Chá de arruda para que serve?

O Chá de arruda é um arbusto cercado de misticismo, conhecida como uma planta capaz de afugentar mau-olhado e que também serve para benzimentos.

Chá de arruda costuma ser utilizada por benzedeiras em suas rezas e em vasos perto das portas de entrada das casas, para cuidar da proteção energética do local.

Chá de arruda alem de tirar mal olhado etc. e tal para que serve?

Se o Chá de arruda funciona no quesito proteção, não se sabe, mas o Chá de arruda tem muitas aplicações em diversas receitas de tratamentos caseiros, sendo bastante utilizada em casos de menstruações difíceis, atrasos menstruais, etc. Tendo um efeito bastante efetivo para provocar a menstruação. Consequentemente, em casos de gravidez, é um risco muito grande, pois, estimula a contração das fibras musculares do útero, causando forte hemorragia e até a morte!

Portanto, se for utilizá-la para forçar a vinda da menstruação, é melhor se certificar de não estar grávida antes!
O Chá de arruda também funciona como potente calmante e, além disso, tem indicação de uso externo, preparado bem forte, para matar piolhos. Também é usado externamente para lavar feridas, sendo usadas as folhas frescas e "machucadas" sobre feridas para ajudar na cicatrização.

Veja outras indicações e propriedades do Chá de arruda.

Propriedades medicinais do Chá de arruda: adstringente, analgésica, antiasmática, antiespasmódica, antiinflamatória, anti-hemorrágica, antiepilética, anti-histérica, antinevrálgica, antitetânica, aromática, carminativa, calmante…
Trata: olhos cansados e inflamações nos olhos, onicomicose, insônia, pneumonia, prisão de ventre, parasitas (piolhos), feridas, sarna, varizes, vermes, etc.
INFUSÃO: De 2g a 3g de folhas secas por litro de água fervente. Beber duas xícaras ao dia.
MACERAÇÃO do Chá de arruda: 1 colher de café de folhas em 1 xícara de café de água quente, deixar por 5 minutos tampada e beber 3 vezes ao dia.
TINTURA: colocar 1 copo de folhas em 1 litro de álcool e deixar por uma semana. Para tratamento de sarna.
INFUSÃO DE 20g de folhas frescas em um litro de água quente. Para piolhos e sarna.

Chá de Arruda receita

Popularmente, o Chá de arruda é conhecida por afastar o mau-olhado e a inveja, mas, para além dessa função, a planta possui diversas propriedades medicinais. Ela possui uma substância chamada rutina, também conhecida como vitamina P, que ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos. Por esse motivo, a erva ou Chá de arruda pode ser utilizada no tratamento de varizes. Além disso, a arruda é indicada no alívio das dores reumáticas, tratamento de cistos, dores de cabeça e úlceras. Isso porque a planta possui ação analgésica, anti-inflamatória, calmante, febrífuga e fortificante.

Para aproveitar todos esses benefícios, recomendamos o consumo do Chá de arruda. Veja como preparar a bebida de Chá de arruda.

Benefícios do Chá de arruda

Você vai precisar para fazer Chá de arruda:

1 punhado de arruda fresca ou desidratada
1 litro de água
Modo de Preparo:

Ferva a água e acrescente a arruda em seguida. Com o fogo desligado, deixe o líquido em infusão por 30 minutos e depois coe.

Posologia do Chá de arruda

Tomar 1 xícara do Chá de arruda de 3 a 4 vezes ao dia.

Cuidados com Chá de arruda.

O Chá de arruda deve ser evitada por mulheres grávidas, pois a erva pode causar hemorragias e até mesmo o aborto. Se consumida em excesso, a erva também causa tremores, vômito, náusea, sonolência, dores abdominais e convulsões.

Chá de arruda Utilidade Medicinal

O Chá de arruda é da família das Rutáceas. Também chamada de Arruda fedorenta, Arruda doméstica, Arruda dos jardins, Ruta de cheiro forte.

