Chá e Chás

------------------------

Chá de capim cidreira.

Chá Capim Cidreira conhece a sabedoria e o tempo da natureza.
De suas longas folhas verde-claras, origina-se a sutileza deste Chá Capim Cidreira delicado, de adocicado sabor. Acrescente uma aveludada textura e o aroma levemente cítrico, que traz referências de notas de limão, para obter uma infusão que aconchega e acolhe.
Chá Capim Cidreira traz a essência da natureza, envolta em um mágico momento de sensação e prazer.
“Chá Capim Cidreira tem um ritmo alegre, simples, sem euforia. Carrega você numa levada fácil, leve, pacífica. Como trilha de filme com final feliz, ou aquele refrão bobo que gruda na cabeça e faz você esquecer da correria. É como sorriso de criança, faz tudo ficar mais leve”.

Ingredientes: folhas de capim-cidreira (Cymbopogon citratus, Stapf).

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL do Chá Capim Cidreira:

Porção de 200 ml (1 xícara de chá)

Quantidade por porção
% VD (*)
Potássio
51 mg
**
O Chá Capim Cidreira não contém quantidade significativa de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio."

Chá Capim Cidreira sua % Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.
** VD não estabelecido.

Chá Capim Cidreira é comercializado nas seguintes embalagens:

Chá Capim Cidreira sachês
Chá Capim Cidreira sachês – envelopados individualmente.

------------------------

Seque 15kg por mês com capim-limão.

Três doses diárias do chá preparado com essa erva e um cardápio poderoso são suficientes para acelerar seu metabolismo e mandar embora a gordura

A ocasião que tanto esperava para usar aquele vestido ma-ra-vi-lho-so se aproxima... e você escobre que ele está apertado na cintura! A saída? Investir em chá de capim-limão.
Associada a um cardápio superpoderoso, a bebida enxuga até 3 kg de sua silhueta em apenas uma semana. Quer mais? Para secar até 12 kg, basta seguir o regime por um mês.

Nesta matéria, veja como preparar e ingerir e o horário certo de beber o incrível líquido que vai fazer com que você caiba perfeitamente no tal vestido.

Por que o capim-limão emagrece?

Os princípios da erva aceleram o metabolismo, eliminando as reservas de gordura e dificultando sua assimilação pelo organismo. O chá, que é diurético, ainda combate o inchaço, explica a nutricionista Vivian Goldberger.

Como preparar

Esquente um litro de água e deixe ferver. Desligue e ponha uma colher (sopa) de capim-limão ou quatro sachês. Abafe dez minutos e coe. Beba quente ou frio.

Quando beber

Tome uma xícara (chá) do chá de capim-limão meia hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar. Lembre-se: consuma em até 24 horas. Se congelada, a bebida perde seus princípios ativos.
-------------------------

Chá de Capim Santo.

O Capim Santo, Capim limão, Capim cidró, Capim cidreira ou Cidreira (Cymbopogon citratus) não deve ser confundido com a Erva Cidreira. Embora tenham muitas propriedades semelhantes, este chá de capim santo que, regulamentado pela ANVISA funciona como calmante, melhorando casos de insonia e ansiedade leves bem como no tratamento de cólicas intestinais e uterinas.

Você vai precisar de:
1 a 3g (de uma a três colheres de chá) das folhas de capim santo
150 mL (uma xícara de chá) de água
Modo de Preparo:
O modo de preparar o chá é por meio de infusão: ferve-se a água e desliga-se o fogo. Logo em seguida, acrescenta-se as folhas de capim cidreira e coloca-se a tampa, deixando abafado por alguns minutos.

Posologia
Utilizar uma xícara chá de duas a três vezes ao dia

Cuidados
Se ingerido junto com calmantes, pode aumentar o poder sedativo destes.

-------------------------

Capim-limão.

Capim-limão, também conhecido por capim santo ou capim cidreira (Cymbopogon citratus, mas também designada pelos sinónimos botânicos Andropogon ceriferus, Andropogon citratus, Andropogon citratus, Andropogon citriodorum, Andropogon nardus ceriferus, Andropogon roxburghii, Andropogon schoenanthus e Cymbopogon nardus citratus (por vezes aparece a designação Cymbopogom citratus, mas parece ser erro), é uma planta herbácea da família das gramíneas, nativa das regiões tropicais da Ásia (Índia).

