Chá e Chás

------------------------

Chá de abacate para DIABETE, FÍGADO E DOR DE CABEÇA.

O Chá de abacate pode substituir a carne, porque contém gordura e o mesmo valor nutritivo.

O Chá de abacate serve especialmente aos diabéticos, tanto a fruta como as folhas. Às pessoas atacadas por esse mal é aconselhável um tratamento à base do Chá de abacate o durante quinze dias:

1. Coma em jejum metade de um abacate amassado.

2. Após as refeições, tome um Chá de abacate de folhas secas de abacateiro (sem açúcar).

O Chá de abacate folha do abacateiro também serve para a limpeza do fígado. Se o fígado não vai bem por estar saturado de gordura e tóxicos, faça um chá das folhas SECAS do abacateiro e tome-o em goles, de hora em hora, durante todo o dia, repetindo por 15 dias.

O caroço do abacate serve como tônico capilar.

Em dores de cabeça, aplique folhas quentes do abacateiro na cabeça, em compressa. Use sempre folhas secas, pois as verdes provocam palpitações cardíacas.

------------------------

O chá da folha do abacateiro é diurético.

O chá da folha do abacateiro é diurético e carminativo (elimina gases intestinais) e ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras.

Evite tomar grandes quantidades diárias do chá (mais de 2 xícaras/dia), pois sendo diurético pode reduzir muita a pressão arterial em pessoas que tenham essa doença.

Sendo diurético também procure tomar pela manhã e no máximo até 17 horas.

O caroço (semente) tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria.

A polpa do abacate é considerada afrodisíaca. Já no caroço (semente) concentra-se parte do poder de aumentar a libido.

A polpa pode ser consumida com mel ou melaço de cana (use pouco) e recomendo evitar o uso de qualquer tipo de açúcar, seja o branco, invertido, demerado ou mascavo. Pode ser misturado com iogurte e outros alimentos.

A polpa é muito rica em nutrientes, vitaminas, sais minerais, antioxidantes e principalmente gordura boa. Suas gorduras são parecidas com as do azeite de oliva e seu teor de colesterol é irrisório ao contrário do que muita gente pensa. É boa para o coração e vasos.

O abacate escurece por ação do oxigênio do ar sobre os nutrientes contidos na polpa produzindo radicais livres. Assim acontece com a banana, a maçã, batata e outros vegetais depois de cortados quando perdem a proteção da casca que funciona como uma roupa protetora. Para evitar o escurecimento da polpa passe um pouco de limão, rico em vitamina C, que tem ação anti-radicais livres.

As cascas são ricas em fitonutrientes que protegem as plantas contra a ação dos radicais livres. É por isso que deve-se comer a casca de algumas verduras e frutas. Com isso estamos consumindo seus nutrientes que também nos protege.

Mas existe um cuidado a ser tomado. Algumas frutas como o morango - um dos mais ricos em nutrientes, ao serem cultivados recebem uma carga muito grande de herbicidas que se acumulam exatamente na casca. Outros alimentos também tratados com muito herbicida são o tomate e a batata do reino.

Procure comprar em feiras onde se vendem produtos sem uso de agrotóxicos e de boa procedência.

Do ponto de vista prático seu uso mais freqüente em fitoterapia é como chá diurético.
-------------------------

O abacate.

Propriedades Nutricionais: O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas (a mesma o azeite de Oliva), vitaminas, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).
Valor Calórico: 100 gramas de abacate fornecem 162 calorias
Propriedades Medicinais: O abacate beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sangüíneos. Sua gordura age como antioxidante, bloqueando a
toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias. Além disso, é um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes.

Medicina Popular abacate:

Dor: Do abacate se extrai um azeite muito bom para combater localmente a dor reumática e dor da gota.
Diurético: O chá da folha do abacateiro tem fama de ser diurético e carminativo. É usado para eliminar cálculos renais e gases intestinais.
Ação intestinal: o caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria.
VOCÊ SABIA?

