Chá e Chás

------------------------

Chá sene.

A Sene é uma planta originária da África tropical e subtropical apesar de, hoje, ser cultivada em todo o continente.

O chá de Sene é muito conhecido pelas suas características emagrecedoras.

É um laxante e é purgativo.
Ajuda a regular o transito intestinal, e é indicado para cólicas biliares, gases, prisão de ventre e obesidade.

Prepare este chá...
Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.

Coloque ao lume deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos, a partir do momento em que começar a ferver.

Após esse tempo, retire do fogão e deixe repousar, tapada. Deixe assim por 10 minutos.

Coe e está pronto para o uso.

Tome 2 ou 3 chávenas por dia.

Atenção: Se está gravida não beba este chá. Se sofre de alguma patologia, consulte o seu médico antes de ingerir o chá.

------------------------

Chá de Sene - conheça antes de consumir.

O que você deve saber antes de consumir o Chá de Sene:

- Fitoterápicos (remédios a base de ervas e chás) são remédios e devem ser prescritos por um médico.

- Mesmo um fruta pode ser prejudicial se o seu organismo não estiver pronto para recebê-la. Por exemplo: a romã é uma fruta abortiva, então não deve ser consumida por grávidas.

- O uso do chá laxante deve ser emergencial. Em casos extremos e esporádicos.

- Os laxantes, embora sejam usados para tratar a constipação, com uso contínuo vicia o intestino e prejudica sua movimentação, levando à necessidade de quantidade cada vez maior de medicamento, até que o mesmo não mais faz efeito e contribui para o desenvolvimento de constipação.

- Não não se deve tomar chá de sene por mais de 10 dias seguidos.

- Não administrar a menores de 12 anos, durante a gravidez e lactação, e em casos de inflamação do útero e intestinos.

- Doses excessivas podem originar cólicas e vômitos.

- Tomar o chá de sene às vezes pode fazer bem, apenas deve-se ter cuidado porque é um fitoterápico perigoso. Como ele dá bom resultado, as pessoas pensam que podem usar rotineiramente sem se dar conta que o uso contínuo pode ser prejudicial à saúde.

- Consumir o chá uma vez por mês é mais que suficiente. Em casos extremos pode-se administrar até uma xícara por semana, mas nunca usar diáriamente.

- O uso contínuo do chá irrita a mucosa intestinal fazendo com que o intestino só funcione com o ele, e com o tempo isso pode acarretar outras doenças.

- O melhor horário para tomar o chá é de manhã em jejum, porque ajuda a desintoxicar o organismo. Mas caso você precise sair e não quer arriscar uma dor de barriga na rua, deixe para tomar num dia que você possa ficar em casa, como um sábado ou domingo.

- Nenhum chá vai ser suficiente para você emagrecer. O emagrecimento com saúde depende de toda uma nova relação com a comida.

- O chá verde, o chimarrão e o café são bebeidas que auxiliam o emagrecimento, porque aumentam o metabolismo e filtram o sangue das toxinas. Mas para funcionar você deve ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios regularmente.
-------------------------

Cuidado com o chá de Sene.

Nunca devemos forçar a natureza. Tudo tem seu tempo. Práticas extremistas no organismo podem acarretar muitos danos à nossa saúde.

Alguns hábitos, principalmente de uso de fitoterápicos, por estarem vinculados ao uso de terapias naturais, podem parecer saudáveis sem serem realmente. Fitoterápicos (remédios a base de ervas e chás) e homeopatias são remédios e devem ser prescritos por um médico.

Mesmo um fruta pode ser prejudicial se o seu organismo não estiver pronto para recebê-la. Por exemplo: Romã é uma fruta abortiva, então não deve ser consumida por grávidas, principalmente o chá de romã; manga é uma fruta de difícil digestão, não aconselhada para quem tem úlceras e gastrite; poderia dar uma infinidade de contra-indicações, mas são alimentos muito benéficos em outros casos, então o importante é o consumo consciente.

A constipação intestinal é um mal cada vez mais frequente em adultos, principalmente nas mulheres, com maiores ocorrências nas grávidas. Como o bom fluxo intestinal é fundamental para uma boa saúde, algumas pessoas adotam o uso de laxantes, os mais conscientes dão preferência aos fitoterápicos como o chá de sene e como se mostra muito eficiente, o seu consumo torna-se um hábito.