Cresce numa moita de rebentos (planta cespitosa), propagando-se por estolhos (dizendo-se, por isso, estolonífera), os quais apresentam folhas amplexicaules, linear-lanceoladas.

As suas inflorescências são constituídas por panículas amareladas. É também conhecido pelos nomes de belgate, belgata, capim-cidreira, erva-cidreira, chá-de-estrada, chá-de-príncipe (ou, apenas príncipe), chá-do-gabão, capim-cidrão, capim-cidrilho, capim-cidró, capim-santo, capim-de-cheiro, citronela, capim-cheiroso, capim-catinga, patchuli, pachuli, capim-marinho, capim-membeca, palha de camelo, esquenanto e chá de caxinde (em Angola)

É uma planta medicinal, usada em medicina popular, sendo, para esse efeito, utilizadas as folhas que, em infusão, têm propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotectora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica e estimulante estomacal e lácteo.

Os compostos químicos a que se devem estas propriedades são o citral, geraniol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido acético e ácido capróico. Tais componentes e, mais especificamente, o citral dão-lhe um aroma semelhante à lúcia-lima, bela-luísa ou limonete (Aloysia triphylla). Da sua inflorescência extrai-se um óleo essencial utilizado em repelentes de insectos.

---------------------------

Erva Cidreira.

Cymbopogon citratus Stapf., Cymbopogon flexuosus Stapf.
Planta aromática perene, de clima tropical da família Gramineae, conhecida popularmente como erva-cidreira, contém em suas folhas cerca de 0,3% de óleo essencial, cujo componente principal é o citral, com 70 a 80%. Na medicina popular, utiliza-se o chá das folhas como calmante. O citral é empregado em perfumaria e indústria de alimentos, e como matéria-prima para síntese de iononas, uma das quais, a beta-ionona, é ponto de partida para a síntese da vitamina A sintética.
Cultivares
As próprias espécies botânicas.
Época de plantio: setembro a dezembro (época chuvosa).
Espaçamento
1,0 a 1,2 m x 0,5 a 0,6 m.
Mudas necessárias
13.000 a 20.000/ha.
Controle da erosão
Cultura em nível. O capim-limão pode ser usado em faixas de retenção ou para consolidação de terraços.
Calagem e adubação
Corrigir a acidez do solo elevando o índice de saturação por bases a 40%. Aplicar no plantio 10 kg/ha de N e, dependendo da análise de solo, 30 a 60 kg/ha de P2O5 e 30 a 60 kg/ha de K2O. Decorridos 30 dias do plantio, aplicar 60 kg/ha de N em cobertura. Repetir a aplicação de N e K2O após cada cone. Aproveitar a massa destilada e curtida para incorporá-la ao solo.
Outros tratos culturais
Capinas
Controle de pragas e doenças: eventualmente, controle biológico das cigarrinhas das gramíneas. Têm sido reportado em algumas propriedades a ocorrência de plantas doenças com suspeita de infestação por Fusarium, embora ainda em pequenas áreas.
Colheita
3 cortes/ano. A espécie C. flexuosus deverá ser colhida antes do florescimento. Quando cultivado com sistema de irrigação o número de cortes por ano aumenta sensivelmente, podendo ser feito a cada 40 dias nos meses mais quentes do ano.
Produtividade normal
80 a 120 kg/ha por ano de óleo essencial.
Rotação
Leguminosas ou outra espécie não gramínea.
Observação
Renovar a cultura após 3 ou 4 anos.

