Chá de oolong

Chá Oolong- geralmente refere-se aos semi-fermentados.

É principalmente produzido na China e em Taiwan(frequentemente chamado Red ou Formosa tea) .

Para a fabricação dos oolongs, as folhas são secas diretamente sob a luz solar, então sacudidas em cestos de bambu para ligeiramente machucar as beiras. Então, as folhas são estendidas para secar até a superficie das folhas tornarem-se levemente amarelas.

Oolongs são sempre chás de folhas, nunca quebradas pelo processamento de rolo. Os menos fermentados dos chás oolongs, quase de aparência verde, são chamados de Pouchong.

Chá é chá.
A única diferença entre verde, oolong e chá preto é o modo como foi transformado após a colheita.

Chá branco é um pouco diferente da forma como é cultivado, mas todos os chás vem a partir da mesma planta - Camelia sinensis. E esta planta tem naturalmente antioxidantes que são benéficos para a saúde humana.

Os antioxidantes também estão presentes em outros tipos de alimentos, tais como castanhas, frutas, vegetais e vinhos.

Eles são bons para a prevenção das doenças, combatendo os radicais livres - substâncias no organismo ligadas ao câncer, doença de Parkinson, senil e induzida por drogas surdez, esquizofrenia, e doença de Alzheimer.

Existem vários componentes no chá que atuam como antioxidantes incluindo catequina, flavanoides e polifenóis.

Branco, verde ou Oolong?

Chá oolong é produzido permitindo que as folhas do chá oxidem por um curto período de tempo após a colheita. A oxidação é o processo que faz virar as folhas escuras sobre a exposição ao oxigênio. Oolong é semi-oxidado; chá preto é totalmente oxidado e chá verde é não-oxidado.

Folhas frescas do chá são elevadas em catequinas. Quanto mais o chá é oxidado há menores níveis de catequina. Isto significa que o chá branco tem os mais altos níveis de catequinas seguidas de perto pelo chá verde.

Entretanto há um ponto que é frequentemente ignorado: Tal como durante os níveis de oxidação as catequinas podem diminuir e os níveis de teaflavinass e tearubiguinas vêm aumentar.

Estas duas substâncias são encontradas em altas concentrações no oolong e chá preto que no chá verde e tem propriedades anti-alérgicas, anti-inflamatórias e anti-cancerigenas.Em 2001 um estudo chinês indicou que as propriedades antioxidantes do chá verde e chá preto são iguais.

Então parece que a oxidação não elimina as propriedades de saúde do chá, mas simplesmente reduz um tipo de antioxidante aumentando simultaneamente outros compostos que promovem a saúde.

Então Oolong é bom para você

É seguro dizer que todos os chá são bons,mas uma vez que estamos particularmente interessados em oolong, vamos ver o que a literatura tem a dizer.

* Diabetes - Oolong pode ser um complemento eficaz para hipoglicemiantes orais no tratamento da diabetes tipo 2.

* Eczematoso – Pesquisadores japoneses relataram que pacientes com uma forma de eczema melhorou após beber um litro de chá oolong diariamente.

* Alergias - Dois derivados catequina (C-1 e C-2), com potente atividade antialérgicas foram isoladas a partir do chá oolong de Taiwan.

* Infecções Bacterianas – os polifenóis do chá Oolong inibiram fortemente a atividade enzimática de alguns tipos de estreptococos.

* Cárie - Os compostos polifenólicos do chá oolong podem ser úteis para o controle da cárie dentária.

* Obesidade – Consumo do EE do chá oolong EE estimula a oxidação de gordura em homens com peso normal.

Beber chá oolong fará você saudável, viver mais, ser mais bonito e ter dentes fortes!

Oolong é um chá chinês

Oolong é um chá chinês tradicional, situado entre o chá verde e o chá preto em termos de oxidação
Na cultura do chá chinesa, os chás oolong semi-oxidados são coletivamente conhecidos como qīngchá, chá verde azulado).

Oolong possui um sabor mais próximo ao chá verde do que ao chá preto: ele não possui o aroma róseo adocicado do chá preto mas por outro lado ele também não possui as notas vegetais marcantes típicas do chá verde.

