Chá e Chás

------------------------

Chá de alfavaca propriedades e preparo.

A Chá de alfavaca (ocimum americanum) é popularmente conhecida como manjericão de folha larga, manjerona e alfavaca-de-vaqueiro. É muito cultivada na Índia, sendo seu óleo muito usado na indústria de cosméticos e alimentos. Além de ter propriedades medicinais e até afrodisíacas, essa planta é bastante apreciada como planta ornamental, por causa de suas flores, que, assim como suas folhas, são usadas na medicina popular para o preparo de chás, que servem à diversas aplicações. As folhas de alfavaca também são usadas na alimentação, como temperos, sendo muito apreciadas em pizzas, acompanhando molhos e queijos.
Veja algumas das indicações de uso do Chá de alfavaca.

TRATAR DOR DE CABEÇA com Chá de alfavaca: Faça uma decocção com 30 gramas de folhas de alfavaca em uma xícara de água, fervendo por sete minutos e bebendo ainda bem quente.
ACABAR COM AS AFTAS comm Chá de alfavaca: fazer emplastro, moendo as folhas e colocando-as sobre as aftas;
COMO AFRODISÍACO o Chá de alfavaca: Preparar da mesma forma que o tratamento da dor de cabeça e beber três vezes ao dia.
TRATAR DOR DE OUVIDO com Chá de alfavaca: moer as folhas e umedecer um algodão, colocando-o no ouvido, sem colocá-lo no fundo, assim, o remédio age nas paredes internas e externas.
AFASTAR MOSCAS OU EM PICADAS DE MOSQUITOS com Chá de alfavaca: se as moscas estiverem ao redor, incomodando, coloque ramos da planta por perto e, se os mosquitos picarem, amasse uma folha e coloque sobre a picada.
Ela ainda ajuda a aumentar a produção de leite nas lactantes, evita as cãibras no estômago, elimina catarros, febre, tosses, gripe, ajuda a tratar problemas renais, má digestão, gastrite, náuseas e vômito e infecções intestinais.

Como preparar o Chá de alfavaca?

O Chá de alfavaca medicinal preparado por infusão e deve ser bebido ainda quente antes de dormir, já que, durante o sono, o corpo se restabelece, favorecendo as curas.
- Colocar as folhas numa xícara e despejar água fervente sobre elas, deixando-as em infusão por 10 ou 15 minutos. Coar e beber.

------------------------

CHÁ DE ALFAVACA Benefícios.

A planta medicinal Alfavaca de nome cientifico (Ocimum basilicum), e também conhecida por manjericão é procedente do sul da Ásia, Indonésia e Índia; o óleo obtido das folhas de alfavaca destrói as bactérias e insectos. O sumo das folhas alivia a bronquite, catarros e problemas digestivos. Com o seu odor agradável e suave sabor aromático, usa-se como condimento habitual.Contra a flatulência e gases, é antiespasmódica. Cinco gramas de folhas frescas de alfavaca acabam com uma forte dor de estômago. A infusão das suas folhas é diurética, estimulante, digestiva e relaxante; o sumo das folhas com mel alivia a febre, bronquite, catarros e problemas digestivos.
CHÁ DE ALFAVACA (MANJERICÃO)
O chá de alfavaca faz as mães produzirem mais leite. Gargarejando, combate fungos na garganta e na boca. O CHÁ DE ALFAVACA frio é bom para problemas dos olhos, tanto em pachos como em bebida.
Quando há dores de parto, toma-se a raiz desta planta e logo alivia a dor, e ajudará a acelerar o parto. Um raminho de alfavaca na casa afasta os insectos. Uma colher de folhas secas tomadas em infusão combate o vómito e a vertigem.

Uma infusão de folhas secas e gotas de limão acalmam dores de estômago e espasmos intestinais. Um punhado de folhas frescas cozidas e aplicadas na cabeça, massajando, elimina a queda do cabelo.

