Chá e Chás

------------------------

Conheça os benefícios do chá de orégano.

O aromático orégano (oreganum vulgare), muito usado como tempero em nossa culinária, tem propriedades medicinais poderosas que nem sempre são consideradas por quem o utiliza. Além do sabor e aroma que dá a diversos pratos culinários, sendo usadas suas folhas frescas ou secas, esse tempero também pode ser usado como um chá orégano, preparado por infusão de suas folhas, que serve para tratar vários incômodos.
Chá ou tempero, o orégano não pode faltar na cozinha!

Não é apenas nos molhos e pizzas que o orégano é especial, o nosso habitual tempero também reúne propriedades que fazem muito bem à saúde! Ele tem alta atividade antioxidante porque contém ácido fenólico e flavonóides. Além de propriedades antimicrobianas, o que faz com que seja bom para ajudar a preservar alimentos. Age com eficiência, por exemplo, contra Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos.
Veja algumas indicações de uso de seu chá:
estimulante das funções gástricas e biliares;
é sedativo;
expectorante;
diurético;
carminativo;
emenagogo;
diaforético;
alivia dores reumáticas;
parasiticida;
estimula o sistema nervoso;
compressas com as folhas frescas amassadas aliviam inflamações;
o chá orégano, morno, alivia dor de dente, inflamação de gengivas e mucosas;
dores de cabeças e irritabilidade;
asma;
má digestão;
tônico capilar;
estimulador de apetite;
o óleo essencial misturado à água de banho é relaxante.
Receitinhas

PARA MÁ DIGESTÃO: faça uma infusão de 1/2 litro de água fervente com 10g de sumidades floridas;
PARA ASMA: Ferver 30g de sumidades floridas em 1 litro de água por 10 minutos. Depois de morno, coar e adoçar com mel;
LOÇÃO PARA CASPA: Ferver 30 g de orégano em 1

litro de água por 10 minutos. Coar e enxaguar os cabelos limpos.
Aprenda a receita que os gregos criaram de um vinagre aromático com orégano

- Lave bem um ou dois ramos de orégano fresco, enxugue com um pano e deixe-o secar completamente, até que a toda a umidade desapareça. Esterilize um vidro ou garrafa e, quando estiver bem seco, coloque os ramos de orégano. Junte duas xícaras (480ml) de vinagre branco ou de maçã, cubra os ramos completamente com o vinagre. Feche bem com uma rolha e deixe descansando por quinze dias antes de usá-lo. Agite o vidro todos os dias durante esse período.
Esse vinagre é excelente para temperar saladas, carnes e outros alimentos.

------------------------

Chá de orégano Tratamento natural da candidíase..

O processo é muito simples. Basta jogar um punhado de orégano em 250 ml de água fervida, abafar e deixar amornar. Depois côa-se e coloca-se o chá ainda morno numa bacia limpa, numa temperatura que não queime a pele (suportável ao toque), mas que também não seja fria, e lava-se o órgão genital em movimentos rápidos, mas com cuidado para não machucar, até o chá ficar quase frio. Pode ser de cócoras no boxe. Quem não consegue tal feito por causa da coluna pode sentar na privada e jogar o chá aos poucos com uma jarra, tendo cuidado para a água do vaso não bater na pele.

Depois é só enxugar levemente, tirando o excesso, e dormir sem calcinha. Sim, sem calcinha. Aliás, toda mulher deve dormir sem calcinha e usar no dia a dia calcinha de algodão, para manter a área ventilada, pois o fungo gosta de lugares úmidos e quentes. Outra dica é evitar roupas apertadas e não usar protetores diários, sobretudo aqueles com cheirinho. (Por falar nisso, já pensou no quanto os protetores diários sujam o planeta com aqueles plásticos e aquele excesso de embalagem?)

A lavagem deve ser feita no mínimo por uma semana e toda noite.

Para acelerar o processo é bom tomar uma xícara de chá de orégano (ou de cravo-da-índia) toda noite antes de dormir. A dosagem é diferente: uma colher de sopa para meio litro de água, mas o modo de fazer é o mesmo.

Em vez do orégano, pode-se usar na lavagem cravo-da-índia em igual quantidade. Faz-se o chá do mesmo modo.

Em vez do chá, pode-se fazer o extrato de cravo-da-índia colocando uns 300 gramas de cravo em meio litro de álcool. Deixa-se apurar por no mínimo três meses. Está bom quando o álcool fica marrom. Usa-se o extrato misturado com 50% de água (meio copo do extrato para meio de água). Serve para coceiras em geral. Basta passar no local e deixar secar naturalmente. Esse extrato, misturado com água e colocado num borrifador, deixa a casa mais cheirosa, sem ter o inconveniente de agredir o planeta nem o ar que respiramos. Se quiser mais cheiro é só pingar umas gotas da essência de sua preferência.
-------------------------

Chá de orégano Tratamento para candidíase pesquisa da Unifran.

Pesquisadores da Unifran descobriram que o ácido rosmanirico, substância presente no orégano, pode ajudar no tratamento de diabetes. A pesquisa avaliou o potencial do chá e o extrato do orégano em ratos diabéticos e observaram ser uma fonte promissora no controle do nível glicêmico.

Os ratos foram divididos em três grupos: um recebeu chá de orégano, outro o extrato da erva e o terceiro, a substância isolada. Nos três casos o índice glicêmico diminuiu e se manteve por 30 dias, com melhor resultado para o grupo que recebeu a substância isolada.

A pesquisa pode ajudar no controle de diabetes tipo 2, que exige alimentação controlada e medicamentos para a manutenção das taxas glicêmicas. Atualmente, existem 73.665 diabéticas no Estado de São Paulo, que é líder da doença no país.