Subarbusto de até um metro, mais ou menos, de altura. Folhas alternas, pecioladas, carnudas, glaucas, compostas. Inflorescência em umbelas. O Chá de arruda tem flores pequenas, verde-amareladas. Seu habitat natural é em jardins por causa de suas folhas fortemente aromáticas.

Utilidade Medicinal do Chá de arruda.

O Chá de arruda é utilizada principalmente nas regras (menstruação), suprimidas bruscamente. Seu efeito é fortemente efetivo para provocar a menstruação. Durante a gravidez O Chá de arruda tem um efeito sobre o útero estimulando as fibras musculares, provocando-lhes a contração, ocasiona uma hemorragia grave, às vezes o aborto e ate a morte.

O Chá de arruda é um ótimo calmante para os nervos. Quando aplicada em uma forte dose pode ser usada como mata piolhos assim como o pó das folhas secas serve para o mesmo fim.

O mesmo Chá de arruda é bom para lavar feridas. As folhas frescas, machucadas, aplicadas sobre feridas velhas têm um ótimo efeito cicatrizante.

FIQUE ATENTO: O Chá de arruda é uma planta muito ativa, deve ser usada com muito CUIDADO quando for ingerida. Seu uso deve ser cuidadosamente administrado.

Veja receita de como fazer chá de arruda

O Chá de arruda é principalmente indicado para a falta da menstruação, aliás não deve de maneira nenhuma ser usado por grávidas. É também indicado para as pessoas nervosas, pois funciona como calmante natural. Pode ainda utilizar o Chá de arruda para limpar as feridas, pelo facto de ter propriedades cicatrizantes.
Para fazer o Chá de arruda, coloque numa panela 500 ml de água a ferver, retire do lume e depois, adicione 2 colheres de sopa de arruda em infusão, durante 15 minutos. Coar e beber, 2 a 3 chávenas de chá por dia.

Veja nossa receita de como fazer Chá de arruda.

1 COLHERES DE SOPA DE FOLHA DE ARRUDA FRESCA

1 COPO DE ÁGUA FERVENDO

Picar as folhas, deixar dentro de uma xícara, despejar água fervendo e deixar bem tampada por 15 a 20 minutos .

Tomas 2 copos por dia, para aliviar dores de cabeça e dizem que é excelente contra mau olhado.

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

DESCRIÇÃO : Chá de arruda, também denominada como arruda-fedorenta, arruda-doméstica, arruda-dos-jardins e ruta-de-cheiro-forte, é um subarbusto muito cultivado nos jardins em todo o mundo devido às suas folhas fortemente aromáticas. Atinge até um metro de altura, apresentando haste lenhosa e ramificada desde a base. As folhas são alternas, pecioladas, carnudas, glaucas, compostas de até 15 cm de comprimento e suas flores são pequenas e amareladas.

INDICAÇÃO: O Chá de arruda é indicado para afecção dos rins, azia, asma brônquica, bexiga, dermatite, dor intestinal, enxaqueca, fígado, gases, gota, hemorróidas, inchaço nas pernas, incontinências urinárias, insônia, menstruação escassa e vermes.
Uso externo: Combate a piolhos, varizes, flebites, abcessos e erisipela.

COMO FAZER Chá de arruda: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

Fonte de rutina

A rutina, uma substância também conhecida como vitamina P, está presente na arruda. Ela aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e melhora a absorção da vitamina C, um nutriente que também é encontrado na planta.

A vitamina C atua na melhora da imunidade e é importante para a proteção das células, absorção de ferro por parte do organismo, produção de colágeno que constitui as mucosas, peles e ossos e para a produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor.

Ação analgésica

A planta que dá origem ao chá é composta por uma substância chamada quercetina, um flavonoide com ação antioxidante, que possui propriedades analgésicas, ou seja, que combatem a dor.