As folhas frescas fervidas durante 10 minutos convertem-se num elixir para lavagem da boca que elimina qualquer inflamação de gengivas.
Com as flores fazem-se cozimentos que servem pata curar os nervos, vertigens, tosse, cólicas, anginas e enxaquecas de todo o tipo.

As folhas secas trituradas usam-se como cataplasma para aliviar pálpebras, lábios e mamilos doridos. É digestiva e aconselha-se em casos de dispepsia, afecções dos rins e da bexiga. A alfavaca é a grande reguladora do sistema nervoso.
-------------------------

Chá de Alfavaca Manjericão.

Nome popular: Alfavaca, Alfavacão, Manjericão

Nome científico: Ocimum basilicum L.

Família: Labiatae (Lamiaceae)

Origem: Ásia Tropical.

Propriedades: Digestivo, antiespasmódico gástrico (reduz contrações musculares involuntárias), galactógeno (produção de leite), béquico (acalmador da tosse) e anti-reumático.

Características: Subarbusto anual, com forte aroma, de 30 a 50 cm de altura. É muito cultivada em quase todo o Brasil em hortas domésticas para o uso como condimento culinário e medicinal, sendo inclusive comercializada na forma fresca em supermercados. Existem também cultivares de folhas arroxeadas.

Parte usada: Folhas

Usos: É uma erva aromática, restaurativa, que alivia espasmos (contrações musculares involuntárias), baixa a febre e melhora a digestão, além de ser efetiva contra infecções bacterianas e parasitas intestinais.

Seu chá é considerado estimulante digestivo, antiespasmódico gástrico (reduz contrações musculares involuntárias), galactógeno (produção de leite), béquico (acalmador da tosse) e anti-reumático

Forma de uso / dosagem indicada: É recomendado para problemas digestivos em geral na forma de infusão, preparado adicionando-se água fervente a 1 xícara (de chá) de água fervente em 1 colher (de sobremesa) de folhas e inflorescências picadas, ministrando-se 1 xícara (de chá) do coado antes das principais refeições.

Recomenda-se este mesmo chá adoçado com 1 colher (de sobremesa) de mel para problemas das vias respiratórias (tosses noturnas, gripes, resfriados e bronquites). Em algumas regiões do país é usado para problemas da boca e da gargante na forma de bochechos e gargarejos com o seu chá em decocção, preparado fervendo-se ½ litro de água com 50 gramas de folhas secas ou 100 gramas de folhas frescas.

Obs: É desaconselhável o uso por gestantes nos primeiros 3 meses de gravidez.

Cultivo: Pode ser multiplicada tanto por sementes quanto por estacas.

-------------------------

Para que serve o chá de alfavaca?.

O chá de alfavaca é um excelente para problemas renais, má digestão, febre, tosse, estados gripais, náuseas, vómitos, gastrites e gases intestinais. Na lactação, é ainda um excelente ajudante.

Para a preparação do chá de alfavaca são utilizadas as folhas e as flores. As sementes e mesmo as folhas em maceração, são benéficas no tratamento dos peitos gretados aquando da amamentação. É também muito útil para baixar os níveis de ácido úrico.

chá de alfavaca - Receita

A alfavaca, também muito conhecida por manjericão. O chá de alfavaca , além de muitos outros benefícios se mostra bem eficaz nos casos de cólica menstrual.

As cólicas durante o período menstrual são sintomas comuns em mulheres que estão na idade fértil. Junto com a Tensão Pré Menstrual, fazem com que mulheres passem maus bocados por dias inteiros. O melhor caminho para o tratamento da dismenorreia, nome pela qual as cólicas menstruais também são conhecidas, é mesmo um acompanhamento ginecológico. Porém, algumas dicas simples podem aliviar os sintomas.

Exercícios cosntantes (ao contrário de uma vida sedentária), repouso, uma alimentação mais leve, massagens na região abdominal e um chazinho podem ajudar.