Aí está o equívoco. O uso do chá laxante deve ser emergencial. Em casos extremos e esporádicos. Normalmente devemos combater a constipação com um reequilíbrio na alimentação. Basta fazer uma boa combinação entre fibras e líquidos. Algumas pessoas dizem: Não sei por que fico constipada se consumo muita fibra diariamente.

Não adianta consumir muita fibra e não ingerir muito líquido. Ao contrário irá piorar a situação.

Os laxantes, embora sejam usados para tratar a constipação, com uso contínuo vicia o intestino e prejudica sua movimentação, levando à necessidade de quantidade cada vez maior de medicamento, até que o mesmo não mais faz efeito e contribui para o desenvolvimento de constipação. Por isso, esses remédios não devem ser usados indiscriminadamente e sem orientação médica.

Não não se deve tomar chá de sene por mais de 10 dias seguidos. Não administrar a menores de 12 anos, durante a gravidez e lactação, e em casos de inflamação do útero e intestinos. Doses excessivas podem originar cólicas e vômitos.

Para que serve o chá de sene?

O chá de sene é excelente para quem pretende perder peso e é muito útil para prisão de ventre. Deve ser bebido com moderação, para que não dê cólicas. Para evitar que estas apareçam, experimente usar um copo de leite com uma colher de chá de folhas de sene, em vez de as ferver em água. Desta forma não vai ter cólicas e ajuda da mesma forma o trânsito intestinal. O sene é pois um laxante ideal para regular o intestino e acabar com a barriga inchada.

-------------------------

Chá De Sene E Seus Riscos.

Alguns hábitos, principalmente de uso de fitoterápicos ervas medicinais, por serem praticas de terapias naturais, podem parecer saudáveis e serem usadas erroneamente, .itoterápicos (remédios a base de ervas e chás) e homeopatias são remédios e devem ser prescritos por um médico.

Mesmo um fruta pode ser prejudicial se o seu organismo não estiver pronto para recebê-la. Por exemplo: Romã é uma fruta abortiva, então não deve ser consumida por grávidas, principalmente o chá de romã; manga é uma fruta de difícil digestão, não aconselhada para quem tem úlceras e gastrite; poderia dar uma infinidade de contra indicações, mas são alimentos muito benéficos em outros casos, então o importante é o consumo consciente.

A constipação intestinal é um mal cada vez mais freqüente em adultos, principalmente nas mulheres, com maiores ocorrências nas grávidas. Como o bom fluxo intestinal é fundamental para uma boa saúde, algumas pessoas adotam o uso de laxantes, os mais conscientes dão preferência aos fitoterápicos como o chá de sene e como se mostra muito eficiente, o seu consumo torna-se um hábito.

Aí está o equívoco. O uso do chá laxante deve ser emergencial somente em casos extremos e graves. Normalmente devemos intervir a constipação com uma alimentação adequada. A ingestão de fibras e líquidos é indicada. Algumas pessoas dizem: Não sei por que fico constipada se ingiro muita fibra durante o dia. Não adianta ingerir muita fibra e não ingerir líquido suficiente para a sua digestão. Desta maneira irá agravar a situação.

Os laxantes, que são usados de maneira comum no tratamento da constipação, se ingerido de maneira continua vicia o intestino e prejudica sua movimentação, levando à uma necessidade de quantidade cada vez maior de medicamento, que não ira mais fazer efeito algum e contribuiria para a incidência da constipação. Por isso, esses remédios não devem ser usados indiscriminadamente e sem orientação médica.

Não se deve tomar chá de sene por mais de 10 dias seguidos. Não administrar a menores de 12 anos, durante a gravidez e lactação, e em casos de inflamação do útero e intestinos. Doses excessivas podem originar cólicas e vômitos.

---------------------------

Chá de Sene - Receita Natural.

