Chá e Chás

------------------------

Chá de babosa.

Chá de babosa é planta vivaz, perene - de até 80 cm de altura, com folhas ensiformes, densas, lanceoladas, estreitando-se da base para o ápice, côncavas na página superior e convexas na inferior, glauco-esverdeadas, sinuososerradas, com espinhos triangulares curtos e espaçados, carnosas, manchadas; flores amarelo-esverdeadas, tubuladas, pendentes, com pedicelos menores que as brácteas, dispostas em racimos terminais densos sobre haste simples ou ramificada, de 60-90 cm de altura. Fruto ovóide-olongo, trígono contendo sementes aladas.

A Babosa contém 6 a 10% de água, cinzas, 40-80% de resina, que é um éster do ácido paracumárico e aloerresitanol (álcool resínico), aloínas (glicosídios) que por hidrólise transformam-se em emodina e são os componentes mais importantes da planta.

Partes utilizáveis do Chá de babosa: Folhas (polpa e seiva).

Doses e posologia do Chá de babosa: No uso Interno, para adultos, prepara-se o chá por infusão. utilizando-se 1 colher de sopa de folha picada de Babosa para 1 litro de água fervente. Posologia; 2 a 3 xícaras do chá morno, sem adoçantes, diariamente, durante 4 a 7 dias.

Advertência do Chá de babosa: Doses superiores às que indicamos acima podem se tornar sumamente nocivas à saúde.

O uso externo deve ser preferido. A Babosa é contra-indicada às pessoas que sofram de hemorróides e às mulheres grávidas. Uso externo; 5 a 6 colheres de sopa de folhas picadas para 1 litro de água fervente. Esta planta é inadequada para uso em crianças e inconveniente na água do chimarrão.

Dica do Chá de babosa: O suco que se extrai raspando as folhas desta liliácea é excelente para friccionar o couro cabeludo, eliminar a caspa e a queda dos cabelos. Essa mesma seiva, é também, ótimo remédio para aliviar a dor das queimaduras, cicatrizar feridas e curar eczemas e erisipela.

------------------------

Propriedades da babosa.

Entre as inúmeras qualidades da babosa, destaca-se poderosa ação antipatológica, obtida por meio da estimulação do sistema imunológico, em casos de câncer de origem ionizante e biológico, gastrite e úlcera gástrica e duodenal, hipertensão arterial e problemas cardíacos, obesidade, artrite reumática e gota, artrose e osteoporose, prostatites e infecções ginecológicas, cálculos renais e vesícula biliar, alergias respiratórias como asma e bronquite e problemas dermatológicos como psoríase e aczema.
A babosa tem grandes benefícios quando usada externamente. Em forma de gel, 100% estabilizada, ela é incidaca para queimaduras, feridas incisivas, lesões por infecções bacterianas, eczemas e psoríase. Nesses casos, sua ação ocorre devido à penetração nas três camadas da pele, trazendo células hidratadas e oxigenadas para superfície, e removendo-as.

A babosa que contenha elastina, colágeno e óleos essenciais é eficaz para hidratação e regeneração nutricional celular, resultando na perfeita manutenção da jovialidade da pele.
Por causa dessas propriedades, várias civilizações no passado homenagearam a Aloe Vera (a babosa) como dádiva à humanidade.
Na Índia, era chamada de cetro divino (as folhas apontam para o céu). Os chineses a chamam de Lu-Hui e a consideram boa para a saúde, longevidade e potência sexual. No Egito, em 1550 a.C., o papyrus ebers detalhava minuciosamente o valor medicinal da Aloe Vera.

O herbário grego, Dioscorides (41-68 d.C.), afirma que a planta pode "induzir ao sono, fortificar o corpo, diminuir a barriga e limpar o estômago". Na Colômbia, é costume amarrar folhas de babosa nos pés e nas mãos de crianças para proteção contra mordidas de insetos. Tribos africanas, em epidemia de gripe, banhavam-se infusão de babosa para eliminar os germes.

Caçadores esfregavam a babosa no corpo para disfarçar o odor da transpiração e passarem despercebidos pelos animais.
A babosa é um fitoterápico cujos benefícios possuem ampla comprovação científica. Seu uso é também extensivo à veterinária.
-------------------------

RECEITA DE BABOSA CONTRA O CÂNCER.

