Chá e Chás

------------------------

Anis estrelado chá.

Anis estrelado Essa sabedoria transparece também naquelas pessoas que trabalham há décadas lá no Mercadão, sempre com uma história para contar, um novo sabor para experimentar e um aroma para nos inspirar.

Foi o que aconteceu com o perfume encantador do Anis estrelado, que além de ser lindo em sua forma de estrela, guarda em cada ponta uma sementinha. Seu cheirinho me lembrou os drops de anis que eram moda na minha meninice.

O que se faz anis estrelado? Para que serve? Qual sua propriedade? Descobri então que além de aromatizar bebidas e deixar o açúcar perfumado, ele tem propriedades interessantes.

Anis estrelado ou anis-estrela (Illicium verum) é uma planta originária da China. Considerado uma especiaria, é conhecido também por suas propriedades antissépticas, antiinflamatórias, calmantes, digestivas e diuréticas. Na culinária, a Estrela de Anis é utilizada para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas. É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A, o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu)

Peras Estreladas

Ingredientes:

  • 1 pitada de pimenta da jamaica
  • 1 canela em pau
  • 3 cravos-da-índia
  • 1 xícara (chá) de mel
  • 2 xícaras (chá) de champagne
  • 1 colher (chá) de amido de milho sem ser transgênico
  • Folhas de hortelã para decorar
  • 6 peras
  • 1 anis-estrelado

Modo de Preparar:
Calda: em uma panela, coloque o champagne, o mel, o cravo, a canela em pau, a pimenta da Jamaica, o anis-estrelado ou a erva-doce e o amido de milho. Leve ao fogo até ferver.
Em seguida, descasque as peras, conservando os cabinhos, e vá dispondo uma ao lado da outra na calda semi-pronta. Mantenha o cozimento em fogo baixo, virando de vez em quando, até que fiquem cozidas e a calda espessa.
Retire e espere esfriar. Monte a sobremesa com uma pêra, um quadradinho de chocolate meio amargo e uma bola de sorvete de creme. Finalize, enfeitando com folhas de hortelã. Uma sobremesa saudável, linda e com sabor muito especial.

------------------------

Banana ao Gengibre e Anis-Estrelado

Ingredientes:

  • 4 bananas-nanicas médias
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de gengibre ralado grosso
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 4 anises-estrelados
  • 1 xícara (chá) de chantilly

Modo de Preparar:
Descasque as bananas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Reserve. Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo por 6 minutos, ou até obter um caramelo.
Acrescente as bananas, o gengibre, a manteiga, o anis-estrelado e ½ xícara (chá) de água.
Tampe a panela e deixe no fogo por 5 minutos, ou até a banana ficar macia, mas sem desmanchar e quebrar. Retire do fogo. Coloque as bananas nos pratos, despeje a calda e disponha o chantilly. Decore com anis-estrelado.
Variações: Muito bom com sorvete e esta semana fiz para acompanhar o requeijão e ficou divino.
-------------------------

O anis estrelado‏ ou Erva Doce no Brasi.

O anis estrelado, amplamente cultivado na China, é o extrato-base (75%), da produção docomprimido TAMIFLU, da Roche - (empresa do antigo Secretário de Defesa dos EUA Donald Runsfield).

Mas, como é um pouco difícil encontrar o anis estrelado aqui no Brasil, podemos usar o nosso anis mesmo - a erva-doce - pois esta erva possui as mesmas substâncias, ou seja, o mesmogás, princípio ativo do anis estrelado, e age como anti-inflamató ria, sedativa da tosse,expectorante, digestiva, contra asma, diarréia, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga, gastrointestinais, etc ...Seu efeito é rápido no organismo e baixa um pouco a pressão, devendo ser feito o chá com apenas uma colher de café das sementes para cada 200ml de água, administrandouma a duas vezes ao dia, de preferência após uma refeição em que se tenha ingerido sal.