Nome popular
ERVA-CIDREIRA
Nome científico
Melissa officinalis L.
Família
Lamiaceae
Sinonímia popular
Melissa
Sinonímia científica
M. altíssima Sibth e Sm, M. cordifolia Pers; M. foliosa Opiz, M. graveolens Host, M. hirsuta Hornens, M. occidentalis Rafins, M. romana Mill
Propriedades terapêuticas
Rejuvenescedora, calmante, revitalizante, antidepressivo, antialérgico, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos.
Princípios ativos
Citronelol, geraniol, linalol, citral, neral, ácido fenol carboxílico, ácido citronélico, acetato geranílico cariofileno e taninos
Indicações terapêuticas
Regular menstruação, cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade, insônia nervosa, problemas gastrintestinais funcionais, herpes simplex, lava feridas, combate mau hálito, revigora em banhos.
Informações Complementares
Descrição
Melissa officinalis é o nome clássico que vem do fato de ter flores amarelas que atraem abelhas (melissa, em grego), mas é conhecida ainda como erva-cidreira.
Também é conhecida como lemon balm, abreviação de bálsamo e variação do hebraico Bal-Smin, chefe dos óleos.
Princípios ativos (continuação)
Suas folhas emitem um odor agradável, semelhante ao do limão, quando machucadas e elas contém, pelo menos, 0,05% de óleo volátil de evaporação média, composto por citronelol, geraniol, linalol (são álcoois), citral, neral (os três dão de 50 a 75% do óleo); e ainda ácido fenol carboxílico (4% do rosmarínico), ácido citronélico, acetato geranílico cariofileno e taninos.
O famoso óleo de melissa é obtido por destilação por vaporização de ervas colhidas no início da floração.
Uso medicinal
É considerada uma panacéia com propriedades rejuvenescedoras, tal a gama de suas ações. Paracelso a considerava "o elixir da vida". Parece ter efeito calmante e revitalizante sobre a mente.
É um calmante, antidepressivo, antialérgico (embora possa irritar peles sensíveis), digestivo, revigorante, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos.
Tem grande afinidade para o organismo feminino, onde, além de regular as menstruações, tranqüiliza e relaxa em casos de cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade.
No único estudo experimental até agora realizado sobre possíveis efeitos sedativos, este óleo foi administrado de 3 a 100mg/kg e, embora alguns efeitos se conseguiram (Wagner e Sprinkmeyer, 1973) a ausência de respostas dependentes de dose sugere que os efeitos não foram específicos.
A Comissão Alemã, em 1984, citou a "insônia nervosa e problemas gastrintestinais funcionais" como curáveis com preparados de melissa.
May e Willuhn, em 1978, mostraram que as folhas tinham propriedades virostáticas potentes e Vogt et al., em 1991, fez um creme de folhas e aplicou em pacientes com herpes simplex e teve sucesso.
Externamente, lava feridas, combate mau hálito e revigora em banhos (Castro, 1985).
Dosagem indicada
Recomendam-se doses de 1,5 a 4,5 g da droga vegetal (no caso folhas) seca; infuso ou decocto a 3% e toma-se de 50 a 200 cm3/dia; extrato fluido de 1 a 6 cm3/dia; ou xarope de 50 a 200ml/dia.

------------------------------

Chá de capim limão para emagrecer.

O chá de capim -limão ou erva-cidreira é um excelente remédio caseiro para quem quer emagrecer. Para preparar este chá é preciso os seguintes ingredientes: 1 colher de capim-limão e 200 ml de água.

Preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta adicionar a erva de capim -limão em água fervente e tampar o recipiente. O chá deve permanecer em infusão por aproximadamente 15 minutos. Beba o chá de capim-limão ainda morno.

Este remédio caseiro é eficaz , pois o capim-limão acelera o metabolismo, ajudando o organismo a queimar gorduras, além disso o chá é diurético e diminui o inchaço do corpo devido ao excesso de líquido.

Perca até 3 kg por semana

Siga o cardápio da nutricionista Vivian Goldberger e tome a bebida meia hora antes do café, do almoço e do jantar

Café da manhã

· 1 xícara (chá) de chá de capim-limão
· 1 pote de iogurte desnatado
· 2 morangos
· 1 colher (sobremesa) de aveia integral

Lanche da manhã

1 fruta

Almoço

· 1 xícara (chá) de chá de capim-limão
· Salada de folhas verdes à vontade
· 2 colheres (sopa) arroz integral
· 1 concha pequena de feijão
· 2 fatias de maminha assada
· 2 colheres (sopa) de chuchu refogado

Lanche da tarde

· 1 barra de cereal light

Jantar

· 1 xícara (chá) de chá de capim-limão
· 1 prato (fundo) de canja de galinha com cenoura, cheiro-verde e arroz integral
· 1 fruta

Ceia

· 1 taça de gelatina diet
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info