Chá e Chás

------------------------

Chá de Camomila é benéfíco à saúde.

Por séculos, pessoas que se sentiam doentes ou estressadas tomavam chá de camomila como um remédio para todos os males. Agora, pesquisadores na Inglaterra descobriram novas evidências que é o Chá de Camomila pode realmente ajudar a aliviar uma grande variedade de indisposições de saúde, incluindo gripes e cólicas menstruais.

O Chá de Camomila e é um entre inúmeros estudos que fornecem evidência que produtos naturais com Chá de Camomila usados comumente realmente contêm substâncias químicas que podem ter valor medicinal, disse a autora do estudo Elaine Holmes, Ph.D., química do Imperial College London. A indústria da saúde está colocando uma ênfase crescente em alimentos funcionais incluindo remédios naturais como Chá de Camomila, ainda que poucos trabalhos tenham sido conduzidos sobre os efeitos de longo prazo desses produtos na biologia humana.

A planta herbácea usada no estudo foi o Chá de Camomila alemã (Matricaria recutita), também conhecida como manzanilla, cujas flores e plantas são fervidas como um Chá de Camomila é aromático e saboroso. O estudo envolveu 14 voluntários (sete mulheres e sete homens) em que cada um bebeu cinco xícaras do Chá de Camomilaherbáceo diariamente por duas semanas consecutivas. Amostras diárias de urina foram tiradas e testadas durante o estudo, tanto antes quanto depois de beber oChá de Camomila.

Os pesquisadores descobriram que beber o Chá de Camomila está associado com um aumento significativo nos níveis urinários de hipurato, um produto resultante de decomposição química de certos compostos de plantas conhecido como fenólicos, alguns dos quais estão associados com o aumento da atividade antibacteriana. Isto pode ajudar a explicar porque o Chá de Camomila parece impulsionar o sistema imunológico e combater infecções associadas a gripes, de acordo com os pesquisadores.

Beber o Chá de Camomila também está associado com um aumento nos níveis urinários de glicina, um aminoácido que alivia espasmos musculares. Isto pode explicar porque o chá aparenta ser útil em atenuar as cólicas menstruais nas mulheres, provavelmente relaxando o útero, dizem os pesquisadores. Glicina também é conhecida por agir como um relaxante dos nervos, o que também explica porque o Chá de Camomila aparenta agir como um sedativo suave, notaram os cientistas. Suplementos com glicina são vendidos em lojas com este propósito, eles acrescentaram.

Os níveis de hipurato e de glicina permaneceram elevados por até duas semanas depois que os participantes do estudo pararam de beber o Chá de Camomila, indicando que os componentes podem permanecer ativos por muito tempo, de acordo com os pesquisadores. Estudos adicionais são necessários antes que uma conexão mais definitiva entre o Chá de Camomila e seus supostos benefícios à saúde possa ser estabelecida, ele enfatiza.

------------------------

Chá de Camomila a planta.

A camomila é uma planta muito conhecida e utilizada, tanto aqui no Brasil como em outros países, sendo considerada uma planta medicinal, atuando de diversas formas no organismo e possuindo grande importância para a saúde e estética.
A flor da camomila possui um perfume bem agradável e ela apresenta semelhança às flores da margarida. O que muitos não sabem é da necessidade de que sua colheita seja antes que estejam completamente desenvolvidas para que seus benefícios se tornem mais eficazes.

A composição da camomila é formada por tanino, cânfora, ácido antêmico e um óleo essencial escuro muito utilizado no tratamento da gota, problemas de circulação, reumatismo e inflamações. Esta flor pode ser usada dentro do travesseiro no combate a insônia, estresse e ansiedade devido a seu papel calmante natural.

O chá de camomila possui grande importância terapêutica, sendo recomendado em casos de:

-Chá de camomila para problemas digestivos e intestinais;
-Chá de camomila alívio em dores de estômago;
-Chá de camomila Considerada um ótimo remédio natural em casos de inflamação na gengiva, dor de dente, dor de garganta, gripe e febre;
-Chá de camomila também muito utilizada na área da estética no tratamento de pele e cabelos;

O Chá de camomila, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente. Uma boa dica sobre o chá de camomila é destinada às mamães em caso de cólicas em bebês, nascimento dos dentinhos e calmante natural para as crianças.

É preciso lembrar que todas essas dicas e orientações requerem o acompanhamento de um profissional especializado para o tratamento de qualquer problema ou patologia.
-------------------------

Para que serve o chá de camomila?

O Chá de camomila (Matricaria chamomilla) pode surpreender por suas utilidades: além de ornamental, produz um Chá de camomila calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume do Chá de camomila, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.
Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o Chá de camomila de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila. Na Espanha, por exemplo, esse vinho era usado como digestivo.
Popularmente, a planta ou Chá de camomila é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas. O conhecido chazinho de camomila é muito usado nos cuidados com os bebês, seja para acalmar as cólicas ou na higiene, limpando as crostinhas da cabeça.

