Chá e Chás

------------------------

Chá de porangaba é a nova arma para reduzir medidas.

Vantagens dos Chá de porangaba, abaixo transcrevo o material que achei sobre a Chá de porangaba. A minha médica clinica desaconselha esta planta, já que ela mexe nos niveis hormonais da tireiode.

Hoje, o Chá de porangaba é a coqueluche entre os caçadores da boa forma. Vendidas sem prescrição médica, as cápsulas ou Chá de porangaba prometem ser um poderoso trunfo para os que sonham com o visual slim. Isso mesmo.

Os laboratórios garantem que o Chá de porangaba, conhecida cientificamente como Cordília salícifolia, não possui contra-indicações e emagrece.

Embora o Chá de porangaba ainda seja objeto de estudo e não existam comprovações científicas quanto a sua eficácia, o Chá de porangaba, de acordo com médicos homeopatas e profissionais especializados em fitoterapia, favorece a perda de peso.

A garantia é dada porque experiências mostram que, em muitas pessoas, o Chá de porangaba tem funções diuréticas e depurativas. Ou seja, elimina o excesso de água e ativa o metabolismo corporal.

O Chá de porangaba não inibe o apetite. Entretanto, a erva apresenta uma grande concentração de cafeína, espécie de estimulador do organismo.

Por isso, o Chá de porangaba ajuda o processo da diurese e da eliminação das toxinas do corpo, explica os farmacêuticos e especialista em manipulação.

Segundo os profissionalis, o Chá de porangaba além da cafeína, a erva é constituída de elementos que controlam a eliminação de gorduras, como os taninos (substâncias com propriedade de eliminar a oleosidade da pele), os óleos essenciais e as substâncias cardioativas.

Além do Chá de porangaba, a porangaba pode ser encontrada sob várias formas: pó, extrato fluido, tintura e elixir. "Nas drágeas, as pessoas vão encontrar a porangaba triturada. O que causa um efeito menor em relação ao extrato da planta, alerta.

Esse último possui um processo de fabricação diferente, no qual a matéria-prima é triturada e tem seus princípios ativos selecionados, revela a farmacêutica, ressaltando que as dosagens devem ser controladas conforme a necessidade do indivíduo.

O profissionais, no entanto, avisa que os consumidores devem ficar atentos à procedência dos Chá de porangaba. Há dois tipos de porangaba sendo comercializados no mercado.

O motivo é que existem duas plantas com o mesmo nome, explica. acrescenta que a Chá de porangaba verdadeira é a cultivada no Sul do País.

Já a falsa, conhecida como chá de bugre, cresce facilmente em qualquer região. Essa última tem outro nome científico: Casearia sylvestris. Os resultados fornecidos pelas duas plantas são parecidos, mas a Cordília salícifolia apresenta resultados bem mais animadores.

AUTOMEDICAÇÃO – Ainda que os componentes do Chá de porangaba sejam 100% naturais, os médicos faz um alerta. Se for ingerida sem um acompanhamento médico, ela poderá apresentar efeitos colaterais.

Os profissionais revela que, por causa da cafeína contida no Chá de porangaba, pessoas com tendência a doenças cardíacas podem sofrer um aumento de pressão. Fora isso, eles afirma que o Chá de porangaba pode causar insônia, aumentar as dores estomacais de quem sofre de gastrite e provocar enxaquecas.

As gestantes e as crianças não devem ingerir o Chá de porangaba, pois não existem estudos que apontem todos os seus efeitos sobre o organismo.

------------------------

Receita do chá de porangaba.

DESCRIÇÃO BOTÂNICA
PORANGABA: Cordia Salicifolia (Família botânica Boraginaceae), também chamada de chá de bugre, cafezinho, café do mato, ou chá de frade.

A porangaba é uma pequena árvore que atinge de 8 a 12 metros de altura, com 30-40 cm de diâmetro no tronco. Planta nativa do Brasil, a porangaba pode ser encontrada nos estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás.

O nome café do mato se deve aos seus frutos vermelhos que são torrados e moídos para se preparar um chá que serve como substituto do café (o fruto contém cafeína).