Se você está lendo, ajude a divulgar o uso da erva-doce como preventivo do H1N1, ou mesmo como remédio a ser tomado imediatamente após os primeiros sintomas de gripe, pois seu princípio ativo poderá bloquear a reprodução do vírus e mesmo evitarseu maior contágio.

Porém, pouco ou nada adiantará utilizar a erva-doce após 36 horas do possível contágio pelo H1N1, pois a erva não terá mais força substancial p/bloquear a propagação do vírus no sistema respiratório.

Efeitos colaterais : pequena sonolência nas duas primeiras horas - evitar dirigir e/ou operarmáquinas.

OBSERVAÇÃO :- O uso da erva-doce é alternativo e poderá ser até eficaz, mas não substitui a assistênciamédica necessária;- Donald Rumsfield compra 90% da produção mundial do anis estrelado da China desde 1997, quando surgiram os primeiros casos de gripe aviária H5N1 (uma das variáveis do H1N1) ... seria por acaso?

-------------------------

Anis-estrelado - Ilicium verum.

A árvore do anis-estrelado faz lembrar o loureiro pelo seu belo porte e a magnólia por suas flores decorativas. Toda a planta exala um agradável aroma semelhante ao anis, ainda que mais intenso. Introduzida na Europa no século XVII, a China é o seu maior produtor. Os chineses o utilizam para temperar carnes e frutos do mar.

Não é plantado comercialmente no Brasil, e é a base para o fármaco Tamiflu, atualmente utilizado para combater a gripe suína. Originário do Sul da China, é cultivado em zonas quentes e úmidas do continente americano. É uma árvore da família das Magnoliáceas, que atinge de 2 a 5 metros de altura. A sua casca é branca e as folhas perenes e lanceoladas.

Seus frutos têm a forma de estrela de 8 a 12 pontas e é de cor castanha. A essência do anis-estrelado, por conter anetol, tem efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso, causando delírios e convulsões, quando tomado em doses elevadas.

O anis-estrelado (Illicium verum ), não deve ser confundido com o anis (pimpinella anisum L.) apesar de conter o mesmo princípio ativo (anetol) tendo propriedades semelhantes àquela planta. É digestivo como o anis, porem é mais concentrado.

É carminativo e muito útil nos casos de digestões difíceis, fermentação intestinal e flatulência. Alivia os espasmos das visceras ocas (estômago, vesícula biliar, intestino, útero).

O anis-estrelado é também conhecido como anis-da-China, anis-do-Japão, anis-da-Sibéria, funcho-da-China.

Em portugual: badiana, anis-estrelado; Espanha: anis estreliado, anis de estrella, anis de China; França: badiane, anis de la Chine; Inglaterra: star anise, Chinese anis.

---------------------------

Anis Estrelado – Propriedades Medicinais.

Estrela-de-anis ou anis-estrela (Illicium verum) é uma planta originária da China.

É considerado uma especiaria. Possui um aroma idêntico ao do anis, pois contém o mesmo óleo, embora seja mais forte.

É conhecido também por suas propriedades antissépticas, antiinflamatórias, calmantes, digestivas e diuréticas. Na culinária, a Estrela de Anis é utilizada para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas.

É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A, o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu). (Fonte: Wikipedia)

Anis Estrelado
Nomes Populares:Anis-estrela,anis-estrelado,anis-verdadeiro,anis-da-sibéria,badiana,badiana-de-cheiro,estrela-de-anis,funcho-da-china,

Propriedades:É anti-séptica,aromática,calmante,estimulante,expectorante.Eficazemcasos de bronquites,tosses,Alivia o cansaço,Melhora a digestão,Atua como diurética.

------------------------------

Propriedades benéficas a saúde do anis-estrelado.

Árvore de belas flores, originária da China, país que a produz em maior quantidade, não é cultivada comercialmente no Brasil, mas seu uso é muito comum por aqui. A árvore de grande porte produz frutos em formato de estrela, daí o nome, e estas são as partes da planta utilizadas.

