Chá e Chás

------------------------

Chá de pariparoba.

Chá de pariparoba é um arbusto ereto, de 1,50cm de altura, de ramos angulosos, nodosos, de cor verde clara e glauca; folhas cordiformes ou arredondadas, com 10 cm de extensão por 16 a 18cm de largura, membranosas, glabras, rugosas, luzidias, na face dorsal, salpicadas de pontos translúcidos glandulosos, polinervadas da base para o ápice.

Chá de pariparoba geralmente longo é sulcado e aveludado, medindo de 5 a 10 cm de extensão. Essas folhas, quando esmagadas, possuem aroma agradável e particular. Chá de pariparoba a inflorescência é axilar, em amentilhos que formam espigas dispostas em umbelas, contendo pequenas e numerosas flores; o fruto é uma baga longa, em espigueta. A raiz é de cor parda, lenhosa, tortuosa, aromática quando fresca, possuindo sabor ardente.

INDICAÇÃO: Chá de pariparoba => Hipotensor, fígado, vesícula, baço, pâncreas, angina, gastralgia, azia, digestão, distúrbio renal, hepatite, prisão de ventre, resfriados, reumatismo, tumor, Analgésico.
* Lavar feridas e furúnculos

COMO FAZER o Chá de pariparoba: Colocar 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER o Chá de pariparoba: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

------------------------

Chá de pariparoba ou Piper umbellatum.

O Chá de pariparoba é indicada para fígado, vesícula, baço, angina, gastralgia, azia, digestão, distúrbio renal, hepatite, prisão de ventre, resfriados, reumatismo e tumor.

O Chá de pariparobapode ser usado para lavar feridas e furúnculos.

COMO FAZER O Chá de pariparoba
Coloque duas colheres de sopa da erva em uma vasilha com um litro de água e leve ao fogo.

Quando alcançar fervura, desligue, tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe e beba duas a três xícaras ao dia.

Pariparoba – Propriedades

Piperaceae é uma família de plantas Magnoliídeas, que inclui as diversas variedades de pimentas.

É predominantemente tropical, e inclui de cinco a oito gêneros e aproximadamente 2000 espécies (quase todas incluídas em Piper e Peperomia). No Brasil ocorrem cinco gêneros e aproximadamente 500 espécies.

Pertencem a esta família algumas plantas utilizadas como medicinais, como a pariparoba ou caapeba (Pothomorphe umbellata) e o falso-jaborandi (Piper spp.), além de plantas condimentares, como a pimenta-do-reino (Piper nigrum). Algumas espécies de Peperomia são utilizadas como ornamentais, em canteiros ou em vasos como planta pendente ou ereta, com nome popular igual ao do gênero.

Esta é uma família bastante comum nas formações florestais brasileiras, particularmente na Mata Atlântica, onde espécies de Piper são pequenos arbustos ou árvores, sublenhosos, comuns no subosque, principalmente em áreas relativamente alteradas, facilmente reconhecidos mesmo em estado vegetativo, pela presença de nós foliares geniculados e folhas geralmente com base bastante assimétrica.

Peperomia, neste mesmo ecossistema, é um dos principais elementos entre as epífitas, sendo plantas geralmente carnosas..(Fonte: Wikipedia)

Nomes Populares: Pariparoba

aguaxima,caapeba,caá peuá,caena,capeba,capeba do campo,capeba do norte,catajé,lençol de santa barbara,malvarisco,manjerioba,pariparoba,pariparobadomato,pariparova,periparoba.

Propriedades:

É antiespasmódica,antiinflamatória,desopilante do fígado,diurética,laxativa,sudorífera,tônica,vermífuga,Trata as afecções do fígado,do baço,atonia do estômago,Auxilia em casos de anemia,a digestão,Alivia a azia

Precauções:

Não é indicado para gestantes e lactantes.
Em doses altas, podeter efeito contrário, aumentando o desconforto.
-------------------------

Chá de Pariparoba para cólicas digestivas.

Sofre com cólicas digestivas? A solução pode ser um aplanta amplamente usada na medicina indígina, a pariparoba. Com este chá, você poderá melhorar as funções digestivas relacionados ao fícago e baço.

Você vai precisar fazer o Chá de Pariparoba:

Um acolher de sobremesa com folhas de pariparoba picadas
Uma xícara de chá de água
Modo de Preparo:

Ferva a água e acrescente as folhas de pariparoba. Deixe abafado por dez minutos e depois coe o chá.

Posologia

Beba duas xícaras do chá de pariparoba no dia. Uma pela manhã e outra antes do almoço.

Cuidados

Gestantes e lactantes devem evitar o uso.

-------------------------

A PARIPAROBA.

A pariparoba é um arbusto de folhas graúdas e arredondadas que pode medir até 1,50 m de altura. Originária da mata atlântica, também é conhecida como caapeba, que quer dizer "erva amiga", pariparoba, pariparoba-do-mato, pariparova, periparoba, capeba, caena e aguaxima. A erva é usada inteiramente desde as raízes até as folhas e frutos e é muito conhecida por suas propriedades digestivas.

Como meu marido tem uma disfunção hepática, ela se tornou sua grande aliada, inclusive, componente obrigatório em nossa bagagem de férias. Sorte a minha, que precisei fazer uma experiência que deu super certo.

