Chá de cascara sagrada

O Chá de cascara sagrada preparados com ervas naturais têm várias utilidades terapêuticas, incluindo o emagrecimento.

Para ajudar na perda de peso, o Chá de cascara sagrada podem atuar em diversas frentes: acelerando o metabolismo, dificultando a absorção de gorduras, reduzindo a ansiedade, desintoxicando ou melhorando o funcionamento do intestino.

Hoje falaremos um pouco mais sobre o Chá de cascara sagrada(Rhamnus purshiana), o Chá de cascara sagrada que se tornou conhecida por acelerar o processo de emagrecimento. O ponto forte de Chá de cascara sagrada é sua função laxativa, combatendo principalmente a prisão de ventre.

Abaixo, descrevemos outras propriedades da cáscara sagrada, bem como o preparo do Chá de cascara sagrada.

Benefícios do Chá de cascara sagrada.
Para que serve o Chá de cascara sagrada
O uso do Chá de cascara sagrada ou de cápsulas da cáscara sagrada é indicado para:

Para redução de peso;
Controle do colesterol;
Redução dos níveis de glicose no sangue;
Melhora da digestão;
Funcionamento do intestino.
Entre as propriedades do Chá de cascara sagrada, destacam-se as funções como digestivo, depurativo, diurético e laxativo.

Por isso, a planta contribui para a perda de peso, além de auxiliar no controle da diabetes e colesterol alto.

Preparo :
Para preparar o Chá de cascara sagrada, o ideal é utilizar uma erva de boa procedência.

Chá de cascara sagrada pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias especializadas.

Antes fazer o Chá é preciso lavar bem as cascas em água corrente.

O Chá de cascara sagrada deve ser preparada na proporção de 1 colher (sopa) da erva para 1 litro de água.

O chá deve ferver por 5 minutos e guardado em geladeira depois de coado. A dica é tomar 2 xícaras da bebida ao longo do dia, preferencialmente antes do almoço e do jantar.

Cascara Sagrada e seus beneficios

Depois que falei da Cascara Sagrada que estou tomando para o intestino funcionar regularmente algumas meninas ficaram curiosas.

O meu endocrino que me receitou e eu mando manipular, ele passou pra 50mg e tomo o comprimido sempre as 18:00hrs, sendo assim geralmente no outro dia de manha já faz efeito.
Eu sei que a Cascara Sagrada pode ser encontrada como erva para chá mais eu nunca tomei, então não tenho ideia do sabor.

Fiz uma pesquisa e vou colocar aqui pra voces saberem os benefícios dela

A cáscara sagrada é uma planta com ótimas propriedades medicinais
A constipação intestinal (intestino preso) pode estar associada a vários fatores, mas a principal causa é a alimentação errada: pouca fibra, ausência de verduras e frutas, ausência ou quantidade pequena de líquidos. Fatores como sedentarismo e questões emocionais podem agravar o problema.

Assim como outras doenças, o intestino preso deve ser tratado. Além dos incômodos decorrentes da dificuldade em evacuar, a constipação pode desencadear muitas outras enfermidades como hemorróidas, problemas emocionais e de pele, já que as fezes contêm grande quantidade de toxinas e quando ficam retidas contaminam o organismo.

Um outro alerta feito pelos médicos é que pessoas constipadas têm maior propensão de desenvolverem o câncer de intestino.

Então o negócio é ingerir fibras à vontade, verduras e frutas. E se precisar de uma ajuda a mais pode recorrer aos medicamentos naturais.

A cáscara sagrada é uma planta com excelentes propriedades medicinais. É um arbusto de folhas largas e denteadas. Leva o nome de sagrada pela suas grandes características curativas.

Sua principal função é corrigir os problemas intestinais, com a grande vantagem de não provocar cólicas nem diarréia. Porém, ela não exerce apenas uma ação laxativa, mas restabelece o tônus natural do cólon. Após a ingestão da cáscara sagrada ocorre a liberação de substâncias que ajudam a eliminar o material fecal.

Cáscara Sagrada e Chá de Sene

A cada dia que passa a Cáscara Sagrada é mais e mais comparada com o Chá de Sene.

Acontece que as duas plantas têm indicações semelhantes mas são, na verdade, muito diferentes.

A combinação de Cáscara Sagrada e Sene pode levar a um estado grave de dores abdominais e desidratação, com quadro de diarréia.