O Chá de Sene ou Sena (Senna Alexandrina) é muito interessante para casos de constipação intestinal eventual. Embora haja algumas restrições, se observadas as recomendações da ANVISA, este chá para uso adulto pode ser bastante eficaz.
Você vai precisar de:

1 g (uma colher café) do fruto e folíolos da sene
150 mL (uma xícara de chá) de água
Modo de Preparo:

Prepare uma infusão com a sene: Ferva a água em primeiro lugar e desligue o fogo. Logo em seguida, acrescente o fruto e folíolos da sene e deixe abafado por alguns minutos.

Posologia

Utilizar de uma xícara de chá sene, antes de ir dormir.

Cuidados

Não deve ser utilizada por pessoas portadoras de obstrução intestinal, inflamação intestinal aguda (doença de Crohn), colite, apendicite ou dor abdominal de origem nãodiagnosticada, constipação crônica.
Também não deve ser utilizado em crianças menores de 10 anos.
Pode levar a desconforto do trato gastrintestinal, principalmente em pacientes com cólon irritável, mudança na coloração da urina.
Não fazer us por períodos superiores a uma semana. O uso contínuo pode promover diarréia e perda de eletrólitos.

------------------------------

SENE Resumo.

Sene: planta medicinal utilizada como laxante (irritante), em caso de prisão de ventre ocasional em adultos. Pode ser encontrada em cápsulas, grânulos ou infusão (chá).

Nomes
Nome em português: Sene
Nome latim: Cassia angustifolia
Nome inglês: Alexandrian Senna
Nome francês: Séné, séné de Tinnevelly
Nome alemão: Sennesblätter oder Sennesfrüchte
Nome italiano: senna

Família Cesalpiniáceas

Constituintes
Derivados de antraceno (senosídeos A e B), derivados naftalênicos, flavonóides.

Partes utilizadas
Folha de sene (sennae folium) e frutos secos de sene.

Efeitos do sene
Laxante (por estimulação do peristaltismo do intestino grosso): o efeito ocorre após cerca de 10 horas e provoca fezes moles. O sene pode ter um efeito irritante, por isso deve ser utilizado unicamente contra a prisão de ventre ocasional.
Farmacologia: as propriedades dos antracenos (princípios ativos contidos no sene) impedem a reabsorção da água e dos eletrolitos na região do intestino grosso, o que provoca as fezes moles.

Indicações do sene

Constipação ocasional em adultos, duração da terapia de no máximo 10 dias (utilizar por mais tempo somente se tiver aval do médico).

- Purificação intestinal (para exames médicos).

- Hemorróidas (o sene favorece as fezes moles): atenção, antes de utilizar o sene para as hemorróidas, peça conselhos ao seu médico ou especialista, que lhe indicará ou não o uso desta planta.

Efeitos secundários
Em caso de uso prolongado ou abusivo, pode haver perda de determinados minerais, como o potássio (K)....e cólicas gastro-intestinais.

Contra-indicações
Gravidez, amamentação, crianças pequenas.

Interações
Hipocalemia, em caso de uso prolongado com determinados medicamentos para o coração.

Preparações à base de sene

- Infusão de sene (chá de sene)

- Cápsulas de sene

- Xarope de sene

- Grânulos de sene

Onde cresce o sene?

O sene cresce principalmente na África, Oriente Médio e Índia. No entanto, o sene existe em várias outras partes do mundo.
Quando colher o sene?

Observações
Os frutos (foto) ou folhas secas de sene são bastante eficazes em caso de constipação (prisão de ventre) ocasional, porém não devem ser administrados por um tempo prolongado (no máximo 10 dias) e se possível, devem ser indicados por um médico, pois são laxantes irritantes.
Para reduzir o efeito irritante do sene você pode associá-la com outras ervas calmantes que irão diminuir esse afeito, tais como chás de ervas como a camomila ou erva-doce.
------------------------

CHÁ DE SENE.

PARTES USADAS: Folhas

DESCRIÇÃO: A Sene é originária da África tropical e subtropical apesar de, hoje, ser cultivada em todo o continente. Reproduz-se a partir da semente, na primavera, ou de estaca no início do verão, requerendo muito sol. É um pequeno arbusto vivaz que atinge 1 metro de altura, com caule ereto, lenhoso e de flores amarelas.

INDICAÇÃO: O chá de Sene é laxativo e purgativo, regulador intestinal, indicado para cólicas biliares, gases e obesidade.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 chávenas ao dia.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info