- Ao contrário do que ocorre com a maioria das frutas, os abacates só começam a amadurecer depois de colhidos. A fruta já desenvolvida pode ser deixada na árvore por seis meses sem que se estrague. Uma vez colhido, entretanto, o abacate verde amadurece em poucos dias.

- O abacate é nativo da América Central. O México é o maior produtor.

- O abacate tem mais proteína do que qualquer outra fruta – cerca de 2g para cada porção de 110g.

Servido como parte de uma refeição ou lanche com baixo teor de gordura, o abacate contribui com alguns nutrientes importantes. Cento e dez gramas, ou seja, aproximadamente a metade de um abacate médio, fornecem 500mg de potássio e mais de um terço da necessidade diária recomendada de folato; fornece, também, 10% ou mais das necessidades diárias recomendadas de ferro, magnésio e vitaminas A, C, E e B6.

O abacate deve ser servido cru – pois ele se torna amargo quando cozido. É possível, entretanto, acrescentá-lo a pratos quentes que já tenham sido cozidos, misturando-o com um molho de massa condimentado ou em fatias sobre um peito de frango grelhado.

Rico em nutrientes, bloqueia agentes cancerígenos.
O abacateiro é uma árvore altaneira de belo porte, que chega a 20 m de altura. Suas folhas são abundantes, de cor verde ou castanho-clara. O fruto tem a forma de uma grande pêra, com uma enorme semente e polpa gordurosa, amarelada, de excelente sabor. É oriundo da América Central e cultivado em regiões tropicais. Seu nome científico é Persea gratissima Gaert e pertence à família Lauraceae.
Existem 3 tipos de abacate: o mexicano, o guatemalense e o antilhano, este último cultivado no Brasil. O avocado é uma mistura de 2 tipos de abacates e surgiu nos Estados Unidos, sendo cultivado em nosso país após 1980. Ele é pequeno, de casca verde rugosa e mais rico em gorduras monoinsaturadas, e não forma colesterol no nosso organismo.
O uso regular do abacate na alimentação beneficia as artérias, reduz o colesterol e a pressão arterial e dilata os vasos sanguíneos. O ácido oléico, seu principal componente de gordura monoinsaturada, bloqueia a toxidade do mau colesterol, conhecido como o destruidor das artérias. O abacate também age contra a prisão de ventre, perturbações digestivas. Melhora o funcionamento da vesícula biliar, é balsâmico e ajuda a normalizar distúrbios na menstruação.
Especialistas em doenças cardíacas desaconselham os ácidos graxos (gorduras saturadas) de origem animal, pois elevam os níveis de colesterol no sangue, acumulando-o nas artérias e obstruindo-as. A degeneração das veias circulatórias acaba provocando acidentes vasculares. Por isso os especialistas recomendam a ingestão de gorduras monoinsaturadas, como a do abacate.
O grupo dos ácidos monoinsaturados atua de modo seletivo, eliminando o LDL, responsável pelo acúmulo de colesterol no sangue.

O abacate é antiinflamatório, auxilia na desintoxicação do fígado. Suas substâncias ativas, testerol e lecitina, ó tornam eficaz no tratamento das artroses, reumatismo e gota. O chá de suas folhas ou o pó do seu caroço torrado e moído acabam rapidamente com diarréia. O uso do caroço triturado e tostado, em forma de chá, elimina a tênia e outros vermes intestinais.
Externamente, elimina a caspa, fortalecendo os cabelos e combatendo a calvície.

