Chá e Chás

------------------------

Chá de cidreira Beneficios.

Conheça as propriedades medicinais e os beneficios do chá de cidreira. O nome cientifico desta planta é (Melissa officinalis). É um excelente calmante dos nervos, alivia inflamações e dores. As infusões de erva cidreira são sedativas e tonificantes do coração e do cérebro; é estimulante e antiespasmódico; alivia depressões nervosas.

Beber chá de cidreira cura dores de cabeça (enxaquecas), dor no ventre, dor de dentes, dor de ouvidos, nevralgias e reumatismo. Alegra, anima e Facilita a oxigenação das células cerebrais. São então estes alguns dos exemplares beneficios da erva cidreira.

Receita de chá de cidreira e Hortelã
Ingredientes:
1 l de água
1 chávena de chá de hortelã
2 chávenas de chá de cidreira picada ou 4 em saquinhos
açúcar ou mel q.b.
Preparação:
Coloque a água e as folhas numa panela e leve ao lume alto para ferver.
Quando ferver, desligue e coe o chá. Deixe arrefecer e adoce a gosto.
Guarde no frigorífico até à hora de servir.
Curiosidades
Diz o povo que o chá de cidreira, tomado todas as manhãs (adoçado com mel) traz de volta a juventude, fortalece o cérebro e ajuda a combater a inércia natural.
Informações Úteis
A e chá de cidreira é uma planta medicinal que pode crescer até aos 80 cm de altura e 50 cm de diâmetro. É uma planta proveniente da Ásia Ocidental e há muito tempo que está espalhada pela Europa, sendo muito vulgar encontrá-la em caminhos, sebes, junto às casas e até mesmo em vinhas. As suas folhas libertam um intenso aroma a limão doce.
É uma planta que se adapta bem a qualquer solo, surgindo mais em zonas ensombradas, embora também possa ser cultivada ao sol. As folhas da planta podem ser usadas para dar sabor a saladas de legumes, frutas, carnes, pudins, guarnições, vinagres e licores. As folhas frescas são mais aconselháveis, porque tendem a ser mais saborosas do que as secas.

------------------------

Chá de cidreira propriedades Medicinais.

Propriedades Medicinais chá de cidreira.
Apresenta inúmeras propriedades medicinais muito úteis, tais como: anti-inflamatória, antiviral, antioxidante, digestiva, calmante, ajuda a tratar de problemas nervosos, perturbações de sono, espasmos, enfartamentos, anorexia, tratamento de febres, constipações, alivia inflamações e dores.
O chá de cidreira, conforme já concluíram diversos estudos, apresenta muitas propriedades bastante úteis e não revelam qualquer efeito secundário relevante para a saúde.
Pode usar as folhas do chá de cidreira para fazer chá, adicionando 4 colheres de sopa de folhas da planta para cada litro de água e procure beber durante o dia. É uma excelente forma de combater os nervos, é estimulante, antiespasmódico, alivia depressões nervosas, dores de cabeça, dor de ventre, dor de ouvidos e dor de dentes. Apresenta também outros benefícios, tais como, nevralgias, reumatismo e facilita a oxigenação das células cerebrais.
A título de curiosidade, já o povo dizia que o chá de cidreira todas as manhãs com mel trazia de volta a juventude, fortalecia o cérebro e ajudava a combater a inércia natural.
Pode também, usar esta planta externamente na pele para aliviar de alguma picada de insetos ou mesmo para evitar estas picadas e isto tudo deve-se ao seu óleo que funciona como um excelente repelente. Embora a planta seja antialérgica, poderá surgir irritação em algumas pessoas que apresentam peles sensíveis.
O óleo essencial da planta é por vezes utilizado para a aromaterapia (ramo da fitoterapia que se baseia nos aromas que as plantas podem provocar ao indivíduo). Pode relaxar, utilizando um chá de cidreira mais forte (cerca de 8 colheres de chá de erva por cada litro de água) e misture com a água da banheira.
A mulher beneficia ainda mais com, porque é uma aliada na regulação das menstruações, ajuda a tranquilizar e relaxar em casos de cólicas, apresenta efeito tônico no útero e pode também auxiliar em casos de esterilidade.
Além de todas estas vantagens que a chá de cidreira nos traz, existe uma contra indicação, sobretudo para pessoas que sofram de problemas de tiroide. Para pessoas com este problema e que têm por hábito tomar medicação diária devem evitar ao máximo a cidreira, porque pode reduzir ou tirar o efeito do medicamento.
A planta é cada vez mais usada para fins comerciais, uma vez que a sua procura tem vindo a aumentar em toda a Europa e a sua cotação tem vindo a aumentar consideravelmente.

