Chá e Chás

------------------------

Chá de menta Benefícios.

Recém-descobertos benefícios do chá de Menta prometem Primavera mais saudável

A Primavera está quase aí, por isso está na altura de começar a beber chá de Menta.

Isto de acordo com estudos recentes que relacionam o chá de Menta a elementos benéficos no tratamento da asma e alergias.

Um estudo da Universidade de Newcastle, em Inglaterra, concluiu ainda que o chá de Menta tem propriedades analgésicas que ajudam a combater a dor.

Os cientistas acreditam que as folhas de menta têm características anti-cancerígenas, anti-fúngicas e analgésicas que ajudam a combater a dor, sendo os seus efeitos semelhantes aos da aspirina.

Na medicina tradicional o chá de Menta é usada para curar várias doenças do foro digestivo, dores musculares e tosse. A nutricionista Helena Cid é peremptória no que diz respeito ado chá de Menta: em Portugal não existe o costume de consumir chá de Menta, mas nos países do Médio-Oriente é um hábito ingerir o chá de Menta depois das refeições.

As propriedades das folhas são conhecidas de forma empírica por esses povos. O chá de Menta de menta ajuda à saúde oral, reduz o stress, fortalece o sistema imunitário, agindo como um excelente digestivo.

------------------------

Chá de Menta ou Mentha piperita.

DESCRIÇÃO do Chá de Menta: Também conhecida por Hortelã, essa erva é encontrada em todo o país, sendo que sua origem é a Europa meridional.

INDICAÇÃO: Chá de Menta => Limpa o sangue, úlceras, doenças do útero, ovários, nevralgias, inflamação da garganta e faz passar coceiras, atua contra a fadiga, problemas digestivos, cólicas, gases, vômitos, intoxicações gastrintestinais, doenças do fígado, palpitações, enxaqueca, tremores, sinusite, bronquite, asma, dores dentárias e nevralgias da face.

COMO FAZER do Chá de Menta: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER o Chá de Menta: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

* Em forma de óleo é usada externamente para diminuir a sensação de dor em casos de nevralgias e dores dentárias.
-------------------------

O PODER DO CHÁ DE MENTA.

Há muitos séculos que o chá de menta faz parte da cultura e estilo de vida marroquino. Para além de ser sinónimo de um ritual relaxante e saboroso (os marroquinos apreciam o seu chá de menta especialmente doce!), diz-se que o chá de menta faz bem à saúde, nomeadamente para facilitar a digestão, aliviar a má disposição resultante da mesma, combater dores de cabeça e estados de nervosismo.

Num país onde não se bebe álcool, os marroquinos admitem que o chá de menta possa ser o seu grande e único "vício", sendo consumido cinco ou seis vezes por dia ou por vezes até mais. Servido quente, morno ou frio, o chá de menta é ainda um símbolo da hospitalidade marroquina.
COMO SERVIR UM CHÁ DE MENTA
Tradicionalmente, o chá de menta é preparado num bule específico – o bule Berber ou Sufi – de formas curvas e com desenhos mouros, é normalmente feito de latão ou banhado em prata.

Ao contrário do que habitualmente sucede na hora de servir um chá, o chá de menta não é servido nas típicas chávenas de chá, mas antes num pequeno copo de vidro colorido e ornamentado – o que torna toda a cerimónia do chá de menta ainda mais agradável.

O bico longo e elegante do bule marroquino facilita o ato de servir o chá de menta nos respetivos copos de chá marroquinos. Se pretender fazer e servir chá de menta com frequência, aconselha-se o investimento num bule de chá marroquino, exclusivamente reservado para a preparação do chá de menta, evitando assim a influência dos sabores e aromas de outros chás.

Para além disso, os típicos copos de chá marroquinos também são um pequeno extra que tornará cada momento de chá especial. Para servir um chá de menta com pompa e circunstância, disponha o bule e os copos em vidro num tabuleiro em latão.

A PREPARAÇÃO
Ferva um pouco mais de água do que aquela necessária para fazer um bule de chá.
Uma vez fervida a água, deite um pouco no bule de chá, agitando-o cuidadosamente de forma a aquecer o bule com a água fervida. Deite a água fora.
Coloque, dentro do bule, 3 colheres de chá de chá verde solto, 10 raminhos de menta fresca e 3 colheres de sopa de açúcar. Também pode utilizar folhas de menta secas, cerca de 3 colheres de chá.
Encha o bule com a água fervida e permita um tempo de infusão de cerca de 3 minutos, mexendo as folhas uma ou duas vezes apenas.
Se for a primeira vez que prepara um chá de menta, prove: o chá pode precisar de mais tempo de infusão ou mais açúcar. Se estiver muito fraco ou muito forte, na próxima vez que preparar um chá de menta, diminua ou aumente a quantidade de chá verde e de folhas de menta utilizadas.
Com a ajuda de um passador (para recolher as folhas) sirva o chá de menta nos copos marroquinos. Pode guarnecer cada copo com algumas folhas ou um ramo de menta se desejar.
Enquanto serve o primeiro chá de menta, pode preparar a próxima infusão: adicione 1 colher de chá de folhas de chá verde, 1 colher de chá de folhas de menta e 2 colheres de sopa de açúcar ao bule e encha com água fervida. Deixe repousar durante 5 minutos, mexa, prove e sirva.
Se pretender servir o chá de menta morno, deixe arrefecer até à temperatura desejada. Se pretender servir o chá de menta frio, deixe arrefecer até se encontrar morno e adicione gelo.

