Chá e Chás

------------------------

Chá de boldo O que é?

O chá de boldo é um excelente remédio caseiro contra problemas digestivos e problemas no fígado como hepatite, suores frios e mal estar.

O chá de boldo é preparado com as folhas de boldo, uma planta medicinal de nome científico Peumus boldus Molin, que possui várias propriedades terapêuticas, que estimulam a vesícula biliar e melhoram o funcionamento do intestino.

Indivíduos com vesículas biliares obstruídas e doenças do fígado muito graves, devem procurar um médico antes de consumirem o chá de boldo e nunca devem ultrapassar as quantidades recomendadas.

Para que serve o chá de boldo

Problemas digestórios, problemas hepáticos, cistite, litíase biliar, obstipação e prisão de ventre.

Benefícios do chá de boldo

O chá de boldo proporciona inúmeros benefícios a saúde, entre eles o bom funcionamento do intestino e do sistema digestório.

O chá de boldo proporciona o alivio dos sintomas de intolerâncias alimentares e infecções intestinais, vômitos, mal estar e cólicas abdominais diminuem devido o efeito calmante do chá de boldo sobre a flora intestinal.
Outros benefícios do chá de boldo são: a diminuição da azia, diminuição dos efeitos do álcool e diminuição dos gases.

Como preparar o chá de boldo.

O chá de boldo é encontrado em supermercados, farmácias e em lojas de produtos naturais na sua forma natural (folhas) ou em sachês.

Preparar edo chá de boldo é fácil basta adicionar as folhas ou sachê de chá de boldo em uma xícara de água fervente, e deixar descansar por 10 minutos. O chá deve ser bebido 3 vezes ao dia. Seu excesso pode causar vômitos, diarréia e problemas no sistema nervoso.

Contra-Indicações do chá de boldo

O chá de boldo deve ser evitado por gestantes, pois tem efeitos abortivos

------------------------

C de boldo originária do Chile.

O boldo é uma planta originária do Chile e muito usada após os famosos exageros alimentares. O boldo possui um aroma forte semelhante à hortelã.
Essa planta apresenta características importantes na melhora de problemas digestivos, pois, ele age de forma direta e rápida sobre o estômago auxiliando no processo da digestão dos alimentos. O boldo contém uma substância chamada lactona de sabor amargo e super eficiente principalmente para digerir gorduras. Além disso, pode-se usar o boldo associado à dieta em casos de reeducação alimentar para perda de peso devido a sua ação diurética.

Outras situações que o chá de boldo possui efeitos positivos são nos casos de:

- Azia;
- Alívio nos efeitos da bebida alcoólica;
- Gastrite;
- Estimulação e auxílio ao processo digestivo, entre outros benefícios;

Esta planta pode ser usada na forma de chá tanto com as folhas verdes como com as folhas secas e esse hábito deve-se tornar diário, pois, os chás desintoxicam e mantém o organismo equilibrado. O ideal é consumir uma xícara de chá todas as noites, não sendo necessário um consumo maior, pois, quantidades elevadas podem gerar irritações no estômago.

Em casos de doenças é preciso consultar um médico especializado junto a uma nutricionista para equilibrar a dieta e manter o organismo saudável. Os chás, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente.

Ochá de boldo traz melhoramentos especialmente para o fígado. Ajuda-o a funcionar melhor, e é ótimo para quem tem hepatite ou problemas assíduos ligados ao fígado, como dor de cabeça, suores frios e mal estar. O chá de boldo, tomado antes da comida ajuda na digestão e nas funções do aparelho digestivo. É ótimo para quem tem intestino reprimido, cálculos biliares e gastrite.

- O escalda pés acalma e dá um sono tranqüilo.
Os banhos de macerado de boldo ajudam a acalmar crianças e adultos.
- Esses mesmos banhos são ótimos para cuidar de neuróticos e doentes mentais agressivos.
- Uma compressa de folhas de boldo piladas em pasta, colocadas no chacra coronário, limpa-o e nos abre para as mensagens do cosmos.
- Essa mesma compressa no coração alivia angústia.