Os Efeitos Colaterais da Cáscara Sagrada são bastante debatidos, mas não é possível prevê-los com precisão, porque variam muito de acordo com o organismo de cada pessoa individualmente.

A Cascara Sagrada

Já as afirmações de que Cáscara Sagrada Emagrece, devem ser vistas da seguinte maneira: A Cáscara Sagrada emagrece, mas graças a seu efeito laxatixo, ou seja, ela emagrece, na mesma proporção que outro laxante também emagreceria.

CHÁ DE CÁSCARA SAGRADA

A cáscara sagrada é uma planta com ótimas propriedades medicinais

A constipação intestinal (intestino preso) pode estar associada a vários fatores, mas a principal causa é a alimentação errada: pouca fibra, ausência de verduras e frutas, ausência ou quantidade pequena de líquidos.

Fatores como sedentarismo e questões emocionais podem agravar o problema.

Assim como outras doenças, o intestino preso deve ser tratado.

Além dos incômodos decorrentes da dificuldade em evacuar, a constipação pode desencadear muitas outras enfermidades como hemorróidas, problemas emocionais e de pele, já que as fezes contêm grande quantidade de toxinas e quando ficam retidas contaminam o organismo.

Um outro alerta feito pelos médicos é que pessoas constipadas têm maior propensão de desenvolverem o câncer de intestino.

Então o negócio é ingerir fibras à vontade, verduras e frutas. E se precisar de uma ajuda a mais pode recorrer aos medicamentos naturais

Cáscara Sagrada ou Rhamnus purshiana

Histórico e Curiosidades: Planta conhecia também com o nome de cáscara-santa. É originária das montanhas rochosas do Oregon, sendo também encontrada até as montanhas da Colômbia.

Já era muito utilizada pelos índios americanos com finalidades terapêuticas, sendo levada para a Europa já no final de século XIX.

Botânica: A cáscara-sagrada é uma arbórea decídua que pode atingir até 10 m de altura, com troncos com até 2,5m de diâmetro em árvores mais velhas.

As folhas são ovaladas com nervuras bem pronunciadas, com limbo acetinado, medindo de 6 a 13 cm de comprimento. A casca é de cor marrom claro. Suas flores são pequenas de coloração verde e saem das axilas das folhas. Os frutos são pequenos, de cor púrpura escuro, medindo cerca de 8 mm de diâmetro, com 2 a 3 sementes, servindo de alimentos para vários seres vivos.

Cultivo e Colheita: Não foi encontrado informações na literatura consultada. Parece existir ainda um certo extrativismo das cascas de árvores nativas.

Parte Utilizada: Cascas do caule e dos ramos além das raízes, o que não é muito comum de ser encontrado no mercado de plantas medicinais.

As cascas depois de retiradas devem ser envelhecidas pelo menos 1 ano para não apresentar cólicas como efeito colateral, ou então deixar em estufas a 100ºC por 1 hora.

É muito comum encontrar vários liquens e musgos aderidos nas cascas, e normalmente são utilizados juntamente com as cascas. Isso nos faz perguntar se não poderia apresentar variações das atividades terapêuticas.

Princípios Ativos: A Derivados antracênicos (emodina), cascarosídeos A e B (glicosídeos da aloína, barbaloína, desoxibarbaloína), cascarosídeos C e D (glicosídeos da crisaloína), princípios amargos, albuminóide ramnotoxina, taninos, óleos essenciais e resinas.

Ação Farmacológica e Indicações: Sua principal atividade está em corrigir a obstipação intestinal, através de uma ação laxativa e do aumento do tônus do cólon. Produz uma excitação intestinal leve, regulando o peristaltismo. Normalmente após 8 horas da ingestão oral, ocorre a liberação de heterosídeos através da hidrólise enzimática pela flora bacteriana.

No sistema digestivo, age como laxante ou purgativo, dependendo da dosagem empregada e da sensibilidade da pessoa. Restabelece o tônus na obstipação, por liberação dos heterosídeos antracênicos no intestino grosso. Estimulante do apetite em baixas doses. Aumenta a secreção da bílis no intestino devido à contração muscular da vesícula biliar.

Efeitos Colaterias: Dependendo da dose e da sensibilidade de cada indivíduo, pode apresentar cólicas e diarréias. Se a droga não for bem seca e envelhecida estes sintomas podem ser mais acentuados.