Mas os pesquisadores alertam que a ingestão do orégano não é suficiente. A gente não está aqui falando que é para todo mundo sair comendo oréganos que vai abaixar o nível glicêmico. O que a gente tem aqui é uma pesquisa que pode gerar, no futuro, uma substância que poderá ser usada no controle da diabetes, afirma o pesquisado Wilson Roberto Cunha.

Os pesquisadores já pediram a patente do trabalho, mas ainda não existe um prazo para que o medicamento chegue às farmácias.

-------------------------

Quais são as propriedades curativas do orégano.

Muitos de nós usamos o orégano simplesmente para dar um sabor diferente às nossas comidas ignorando que ele tem propriedades curativas; pelo qual hoje falaremos delas, das propriedades curativas do orégano!

Ele é um estimulante para o estomago, especialmente nos casos de perda do apetito, dificuldade de digestão ou gases. Além disso é carminativo; antiespasmódico; expectorante, especialmente nos casos de bronquite ou asma; antisséptico; diurético; sudorífico, eliminando as toxinas do organismo; e também é muito usado contra anemia.

É muito bom também contra o insonio, o estresse, cansaço nervoso, exaltações febris, e em seu uso externo alivia dores reumáticas e articulares como também para combater a celulite.

Como se não bastasse, é emenagogo, o que quer dizer que reduz as dores menstruais, assim como o que vem depois: dor de cabeça, de estômago e retenção de líquidos. É um antioxidante, o que pode ser muito vantajoso para os tratamentos de Aids e Câncer.

Ao saber estes poderes do orégano, é muito bom você té-lo em mente caso padeça alguma destas doenças e começar a utilizá-lo em suas comidas pode-lhe trazer melhoras.

---------------------------

Chá de Orégano Para Que Serve?

O orégano ou orégão é uma erva aromática, muito utilizada na cozinha. São usadas as folhas frescas ou secas que dão um ótimo sabor e aroma aos pratos, é considerada a folha que tem o melhor sabor. O orégano é nativo do mediterrâneo e por lá são encontrados várias espécies são todos usados como tempero, o a sua expansão é favorecida pelo clima e o solo da região.

O orégano na culinária pode ser usado em molho de tomate, vegetal refogados, carnes, pizza, saladas de tomate, caldeiradas, queijo fresco, requeijão e outros diversos tipos de alimentos. O orégano é utilizado também na culinária da Espanha, França, Mexicana e Grega. Além de o orégano ser muito utilizado na culinária, ele pode trazer inúmeros benefícios para as saúde que iremos conhecer agora.

Benefícios do Chá do Orégano

Estimulante das Funções Gástricas
Estimula o Apetite
Tonico Capilar
Contra a Má Digestão
Asma
Dores de Cabeça
Alivia a Dor de Dente e Inflamação Nas Gengivas
Estimula o Sistema Nervoso
Parasiticida
Alivia Dores Reumáticas
Diaforético
Carminativo
Diurético
Expectorante
Sedativo
Antioxidante

O orégano é encontrado facilmente em supermercados, feira livre, lojas que vende ervas e vários outros lugares.

------------------------------

RAZÕES PARA OFERECER CHÁ NO DIA DE SÃO VALENTIM.

Chá de orégano ajuda a acabar com a cólica

Este chá simples, a base de orégano é é uma ótima alternativa para remediar os sntomas das cólicas:

Você vai precisar de:
2 colheres de chá de orégano
1 xícara de água
Modo de Preparo
Ferva a água e, em seguida, acrescente o orégão. Tampe a xícara e deixe abafado por 5 minutos. Não adoce.

Posologia
Tome 2 ou 3 vezes ao dia.

Chá do Oregano
Benefícios do Oregano & remédios ervais
O chá do Oregano foi usado tradicional para tratar frios e febre assim como a dor menstrual.
O Oregano é hoje de uso geral para tratar a indigestão, a inchação e o flatulence.
O Oregano foi usado para tratar tosses e irritações brônquicas e pode gargled para ajudar a facilitar uma garganta seca scratchy.
O Oregano é pensado para promover a menstruação usando o chá do Oregano, um poultice do Oregano pode ser usado tòpica para tratar grampos e o rheumatism menstrual.
Benefícios do chá do Oregano
A natureza anti-bacteriana de ajudas da erva do oregano mata as bactérias e cura infecções.
O chá do Oregano cura problemas parasíticos, que beneficia a digestão.
Ajuda em impulsionar o sistema imunitário.
Melhora o sistema respiratório.
O índice de Thymol e de carvacrol no chá do oregano beneficia o sistema digestivo.
O chá do Oregano actua como um estimulante e as ajudas reduzem a febre.
Um engendro morno do chá do oregano ajuda em aliviar espasmos do músculo. A facilitação de e os problemas são outros de benefícios de saúde do chá do oregano.
Comendo o chá do oregano quando menstruar aliviar uns mais baixos grampos abdominais demasiado.
Ter um banho com oregano sae na água de banho morna, ajudas que você relaxa. Sabe-se para curar a insónia.
As pessoas que sofrem do rheumatism e da asma encontram o relevo sorvendo algum chá quente do oregano com mel.
Como fazer o chá do Oregano
Ingredientes e utensílios
Folhas frescas do oregano ou oregano secado
2 copos de água
mel de 1 colher
Filtro
Cuidados do Oregano
O uso medicinal do Oregano é desanimado durante a gravidez.
Os óleos do Oregano ou usado tòpica podem causar a irritação à pele.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info