Chá e Chás

------------------------

Chá de emagrecimento -Chá mate ajuda a emagrecer.

Mais uma boa notícia: o chá mate ajuda a emagrecer! A substância amiga da silhueta é a cafeína, que aparece em níveis consideráveis na planta e possui ação lipolítica. Isto é: ela auxilia na quebra daquelas gorduras teimosas.

Mas atenção para quem sofre de insônia! A cafeína é conhecida por ativar o sistema nervoso central e, assim, estimular o estado de alerta. Por isso, aqui fica um conselho: para quem tem dificuldade em dormir, é melhor evitar o mate após as 5 horas da tarde.

O mais indicado é consumi-lo depois do almoço. Para dar força extra ao intestino, espere pelo menos uns 30 minutos antes de dar uns goles. "Caso contrário, a cafeína pode prejudicar a absorção de vitaminas e minerais", alerta Sandra Soares Melo, pesquisadora e professora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, em entrevista à revista SAÚDE!.

Quer mais benefícios para a saúde? O chá mate também ajuda a prevenir diabetes, envelhecimento precoce, problemas cardiovasculares e até tumores! É que a erva é repleta de poderosos antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres, causadores de diversas doenças.

Quer aprender o preparo correto do chá mate? Então veja as dicas da nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, de São Paulo, publicadas na revista SAÚDE!:

1) Esquente 500 militros de água a 65oC.
2) Coloque 1 colher (sobremesa) cheia de mate em uma jarra.
3) Despeje a água quente sobre a erva.
4) Deixe em infusão por aproximadamente 5 minutos.
5) Depois, o chá pode ser consumido quentinho ou ir à geladeira.
6) Tome a bebida em até 24 horas. Além disso, ela perde suas qualidades.

------------------------

Suco de limão com gengibre ajuda no emagrecimento.

Aprenda a fazer o suco de gengibre com limão para o emagrecimento.

Ingredientes
· ½ limão
· 300 ml de água
· 1 colher (sopa) de gengibre em pedaços ou ralado
· Gelo a gosto
· Folhas de hortelã

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois coloque as folhas de hortelã para dar mais gostinho e aroma.

Dica da nutricionista: A nutricionista Roseli Ueno sugere acrescentar frutas, como ½ maçã ou 1 rodela de abacaxi. Mas atenção: "A bebida não é indicada para pessoas com estômago sensível ou com problemas de refluxo ou gastrite", alerta a especialista. Segundo ela, o ideal é consumir três copos do suco por dia.

Conheça os benefícios dessa combinação poderosa!

Como têm diversas propriedades emagrecedoras, o gengibre e o limão são muito eficientes para quem quer perder peso. "Quando combinados, ficam ainda mais poderosos", afirma a nutricionista Elizabete Presa. A raiz e a fruta podem ser associadas em um chá quentinho ou um suco bem refrescante, ótima pedida para o verão! A nutricionista Roseli Ueno explica os benefícios de cada um para uma dieta eficaz. Confira:

As propriedades do gengibre

· Acelera o metabolismo e a queima de calorias
· Detona a gordurinha abdominal
· Melhora o funcionamento do intestino
· Diminui a ansiedade
· Aumenta a sensação de saciedade
· Tem ação anti-inflamatória e combate a celulite

As propriedades do limão

· Elimina toxinas do organismo
· É diurético
-------------------------

Chá-mate faz secar até 4 kg.

Pesquisa comprova que com um 1 litro por dia de chá-mate você emagrece!

Pode acreditar: se consumido da maneira certa, o chá-mate emagrece! Quente ou gelada, a bebida acaba de ser "descoberta" pela ciência como poderoso aliado de dietas. Quem garante é a professora, nutricionista e doutora em ciências dos alimentos Sandra Soares Melo, da Universidade do Vale do Itajaí, Univali.

Comprovado!