Arruda Alívio da ansiedade

O óleo essencial da arruda é composto por substâncias chamadas de undecanona, metilnonilcetona e metiletilcetona. Elas oferecem propriedades calmantes ao serem aspiradas, que podem auxiliar a diminuir os níveis de ansiedade.

Normalização do ciclo menstrual

A arruda pode contribuir neste sentido por estar associada ao efeito de estimular a menstruação. Entretanto, cheque com seu médico antes de utilizar o chá para estes benefícios.
Publicidade

É por este mesmo efeito que o chá de arruda não pode ser consumido por mulheres que estejam gestantes, visto que resulta na contração das fibras musculares do útero, causando uma forte hemorragia.

Arruda mais Qualidade do sono

Para quem fica "aceso" durante a noite e não consegue dormir, dificultando seu descanso e sua recuperação de energia para executar as tarefas do dia seguinte, o chá de arruda também pode ajudar.

Como vimos no tópico 3, ele possui propriedades calmantes, que podem diminuir a agitação na hora de dormir e tornar mais fácil a tarefa de pegar no sono.
Arruda Colabora com o tratamento de condições de saúde

A arruda pode colaborar com o tratamento de problemas de saúde como dores de cabeça e cistos.

Entretanto, não deixe de consultar o seu médico antes de utilizar o chá de arruda como auxiliar no tratamento desses problemas, para se certificar de que ele é realmente apropriado e seguro para o seu caso. E não deixe de seguir todas as orientações dadas por ele para lidar com as condições citadas acima.

Arruda no Sistema digestivo

A planta é conhecida por trazer um efeito tônico ao sistema digestivo e aliviar sintomas desconfortáveis como gases e cólica.
8. Gota e reumatismo (ameniza sintomas)

Não, o chá de arruda não cura essas doenças. Entretanto, a planta utilizada no preparo da bebida ajuda a amenizar as dores provenientes dos sintomas físicos da gota e do reumatismo.
9. Efeito antibacteriano

Por conta dessa propriedade da planta medicinal, o chá de arruda pode ser utilizado como um auxílio à prevenção contra infecções causadas por bactérias.
10. Propriedades antiespasmódicas

Graças à sua ação antiespasmódica, a arruda pode contribuir com a amenização de cólicas menstruais e dores musculares.
Cuidados com a arruda

Considerada uma planta abortiva, ela não pode ser consumida por mulheres que estejam grávidas e que estejam em período de amamentação de seus bebês.

Crianças com menos de seis anos também não devem ingerir o chá de arruda, assim como quem sofre com problemas no fígado ou nos rins ou com condições que atingem o estômago e o intestino como doença inflamatória intestinal, colite e úlceras.

Além disso, em contato direto com a pele, a arruda pode causar bolhas. Já a ingestão de seu óleo volátil resulta em danos nos rins e degeneração do fígado. O uso contínuo do chá de arruda também pode prejudicar o fígado e os rins.

Seu uso está associado a efeitos colaterais como tremores, gastroenterite (inflamação que compromete os órgãos do sistema gastrointestinal), convulsões, vômitos, sonolência, dores abdominais, salivação, fotossensibilidade, salivações, inchaço na língua, secura na garganta, dor de estômago ao urinar, contração da pupila, depressão do pulso e queda de temperatura (arrefecimento da pele).

Recomenda-se que o consumo do chá de arruda seja feito apenas mediante autorização médica, já que se trata de uma planta classificada como tóxica. A ingestão de 120 g de folhas da planta de uma só vez pode causar problemas como dor gástrica violenta e complicações sistêmicas, que incluem a morte.

Experimentos realizados com animais mostraram que a ingestão de 400 g de arruda por quilo corporal por parte dos animais foi alta, causando hemorragias nas glândulas adrenais, no fígado e nos rins.

O consumo considerado seguro para pessoas saudáveis que não se encontrem grávidas é de 30 mg de arruda diariamente.
Como fazer chá de arruda

Ingredientes:

1 colher de sobremesa de folhas de arruda;
Água fervente.