K e cálcio. Constituintes químicos naturais incluem alantoína, aucubina, apigenina, baicalein, ácido linoleico, ácido oleanólico, sorbitol e tanino. Cascas de sementes de tanchagem têm teores de mucilagem alta.

Existem dois principais ingredientes ativos nessa planta: alantoína e aucubina glicosídeo. Alantoína é um proliferante celular natural que ajuda o nosso corpo regenerar tecidos danificados. Aucubina tem sido relatada como um poderoso anti-toxina.

Em algumas culturas, folhas de tanchagem foram penduradas para afastar os maus espíritos. As raízes e folhas foram usadas ​​como tratamento para picadas de cobra, mordidas de cachorro, picadas de insetos e picadas de abelhas.

-------------------------

A tanchagem Indicações.

A tanchagem, erva da família das plantaguináceas, conhecida polpularmente também como acatá, carrajá, tanchagem-terrestre ou erva-de-ovelha, é uma das mais antigas plantas medicinais a ser descoberta. Seus poderes curativos foram provávelmente utilizados desde a idade da pedra e também pelos assírios e gregos.

Propriedades tanchagem

Antibacteriana, adstringente, redutora da irritação e desintoxicante.

Indicações tanchagem

Infecções de pele, picadas de inseto, diarréia e inflamações de mucosas (garanta, útero, intestino ou faringe), tratamento antitabágico.

Modo de uso tanchagem

Toma via oral: Para fazer o chá utiliza-se apenas 20 g de folhas de tanghagem ara cada litro de água fervente. Coloque a água para ferver e adicione as folhas, assim que iniciar a fervura conte 3 minutos e deligue o fogo. Deixe descansar até amornar durante 15 minutos e coe. Este chá deve ser tomado durante o dia.

Uso tópico: Para utilizar no tratamento de lesões da pele as folhas devem ser maceradas e aplicadas no local entre 3 e 4 vezes ao dia.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info