Chá verde solúvel emagrece?

Chá verde solúvel rico em catequinas altamente aficaz, auxilia nos regimes de emagrecimento e ajuda a queimar gorduras com efeito termogênico .

Ajuda a eliminar as toxinas do organismo poque ele é diuretico , combate ansiedade e ainda é antioxidante o que melhora o aspecto da pele, tranformando num grande aliado antienvelhecimento.

O Chá verde solúvel é feito apartir de uma planta originária da Ásia continental e Indonésia e cultivada na Índia e China entre outros grandes produtores.

Vem sendo utilizada há milhares de anos pelos habitantes do Oriente em cerimônias e nas refeições diárias.

Nos últimos 30 anos, muitos trabalhos têm sido publicados, confirmando a atividade farmacológica já conhecida há séculos pela população oriental.

Foi demonstrado que o chá verde solúvel é rica em polifenóis, que apresentam inúmeras ações farmacológicas, tais como, ação anti oxidante que retarda o envelhecimento, proteção contra diversos tipos de doença, combate ao colesterol e efeito termogênico que acelera o metabolismo favorecendo a eliminação de gorduras.

Chá verde solúvel auxilia nos regimes de emagrecimento.

O chá verde solúvel pode ser encontrado de diversas formas, porém o pó solúvel é mais eficaz quando se deseja obter se mais saciedade.

Por ser altamente solúvel pode ser diluído em água gelada o que aumenta o efeito sacietogênico.

Foi feito um teste de eficacia do chá verde com um grudo de 39 mulheres dividido em 3 grupos: um grupo tomava o pó de chá verde solúvel com alta concentração de Catequina, substância que atua na quebra de gordura.

Outro grupo tomava um pó sem nada de substância ativa. Um terceiro tomava o pó do chá e fazia exercício físico e outro grupo apenas fazia exercício.

O resultado, segundo as pesquisadoras, mostrou que apenas o grupo que tomou o chá verde solúvel emagreceu de maneira significativa e as mulheres que aliaram o chá verde solúvel ao exercício perderam muitos centímetros de medidas, principalmente na circunferência da cintura

Chá Verde Solúvel é Bom?

Existe agora no mercado o chá verde solúvel, porém muitas pessoas ainda têm duvidas em relação a sua qualidade e benefícios, achando que ele não surte o mesmo efeito que o sachê, a erva desidratada ou a granel.

Este é um engano, saiba que o chá verde solúvel nos traz os mesmos benefícios que estas outras formas que o encontramos e neste artigo falarei um pouco sobre essa novidade.

Chá Verde Solúvel também Emagrece

Foram feitos estudos em relação à eficiência do chá verde solúvel e comprovou-se que ele realmente promove ótimos benefícios.

Tal estudo foi feito por uma universidade do estado de São Paulo e foi comprovado que a substância em pó também faz perder peso, é a principal funcionalidade dos chás verdes convencionais e também o principal motivo de tantas pessoas os tomarem.

Com água!

Para esta comprovação foi feita uma pesquisa com mulheres acima do peso com faixa etária entre 20 e 40 anos de idade.

Estas ingeriam pela manhã e pela tarde o chá verde solúvel preparado com cerca de 10 gramas do pó.

Só para especificar, este chá pode ser feito na água quente ou fria, vai do gosto da pessoa.

Os benefícios do chá verde

Mesmo com seu sabor amargo, o chá verde tem feito a cabeça de pessoas que buscam uma vida mais saudável.

Apesar da popularização da bebida, o terreno que separa as verdades dos mitos sobre o consumo do chá verde ainda parece sombrio.

Em outubro, a revista Espaço Aberto divulgou nota sobre a pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) que provou que a bebida é aliada na perda de peso.

Nossos leitores manifestaram diversas dúvidas sobre o assunto.

Para responder às questões, conversamos com Jocelem Mastrodi Salgado, professora de Nutrição da Esalq e orientadora do estudo, que nos explicou tudo sobre os benefícios da bebida, os perigos do excesso, seus princípios ativos e o modo ideal para consumi-la no dia a dia.

Quem pode beber?

O chá verde pode ser apreciado por todas as pessoas, se consumido com moderação.

Por seus efeitos comprovados na redução de doenças cardiovasculares, a bebida é um excelente alimento para hipertensos.

á para quem deseja emagrecer, o consumo regular de chá verde solúvel, aliado a exercícios de musculação, é uma boa dica.

Com relação às mulheres grávidas, a professora destaca estudos que demonstram que elevadas doses de catequina (um dos compostos do chá) poderiam levar a uma deficiência de ácido fólico no feto.

Mas ela ressalta: Esses estudos não foram realizados em humanos, mas sim em animais, com dosagens extremamente elevadas de catequina. Existem poucas pesquisas que avaliaram esse risco entre grávidas.

A melhor opção nesse caso é consultar o médico que acompanha a gestante.

Qual a dose ideal?

Dois copos de chá verde solúvel por dia são suficientes.

A professora explica que os compostos da erva que efetivamente produzem os efeitos desejáveis à saúde são os chamados polifenois.

A ingestão diária de 320mg a 350mg de polifenois é suficiente para fornecer todos os benefícios almejados. Isso corresponde a dois copos do chá solúvel: cerca de 10g da erva e 200ml de água, conta. Ela conclui:

É importante também que a pessoa consuma doses adequadas e com uma frequência regular.

O excesso da bebida pode sobrecarregar o fígado, causar irritações na mucosa do estômago e trazer insônia e irritabilidade.

Sob qual forma devo ingeri-lo?

O chá verde é comercializado de diversas formas no mercado, como em folhas, em sachês, embalagens PET, enlatados ou em cápsulas. Essas mercadorias possuem teores diferentes de polifenois.

Os produtos industrializados, destaca Jocelem, são pouco aconselháveis, pois, além de conservantes, têm uma quantidade baixa dos compostos ativos.

O interessante é ingerir as bebidas que contenham o extrato do chá concentrado em sua composição, recomenda.

Já as cápsulas, vendidas em farmácias, possuem uma concentração de princípios ativos que corresponde a até dez xícaras de chá.

A venda desse produto tem sido uma das preocupações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que não reconhece a eficácia dos chás produzidos dessa maneira.

Como prepará-lo?

Se o chá verde for preparado na forma de sachê ou folhas, o consumidor deve ficar atento ao tempo de fervura. "Temperaturas muito elevadas degradam os compostos bioativos do chá, explica.

A professora não aconselha o armazenamento, pois o ar e a luz também degradam compostos importantes.

Ela ressalta: "O interessante é que o chá seja consumido logo após o preparo".

Há um horário adequado para consumi-lo?

Para que os resultados sejam alcançados, é interessante que o consumo seja diário, mas, conforme destaca Jocelem, não há um horário fixo para a ingestão.

Para os praticantes de atividades físicas a bebida deve ser ingerida antes do esforço.

Os compostos bioativos agem beneficamente no aumento da termogenese, o que aumenta a velocidade do gasto calórico do organismo e potencializa a perda de peso", ela explica.

á para pessoas com problemas de sono, o consumo deve ser evitado no período da noite, no máximo três horas antes de dormir, pois o chá contém cafeína.