Ele é em geral preparado forte, com o amargo deixando um resquício de sabor adocicado. Várias das subvariedades de oolong, incluindo as produzidas nas Montanhas Wuyi na parte norte da Província de Fujian e nas montanhas centrais de Taiwan, estão entre os mais famosos chás chineses.

As folhas de oolong são processadas de duas formas diferentes.

Em alguns chás são enroladas em longas folhas curvas, ao passo que em outros elas são comprimidas numa forma esférica semelhante ao chá pólvora.

O primeiro método de processamento é o mais antigo.

Pacote OOLONG + Chia + Programa da Aveia

O OOLONG você já conhece não é?
É um chá poderoso, rico em catequinas e polifenóis que reduzem medidas pois é um devorador de gorduras. 3 x mais potente que o Chá verde comum, pois ele não é fermentado.
(Exemplo 6 x 12,31) ou 5% de desconto para pagamento a vista (depósito em conta).

Para reduzir peso e medidas de maneira saudável e nas primeiras 2 semanas, mesmo sem nenhuma dieta você vai notar que a fome e aquele desejo por doces ou besteiras vai estar quase zerado.
Experimente por 4 semanas e mude seu manequim de verdade!
Semente de Chia
Cultivada e consumida pelos povos indianos, a semente de chia fovorece a perda de peso e melhora a saúde, como o controle do colesterol e da glicemia. Rica em fibras solúveis que se dissolvem em água formando um gel que preenche parte do estômago e em fibras insolúveis que colaboram com o funcionamento do intestino, combatendo aquela barrguinha inchada. A chia é considerada uma das melhores fontes de ômega 3 e ácido graxo, o que ativa a memória e controla a fome. Esta semente do bem pode ser misturada de diversas maneiras: com água; água de côco; sucos naturais; vitaminas; arroz integral; iogurtes, etc

Chá de Oolong legítimo!

CHÁ DE OOLONG 3 X MAIS POTENTE QUE O CHÁ VERDE PARA EMAGRECER

O chá de OOLONG é uma das variedades de chá da planta Camelia Sinensis, de onde se extrai o chá verde, o preto e o OOLONG.

A diferença de cada um está no processo de fermentação, sendo o OOLONG apenas semi-fermentado, o que lhe confere maior quantidade de Flavonóides, e é essa riqueza que faz com que ele seja até 3 x mais forte que o Verde, sendo uma bebida excelente para a saúde como um todo.

Cada vez mais, estudos em todo o mundo falam das propriedades maravilhosas que se encontram no OOLONG.

Rico em Polifenóis, é uma arma saudável contra o envelhecimento precoce e renova a sua pele com apenas 2 xícaras ao dia por pelo menos 3 meses.

Experimente!
O único alimento que comprovadamente com ultrasonografia que reduz medidas abdominais após 2 semanas de uso diário.

Chá oolong – ajuda a emagrecer e é mais potente que o chá verde

A novidade agora para quem quer emagrecer é o chá oolong, uma variedade da planta Camellia sinesis, originário da China e também conhecido como qingcha (chá verde azulado).

A diferença do chá oolong para o chá verde está no processo de fermentação à qual a planta é submetida, já que as duas são originárias da planta da mesma espécie.

O oolong é semifermentado, o que lhe confere uma maior quantidade de flavonoides do que o chá verde.

Uma pesquisa americana comprovou que mulheres que consumiram chá de oolong após o almoço aumentaram 10% o gasto de energia e as que tomaram chá verde o gasto foi de apenas 4%, portanto, o oolong possui mais efeitos estimulantes do metabolismo do que o chá verde.

O chá oolong é rico em flavonoides, é estimulante e antioxidante natural, que combate o envelhecimento das células. Além disso, como acelera o metabolismo, ajuda a emagrecer.

O chá oolong deve ser consumido após as refeições ou em chás da tarde, acompanhado de algum alimento. O ideal é consumí-lo duas vezes ao dia.

Para prepará-lo, basta ferver um litro de água e esperar dois minutos para abaixar a temperatura (o ideal é 90°). Acrescente sete colheres de sobremesa rasas da planta e deixe em infusão por dois a quatro minutos.

