Chá da tarde não perde o glamour

Aristocrático, o chá da tarde remete a imagens glamourosas.

Lembramos logo dos ricos salões europeus das cortes do século XVII, com todo o 'mise en scène' de homens e mulheres elegantes, servidos por 'valets'", descreve Fernando Rezende, gerente geral da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa. O costume continua elegante e é simples de ser organizado.

Inspire-se em cardápios para fazer o seu chá da tarde

Farto em guloseimas e bebidas, o chá da tarde segue regras. O chef Renato Freire, da Confeitaria Colombo, conta que a forma de servir é ordenada. Começamos com os salgadinhos, depois os sanduíches e por fim, os doces. A explicação é simples. "Começar com os doces fica enjoativo.

A bebida requer cuidados no preparo. Nunca deixe o chá ferver. O ideal é aquecer a 90 graus, porque a água fervente tira os elementos voláteis do chá e com isso o aroma e o sabor. Freire ainda revela um truque para deixá-lo mais saboroso: "pingar uma gotinha de limão realça o sabor. A acidez da fruta deixa o gosto do chá mais pronunciado. A bebida deve ser servida com a xícara quente.

E o que não pode faltar em um chá da tarde? Cada um tem os seus quitutes indispensáveis. No clássico da Confeitaria Colombo não pode faltar o casadinho de doce de leite e o sanduíche de pepino, tradicional entre os ingleses. Já a inglesa Carol Bisoni, do Café Botanica, conta que seu típico chá inglês não dispensa scones com geléia e chantilly e os mini sanduíches de salmão defumado com pepino. E Fernando Rezende destaca os "diversos tipos de chá, preferencialmente importados ingleses".

Hora certa

Obedecer a hora do chá tem uma razão. Renato Freire explica: A hora ideal para tomar o chá é à tarde, não à noite, pois ele tem cafeína e pode tirar o sono. E para quem se animou em organizar um, Carol Bisoni dá dicas de boas ocasiões: aniversários, reuniões de amigas, chás de bebê e chás de panela

Sugestão de Cardápio para Chá da Tarde

Chegamos a um evento com características bem peculiares. Todo o chá tem um charme especial e como tal deve apresentar diferenciais. Além da meticulosidade quanto à escolha do menu e à confecção dos quitutes e bebidas, a organização de um chá requer atenção especial com relação à disposição das mesas.

Um detalhe importante a ser observado: considerando-se que muitas vezes o público é feminino e de mais idade (acima de 60 anos), é recomendável organizar mesas e cadeiras de forma a garantir maior conforto e boa circulação. A decoração é outro ponto importante em um chá da tarde, exigindo extremo cuidado, bom gosto e equilíbrio.

os quitutes servidos neste tipo de evento dependem sempre das preferências do cliente. Todavia, devem seguir um padrão impecável de qualidade, no que se refere às bebidas chá, chocolate, sucos, água mineral, etc. e alimentos(quentes, frios, pães, tortas, etc.). Uma certa dose de cor e requinte sempre combina com chás. Deve contar também com uma grande variedade de chás. Seja sempre uma afitriã que sirva como se fosse para você mesma.

Café, chá, leite, chocolate quente, sucos de laranja, caju e abacaxi naturais, croissants, pão francês individual, torradas, manteiga individual, mel, presunto cozido, salame, mortadela, queijo prato fatiado, ricota, iogurte natural, iogurte de frutas, queijo brie, compotas de pêssego, ameixa seca, damasco e pêra, cereais, tortilhas, torta de maçã, morango e queijo, bolo, pudim de leite condensado.

Chá da tarde: saiba quais restaurantes servem essa refeição

Na Inglaterra do século XIX, Anna, duquesa de Bedford, inventou a moda do famoso lanchinho vespertino. Composto de chá e quitutes doces e salgados, tinha de ser servido pontualmente às cinco da tarde.

Confira uma seleção com sete endereços na cidade que oferecem refeições como essa, sem tanta rigidez no horário.
(obs. preços por pessoa)

As Noviças: parece um convento mas é uma casa de chás

Parece um convento. A decoração é colonial, o som ambiente é de cantos gregorianos e as garçonetes usam uniformes de freirinhas.

A casa, em funcionamento há mais de trinta anos, oferece cerca de sessenta tipos de quitutes e 22 tipos de chás como o preto com canela, o verde e o de laranja com cravo.

São oferecidos salgadinhos, entre eles coxinhas, folhados e quiches, e, para completar, strudel de maçã, musse de abacaxi e tortas doces como a holandesa e a de morango. Funciona de terça a domingo das 15 às 22h30 e aos sábados até meia noite. O serviço completo custa 35 reais.