Normalmente dentro de uma pessoa mal-humorada há sempre um fígado trabalhando mal. É um órgão essencial, do qual depende não só a saúde mas também o vigor e o bom humor. Para o perfeito funcionamento do fígado, a medicina popular aconselha o chá de boldo. A receita é muito simples: 2 colheres de sopa de folha de boldo cozida em 1 litro de água.

Nossos antepassados já sabiam que tudo está em ordem quando o fígado funciona bem. E, na verdade, a maior glândula do nosso corpo tem uma atuação fundamental no balanceamento do organismo e na manutenção da energia e do seu bom humor. Afinal, além de liberar a glicose, eles contem uma série de vitaminas e tornam assimiláveis substâncias como proteínas e gorduras. E, como se não bastasse, ele ainda torna inofensivos certos elementos tóxicos que, sem a sua atuação, nos intoxicariam.
-------------------------

Tem algum problema tomar chá de boldo na grávida?

Apesar de suas conhecidas propriedades para combater problemas digestivos, pesquisas realizadas com animais demonstraram que o chá de boldo pode ter efeitos negativos no bebê, principalmente nos primeiros três meses, e por isso deve ser evitado por mulheres grávidas.

Os cientistas identificaram que o boldo pode provocar defeitos no bebê dentro da barriga.

Como os estudos específicos relacionando o uso de boldo à gestação são raros, é difícil determinar que dose exata do chá poderia fazer mal ao feto em desenvolvimento, daí ser necessário ter cautela máxima com seu consumo.

Especialistas preferem que até mesmo mulheres que estão amamentando não tomem chá de boldo, para evitar problemas no bebê. O mesmo vale para o chá de carqueja.

Caso você tenha tomado o chá no primeiro trimestre de gravidez, não é preciso entrar em pânico achando que alguma coisa horrível vai acontecer com seu filho. Provavelmente está tudo bem com ele, mas não deixe de mencionar para o seu médico na próxima consulta.

-------------------------

Chá de Boldo - Receita Natural.

Existem muitas plantas as quais são denominadas boldos. Aqui, para o chá para evitar pedras na vesícula, faço menção ao boldo do chile, mas se você só tiver acesso ao boldo baiano ou o boldo de jardim poderá alterar a receita.

O chá de boldo também cura ressaca

Você vai precisar de:

Uma colher de sobremesa de folhas de boldo picadas
Uma xícara de água
Modo de Preparo:

Primeiramente, ferva a água e, em seguida, coloque as folhas de boldo e abafe. Deixe por cerca de dez minutos e, após amornar, coe o chá.

Posologia

Beber o chá de boldo três vezes ao dia.

Precauções:

não utilizar na gravidez, tem efeitos abortivos e pode provocar hemorragias internas,
Em excesso pode provocar vômitos, diarréias e problemas no sistema nervoso,

---------------------------

Como beber o chá de boldo?

Sou do tipo que bebe chá quando necessário, mas já tenho usado uma folhinha de Boldo dentro da garrafa térmica na hora de beber chimarrão; o sabor fica realmente interessante.

Mas falemos um pouco das propriedades do Boldo para conhecê-lo melhor e não bebê-lo unicamente pelo sabor.

O Boldo é um arbusto que cresce nas ladeiras chilenas. O país exporta mais de 1000 toneladas de folhas de Boldo cada ano.

Este arbusto em si mesmo possui propriedades medicinais, mas para poder receber todos os benefícios que o Boldo tem, é recomendável ingerir o pô total da folha, absorvendo assim as suas propriedades.

O boldo tem como propriedade principal ser um limpador do nosso figado. Além disso tonifica o nosso sistema nervoso e nosso organismo em geral. O boldo atua mediante a modificação das propriedades químicas da bílis, fazendo-a mais fluída e menos grossa.