-------------------------

Chá de Cidreira.

O Chá de Cidreira é conhecida no Brasil como as plantas com aroma cítrico. Existem várias ervas que recebem esse mesmo nome devido a suas características semelhantes. As mais conhecidas delas, e que pertence à mesma família, são a melissas, a Chá de Cidreira verdadeira e a erva cidreira ou capim cidreira, sendo esta última a mais utilizada por todos.
Esta planta é mais utilizada na forma de chás, sendo muito aceito e consumido pelas pessoas devido o seu aroma e sabor cítrico, semelhante ao limão.

O ideal para o preparo do Chá de Cidreira é utilizar as folhas verdes, pois, as folhas secas não apresentam o mesmo efeito. Pode-se também usar a erva em saquinhos, pois, a função é a mesma.

Outra área em que esta erva é muito usada é na fabricação de cosméticos, perfumes, alimentos, refrigerantes e licores devido seu aroma cativante. Na preparação de pratos a cidreira e a melissa tornam o sabor dos alimentos mais agradáveis, pois, elas apresentam a semelhança do sabor de limão, dando um toque e deixando o prato mais apetitoso. Usa-se muito na preparação de peixes, aves e saladas.

É preciso lembrar que qualquer tipo de chá deve ser usado apenas como complemento e não como forma de tratamento de patologias, por isso, é necessário sempre à ajuda de um médico especializado para fazer o diagnóstico e acompanhamento adequado, utilizando os Chá de Cidreira e suas propriedades medicinais como uma medida de apoio a recuperação.

O Chá de Cidreira, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente.

-------------------------

Chá de cidreira, bebido.

A cidreira
O chá de cidreira, bebido até 5 chávenas por dia, atenua a ansiedade, a depressão, alivia também as dores e inflamações. Além de todas estas características, este chá é muito agradável com umas bolachinhas, é uma excelente companhia para o fim de tarde. Para a má disposição, é desde o tempo das nossas avós, remédio santo para [...]

Contra indicações do chá de cidreira.
A erva cidreira é uma planta da origem da menta e o aroma das suas folhas tem sabor ligeiro a limão, o que também acontece com a menta. São-lhe atribuídos imensos efeitos benéficos na medicina alternativa e popular, mas também existe uma contra indicação em pessoas que tenham problemas de tiroide. Nestas pessoas que sofram [...]

chá de cidreira na medicina alternativa
A erva cidreira é desde tempos remotos muito utilizada na medicina alternativa. As suas propriedades são amplamente conhecidas quando utilizada em chás. A sua utilidade como calmante e sedativa é muito conhecida no mundo rural e uma das mais usadas para combater diversas patologias. Também está indicada para digestões difíceis e situações de stresse.

---------------------------

Usos Tradicionais do chá de cidreira.

Usos Tradicionais: ansiedade, catapora, caxumba, cólica, demência, depressão, dismenorréia, dor de cabeça, eczema, enxaquecas, epilepsia, febre, flatulência, gripe, herpes, hipertensão, hipocondria, histeria, insônia, náuseas, nervosismo, resfriados, taquicardia, vertigem.

Propriedades Medicinais: anódino, antibacteriano, antiespasmódico, anti-histamínicos, antimicrobiano, anti-séptico, antivirótico, calmante, carminativo, diaforético, digestivo, emenagogo, febrífugo, hipotenso, lactagogo, nervino, rejuvenescedor, sedativo, sudorífero, tônico digestivo, tônico estomacal.
Para Que Serve a Erva-Cidreira?
A Erva-Cidreira é um hipotenso moderado. Boa para diminuir palpitações do coração devido a tensão.