Você vai precisar para fazer chá de alfavaca:

Uma colher e meia de sopa das folhas (frescas) de alfavaca
Um litro de água
Modo de Preparo:

Ferva a água e desligue o fogo. Só então acrescente as folhas de alfavaca e deixe tampado por alguns minutos, ou até amornar. Coe em seguida.

Posologia

Beba uma xícara do chá de alfavaca a cada seis horas

Cuidados do chá de alfavaca.

Gestantes devem evitar o chá de alfavaca
Não adoce o chá de alfavaca, pois açúcar pode piorar as cólicas

---------------------------

Chá Alfavaca 30g.

Chá Alfavaca da família das Labiadas, é popularmente conhecida como manjerona e alfavaca de vaqueiro, sendo amplamente cultivada na Índia devido aos variados usos de seu óleo nas indústrias de alimentos e cosméticos. A Alfavaca (Ocimum americanum L), também chamada de manjericão de folha-larga, é bastante apreciada como planta ornamental devido às suas flores. Na medicina popular, as suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás, devido a suas propriedades tônicas e digestivas.

INDICAÇÃO: O chá de Alfavaca é utilizado para problemas renais, má digestão, febres, tosses, aumentar a lactação, cãibra do estômago, catarro, enxaqueca, garganta, gases, gastrite, gripe, náuseas, vômitos e infecções intestinais.

O chá de Alfavaca DESCRITO ACIMA É COMPOSTO DE MATÉRIA-PRIMA VEGETAL SECA. OU SEJA, TRATA-SE DE UMA LINHA FRACIONADA DE ERVAS MEDICINAIS QUE MANTÉM POR MUITO MAIS TEMPO O SABOR, O AROMA E AS PROPRIEDADES DA PLANTA E DO CHÁ EM QUESTÃO.

Como fazer chá de Alfavaca.

O chá de Alfavaca como a maioria dos chás é de fácil confecção.
Por infusão basta colocar 2 colheres de sopa de folhas, ou flores num litro de água acabada de ferver. Deixar repousar cerca de meia hora, coar e beber 3 chávenas por dia.
Para uso externo é utilizado para gargarejos sempre que apareça dor de garganta ou aftas.
As suas folhas amassadas são utilizadas para curar feridas.

chá de Alfavaca (Ocimum basilicum )
Também conhecida como alfavaca-cheirosa, manjericão-grande, manjericão-das-cozinhas, basílico-grande.

Utilizada para tratar má digestão, vômitos, náuseas, flatulência, doenças dos intestinos e rins, febre, falta de leite materno, afecções bucais (halitose), queda de cabelo, tuberculose pulmonar.

Parte usada: folhas e sementes, por infusão.

Outros nomes da planta: remédio-de-vaqueiro, manjericão-de-folha-larga.

Externamente usa-se para gargarejos em casos de dor de garganta, angina, aftas. As folhas amassadas são boas para curar feridas. Com o chá das folhas, ou com o chá das sementes em maceração, preparam-se compressas que as mães lactantes aplicam sobre os bicos dos seios afectados.
Usada em banhos, no tratamento do reumatismo, de cálculos e cólicas renais.
Um dos poucos recursos que temos para baixar a taxa de ácido úrico.

Mais informação:
Nomes científicos: Ocimum Basilicum, Ocimum gratíssimum
Outros nomes: Basilicão, Manjericão, alfavaca-do-mato.

Usa-se o cozimento das folhas em banhos, emplastos e bafos, no tratamento do reumatismo, inflamação dos testículos, paralisia, pernas inchadas, cálculos e cólicas renais. Internamente, o chá em infusão para areia dos rins, tosse convulsa e irregularidade menstrual, angina, ajuda o estômago, diurético, estimulante, sudorífico. 5 g de folhas para meio litro de água fervente.

Este produto não substitui a orientação médica, no caso de persistência dos sintomas, um médico deverá ser consultado.

------------------------------

Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info