Como preparar um chá oolong

O oolong é um chá chinês tradicional que, com uma oxidação entre 10% e 70% situa-se entre o chá verde e o chá preto. As folhas do chá oolong são tradicionalmente enroladas para formar uma espécie de caracol ou então são apresentadas em forma de bola. Minuciosamente preparado, é um chá cujo paladar forte e até um pouco amargo, acaba por deixar persistir um sabor doce. Aprenda a preparar um chá oolong da forma correta.
A CHALEIRA
Qualquer chaleira pode ser utilizada para preparar um chá oolong e o único requisito é que seja largo o suficiente para permitir a expansão das folhas de oolong. Se utilizar um cesto ou infusor de chá, certifique-se que também este possui a largura suficiente para acomodar convenientemente as folhas de oolong.

Tradicionalmente, porém, o chá oolong é preparado numa chaleira yixing, produzida num barro com o mesmo nome e cuja qualidade superior permite uma maior absorção do aroma e do sabor do chá.

Em alternativa, pode também ser utilizada uma chaleira gaiwan que, composta por uma tigela coberta, em porcelana ou vidro, remonta à primeira dinastia Ming. Ambas as chaleiras podem ser encontradas em lojas especializadas.
AQUECIMENTO PRÉVIO
Recomenda-se o aquecimento prévio da chaleira antes da sua utilização – basta enchê-la com água a ferver, aguardar 30 segundos e esvaziar.

As vantagens? Ao colocar as folhas do chá oolong numa chaleira quente antes de adicionar a água, poderá desfrutar, em pleno, da sua maravilhosa fragrância. Para além disso, o aquecimento prévio da chaleira irá estabilizar a temperatura da mesma, evitando que a água esfrie rapidamente na hora de fazer a infusão.
TEMPERATURA DA ÁGUA
Regra geral, utiliza-se água a ferver para preparar qualquer tipo de chá. No entanto, e uma vez que o chá oolong é caracterizado por uma oxidação variável, aconselha-se a utilização de água ligeiramente mais fresca para o chá oolong com uma oxidação mais baixa e água mais quente para o chá oolong com uma oxidação mais elevada. Porém, uma vez que o chá oolong se aproxima bastante do chá verde, faz todo o sentido a utilização de água com uma temperatura mais baixa na sua preparação.
QUANTIDADE DE FOLHAS
Uma boa indicação relativamente à quantidade de folhas a utilizar na preparação de um chá oolong é 2 ½ colheres de chá de folhas oolong para cada 250 ml de água. Tudo depende da intensidade do chá que pretende preparar, ou pode simplesmente utilizar menos folhas e um tempo de infusão maior.

É importante saber que o chá oolong em forma de bola é mais intenso do que as folhas de chá oolong enroladas, pelo que se devem acertar as quantidades conforme o tipo utilizado. Como são mais pequenas, se utilizar uma chaleira yixing ou uma chaleira gaiwan, basta cobrir o seu fundo com folhas de oolong.
INFUSÃO
O tempo de infusão de um chá oolong depende da quantidade de folhas utilizadas. Se utilizar o método de cobrir o fundo de uma chaleira yixing ou uma chaleira gaiwan ou, em alternativa, as 2 ½ colheres de chá das folhas oolong para cada 250 ml de água, então estes são os tempos de infusão recomendados:
1ª infusão: 0'30
2ª infusão: 0'30 – 1'00
3ª infusão: 1'30 – 2'00
4ª infusão: 3'00
Um minuto a mais para cada infusão adicional
As mesmas folhas de chá oolong podem ser utilizadas em infusões repetidas e a verdade é que este processo torna o chá cada vez mais saboroso.

No entanto, é importante que retire toda a água da chaleira após cada infusão, caso contrário as folhas continuarão submersas, limitando o número de infusões deliciosas.
SABOREAR E EXPERIMENTAR
O último e o melhor dos passos na preparação de um chá oolong é mesmo saboreá-lo, de preferência numa espécie de tigela baixa.

No entanto, é igualmente importante experimentar quantidades diferentes de folhas – conforme prefira o seu chá mais forte ou mais fraco – assim como tempos de infusão distintos. Cada chá é um chá… e os gostos não se discutem, desfrutam-se.