Ao lado de outros colegas, durante 35 dias a pesquisadora submeteu dois grupos de ratos - que possuem características fisiológicas parecidas com as do ser humano - a uma dieta rica em gorduras (do mesmo tipo contido em biscoitos e bolachas) para, depois, alimentar apenas um dos grupos com chá-mate.

O resultado? Os ratos que receberam o mate não só perderam peso como apresentaram redução de gordura no fígado. "Isso ocorre porque a erva tem cafeína, que promove a quebra de gordura no organismo. Além disso, também tem ação antioxidante, que expulsa substâncias tóxicas do nosso corpo", explica a pesquisadora.

Ela indica um cardápio detalhado capaz de fazer perder até 4 kg por mês tomando o chá mate do jeito certo!

Prepare seu chá

A nutricionista Sandra Soraes Melo ensina como preparar 1 litro de chá, quantidade que você deve ingerir por dia. O produto pronto, à venda no mercado, também funciona. A diferença é que esses chás são adoçados com sacarose ou adoçante e têm conservantes químicos.

· Esquente bem 1 litro de água
· Despeje a água quente sobre 110 g da erva
· Deixe em infusão por cerca de 15 minutos e coe.
· Não coloque açúcar.

Atenção: tome o chá quente ou frio, desde que em até 24 horas. Depois, ele perde as propriedades.

Quando consumir

Beba o chá no café da manhã, no lanche da manhã, uma hora após o almoço e no lanche da tarde, sempre um copo grande e cheio. Ingerir a bebida junto com a comida reduz a absorção de vitaminas e minerais do chá pelo organismo. Se sofrer de insônia, não tome o mate depois das 17h, pois a erva contém cafeína, um estimulante natural. Grávidas também devem evitar o
consumo.

-------------------------

5 combinações de ervas que ajudam a emagrecer.

Combinar ervas termogênicas, desintoxicantes e diuréticas em um único chá ajuda a emagrecer até 6 kg em um mês

Tomar chá diariamente é o segredo para acelerar o metabolismo e perder as gordurinhas indesejadas. Mas, para isso, é preciso saber combinar as ervas certas. A dica é beber de três a quatro xícaras de uma infusão preparada com ervas termogênicas (aceleram o metabolismo, favorecendo a queima de gordura), desintoxicantes (eliminam as toxinas, deixando o organismo menos resistente ao emagrecimento) e diuréticas (evitam a retenção de líquido, contribuindo para uma barriga lisinha).

Antes que você fique tentada a acrescentar mais de três ervas na mesma xícara, atenção: essa é uma medida segura. "O uso de muitas plantas faz com que elas entrem em competição, diminuindo o efeito uma da outra. E o objetivo é justamente o contrário: permitir que elas trabalhem em sinergia, aumentando o efeito emagrecedor do chá", explica a fitoterapeuta e nutricionista Vanderli Marchiori, da VM Nutrição e Fitoterapia, em São Paulo. Outro procedimento importante: "Procurar sempre adquirir as ervas em lojas especializadas, que garantam o manuseio e armazenamento corretos das plantas."

Só mais uma observação para o sucesso da dieta: mantenha o mesmo mix de ervas por três dias. "As plantas precisam desse tempo para que possam agir de maneira eficiente no organismo e, então, acelerar o emagrecimento", orienta Vanderli. Depois, mude a combinação para criar um novo estímulo e evitar qualquer risco de toxicidade. Então, coloque a água para ferver e elimine o excesso na cintura!

As ervas que vão secar os excessos

Escolha uma erva de cada grupo e prepare seu chá emagrecedor. Lembre-se: se a mesma mistura por três dias. Depois disso, faça uma nova combinação.

Termogênicas: efeito queima-gordura

Elas fazem com que o metabolismo trabalhe mais rápido, aumentando a queima de calorias e, consequentemente, de gordura. Algumas também têm ação lipolítica (quebram a molécula de gordura já acumulada no organismo), além de reduzir os níveis de colesterol.