Porangaba é altamente comercializada no Brasil na forma de cápsulas, saquinhos de chá, extratos fluídos e tinturas.USO POPULAR: Além de ser utilizada como agente de emagrecimento, a porangaba é popular como diurética, supressora do apetite, e acredita-se que possa evitar ou reduzir os depósitos de gordura nas artérias e combater a celulite; também usada no Brasil para atenuar a tosse.

FITOTERÁPICO UTILIZADO COMO SUPRESSOR DO APETITE

Erva extremamente popular no Brasil, a porangaba é usada quando as pessoas querem estar em forma.

Como supressora do apetite, a porangaba ajuda a emagrecer, tem ação diurética, cardiotônica e estimulante da circulação; pode ser usada para evitar o depósito de gorduras na parede das artérias e também no combate ao vírus do herpes.
APLICAÇÕES
Como supressor do apetite, auxilia no emagrecimento.
Cardiotônico, estimulante da circulação sangüínea.
Previne o depósito de gorduras nas artérias, evita doenças cardiovasculares.
Combate o vírus do herpes tipo um.
Diurético, usado no tratamento de retenção excessiva de líquidos.
DOSAGEM
Recomenda-se o consumo de 500mg do extrato seco, duas a quatro vezes ao dia.
-------------------------

Emagreça Com Porangaba.

Emagreça Com Porangaba

A porangaba, que no tupi-guarani significa beleza, é conhecida cientificamente como Cordília salícifolia e vem sendo largamente utilizada por quem quer perder peso.

O que se sabe, com certeza, é que a porangaba é um diurético potente, que elimina dos organismo todas as impurezas.

Além disso, ela reduz o apetite e melhora a circulação, tornando-se especialmente indicada para casos de celulite.

A grande concentração de cafeína, que estimula o organismo, ajuda na eliminação de líquidos e atua como estimulante geral. Por causa desse alto teor de cafeína, a porangaba não é indicada para pessoas que possuem problemas de ansiedade, nervosismo, estresse e insônia.

Por conter taninos e substâncias cardioativas, a porangaba atua na eliminação da gordura corporal, sobretudo na gordura abdominal, que é a mais perigosa e esteticamente indesejada.

Essa erva pode ser manipulada ou tomada em forma de chá, que é amargando e horrível, mas que proporciona resultados muito bons.

Ela é contra indicada para quem possui problemas cardíacos ou pressão arterial alta, bem como não deve ser tomada a longo prazo.

Eu já tomei chá de porangaba, mas foi por pouco tempo, porque achava ruim demais e também porque tudo que é muito diurético me deixa, lógico, desidratada, mas conheço pessoas que tomam e que emagrecem.

O que me preocupa é a falta de estudos que comprovem os efeitos e que analise os efeitos colaterais.

-------------------------

Chá de porangaba para prisão de ventre.

A bebida é indicada para pessoas com intestino preso, um dos fatores determinantes para o emagrecimento. O chá age liberando as toxinas e gorduras do organismo através da urina e do intestino.

Veja como fazer.
Composto deporangaba e folículo de senne, o chá para prisão de ventre é ideal para quem está em fase de emagrecimento.

Ele age liberando as toxinas e gorduras do organismo através da urina e principalmente do maior funcionamento do intestino. Muitas pessoas possuem constipação intestinal, ficando dois ou três dias sem evacuar e, consequentemente, isso pode desacelerar a perda de peso, disse a nutricionista Cíntia Ferreira.

Para a médica, o uso do chá que contêm porangaba é como uma solução emergencial. A dica é tomá-lo por 7 dias, fazer uma pausa de três dias e depois retornar ao consumo.

Também orientamos que se procure um médico para verificar a causa do problema da prisão de ventre, pois a ingestão de chá ou medicamentos para o intestino durante um longo período pode causar irritação intestinal e ou dependência do chá ou do medicamento, disse.

O ideal é beber um copo de 250 ml do chá antes do jantar e outro copo de 250 ml antes de dormir. Se preferir pode adoçá-lo com adoçante a gosto. A bebida não é indicada para pessoas com irritação intestinal ou hemorróidas.