Estudos alemães constataram que o óleo essencial da planta atua na parte do cérebro que controle o sistema nervoso autônomo e protege o cérebro de estímulos externos excessivos.

O chá da Erva-Cidreira relaxa o sistema nervoso, induzindo a pessoa ao sono. Também é usado para epilepsia, perturbações nervosas, insônia, desmaios, histeria, enxaqueca, hipocondria e vertigem. O chá de Erva-Cidreira, ao mesmo tampo que traz benefícios para o sistema nervoso, também possui propriedades medicinais carminativas que beneficiam o sistema digestivo, combatendo vários disturbios intestinais, como flatulência (gases intestinais) e cólicas.

A Erva-Cidreira tem um efeito tônico sobre o coração e o sistema circulatório, causando uma leve vasodilatação dos vasos periféricos, atuando assim para reduzir a pressão sanguínea.

O chá de Erva-Cidreira, assim como seu óleo essencial, podem beneficiar pacientes com ansiedade e depressão, vez que os óleos voláteis na planta (particularmente o citronelal) têm um efeito sedativo, mesmo em concentrações mínimas. Um estudo duplo-cego com cerca de vinte pacientes com insônia comparou os benefícios de 0,125 miligramas do sedativo Triazolam (Halcion) contra placebo e uma combinação de Valeriana (emValeriana officinalisem) e Erva-Cidreira (emMelissa officinalisem). A combinação de ervas foi considerada tão eficaz quanto a droga.

Acredita-se que os taninos e outros extratos fitoquímicos da Erva-Cidreira são recomendados para combater os vírus da caxumba e herpes. Na medicina alternativa, é usada em compressas para inchaços como gota e febre. Aplicada a eczema e dores de cabeça. A Erva-Cidreira é usada em máscaras faciais e loções de beleza.

É elemento presente na emAqua Mirabilisem (Água milagrosa) e na emÁgua Carmelitaem, uma mistura de água, álcool e óleos essencial, que inclui a Melissa officinalis e Angelica.

Versões modernas da Água Carmelita ainda são vendidas na Europa. Usada como erva de banho, óleo de massagem e perfume. A Erva-Cidreira é composta de óleos voláteis (citral, citronelal, acetato de eugenol, geraniol e outros componentes), princípio amargo, resina, polifenóis, taninos, flavonóides, ácido succínico, ácido rosmarínico e triterpenoides.

O Uso da Erva-Cidreira na Culinária
Na culinária, a Erva-Cidreira é utilizada em carnes, saladas, marindas, verudras, geléias, pudins, guarnições, vinagres, licores (Beneditino e Chartreuse). As folhas secas não são consideradas tão saborosas quanto frescas.

Como Fazer o Chá de Erva-Cidreira
Para preparar o chá de Erva-Cidreira, as folhas verdes frescas verdes devem ser colocadas em forma de infusão em água. A variação de quantidade de folhas para cada 1 litro de água pode variar de acordo com o gosto e necessidade de cada pessoa, vez que quanto mais concentrado (de folhas) for o chá, maior será seu efeito sedativo. Para um chá mais fraco, cerca de 20 gramas por litro é suficiente, já para um chá de Erva-Cidreira com efeitos sedantes mais acentuados, cerca de 50 a 60g de folhas são suficientes. Pode ser tomado de 2 a 4 xícaras de chá por dia.

Efeitos Colaterais e Contra-Indicações
A Erva-Cidreira é considerada segura, inclusive para crianças, mas pode abaixar a função tiróide, o que pode ser benéfico para algumas pessoas, mas pode prejudicar outras.
História e Curiosidades
vez que é a flor favorita das abelhas. Esta erva era sagrada no templo de Diana. O óleo essencial da Erva-Cidreira é de cor amarelo-pálida, com um leve aroma de limão fresco. O custo do óleo essencial da Melissa officinalis é bastante elevado, vez que pode ser necessário até sete toneladas da planta para extrair apenas um litro de óleo essencial puro.

------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info