Chá Oolong receita chinesa

Hoje vamos falar tudo sobre as propriedades do chá Oolong, o chá que oxida as gorduras, uma poderosa receita chinesa que promete oxidar as gorduras e fazer o seu metabolismo agir na velocidade de um raio.

Também falaremos de alguns outros chás que também estão na lista dos emagrecedores. Veja nosso post anterior sobre Chás que Emagrecem.

A cafeína é uma das substâncias estimulantes mais consumidas em todo o mundo, sendo encontrada em chás, café, cacau, guaraná, chocolate e nos refrigerantes.

Ela pode acelerar o metabolismo, mas somente alguns tipos de chá possuem propriedades que vão além do efeito isolado da cafeína, pois apresentam componentes fenólicos que podem auxiliar no equilíbrio do organismo com ações anti-oxidantes e desintoxicantes, entre outras.

No Japão, estudos feitos com chá do tipo oolong, rico em cafeína e catequina-polifenóis, mostraram aumento no gasto metabólico de 24 horas e aumento da oxidação de gorduras.

O oolong é um chá chinês tradicional, situado entre o chá verde e o chá preto em termos de oxidação. Também é produzido através do processamento de folhas da Camelia sinensis a mesma planta utilizada para produzir os chás branco, vermelho, verde e branco.

O chá oolong possui um sabor mais próximo ao chá verde do que ao chá preto: ele não possui o aroma róseo adocicado do chá preto e nem as notas vegetais marcantes típicas do chá verde. Ele é em geral preparado forte, com o amargo deixando um resquício de sabor adocicado. É um poderoso aliado para quem deseja acelerar o metabolismo.

Digestão
Algumas plantas com ações digestivas podem auxiliar no funcionamento do intestino, assim, de certa forma também acabam contribuindo para manter uma barriga lisinha.
Outras ervas contêm substâncias que atuam no fígado, ajudando a quebrar a gordura em moléculas menores.

Na lista das plantas conhecidas como digestivas estão o hibisco (Hibiscus sabdariffa), psilium (Plantago psyllium), a cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana), a zedoária (Curcuma zedoaria) e fucus (Fucus vesiculosus).

Além das plantas listadas, outro velho conhecido é o boldo (Peumus boldus Molina) que também é chamado popularmente como boldo-do-chile. Suas folhas são usadas na medicina popular para tratamento de problemas digestivos e hepáticos.

Mesmo sendo muito difundido entre a população, alguns estudos toxicológicos sugerem que o chá de boldo deve ser consumido com moderação e cuidado, além de ser proibido na gravidez porque ameaça a saúde do bebê.

Queima de gordura
O chá branco e o chá verde são excelentes aliados para queima de gordura. Os dois são extraídos da Camellia sinensis, mas em épocas diferentes. Para produzir chá branco, são coletadas as folhas mais jovens, antes de entrarem no processo de oxidação natural.

Nessa fase, quando ainda estão cobertas por uma penugem esbranquiçada (daí o nome chá branco), concentram catequinas e polifenóis substâncias altamente antioxidantes e termogênicas (capazes de acelerar o ritmo do metabolismo).

Mas uma dica: Não acredite só no poder das ervas e dos chás, faça exercícios físicos regularmente e cuide de sua dieta também. Chá não faz milagres, força de vontade, sim!

Chá Oolong de sachês

Conheci o chá quando morava no Japão, lá ele é bastante apreciado, podendo ser tomado quente ou frio. Ele tem o poder de não deixar a gordura acumular em nosso organismo, por isso deve ser tomado com as refeições.

Sendo semi-fermentado, possui maior quantidade de flavonóides, isso faz com que ele seja mais poderoso que o chá verde.

Comecei a tomar o chá a algumas semanas atrás e já sinto algumas diferenças. A melhor é que já não sinto tanta vontade de comer doces.

Consigo manter o meu peso equilibrado, comendo tudo o que quero, mas sem exageros é claro. O chá Oolong é indicado como um calmante natural. Ele tem propriedades que ajudam as pessoas que sofrem com a ansiedade, estresse, cansaço e a temível compulsão alimentar.

Inclua o chá Oolong na sua dieta, tome-o junto ou após as refeições. Evite tomá-lo em jejum ou quando estiver com o estômago vazio, ele pode causar mal estar e até dor no estômago.