Na China é utilizada na culinária, para temperar frutos do mar e carnes, devido a seu aroma peculiar. Por aqui, usada medicinalmente, é mais comum em infusões, fervendo-se água e acrescentando as "estrelas", deixando em descanso por alguns minutos antes de beber.
Possui propriedades semelhantes à erva doce e ao anis (pimpinella anisum L), não devendo ser confundido com este, apesar de também conter o anetol como princípio ativo. Ele tem efeito digestivo como os outros, mas muito mais concentrado.

Indicado para tratar espasmos do estômago, intestino, útero e vesícula, também acaba com gases e cólicas, auxiliando em qualquer problema relacionado com a digestão. O anis pode ser chupado para combater mau hálito, fazendo isso após as refeições, dois problemas serão resolvidos, já que a digestão também pode ser beneficiada assim.
Gastronomia

Aqui em nosso país, apesar de as aplicações deste fruto se limitarem em maior parte às receitas medicinais caseiras, também vem sendo experimentadas receitas na culinária, como o uso em biscoitos ou massas de bolos, fervendo-se leite com o anis-estrelado e usando esse leite como aromatizante emoliente nessas receitas e, a exemplo da culinária chinesa, também tem sido testado em temperos de carnes.

Claro que ainda não se tornou um costume, mas, os que apreciam a gastronomia, já perceberam que este também pode ser um tempero sofisticado e aromático.

Além das propriedades medicinais, esta planta também surge no campo culinário, como este prato, que é um lombo de porco com anis-estrelado

A planta ainda possui uma substância poderosa chamada shikimico, que é a base da produção do oseltamivir, o medicamento Tamiflu, usado em casos de gripe aviária.
Apesar de suas indicações, é necessário certo cuidado, pois, se consumido em excesso, o anetol da composição pode até causar delírios e convulsões, já que tem efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso.
Conheça outros nomes do anis-estrelado

anis-da-China;
anis-do-Japão;
anis-da-Sibéria;
funcho-da-China; (na Espanha):
anis estreliado; anis de estrella;
(em Portugal): badiana e anis-estrelado;
(na França): anis de la Chine; Badiane;
(Inglaterra): star anise; chinese anis.
------------------------

Anis estrelado uma Plantas Medicinais

Propriedades de anis estrelado
- Expectorante, tônico estomacal carminativo, digestivo, regulador menstrual funções e favorecer a lactação.
- Usado para a indigestão, gastroenterite, flatulência, espasmos gastrointestinais.
- Perda de apetite, dispepsia hiposecretoras gastroenterite, flatulência, espasmos gastrointestinais. Resfriados, bronquite.
- A essência determina uma ação carminativa, estomacal, eupéptico, espasmolítico e anti-séptico.
- Usar tag: pediculose.

Contra-indicações. Anis estrelado
- Gravidez, lactação, hiperestrogenismo.
- Não utilizar com teor alcoólico para crianças menores de dois anos ou com as pessoas submetidas a desintoxicação do álcool.

Os efeitos colaterais da anis estrelado
Nenhum conhecido.

Toxicidade: 0 - 1 - 2 - 3
- Em doses elevadas, os óleos essenciais podem ser tóxicos, narcóticos, delírio, convulsões e anestesia.
Pode haver perigo de intoxicação se houver uma falsificação de anis estrelado por outras espécies: Illicium religiosum (badiana do Japão), rica em alcalóides tóxicos (shikimina, shikimitoxina), com ação de drogas e cardiotóxicos.
Sempre melhor ter em conta a quantidade de teor alcoólico do extrato fluido e tintura de se usar este formulário.

(0 = nenhum, 1 = pouco tóxico, 2 = tóxico, 3 = muito tóxico)
------------------------------


Chá e Chás

Tudo Sobre Emagrecer Emagrecedor.info