A babosa, também conhecida como aloe, é rica em nutrientes, como lignina, saponinas, minerais, cálcio, potássio, magnésio, zinco, sódio, cromo, cobre, cloro, ferro, manganês, betacaroteno (pró-vitamina A), vitaminas B6 (piridoxina), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3, E (alfa tocoferol), C (ácido ascórbico), ácido fólico e colina.

Essa riqueza de nutrientes é que confere à babosa um enorme poder de cura, sobretudo em doenças imunológicas, como câncer. Além disso, ela cura e previne quase todas as doenças, pois renova todo o sistema imunológico.

Também é indicada para diabéticos, uma vez que equilibra a glicose e pode até curar tal doença.

A babosa também é indicada para os doentes de aids, pois fortalece o organismo.

RECEITA DE FREI ROMANO ZAGO

Esta receita contra o câncer foi divulgada por frei romano Zago.

Para fazê-la, o melhor tipo de babosa é a Aloe arborescens (veja a foto), que é mais fina e contém pouco gel, tendo em vista que mais de 90% das propriedades medicinais da babosa estão na casca.

Aloe arborescens
Você também pode usar a Aloe barbadensis (veja a foto), mas retire 80% do gel antes do preparo.

Aloe barbadensis

Antes de colher a babosa, observe o seguinte:
O pé da babosa deve estar plantado de 3 a 5 anos no mesmo local, pois nessa condição ela estará bem forte, com seus princípios ativos em melhores condições para a cura sobretudo do câncer.
Colha a babosa quando não estiver chovendo no mínimo há três dias, pois a terra muito úmida e o contato da babosa com a água fazem com que ela estrague mais rápido. Se isso não for possível, faça a receita e conserve-a na geladeira.
Colha a babosa preferencialmente à noite, ou pela manhã bem cedo, antes de o sol nascer, pois ela não deve entrar em contato direto com a luz do sol nem com luzes artificiais.
Ao manipular a babosa, passe apenas um pano úmido para limpá-la e retire os espinhos com o auxílio de uma faca. Não acenda a luz do local onde for prepará-la. Acenda a luz de um cômodo próximo ou use vela.
No período em que a babosa estiver florescendo, não a utilize, pois ela estará com seus princípios ativos alterados, uma vez que precisa alimentar as flores.

-------------------------

Veja como fazer BABOSA..

Como fazer a babosa
400 g de babosa
500 g de mel de abelha puro
Uma dose de bebida destilada (conhaque, aguardente, uísque)
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e processe bem por cinco minutos. Não precisa coar. Coloque em uma garrafa escura e guarde na geladeira.

Dosagem
Antes de tomar, agite bem a garrafa.

Tome duas colheres de sopa em jejum, assim que acordar pela manhã; duas colheres de sopa 10 minutos antes do almoço e duas colheres de sopa antes do jantar ou antes de dormir.

OBSERVAÇÕES
Pode aparecer abscessos ou espinhas no corpo, pois a babosa purifica o sangue.

É normal ocorrer uma pequena disenteria, pois a babosa regula as funções intestinais. Isso não faz mal. Nesse caso, basta comer banana-prata.
Quem sofre de câncer pode repetir esta receita quantas vezes achar necessário ou até que a doença desapareça.

Quem não sofre de câncer deve dar uma pausa de trinta dias entre uma receita e outra.
Se o mel for puro, não fará mal aos diabéticos.

Mas, se tiver receio, retire-o da receita. Tome pura e em seguida beba suco de fruta para retirar o gosto amargo da babosa.
A bebida destilada é importante para a conservação da receita, mas pode ser retirada ou substituída por álcool de cereais.

---------------------------

Suco de aloe vera ajuda a perder até 8 kg.

Conheça os benefícios do suco de aloe vera: além de emagrecer, ele desintoxica o organismo, desincha e até melhora a qualidade do sono

Você já deve ter ouvido falar da aloe vera. A planta, originária da África, serve como base para fórmulas de cremes pós-sol, por ter ação cicatrizante. Mas essa é apenas uma das vantagens dela. Parecida com um cacto, contém em suas folhas um gel cheio de nutrientes, com fibras, vitaminas C e E, zinco e cálcio.

Essa mistura traz muitos benefícios para quem consome a bebida feita com o gel, desde o controle da pressão a uma ajuda e tanto no emagrecimento.

Por que a aloe vera ajuda a secar?