· Boldo (Pneumus boldus), carqueja (Baccharis trimera), chás verde, branco e vermelho (Camellia sinensis), casca de laranja amarga (Citrus aurantium), fucus (Fucus vesiculosus), guaçatonga (Caesaria sylvestris), hibisco (Hibiscus sabdariffa) e salsaparrilha (Smilax spp).

Desintoxicantes: ação limpeza

Capturam e eliminam pela urina a gordura e as toxinas que sobram do processo metabólico - circulando em excesso no organismo, essas substâncias atrapalham o bom funcionamento do sistema linfático e emperram a perda de peso. As ervas desse grupo também reduzem a formação de gases, evitando a sensação de barriga inchada e volumosa.

· Alecrim (Rosmarinus officinalis), bardana (Arctium lappa), camomila (Matricaria recotita), capim -cidreira (Cymbopogum citrato), cardo-santo ou cardo-mariano (Carduus sanctus), centelha (Centella asiatica), coentro (Coriander spp), dente-de-leão (Taraxicum officinalis), erva-doce (Pinpinella anisum), espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), hortelã (Mentha piperita) e sálvia (Salvia officinalis).

Diuréticas: fim da retenção hídrica

Favorecem o trabalho dos rins na filtragem da linfa (líquido que carrega as impurezas para fora do organismo). Isso facilita a eliminação das toxinas pela urina, combatendo o inchaço e ajudando o organismo a responder melhor à dieta.

· Alfafa (Medicago sativa), borragem (Borago officinalis), cabelo de milho (Zea mays), cavalinha (Equisetum arvense), quebra-pedra (Phyllantus niruri) e sete sangrias (Cuphea balsamona).

---------------------------

5 boas combinações no emagrecimento.

Se tiver dúvida na escolha das ervas, siga as sugestões da nutricionista e fitoterapeuta Lucyanna Kalluf, do Instituto de Prevenção Personalizada, em São Paulo

1. Chá branco + hibisco + carqueja: o mix exerce ação desintoxicante, eliminado toxinas e gordura, além de melhorar o funcionamento do intestino. E tudo isso faz você perder peso.

2. Dente-de-leão + centelha + alfafa: com alto poder diurético, drena o excesso de líquido e ajuda a varrer para fora do organismo as toxinas que, em excesso, fazem você acumular peso.

3. Chá verde + boldo + cavalinha: potente termogênico, acelera a queima de gordura. Também auxilia na limpeza das toxinas, fazendo o organismo responder melhor à dieta.

4. Carqueja + centelha + cavalinha: tem efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. Isso ajuda a desinchar rapidamente, deixando a barriga mais lisinha.

5. Dente-de-leão + chá verde + hibisco: acelera a queima de gordura, além de melhorar o metabolismo do açúcar e da gordura. Com isso, evita que essas substâncias colaborem para o aumento da cintura.

Ferva e abafe

Preparar o chá da maneira correta é essencial para deixar a bebida mais gostosa e eficiente contra as gordurinhas. Siga o passo a passo:

· Coloque as ervas (1 colher de sopa de cada uma, com exceção do chá verde que deve ser usado em menor quantidade: apenas 1 colher de sobremesa) em um recipiente de vidro ou porcelana. Metais como inox ou alumínio interferem negativamente nas propriedades do chá. Em uma panela à parte, leve 1 litro de água ao fogo e, assim que começar a ferver, jogue sobre as ervas. Abafe com uma tampa ou um pires por 10 minutos. Coe e beba frio ou quente, no intervalo das refeições.

· Faça apenas a quantidade de chá que você vai consumir no dia. De um dia para o outro, a bebida perde as propriedades fitoquímicas e deixa de promover os efeitos esperados.

------------------------------

Chá para emagrecer.

Um ótimo chá para emagrecer mais rápido é o chá de gengibre e carqueja com abacaxi e laranja, pois ele aumenta o gasto calórico, sacia o apetite e ajuda a desinchar o organismo.