As pequenas e delicadas flores da camomila concentram potentes óleos voláteis responsáveis pelos efeitos antiinflamatório, antiséptico, sedativo e antiespasmódico. Esses óleos atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele.

O tradicional Chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranqüilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia, dores de cabeça, etc.
Na cosmética, seus poderes são conhecidos há mais de 4 mil anos. O Chá de camomila natural é usado para realçar o tom dourado dos cabelos louros. Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos. O responsável por essas maravilhas é o óleo essencial da camomila, chamado azuleno - um ingrediente muito utilizado pela moderna industria cosmética.

-------------------------

Benefícios do chá de camomila.

Os benefícios do chá de camomila em-se comprovado nas questões digestivas, que é o seu uso mais comum, mas ela também é usada em questões como a diabete.Hoje falaremos especificamente do seu chá de camomila e como aproveitá-lo na medicina natural.
Os benefícios do chá de camomila são vários, e trata-se de uma bebida muito consumida antes de dormir. A explicação disso radica nas propriedades sedativas desta planta medicinal. É especialmente efetiva para controlar os nervos, e seu uso em crianças é altamente eficiente, especialmente em crianças hiperativas que têm dificuldades na hora de controlar as suas emoções.

É conhecida a eficácia deste chá de camomila em casos de pessoas com problemas de articulação como o reuma, e alivia os sintomas da gripe ou outras doenças respiratórias como o asma. Neste último caso é possível consumir o chá de camomila ou aplicar a planta em forma de vapor.

Se você está sofrendo de problemas como indigestão ou com o fígado, é bom beber um chá de camomila após as refeições para ter uma boa digestão.

Para preparar o chá de camomila tudo o que você terá que fazer é ferver um copo de água e colocar nele umas duas colherzinhas de flores de camomila, cubra e deixe pousar durante 10 minutos. Após isso você poderá ter a certeza de que estará bebendo todas as propriedades do chá de camomila.

---------------------------

Chá De Camomila Mais.

A camomila é uma planta muito conhecida e utilizada, tanto aqui no Brasil como em outros países, sendo considerada uma planta medicinal, atuando de diversas formas no organismo e possuindo grande importância para a saúde e estética.

A flor da camomila possui um perfume bem agradável e ela apresenta semelhança às flores da margarida. O que muitos não sabem é da necessidade de que sua colheita seja antes que estejam completamente desenvolvidas para que seus benefícios se tornem mais eficazes.

A composição da camomila é formada por tanino, cânfora, ácido anêmico e um óleo essencial escuro muito utilizado no tratamento da gota, problemas de circulação, reumatismo e inflamações. Esta flor pode ser usada dentro do travesseiro no combate a insônia, estresse e ansiedade devido a seu papel calmante natural.

Benefícios Do Chá de camomila

Os egípcios a usavam o Chá de camomila no tratamento da malária, devido a sua ação antiinflamatória, são indicados para má digestão, cólica uterina, sedativa (infusão flores ou Chá de camomila da flor de camomila); para queimaduras de sol (ajuda a refrescar a pele e evita o vermelhidão da pele), conjuntivite e olhos cansados (compressas com infusão do preparado das flores).
Para criança ajuda combater vermes. Como Chá de camomila usado diariamente diminui as dores musculares, tensão menstrual, stress e insônia, diarréia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate gripes e resfriados; banho com Chá de camomila é sedativo e restaurador de forças, e especial para hemorróidas.
Na forma de infusão o Chá de camomila é útil para o fígado, antialérgico, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e aliviar a irritação causada pela poluição. Age como sudorífico.
Não deve ser utilizada em doentes que tomem medicamentos com var farina, pois os riscos de hemorragia são aumentados.
A camomila é, igualmente, muito utilizada em cremes, devido à ação suaviza Dora da pele. Em determinados casos, a camomila atua na pele atribuindo luminosidade e retirando o ar seco e envelhecido.

------------------------------

Chá de Camomila Receita.

O chá de camomila é um dos chás mais populares. Não é para menos, saboroso e com bastante benefícios (problemas digestivos, do intestino, do estômago, inflamações, gripes, febres, calmante, etc), é difícil deixar de lembrá-lo, tanto por nossos avós quanto pela ciência que comprova vários dos usos do chá de camomila.

Aqui, veremos uma receita simples do chá de camomila.