---------------------------

Veja para que serve Porangaba.

Erva extremamente popular no Brasil, a Porangaba é procurada no verão, quando as pessoas querem estar em forma para ir à praia. Como supressora do apetite, a Porangaba, ajuda a emagrecer. Diurética, cardiotônica e estimulante da circulação, pode ser usada para evitar o depósito de gorduras na parede das veias, e também no combate ao vírus da herpes.

Descrição Botânica
Porangaba: Cordia salicifolia (Família botânica BORAGINACEAE). Também chamada de Chá de Bugre, Cafezinho, Café do Mato ou Chá de Frade, a Porangaba é uma pequena árvore, que atinge de 8 a 12 metros de altura, com 30-40 cm de diâmetro no tronco. Planta nativa do Brasil, a Porangaba pode ser encontrada nos estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás

O nome Café do Mato se deve aos seus frutos vermelhos, que são torrados e moídos para se preparar um chá que serve como substituto do café. Os frutos contém cafeína. A Porangaba é amplamente comercializada no Brasil na forma de saquinhos de chá, extratos fluidos e tinturas.

Uso popular
Além de ser utilizada como agente de emagrecimento, a Porangaba é popular como diurética, supressora do apetite, e acredita-se que possa evitar ou reduzir os depósitos de gordura nas artérias, e combater a celulite. Também é usada no Brasil para atenuar a tosse. (1)

Constituientes
O extrato de Porangaba contém alantoína, cafeína e potássio.

Propriedades Farmacológicas: No seu livro Dicionário das Plantas Úteis do Brasil, o Dr. C.L.Cruz recomenda o chá de Porangaba como excelente diurético e agente de perda de peso, bem corno um cardiotônico que estimula a circulação (2). Uma universidade japonesa descobriu novas aplicações para a Porangaba.

Em 1990, foi demonstrado que 2,5 mcg/ml de um extrato etanólico das folhas reduziu a penetração do vírus da Herpes do Tipo I em 99%, quando células Hela foram pré-tratadas com o extrato (3). Em 1 994 os pesquisadores demonstraram que a ocorrência de vírus da Herpes Tipo I foi reduzida em 33% com urna dosagem de 0,25 mcg/ml, e também descobriram que a Porangaba apresenta efeito citotóxico em células cancerígenas. demonstrando 40% de inibição com um extrato metanólico a 50 mcg/ml dos galhos e folhas (4).
Foi 1997, pesquisas realizadas com coelhos porquinhos-da-índia indicaram
propriedades cardiotônicas e melhoria nas funções cardiovascu1ares (5).

Aplicações
• Como supressor do apetite, auxilia no emagrecimento;
• Cardiotônico, estimulante da circulação sanguínea;
• Previne o depósito de gorduras nas veias, evita doenças cardiovasculares;
• Combate o vírus da Herpes Tipo I;
• Diurético, usado no tratamento de retenção excessiva e líquidos

Dosagem
Recomenda-se o consumo de 500 mg 2 a 4 vezes ao dia.

Toxicologia:
Uma LD50 > 1500 mg/Kg de peso corporal foi determinado com extratos, quando administrados.

------------------------------

Benefícios da porangaba.

A porangaba (Cordia salicifolia), também chamada de chá-de-bugre, cafezinho, café-do-mato e chá-de-frade, é usada nas dietas de emagrecimento por ser diurética, supressora do apetite e por evitar ou reduzir os depósitos de gordura nas artérias e combater a celulite; também usada para atenuar a tosse.

A porangaba é indicada em dietas para a perda de peso, como redutora do excesso de gordura localizada, no tratamento da retenção de líquidos, como energizante, como cardiotônica e ainda por sua ação antiviral.

Como supressora do apetite, a porangaba ajuda a emagrecer, tem ação diurética, cardiotônica e estimulante da circulação; pode ser usada para evitar o depósito de gorduras na parede das artérias e também no combate ao vírus do herpes tipo um.

Para fazer o chá, ferver um litro de água, desligar o fogo e jogar uma colher de sopa da erva. Deixar em infusão. Coar e tomar morno, em média três xícaras ao dia.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info