Ingredientes

1 litro de água
casca de 1/2 abacaxi
casca de 1 laranja
1 colher de sopa de carqueja
1 colher de sopa de gengibre
Modo de preparo

Ferva todos os ingredientes com excessão da carqueja por 3 minutos, desligue o fogo e só depois acrescente a carqueja. Tape por cinco minutos, coe e beba a seguir, sem adoçar.

A carqueja possui propriedades diuréticas e laxantes auxiliando no processo de emagrecimento, a casca do abacaxi é rica em fibras diminuindo o apetite e a casca da laranja e o gengibre aumentam o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia mesmo parado. Além disso este chá é rico em vitamina C que fortalece o organismo, e auxilia no combate às doenças do fígado, tendo aroma e sabor agradáveis.

Pode-se beber até 1 litro deste chá por dia, entre as refeições. Mas para alcançar melhores resultados, recomenda-se fazer dieta e exercícios regularmente.
------------------------

Conheça os chás que ajudam a emagrecer.

Atualmente as pessoas tanto mulheres como homens estão à procura de medicamentos e coisas que faz com que eles percam aqueles quilos a mais e emagreçam. E como o verão já está quase ai e é no inverno, onde as pessoas tomam chás, então que tal juntar o útil ao agradável e conquistar aquele corpinho que sempre desejou para esbanjá-lo no verão?

Conheça os chás que além de nos esquentar do frio irá lhe ajudar a emagrecer. Como todo mundo sabe com esse friozinho a única coisa que pensamos em fazer é ficar em casa enrolada no coberto e com uma xícara de chá bem quentinha e esses chás são tiro e queda para quem está à procura de eliminar o inchaço causado pela retenção de líquido e também perder alguns quilinhos a mais. As ervas melhoram a digestão, afastam a insônia, ajuda a perder peso, diminui a retenção de líquido, reduz a ansiedade e o estresse, serve como calmante e além disso faz parte de uma dieta saudável.

O primeiro chá é o chá de oliveira, o qual age como uma espécie de abdominal, pois age contra as gordurinhas que aparecem na região da barriga. Para fazer efeito é necessária a ingestão de três a quatro xícaras por dia. Fazendo a junção do chá como uma boa alimentação a perda será 10% da circunferência do abdômen. Mas, lembre-se que não pode adoçar, fazer o chá e tomá-lo fresco e variar no sabor adicionando cascas de abacaxi e até mesmo hortelã;

Chá de canela com gengibre, o qual tem a função de acelerar o metabolismo e ajuda a queimar as calorias. Além disso, ele dá energia e melhora a disposição para o dia-a-dia. Você irá usar cinco litros de água, 1 pau de canela e duas rodelas de raiz de gengibre. No inverno faça quente, mas no verão bata o chá com umas pedras de gelo; Chá dente-de-leão que tem ação diurética e ainda ajuda a diminuir a retenção de líquido e melhora o funcionamento ajudando a diminuir a prisão de ventre.

O ideal é ingerir de três a quatro copos por dia, sendo meio copo antes das refeições principais do dia, pois ele dá a sensação de saciedade. Ferva dois copos de água e depois coloque o dente-de-leão e deixe no fogo por alguns minutos e depois é só coar e beber; Outro chá bem conhecido é o chá de carqueja, o qual ajuda a eliminar as toxinas e é indicado para as pessoas que estão com o colesterol elevado.

Ferva um litro de água e coloque duas colheres e depois coe e beba sem adoçar; Outro chá que ajuda e muito é o chá de hibisco, o qual tem a função de desinchar a retenção de líquido e reduzir a gordura, pois ele combate os radicais livres e protege a pele contra o envelhecimento precoce.

Beba quatro vezes ao dia entre as principais refeições. Ferva um litro de água e coloque uma colher de chá de hibisco; E por último o chá mais conhecido de todos os tempos, o chá verde, o qual acelera o metabolismo, desintoxica, facilita a digestão e faz com que perca peso.
------------------------

Chás para Emagrecer.

Os chás para emagrecer são desde há muito utilizados.

