Chá de hibiscus com camellia sinensis é diurético?

O chá de hibiscus com Camellia sinensis é diurético e rico em antioxidantes ajuda emagrecer.

O Chá de Hibiscus com Camellia sinensis é diurético e rico em antioxidantes bom para pale e envelhecimentoe ajunda no emagrecimento.

Apresenta efeito potencializado do chá de hibiscus pela presença da Camellia sinensis, planta que dá origem aos chás verde, branco e vermelho, rica em polifenóis também com ação antioxidante.

Chá de Hibiscus.

O Chá de Hibiscus, assim como o chá verde, tem propriedades medicinais, e com esse intuito tem sido cultivado no Brasil, através da iniciativa da bióloga Lúcia Helena, que se dedica a investigar substâncias fitoterápicas há pelo menos 20 anos.

Seguindo esse percurso ela deparou com o cálice das flores de uma espécie conhecida como chá de hibiscus, que provém da Ásia, especialmente da Índia, e da África.

Hoje a cientista se empenha em elaborar o chá de hibiscus consumido no Brasil, o qual atua no aceleramento dometabolismo, além de impedir o aparecimento do diabetes de tipo 2, de reduzir a produção do colesterol, bem como de diminuir os níveis de lipídio e glicose na circulação sanguínea.

Além do mais esta substância do chá de hibiscus atua como calmante, é diurético e laxante, superando os benefícios oferecidos pelo chá verde, pois tem um baixo teor de cafeína.

No Ocidente ela só se tornou popular depois que os indianos passaram a enviá-la para os EUA, a Alemanha, Inglaterra e França.

O cultivo do Chá de Hibiscus sabdariffa exige uma atenção maior, mas o resultado final é plenamente satisfatório, com o desenvolvimento de uma pequena planta perfeitamente agradável à visão, detentora de flores e folhas de intenso valor medicinal.

Seu cálice é o elemento mais valioso em termos de produção alimentar.

Chá de Hibiscus Beneficios

Portador de antocianina, que integra o grupo dos flavanóides, sendo assim similar ao vinho, com a vantagem de não possuir álcool em sua composição; e de mucilagem, pigmentos flavonóicos, acido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, como o sitosterol, campestrol, ergosterol, estigmasterol, ele traz vastos benefícios à saúde do organismo.

Este Chá de Hibiscus atua também como antioxidante, adia o envelhecimento da pele, além de ser abundante em cálcio.

Ele também é utilizado na fabricação de produtos alimentares, como geléias, chutneys, coberturas, molhos de pimenta e temperos, podendo assim ser amplamente empregado para a confecção de pratos gastronômicos finos, como cogumelos shitake,salmão e queijo Brie, entre outros.

Só recentemente a produção do chá de hibiscus se nacionalizou, pois há dez anos ele era obtido apenas como um produto importado.

A bióloga Lúcia Helena ganhou várias sementes de um agrônomo recém-chegado da Alemanha, e a partir de então se encantou com esta substância largamente utilizada entre egípcios, gregos, jamaicanos e espanhóis.

O chá de hibiscus pode igualmente ser consumido na forma de suco, com uma colher de chá da flor mergulhada em um litro de água de um dia para o outro.

Depois é só misturar no liquidificador com as frutas preferidas. Como chá basta colocar o produto em água quente e deixar ferver por três minutos.

Ele pode ser consumido aquecido ou gelado, dependendo da temperatura ambiente e do gosto de cada um. Seu sabor é levemente azedo, ideal para os brasileiros.

Hibisco emagrece e diminui o colesterol

O Hibisco é uma planta medicinal que pode ser utilizada para auxiliar nas dietas para emagrecer, no controle da pressão arterial e prevenção de problemas no fígado. Suas flores podem ser usadas em chás, saladas, e outras partes da planta podem ser usadas ​​para fazer geléias, sopas e molhos.

O hibisco tem vários benefícios e por isso ele pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde. O hibisco é bom para:

Ajudar a emagrecer porque é um ótimo diurético e também ajuda na queima de gordura;
Melhorar a prisão de ventre porque tem ação laxante;
Combater as doenças do fígado e desintoxica este órgão porque ele impulsiona o funcionamento deste órgão;
Aliviar as cólicas menstruais porque tem ação analgésica;
Combater gripes, resfriados, tosse e a febre porque tem ação expectorante, que facilita a retirada das secreções;
Combater a seborreia no couro cabeludo porque tem propriedades anticaspa;
Aliviar a dor de estômago devido a ação analgésica e por ter efeito calmante;
Reduzir as taxas de colesterol, a pressão e a glicose no sangue porque possui propriedades anti-hipertensivas;
Retardar o envelhecimento da pele porque é rico em antioxidantes

Efeitos colaterais do Hibisco

Apesar não acontecer em todas as pessoas, o Hibisco pode causar tonturas, fraqueza e sonolência porque ele ajuda na redução da pressão arterial.

Assim, que sofre com pressão baixa não deve consumir o hibisco em grandes quantidades, nem sem recomendação médica.
Quem não deve usar o Hibisco

O Hibisco está contraindicado para pessoas com pressão baixa, durante a gravidez ou amamentação, períodos de TPM e mulheres que estejam tentando engravidar, pois altera os hormônios e pode, em alguns casos, dificultar a gravidez e causar infertilidade.