No segundo dia da nossa chegada, minhas pernas foram literalmente devoradas por borrachudos, aqueles mosquitos pretos, horrorosos e ligeirinhos que não podem ver um milímetro de pele descoberta. E o pior, tenho alergia aos danados. A reação foi instantânea, as picadas incharam na hora e ardiam muito, pareciam queimadura.

Chegando ao hotel, lembrei que tinha feito um chá e resolvi colocar as folhas sobre as picadas. Que alívio!!! A ardência parou, o inchaço e a coceira diminuíram, parecia mágica.

Hoje resolvi pesquisar mais sobre a planta e fiquei surpresa com um estudo da professora Silvia Berlanga de Moraes Barros, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

"A pariparoba sempre foi usada para o tratamento de má digestão, doenças do fígado, como icterícia, e queimaduras, através da infusão da raiz e da folha. Percebemos que ela protege a pele dos efeitos imediatos e crônicos da radiação solar, como também da diminuição da elastina e do colágeno".

Quanta coisa há por aí que a gente não conhece. Certamente vão surgir cremes, pomadas e protetores solares a base de pariparoba.

---------------------------

PARIPAROBA Descrição.

Descrição : da família das Piperaceae. Herbácea que apresenta o caule co entre-nós. As folhas sào pecioladas, grandes,a rredondadas e cordiformes.

As flores pequenes sereúnem em espigas muito compactas, cilíndricas e amareladas. As espigas se reúnem no formato de uma umbela.

O fruto é uma baga pequena, comestível, com smentes, muito procurado pelas aves. Reproduz-se por semntes, depreferência em solos úmidos, sombreados e férteis emem terrenos cultivados.

A colheita pode ser feita m qualquer época do ano. Também conhecida como pariparoba, santa-maria, cataié, caapeba-verdadeira, malvarisco, pariparobina, pariparoba, manjerioba.

Origem : Brasil, ocorrendo nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia.

Modo de conservar : As raízes, as folhas e os caules são secos ao sol, em local ventilado e sem umidade. armazenar em sacos de paepl ou pano, em separado.

Plantio : Multiplicação: por sementes, estacas do caule e raiz;

Cultivo: planta brasileira, ocorre do Paraná a Amazônia. Prefere solos úmidos, fofos e arenoargilosos com bastante matéria orgânica. O espaçamento deve ser de 1,5 metros entre plantas;

Colheita: colhem-se os frutos, raízes, cascas do caule e folhas.

Propriedades medicinais: antiofídica, colagogo, diurético, hepático, laxante, sudorífera, tônico.

Indicações: baço, contusão, erisipela, febre, ferida, fígado, filária, furúnculo, hidropsia, inflamação das pernas, pulmões, queimadura, reumatismo, rins, tosse, útero.
Estimulante das funções estomacais, hepáticas, pancreáticas e do baço, diurético : em 1 xícarca de chá, coloque 1 colher de chá de raízes picadas, 1 colher de chá de folhas picadas e adicione água fervente.

Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá de manhã, em jejum, e outra antes do almoço.
Debilidade orgânica; estimulante das funçòes estomacais; hepáticas; apncreáticas e do baço : coloque 2 colheres de sopa de raízes e folhas picadas em 1 garrafa de vinho branco seco. Deixe em maceraçào por 8 dias e coe. Tome 1 cálice, antes das principais refeições.
Afecções das vias respiratórias, tosses e bronquites; febres : coloque 1 colher de sopa de folhas e caules picados em 1 xícra de café de água em fervura.

Desligue o fogo, espere amornar e coe. Adicione 2 xícaras de café de açúcar cristal. Leve novamente ao fogo brando, até dissolver completamente o açúcar. Tome 1 colher e sopa, de 2 a 3 vezes ao dia.

Para crianças dar somente metade da dose.
Maturação de furúnculos; queimaduras superficiais; dores de cabeça; reumatismo : lave muito bem, enxugue e fatie 1 folha fresca.

Coloque em um pilão e amasse bem. Espalhe em um pano e exponha ao vapor da água em fervura. Espere amornar e aplique, ainda morno, sobre o local afetado, na forma de cataplasma, 2 vezes ao dia.
Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

------------------------------

A Pariparoba tem diversas utilizações:.

Estimulante das funções estomacais, hepáticas, pancreáticas e do baço e como diurético:
Em uma xícara de chá coloque uma colher de chá de raízes picadas, uma colher de chá de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome uma xícara pela manhã em jejum e outra antes do almoço.

Debilidade orgânica:
Duas colheres de sopa de raízes, 2 colheres de sopa de folhas picadas em uma garrafa de vinho branco e seco. Deixe maturar por 8 dias e coe, tomando um cálice antes das principais refeições.

Afecções das vias respiratórias (tosse, bronquite) e febre:
Uma colher de sopa de folhas e caule picados em uma xícara de café com água em fervura. Desligue o fogo espere amornar e coe. Adicione duas xícaras de açúcar cristal e leve ao fogo brando até o açúcar dissolver por completo. Tome uma colher de sopa de duas a tres vezes ao dia. Crianças - metade da dose.

Maturação de furúnculo, queimaduras superficiais, dor de cabeça e reumatismo:
Lave muito bem, enxugue e fatie uma folha fresca. Amasse no pilão, espalhe sobre um pano limpo e exponha ao vapor de água em fervura. Espere mornar e aplique sobre o local afetado na forma de cataplasma, 2 vezes ao dia.

Princípios ativos: Óleo essencial, substâncias fenólicas, esteróides, mucilagem e pigmentos.

------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info