-------------------------

O que é menta ou hortelã ?.

A menta é um gênero (mentha) de em torno de 25 espécies de plantas floríferas (e centenas de variedades) também chamadas de hortelã. As espécies de menta distribuem-se pela Europa, África, Ásia, Austrália e América do Norte.

As espécies de menta (hortelã) são aromáticas e quase exclusivamente perenes. As cores das folhas variam de verde-escuro até roxa, azul e algumas vezes amarelo-claro. O fruto é uma cápsula seca pequena contendo de 1 a 4 sementes.

Menta ou hortelã na culinária

A folha da menta, fresca ou seca, é a fonte culinária desse vegetal. A folha de menta fresca é geralmente preferida sobre a seca quando seu armazenamento não é problemático. As folhas de menta têm um aroma agradável de frescor, sabor doce e um interessante ressaibo. As folhas da menta são usadas em chás, bebidas, geléias, xaropes, doces e sorvetes.

Na culinária do Oriente Médio hortelã é usada em pratos de cordeiro. Na cozinha britânica o molho de menta também é popular com cordeiro. Bebidas alcoólicas, como alguns licores, algumas vezes contém menta.

Óleo essencial de menta é muito usado para adicionar sabor em bebidas, anti-séptico bucais, pastas de dente, chicletes, sobremesas, doces e chocolates. As substâncias que dão à menta seu aroma e sabor característico são mentol e pulegona.

Uso medicinal e cosmética da menta ou hortelã

A menta foi originalmente usada como erva medicinal para tratar dor no estômago e no peito. Para curar a dor estomacal coloca-se as folhas secas da menta em água fervendo, então esfria e bebe. Esse chá é chamado monstranzo. Durante a Idade Média o pó de folhas de menta era usado para clarear os dentes. O chá da menta é um forte diurético. Menta também ajuda a digestão. O mentol da óleo essencial da menta é ingrediente de muitos cosméticos e alguns perfumes. Mentol e óleo essencial de menta também são usado na medicina como competente de muitos medicamentos, e são populares na aromaterapia.

Uso da menta em inseticidas

As folhas da menta são usadas por muitos campistas para repelir mosquitos. Também diz-se que os extrato das folhas da menta tem capacidade particular de matar mosquitos.

---------------------------

PARA QUE SERVE O CHÁ DE MENTA.

O uso de plantas para curar e tratar doenças é, possivelmente, tão antigo como aparecimento do homem.
A cura de doenças foi sempre uma constante ao longo do aparecimento e evolução da vida humana.

As plantas não eram somente utilizadas para tratamento e cura de doenças, mas também para eram utilizadas na alimentação.

Com esta incessante busca pelas plantas quer para a alimentação quer para fins medicinais, o Homem conseguiu distinguir quais as plantas indicadas para a medicina, alimentação e aquelas que eram venenosas e proporcionavam alucinações.

O Chá de Menta tem propriedades analgésicas que ajudam a combater a dor, têm características anti-cancerígenas, anti-fúngicas, actuam na indigestão, gases e cólicas, é anti-séptico, alívio da gripe, resfriados e é descongestionante de vias respiratórias.

------------------------------

Chá de menta marroquina.

INGREDIENTES do Chá de menta

80 g de cacau em pó
250 ml de água
4 ovos
350 g de farinha de trigo
450 g de açúcar
1 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (chá) de sal
340 g de manteiga
5 g de chá de menta (de preferência, marroquina)
Manteiga e farinha de trigo para untar quanto baste
Dica do chef Gui Bomfim: a menta marroquina pode ser substituída por chá de hortelã a granel
MODO DE PREPARO

Misture o cacau com a água morna. Em outro recipiente, misture os ovos e a mistura de água com cacau.

Coloque os ingredientes secos na batedeira, adicione a manteiga, a mistura de dos ovos, cacau e água. Bata na velocidade média.

Unte e polvilhe a forma antes de assar. Asse em forno médio preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que você espete um palito no bolo e ele saia limpo.

------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info