A vantagem dos chás para emagrecer é que tanto sabem bem no inverno, quentinhos, debaixo de uma manta, como podem ser bebidos bem frescos, com gelo, no verão!

Os chás para emagrecer são em geral bem tolerados por todas as pessoas, mas não podemos deixar de lado os cuidados a ter, pois apesar dos chás para emagrecer serem um produto natural, não deixam de obrigar a alguns cuidados na toma!

Os chás para emagrecer devem ser tomados em conjunto com uma alimentação hipo-calórica e de preferência irmos variando no tipo de chás.

os chás, são fantasticos pois há os que melhoram a digestão os que afastam a insônia, os ajudam a perder peso, os que diminuem a retenção de líquido, os que reduzem a ansiedade e o stress…

Exemplos de chás para emagrecer
um dos chá que aconselhamos é o chá de oliveira, que actua contra as gordurinhas que aparecem na barriga. Para fazer efeito é necessária a ingestão de três a quatro chávenas por dia.

Se fizer a ingestão do chá em conjunto com um regime alimentar, a perda será 10% da circunferência do abdomen. Mas,atenção nada de colocar açucar no chá! pode acrecentar umas folhas de hortelã, ou uma casca de limão, vai ver que fica saboroso e sempre varia um pouco!

outro dos chás para emagrecer é o chá de canela com gengibre, que tem a função de acelerar o metabolismo e ajuda ainda a queimar as calorias. Dá ainda energia e actua sobre o optimismo!

Como preparar este chá para emagrecer?

Usar cinco litros de água aferver, 1 pau de canela e duas rodelas de raiz de gengibre. Quente ou frio? conforme a estação ou a vontade!

Outro dos chás para Emagrecer é o chá dente-de-leão que tem uma acção diurética e ajuda a diminuir a retenção de líquidso bem como reduz a prisão de ventre. Deve-se ingerir dequatro a cinco chávenas por dia, devendo-se beber uma chavena antes das refeições principais do dia, pois reduz a fome, dando uma senação de saciedade.

Ferva 500 ml de água e coloque o dente-de-leão e deixe no fever por alguns minutos e depois é só coar e beber;

um dos meus chás para emagrecer favoritos, pelo sabor, é o chá de carqueja, que ajuda a eliminar as toxinas e é indicado para aqueles que têm o colestrol elevado. Ferva um litro de água e coloque duas colheres de carqueija seca ou 2 de carqueija fresca, coe e beba sem adoçar;

Outro chá excelente é o chá de hibisco, que tem a função de reduzir a retenção de líquidos e com isso reduzir a gordura, ainda combate os radicais livres protegendo a pele contra o envelhecimento precoce! Ferva um litro de água e coloque uma colher de chá de hibisco seco, deixe ferver por 5 minutos, coe e beba em 5 vezes por dia!

-------------------------

Chá de Gengibre para emagrecer.

Você Sabia?
Existem muitas receitas para emagrecer, e muitas causam efeitos colaterais para sua imunidade mesmo sendo com ingredientes naturais.

Você deseja perder peso para ficar com o seu corpo em forma? Então saiba que o chá de gengibre pode ser a solução para os seus problemas. A infusão promove o emagrecimento, diminuindo o apetite e gerando a sensação de saciedade que impede os excessos.

Veja também: Sucos para Emagrecer
O chá de gengibre exerce um papel benéfico no organismo, melhorando a circulação do sangue, evitando inflamações e combatendo os sintomas típicos da depressão. Com propriedades antioxidantes, impede a ação dos radicais livres.

Confira uma receita de chá de gengibre para emagrecer e prepare-a em sua casa:

Ingredientes:

- 5 cm de raiz gengibre
- ½ litro de água
- 1 pitada de noz moscada
- 4 cravos-da-índia
- ¼ de limão
- 1 canela em pau

Modo de fazer:

Prepare um suco de gengibre e limão, depois o adicione em um recipiente com a água e os demais ingredientes. Ferva o chá por alguns minutos e com isso ele estará pronto para o consumo.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info