Um chá da tarde muito especial

Essa é uma festa de garotas! Porque não há nada melhor do que aproveitar o clima frio e reunir as amiguinhas para um divertido e charmoso chá da tarde, com direito a muitos bolos, doces, chocolate e, por que não, chás!!!! Não sei se os meninos iriam curtir o tema, o monte de rosas, laços e frufrus, que já fazem parte do DNA feminino. Mas, sempre há uma possibilidade, adaptando aqui e ali…

DECORAÇÃO

O visual dessa festa é muito importante para colocar todos no clima.Escolhido o local (que pode ser sua sala, o salão do prédio ou mesmo uma adaptação no buffet), pense em como deixá-lo mais aconchegante…

Depois, escolha uma louça bacana

E depois, imagine como criar uma mesa tentadora! E não precisa economizar no rosa

Detalhes que fazem a diferença: mimos nas xícaras…

Tons combinando e formatos diferentes…

Cadeiras que ganham uma decoração diferente (gente, isso é só faixas de tule e qualquer flor seca!!!)…

Olha essa toalha com babados!

E as comidinhas servidas de forma diferente também vão fazer as meninas se divertirem…

BOLO
O bolo tem de ser gostoso e BONITO! Vale os tradicionais e os cupcakes…

COMIDINHAS
Apesar da mesa, os salgadinhos devem ser fáceis de pegar na mão e comer. Ou devem estar em pequenas porções. Inspirações: mini pizzas de tomate e requeijão, tortinhas de espinafre e mussarela de búfala e macarrão com queijo…
Invista em doces lindos e gostosos…

Não pode faltar o chocolate quente, é claro…

ATIVIDADES

Brincadeiras deliciosas: separe chocolate granulado e confeitos coloridos para as crianças decorarem cupcakes…

Invente a hora da manicure para todo mundo sair de unha colorida…

Tatuagens feitas de adesivo, lápis, canetas e tintas são sempre um sucesso!

LEMBRANCINHA
A lembrancinha pode ser mimos bacanas, como sachês, presilhas, colares, todos colocados em lindas caixinhas nas cores da festa…


E na Elo 7 você encontra…

Bandeirolas para colocar a casa no clima da festa, da Retalhinho de Pano

Divertidas xícaras para deixar o chá mais gostoso, criadas pela Devaneios Cerâmicos

Sachês com aroma de chocolate, baunilha, tuti-fruti ou morango, para dar de lembrancinha, da Borbolets

Charmosas toalhinhas para deixar a mesa ainda mais tradicional, da Tecendo Artes

Chá da Tarde Receitas

Smoothie de morango e banana

As frutas são super importantes pra nossa saúde e beleza, não é? Infelizmente eu quase nunca como, acreditam? Não tenho o hábito.. :(.. Mas adorooo os smoothies! São uma forma deliciosa de ingerir várias frutas da estação nesta bebida deliciosa - energética e de baixa caloria - que pode misturar polpa de frutas, iogurte, cereais, leite de soja, mel, folhas de hortelã e por aí vai. Apesar de ser parecido com um milkshake, é mais saudável, pois a essência é a própria fruta (e não o sorvete).

O ideal é que todos os ingredientes sejam utilizados geladinhos ou até congelados, pra que a consistência fique cremosa (você pode lavar bem as frutas e congelá-las para preparar na hora!). O meu preferido é de morango e banana! Essa combinação de frutas é perfeita!! Os smoothies são ótimos para servir no café da manhã ou num lanche da tarde!!

Ingredientes

-1 xícara de leite semidesnatado

- 1 banana (pode ser congelada)

- 3 morangos grandes (podem ser congelados)

- 1 colher (sopa) de iogurte sabor baunilha (ou morango ou banana, como você preferir). A receita é uma colher, mas eu coloquei um pote e ficou mais gostoso!!

- 1 colher (chá) de mel

Modo de preparo:

1. Em um liquidificador, junte todos os ingredientes. Bata até a mistura ficar homogênea e sem que dê pra sentir pedaços de frutas.

2. Se ficar muito grosso, acrescente um pouco mais de leite.

3. Despeje-a em um copo alto.

3. Sirva em seguida e delicie-se! :)

Rende uma porção. Para duas pessoas, dobre a quantidade.

Quem morar em Porto Alegre, pode provar os deliciosos smoothies da Saúde no Copo! São meus preferidos!!! Amo o Smoothie Campeão, feito com suco de abacaxi com banana e morango ou o Frutas Vermelhas, com suco de maçã com mamão, amora, morango e framboesa.! Depois de uma corridinha no Parcão, é uma delícia