O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico. O abacate possui ainda glutationa, um anti-radical livre, capaz de bloquear cerca de 30 agentes cancerígenos diferentes. As vitaminas do abacate agem contra problemas da visão, participam do crescimento dos ossos e dentes, combatem os radicais livres e atuam no processo de renovação da pele. As vitaminas do complexo B facilitam o metabolismo normal dos carboidratos. A vitamina B 1 ou tiamina, protege contra a síndrome da morte súbita, controla a diabetes e é útil no tratamento de herpes. A B 2 (riboflavina), é essencial para a produção de energia do organismo e auxilia a formação da glutationa. A vitamina E, protege contra doenças cardiovasculares, estimula o sistema imunológico, protegendo contra doenças da pele. Pode formar compostos com os radicais livres, servindo como antioxidante, chamada também de vitamina da beleza. A vitamina A é necessária para a boa visão, é anticancerígena e anti-radicais livres. A vitamina C, aumenta a imunidade contra infecções, reduz o colesterol e combate a infertilidade, tendo também ação anticancerígena.
Possui os seguintes minerais: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias; fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio.
A lecitina do abacate possui substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo, evitando obstruções nas paredes dos vasos e artérias, que dificultam a circulação, uma vez que emulsifica biologicamente as gorduras e reveste as gotículas de lipoproteínas, tornando-as dispersas e solúveis.
Uso externo:-para tratar cefaléia ou nevralgia, preparam-se as folhas em água quente, que depois de mornas são colocadas sobre a cabeça.

O resultado é imediato. O chá também pode ser usado sob a forma de compressa, várias vezes ao dia.
Uso interno – em caso de gases intestinais e problemas renais, as folhas podem ser usadas como chá, tomando duas xícaras, duas vezes ao dia. Para tratar irregularidades na menstruação, pode-se usar o chá das flores, uma xícara, duas a quatro vezes ao dia. Em casos de diarréia, disenteria e vermes, usam-se os caroços torrados e moídos numa decocção de duas colheres (café) em uma xícara de água morna, três vezes ao dia.
A polpa é bastante energética; uma dose de 100 g contém 198 calorias.

É curioso: muitas pessoas acham que o abacate aumenta o colesterol, o que é um erro. Em primeiro lugar, o colesterol é uma gordura animal, então não existe no abacate. Em segundo lugar, as gorduras monoinsaturadas presentes no abacate ajudam a reduzir o colesterol e os triglicerídeos. E viva o abacate! Está chegando a época dele…

-------------------------

Veja para que serve Abacate.

Abacate ou Persea americana.

Estamos diante de uma planta que muitos poderiam estar perguntando: Abacate??? É o mesmo abacate que utilizamos como fruta para preparar um frappé ??? Mas possui ação medicinal ???.

Sim, isto mesmo, é a mesma planta, e o que muitos não imaginam, é o poder terapêutico que esta planta de nossos pomares possui. Mas primeiramente vamos falar um pouco mais de história.

Nativa da América Central, o abacate já era utilizado pelas civilizações pré-colombianas como alimento e medicamento. Foi levado para a Europa como um fruto exótico pelos colonizadores, mas como é uma planta de clima tropical não se aclimatou às condições climáticas do Velho Continente.

Provavelmente foi introduzido no Brasil pelos portugueses, encontrando condições de solo e clima favorável, acabou fixando residência de maneira definitiva, se tornando até mesmo bem brasileiro.

Planta que pode atingir até uns 15 metros de altura, com folhas de coloração verde escura e frutos de vários formatos e tamanhos. No Brasil o mercado prefere abacates grandes, de polpa amarelo claro, sem fibras, e adocicado, e é empregado principalmente para preparo de bebidas adocicadas com leite, ou mesmo amassado com açúcar.

No resto do mundo os frutos são consumidos na forma de saladas bem temperadas ou então na forma de cremes salgados e temperados com pimentas e outros condimentos. No México, um dos locais de origem do abacateiro, existe a famosa guaca mole, que é preparado com abacate bem picadinho e temperos diversos, como pimenta-do-reino, alho, limão, sal, salsa e cebolinha; e é consumido com outros pratos, como o taco, ou mesmo uma salada de alface.

Quanto as qualidades terapêuticas do abacateiro estas são inúmeras. Vamos começar pelas folhas, que possuem ação diurética devido a ação do princípio ativo D-perseitol. Indicada para afecções do sistema urinário como cistites e uretrites, possui uma ação levemente carminativa, e hipotensora suave.