Não usar durante a gravidez e lactancia, pode provocar cólicas no bebê. Em algumas pessoas a urina pode apresentar uma pigmentação anormal. O FDA considerou a cáscara-sagrada como droga geralmente segura e eficaz.

Cáscara Sagrada e seus benefícios

A cáscara sagrada (Rhamnus purshiana) é uma planta medicinal, originária da América do Norte. Tem propriedades laxativas devido aos compostos chamados antraquinonas presentes na planta, devido a esta razão é indicada nos casos de obstipação intestinal e prisão de ventre.

Cascara Sagrada, também conhecido como Casca Purshiana ou Casca Persa, aumenta os movimentos peristálticos, facilitando assim a eliminação das fezes e tem sido usado por séculos como purgante natural.
Veja os benefícios desta erva para a saúde:

Prisão de ventre
Cascara Sagrada é frequentemente usado como laxante natural, em forma de chás e seu preparo é fácil. Para a constipação crônica, não há escolha melhor do que Cascara Sagrada. É um dos remédios mais antigos e confiáveis ​​para essa condição.

Cálculos biliares
Cascara Sagrada é um tônico maravilhoso para cálculos biliares pois faz aumentar a secreção da bile e ajuda a dissolver os cálculos biliares.

Problemas do fígado
Cascara Sagrada aumenta a função hepática.

Como fazer o chá de Cáscara Sagrada

Faça a infusão do chá despejando 1 xícara (chá) de água fervente sobre 1 colher (sopa) de cascas picadas ou em pó de cáscara-sagrada.
Tampe, deixe esfriar por 20 minutos e coe.

Dicas de como usar a Cáscara Sagrada

Cáscara Sagrada é muito amargo e muitas pessoas não gostam do sabor.
Você pode mascará-lo, acrescentando mel ou açúcar ou então adicioná-lo a outro chá, como hibisco. Existe também a opção em comprimidos e cápsulas.
Apesar de ser fitoterápico e natural, não use por longos períodos, para que o corpo não se torne dependente dele para evacuar.

Contra-indicações da Cáscara Sagrada

Não deve ser utilizado por crianças, mulheres grávidas ou que estão amamentando e pessoas com diverticulite, colite ulcerativa grave, hemorróidas, insuficiência cardíaca congestiva, doença cardíaca grave, anemia, apendicite, doenças do fígado, hérnia abdominal ou renal, cirurgia abdominal recente ou cirurgia de cólon recente.

Recomendações importantes:

Nunca use a casca fresca de Cáscara Sagrada. Certifique-se antes de comprar se a casca é de pelo menos um ano antes de usá-lo. A casca recém colhida é muito forte e não deve ser utilizado pois pode causar vômitos e diarréia.
Uma vez que foi envelhecido por um ano ele pode ser usado como um laxante suave. Antes de utilizar a Cáscara Sagrada ou qualquer outra erva, fale com seu médico para ter certeza que é seguro para você.

Cáscara Sagrada tem efeitos

Cáscara Sagrada tem efeitos laxantes, o que acelera a velocidade com a qual os alimentos são eliminados, porém também diminui a absorção dos nutrientes.

A Cáscara Sagrada aumenta os movimentos intestinais e a passagem de líquido para o tubo intestinal, o que facilita a evacuação. Desta forma, tem indicação para casos de constipação intestinal.

Todos os medicamentos, inclusive os fitoterápicos, devem ser usados com orientação médica

DESCRIÇÃO: A Rhamus purshiana (Cáscara Sagrada) surgiu nos Estados Unidos, mas está bem aclimatada no Brasil e pode ser encontrada em todas as suas regiões. Ela é uma árvore de 3 a 6 metros de altura, repleta de folhas largas e ovaladas, com bordas serrilhadas. As flores são pequenas, brancas e dispostas em buquês. A parte mais usada como medicamento é a sua casca.

INDICAÇÃO: O Chá de Cáscara sagrada é indicado no tratamento da obesidade e do diabetes, além de ser usado como digestivo, depurativo, diurético, laxativo, em problemas de prisão de ventre, bílis e no baço.

COMO FAZER: Lavar bem as cascas. Usar uma colher de sopa para um litro de água quente. Ferver por 5 minutos. Após esfriar, pode ficar na geladeira.

COMO BEBER: Tomar 2 xícaras ao dia (antes das principias refeições).