O chá de boldo deve beber-se todas as manhãs em jejum, com o suco de meio limão e esperando uma hora para tomar o desjejum depois dele. Recomenda-se seguir a seguinte frequência na ingestão do chá:

------------------------------

O boldo.

O boldo diminui a cólica e aumenta e favorece o fluxo biliar, sendo indicado para distúrbios da função digestiva e problemas leves no trato gastrintestinal como má digestão, gases e intolerância à gordura.Muitas das propriedades do Boldo já foram testadas em estudos científicos.

Estudos em ratos mostraram que o extrato alcoólico do boldo possui atividade anti-hepatotóxica. Solução de extrato hidroetanólico de boldo teve sua atividade hepatoprotetora dose dependente verificada em experimentos com ratos. A ação laxativa do boldo também foi verificada em estudos com ratos. Os extratos de boldo também demonstraram atividades antioxidantes significativas principalmente devido ao princípio ativo boldina.

O óleo essencial presente no boldo também indicou atividade antibacteriana e antifúngica.Todos os medicamentos, inclusive os fitoterápicos, devem ser usados com orientação médica.

O boldo é uma planta originária do Chile e muito usada após os famosos exageros alimentares. O boldo possui um aroma forte semelhante à hortelã. Essa planta apresenta características importantes na melhora de problemas digestivos, pois, ele age de forma direta e rápida sobre o estômago auxiliando no processo da digestão dos alimentos.

O boldo contém uma substância chamada lactona de sabor amargo e super eficiente principalmente para digerir gorduras. Além disso, pode-se usar o boldo associado à dieta em casos de reeducação alimentar para perda de peso devido a sua ação diurética. Outras situações que o chá de boldo possui efeitos positivos são nos casos de: - Azia;

- Alívio nos efeitos da bebida alcoólica; - Gastrite; - Estimulação e auxílio ao processo digestivo, entre outros benefícios; Esta planta pode ser usada na forma de chá tanto com as folhas verdes como com as folhas secas e esse hábito deve-se tornar diário, pois, os chás desintoxicam e mantém o organismo equilibrado. O ideal é consumir uma xícara de chá todas as noites, não sendo necessário um consumo maior, pois, quantidades elevadas podem gerar irritações no estômago. Em casos de doenças é preciso consultar um médico especializado junto a uma nutricionista para equilibrar a dieta e manter o organismo saudável. Os chás, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente.O boldo traz melhoramentos especialmente para o fígado. Ajuda-o a funcionar melhor, e é ótimo para quem tem hepatite ou problemas assíduos ligados ao fígado, como dor de cabeça, suores frios e mal estar.

O boldo, tomado antes da comida ajuda na digestão e nas funções do aparelho digestivo. É ótimo para quem tem intestino reprimido, cálculos biliares e gastrite. - O escalda pés acalma e dá um sono tranqüilo. - Os banhos de macerado de boldo ajudam a acalmar crianças e adultos. - Esses mesmos banhos são ótimos para cuidar de neuróticos e doentes mentais agressivos.

- Uma compressa de folhas de boldo piladas em pasta, colocadas no chacra coronário, limpa-o e nos abre para as mensagens do cosmos. - Essa mesma compressa no coração alivia angústia. Normalmente dentro de uma pessoa mal-humorada há sempre um fígado trabalhando mal.

É um órgão essencial, do qual depende não só a saúde mas também o vigor e o bom humor.

Para o perfeito funcionamento do fígado, a medicina popular aconselha o chá de boldo. A receita é muito simples: 2 colheres de sopa de folha de boldo cozida em 1 litro de água. Nossos antepassados já sabiam que tudo está em ordem quando o fígado funciona bem.

E, na verdade, a maior glândula do nosso corpo tem uma atuação fundamental no balanceamento do organismo e na manutenção da energia e do seu bom humor. Afinal, além de liberar a glicose, eles contem uma série de vitaminas e tornam assimiláveis substâncias como proteínas e gorduras.

E, como se não bastasse, ele ainda torna inofensivos certos elementos tóxicos que, sem a sua atuação, nos intoxicariam.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info