Pode ser utilizada tanto na forma de cápsulas, tinturas ou mesmo o chá das folhas. Quanto ao fruto, por ser rico em óleos fixos, estes são muito empregado como fitocosméticos. Estes óleos possuem ação, nutritiva e emoliente da pele, deixando-a macia e sedosa.

Experimente fazer uma máscara facial com abacate bem amassado, ou então quem tiver os cabelos muito secos, pode aplicar nos cabelos e deixar alguns minutos. Os resultados são impressionantes. Já as sementes possuem ação anti-inflamatória.

Em algumas regiões do interior é comum as pessoas colocarem um caroço de abacate bem picado em um litro de álcool e deixar macerando por alguns dias.

Quanto estiver com dores musculares ou articulares é só passar o álcool com abacate que em poucos minutos a dor começa a ceder. O abacateiro serve de exemplo da importância de se conhecer, não só a planta, mas também qual parte da droga pode ser utilizada para determinada finalidade terapêutica.
---------------------------

Abacate – Uso medicinal do Abacateiro.

O abacateiro é uma planta popularíssima por quase toda a extensão do território brasileiro, de origem estrangeira, mas aclimatada muito bem entre nós, sendo de vegetação espontânea em muitos lugares.

Uso medicinal do Abacateiro
Chá do Abacateiro

Do abacateiro são usadas as folhas , as quais possuem qualidades diuréticas e laxativas, auxiliando o organismo na eliminação de líquidos e toxinas acumuladas.
Indicadas para regimes de emagrecimento, nas doenças renais e das vias urinárias e nas perturbações hepáticas. Atua como carminativo e tem suave ação laxativa e diurética, promovendo a eliminação do excesso de líquido no organismo e o esvaziamento do intestino. É usado também para combater gases intestinais.

Modo de usar

Dose – Chá: 3 xícaras por dia ou
Cápsulas: tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia, antes das principais refeições.

Observação – Alguns laboratórios especializados em manipulação de plantas medicinais, dispõe de ervas medicinais em forma de cápsulas. Sendo um laboratório de confiança, nada temos contra a adoção de cápsulas em vez do chá de folhas.

------------------------------

Óleo Vegetal de Abacate.

Contém vitaminas D e E. O Óleo de Abacate é aplicado principalmente pela indústria farmacêutica e cosmética. Cremes para face e mãos, em produtos para a pele, produtos para tratamento de estrias e rugas, é bastante usado em vários tipos de massagens. Por ser um óleo que penetra fundo nos tecidos, deixa a pele macia e nutrida. Apresenta alta absorção de raios ultravioleta agindo como potente filtro solar.
Óleos Vegetais

São óleos extraídos de castanhas e sementes por método de expressão a frio mantendo as propriedades naturais da planta de origem, ricos em vitaminas naturais e ácidos graxos. Na AROMATERAPIA é excelente veículo para diluição dos óleos essenciais permitindo que as minúsculas moléculas se espalhem pela pele intensificando sua penetração em massagens loção pós-banho e hidratante para a pele.

Diluição dos óleos essenciais em óleos vegetais.

Misture até 3 tipos de Óleos Essenciais numa diluição para massagem.

30ml (3colheres de sopa) de óleo vegetal - adicionar até 15 gotas de óleos essenciais.
10ml (1 colher de sopa) de óleo vegetal - até 8 gotas de óleos essenciais.
------------------------

Chá de folha de abacateiro para a gota

A gota é uma doença provocada pelo excesso de ácido úrico no sangue e que acaba depositado nas articulações.

Tomar o chá de folha secas de abacateiro, ajuda a eliminar o ácido úrico, atenuando os sintomas.

É ainda muito útil para a redução de gases intestinais e como diurético é excelente para os rins e bexiga.

Em pessoas com tendência a ter tensão arterial baixa devem ter cuidado com a quantidade ingerida e nunca deverão tomar mais do que 3 chávenas por dia.

Para fazer o chá, coloque 500 ml de água a ferver, depois retire do lume e adicione 10 folhas de abacate secas que encontra em ervanária ou loja da especialidade.

Deixe repousar durante 15 minuto, coe e beba de seguida.
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info