As substâncias presentes no interior da folha funcionam como um detergente, capaz de tirar as impurezas estocadas no intestino. "Assim, o trânsito intestinal melhora, turbinando a absorção dos nutrientes e a eliminação das toxinas", diz a nutricionista Vanessa Portella.

Além disso, há um efeito anti-inflamatório, que faz com que o corpo desinche. Ficou louca para aproveitar tudo isso? VIVA! mostra duas bebidas prontas com aloe vera. Escolha uma, combine com o cardápio feito pela especialista e perca até 8 kg ao mês.

Mais e mais vantagens

Quer dormir melhor? Ter a pele mais bonita? Controlar a pressão? Conheça esses e outros efeitos do gel de aloe vera

1. Sistema imunológico reforçado

Na composição do gel da aloe vera, há um açúcar chamado "acemannan", que funciona como uma ponte entre o micro-organismo invasor (seja um vírus, seja uma bactéria) e as células do corpo. Esse açúcar, ao notar um invasor, avisa as células, fazendo com que a defesa se fortaleça, o que acaba por facilitar a exterminação de uma possível doença.

2. Pressão sob controle

Recheado de um aminoácido chamado "vasodilatador", o gel também ajuda a melhorar a pressão arterial e a diminuir a sensação de cansaço.

3. Estômago sem dor

O ph presente no gel favorece a produção do muco do estômago, refazendo a mucosa gástrica. Essa ação é excelente para melhorar gastrite e úlcera.

4. Sono mais tranquilo

Fonte de triptofano (aminoácido que dá origem a hormônios como a melatonina e a serotonina), o gel também contribui para melhorar a qualidade do sono e a trazer mais bom humor.

5. Beleza em dia

Como o gel ajuda a regularizar o funcionamento do intestino, pele, cabelos e unhas também sentem os resultados, ficando mais bonitos.

Palavras de especialistas

Confira as dicas das nutricionistas Vanessa Portella, Bruna Murta e Camila Attademo sobre o gel de aloe vera:

· O ideal é consumir produtos de aloe aera por um mês, fazer uma pausa de 30 dias e retomar o uso.
· Depois de aberto, sempre guarde o suco na geladeira.
· Consuma aloe vera apenas em produtos industrializados. Nem pense em extrair o gel da planta sozinha: ele tem substâncias tóxicas.
· Para um sabor mais agradável, bata o suco de aloe vera com abacaxi.

------------------------------

Como Preparar o Suco de Aloe Vera Babosa.

1. Duas, três ou mais folhas de babosa, de maneira que postas em fila, somem um metro; meio quilo de mel puro e umas quatro colheres de alguns destes destilados: cachaça de alambique, conhaque, Wisque… Cortar os espinhos das folhas, limpa-las do pó com um pano, pica-las e colocar tudo junto no liqüidificador.

2. A mistura obtida deve ser guardada longe da luz, de preferencia na geladeira.

3. Tomar 3 colheres de sopa ao dia: manhã, meio dia e noite, uns quinze minutos antes da refeição, quando as pepsinas do organismo estão ansiosas para entrar em ação e assim levam os elementos curativos até os confins do corpo. O álcool, que ajuda a dilatar os vasos sanguinios, favorece esta viagem de limpeza geral.

O tratamento dura 10 dias e, para repeti-lo deve-se aguardar algum tempo.
Quando a coleta das folhas, prefiram-se as mais velhas, colham-se antes do nascer do sol ou depois do sol posto. Nunca em pleno sol, por causa das radiações ultra – violetas e, geralmente uma semana depois da chuva.

Obs: o preparo caseiro da babosa, com casca, não deve ser tomado de forma continuada. Mas só umas quatro vezes ao ano. Aos que são portadores de câncer, aconselha-se um intervalo de 15 dias.

Desaconselha-se este preparado para gestantes mães que amamentam. É que a casca da planta possui uma substancia chamada GLICOSIDO BARBALOIN, que age sobre as células do intestino grosso, podendo provocar parto prematuro, por causa do possível aumento de contrações do útero.
------------------------

Uso do mel com a babosa

Uma verdadeira maravilha da natureza a planta aloé conhecida entre nós brasileiros como babosa, tem sua ação benéfica no organismo como um todo, considerada como um suplemento alimentar, reforça o sistema imunológico, age como preventivo e regenerador de inúmeras doenças, atua com sucesso na eliminação do cansaço crônico, depressão, desintoxicação geral do organismo, afecções do fígado, doenças estomacais, hipertensão, impotência sexual, insônia, memória fraca, próstata, queimaduras, estresse, úlceras, herpes, cancro e inúmeras outras patologias.