Curiosidade:
A produção do delicioso chá Oolong requer tempo de honrada tradição e excelente habilidade. As folhas do chá são colhidas na manhã de um dia claro. Devem ser colhidos em unidades constituído por um botão e três folhas, e expostos ao sol, este é o primeiro estágio.

O segundo estágio consiste na secagem dentro de um recinto para promover a fermentação. A mais crucial parte na produção do chá Oolong é o tempo de parada da fermentação. Como o chá Oolong é fermentado em uma certa medida, ele é chamado de chá semi-fermentado.

É necessário muita experiência para identificar o melhor tempo de parada da fermentação, que ocorre quando as folhas estão 30% vermelhas e 70% verdes.

Depois disso, as folhas são friccionadas repetidamente para gerar bom sabor, aroma e textura. Em seguida, elas são secadas usando carvão vegetal. No estágio final, um mestre do chá identifica o grau de qualidade de acordo com o sabor e as características de cada lote.

A companhia de importação e exportação de chá e a associação de chá de Fujian, uma província da China exporta o chá Oolong para o mundo.

Por que o chá Oolong é bom para a saúde?
Os chás contém um número de ingredientes que exercem influencia sobre o corpo humano. As quantidades e porcentagens destes ingredientes diferem largamente dependendo do tempo de fermentação.

O chá verde contém uma riqueza de um ingrediente chamado catequina, enquanto o chá preto contém uma grande quantidade de teaflavina.

O chá Oolong contém uma grande quantidade de polifenóis (flavonóides).
Produzido em um processo de semi-fermentação, o chá Oolong inclui uma grande variedade de compostos polifenólicos e estes diferentes nutrientes são provavelmente integrados para trazer grandes benefícios ao nosso corpo. Por exemplo, eles são eficazes na redução de triglicérides e remoção de radicais livres. Polifenóis têm profundidade e amplitude, e ainda há muito mais que devemos saber sobre eles.

Emagreça tomando o Oolong tea.

Os chás são conhecidos como grandes aliados da dieta. Muitos são os chás que ajudam no emagrecimento. A planta originária do chá verde, a Camellia sinensis é chamada de a planta antigordura. Você já deve ter visto nas prateleiras dos mercados uma grande variedade de chás que existem atualmente(todas originárias da Camellia sinensis): chá verde, chá vermelho, chá branco, chá preto e o chá amarelo.

Fiz anteriormente uma matéria sobre esses diferentes chás e suas propriedades, se você quiser rever a matéria clique: Adote os chás e emagreça!.

A novidade agora é o Oolong tea(da mesma família dos chás que descrevi acima), um chá de origem chinesa que conheci quando morava no Japão, lá esse chá é muito apreciado, podendo ser tomado quente ou frio. Ele tem o poder de não deixar a gordura acumular em nosso organismo, por isso deve ser tomado com as refeições.

O oolong tea é semi-fermentado, o que lhe confere maior quantidade de flavonóides, isso faz com que ele seja mais poderoso que o chá verde.

Fiquei contente quando encontrei esse chá, à venda na casa de produtos orientais, aqui perto de casa e já estou fazendo uso há pelo menos 1 semana. Não sei se é o chá que me faz emagrecer, esta semana consegui diminuir quase 1kg. Uma coisa posso garantir, sinto que diminuiu a minha vontade de comer doces. Vou continuar a tomar, já até fiz um estoque pra mim, caso fique sem .

Aproveitando a oportunidade para dizer que estou firme no propósito de emagrecer e chegar perto da meta até o final do ano. Se quiserem acompanhar a minha dieta e fazer parte do grupo DSC clique na imagem abaixo, estarei de esperando!

Então a dica da semana é: Inclua o oolong tea na sua dieta, tome-o junto ou após as refeições. Evite tomá-lo em jejum ou quando estiver com o estômago vazio, ele pode causar mal estar e até dor no estômago.

O oolong tea, além de ser ótimo coadjuvante para quem faz dieta, também é indicado como um calmante natural. Ele tem propriedades que ajudam as pessoas que sofrem com a ansiedade, estresse, cansaço e a temível compulsão alimentar. Vale a pena experimentar!