Você vai precisar para o chá de camomila:

Uma xícara de café com flores de camomila secas
Meio litro de água
Modo de Preparo:

Primeiramente, ferva a água para depois adicionar as flores de camomila. Tampe e deixe descansar por quinze minutos.

chá de camomila em sachê

Em geral, os chá de camomila prontos, em sachês, também pode ser usados, nestes caso, utilize o modo de preparo dado pelo fabricante. Mas muitos destes chás, não contém tantas propriedades e benefícios quanto aos chá de camomila feitos a partir da própria planta, pura.
------------------------

Chá de camomila pode baixar a taxa de açúcar no sangue de diabéticos

A camomila (Matricaria chamomilla), um chá muito popular, pode ser capaz de ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue de diabéticos, evitando complicações graves. É o que concluiu um estudo [Protective Effects of Dietary Chamomile Tea on Diabetic Complications] realizado por pesquisadores da Universidade de Aberystwyth, no País de Gales e da Universidade de Toyama, no Japão, e publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Estes resultados sugerem claramente que o consumo diário chá de camomila com as refeições pode contribuir para a prevenção da evolução da hiperglicemia e das complicações diabéticas, escreveram os pesquisadores

Pesquisadores alimentaram ratos com diabetes tipo 2, simulando um extrato camomila diariamente durante três semanas, e observaram uma queda de 25% nos níveis de de açúcar no sangue. Com base nestes resultados, os pesquisadores acreditam que camomila, tomada sob forma de chá com as refeições, pode levar a benefícios semelhantes em seres humanos.

A diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo perde a sensibilidade à insulina hormonal que regula os níveis açúcar, levando a um perigoso aumento dos níveis de açúcar no sangue. Ao longo do tempo, o aumento de açúcar no sangue pode destruir os tecidos corporais, levando a complicações como neuropatia diabética, cegueira e danos aos rins ou sistema circulatório.

Os pesquisadores descobriram que a camomila reduziu a atividade de uma enzima denominada aldose redutase, que desempenha um papel importante no metabolismo do açúcar. Aldose redutase ajuda a transformar glicose em sorbitol, um 'tipo' de açúcar. Nos diabéticos, o acúmulo de sorbitol é diretamente relacionado à neuropatia e cegueira.

A camomila é muito utilizada como medicamento caseiro contra o stress, para melhorar o sono e aliviar cólicas.

Acredita-se que contêm mais antioxidantes do que quase qualquer outra fonte alimentar natural.
------------------------

Chá de camomila não clareia os cabelos veja mitos e verdades.

Chá de camomila clareia as madeixas?

A babosa trata os fios e dá brilho? O abacate hidrata? Nossas avós já usavam esses ingredientes nas madeixas e ensinavam as receitas a suas filhas, mas será que funcionam mesmo?
Especialista em química especializada em cosmetologia, esclarece o que é mito e o que é verdade sobre a aplicação de cada um no cabelo. Confira.
Chá de camomila clareia: mito
Chá de camomila possui um ingrediente chamado apigenina que tem poder iluminador e age como se fosse um difusor ótico, refletindo a cor amarelo-dourado. Ou seja, proporciona reflexos iluminados e não um clareamento (o tom dos fios não vai mudar com o chá). Isso vale tanto para os cabelos claros quanto para os escuros, sendo que nos claros, o brilho fica mais evidente.
Em casa: se a intenção é o efeito luminosidade, você pode usar o chá em casa porque ele não fará mal ao couro cabeludo nem aos fios. Sempre depois que lavar os cabelos, jogue o chá de camomila (de morno para frio) sobre as madeixas. Não enxágue. O chá deve ser bem concentrado: dois sachês para uma xícara de água. O resultado será observado após um mês.

Abacate hidrata as madeixas: verdade

O óleo do abacate é rico em ácidos graxos essenciais e lipídeos, que restauram o manto protetor da cutícula do cabelo. No processo de lavagem, os cabelos perdem essa camada de gordura natural, que é fabricada pelas glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo. Com isso os fios ficam mais ressecados e propensos à formação de eletricidade estática - o repudiado frizz.
Quando se usa um produto formulado com óleo de abacate, por exemplo, num condicionador, ajuda-se na reposição dos ativos lipídicos. Portanto, colabora-se para manter a penteabilidade, o brilho e a maciez. Além disso, a presença desses lipídeos também evita a perda da umidade das madeixas.
Em casa: bata no liquidificador, ou amasse bem, meio abacate e passe nos fios limpos e úmidos. Deixe agir por cerca de 20 minutos e enxágue.

Babosa trata os fios e dá brilho: verdade

A babosa contém mucilagos, substância capaz de reter a umidade nos fios, promovendo a hidratação.
Em casa: abra a folha de babosa ao meio e raspe a parte branca interna, a polpa, tomando cuidado para não tocar na casca, já que esta contém substâncias que podem causar irritabilidade ao couro cabeludo e até manchas na pele. Bata a polpa de uma ou duas folhas no liquidificador, sem água, e aplique nos fios lavados e úmidos, sem tocar a raiz. Deixe agir por cerca de 20 minutos - não menos, para que a substância consiga fazer efeito, nem mais para que não cause hipersensibilidade. Enxágue em seguida.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info