Receita universal da babosa com o mel

Colher três folhas de babosa grandes (aloé vera) logo ao amanhecer, lave-as bem e retire as pontas espinhosas das laterais, corte em pedaços e bata no liquidificador, com ½ litro de mel puro e uma colher de sopa de aguardente ou algum outro destilado, coar, guardar em vidro esterilizado e bem fechado.

Tanto o mel como o destilado serve para liberar os princípios ativos da planta. Tomar três colheres de sopa ao dia.
------------------------

Babosa -aloe vera benefícios para saúde.

Existem várias formas de se utilizar a Babosa (Aloe Vera), dentre elas se destacam:

Suco: O suco da babosa se extrai da polpa da planta, já que a casca não é recomendada. Dilui-se uma colher de sopa em meio vaso de água e se toma de uma a três vezes por dia antes das refeições.

Gel: Usa-se parte do gel extraído da folha da babosa para ser utilizada na higiene diária. Geralmente os produtos vendidos à base da Babosa possuem forma pouco concentrada.

In Natura: Aplica-se a folha da Aloe vera diretamente sobre as queimaduras e as feridas, sobre a pele seca, as infecções por fungos e as picadas de insetos. Pode-se tomar duas colheres por dia.

Pomada: Para obter a pomada, deve-se abrir várias folhas de Babosa para obter uma grande quantidade do gel da planta. Após isso, deve-se fervê-lo até que se forma uma pasta espessa. Deve-se guardar em frascos limpos e em local fresco. O modo de utilizar é o mesmo das folhas.

Tônico: O gel da babosa fermentado com mel e especiarias é empregado como tônico e auxilia contra a anemia, problemas digestivos e hepatite. Inalações: O gel da planta ajuda a combater a congestão bronquial.

Uso da Babosa para a limpeza do organismo:

Sugere-se o uso de três ou quatro folhas de babosa (sem os espinhos e não lavadas, apenas limpas com um pano), meio quilo de mel e quatro colheres de cachaça (pode ser uísque, tequila, grappa ou conhaque) – tudo batido no liquidificador.

Não se deve utilizar plantas que tenham recebido aplicações de venenos ou que tenham ficado expostas à poluição (beira de estradas, etc.) e também não se deve usar a babosa em flor, pois as propriedades de suas folhas estão reduzidas, já que a planta dirige toda a sua energia para as flores.

A receita simples, também é indicada na cura de doenças como o câncer, alergias, asma, anemia, artrose, hemorróidas, furúnculos, feridas venéreas, infecções de bexiga, rins e próstata, reumatismo, úlceras, varizes e outras, além de frear o avanço da Aids. Mesmo que a pessoa não esteja com nenhum problema, a ingestão do preparado é indicada para fazer uma faxina no organismo e fortalecer o sistema imunológico.

Receitas de beleza com a babosa:

Creme para hidratar a pele

Ingredientes:
- 1 banana
- 1 folha de babosa
- 1 colher (chá) de mel
- 1 colher (chá) de óleo de milho
- 1 colher (chá) de amido de milho

Modo de fazer:

Amasse com o garfo a banana e em seguida a babosa. Adicione o mel, o óleo de milho e o amido. Mexa até formar um mingau grosso.

Modo de usar:

Aplique no rosto limpo, deixe agir por 30 minutos e retire o creme com água fria. Após fazer isso, aplique um creme nutritivo. Repita o procedimento três vezes por semana. A receita é válida por 15 dias.

Esfoliação com açúcar mascavo e babosa

• 1 colher de sopa de açúcar mascavo
• 2 colheres de sopa de babosa (você encontra em casa de produtos naturais)

Misture os ingredientes em uma tigela de vidro.

Divida o cabelo em duas partes e massageie o creme em todo o couro cabeludo com movimentos de fricção. Coloque uma toalha quente e deixe agir por dez minutos.

Lave com o xampu de costume e deixe secar naturalmente. Se preferir, use o secador e finalize com algumas gotinhas de óleo de girassol aplicado nas pontas. O óleo de girassol dá brilho e ajuda a selar pontas duplas.

Repita a esfoliação a cada 15 dias.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info